Teses em Educação (Doutorado) - PPGE/UNICAMP
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9197
O Doutorado em Educação funciona no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
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Navegando Teses em Educação (Doutorado) - PPGE/UNICAMP por Programas "Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Colonização, catequese e educação no Grão-Pará(Universidade Estadual de Campinas, 2003-02-24) COLARES, Anselmo Alencar; LOMBARDI, José Claudinei; http://lattes.cnpq.br/9792876515583843Nesta tese, buscou-se analisar a educação no Grão-Pará colonial, no período que se estende da fundação do Forte do Presépio, 1616, até o final da fase pombalina, em 1777. As fontes utilizadas para a pesquisa incluem os escritos de cronistas regionais, entre os quais padres jesuítas que foram testemunhas oculares dos acontecimentos descritos, além de livros de história da educação e teses que tratam de questões ligadas ao tema. Colonização, catequese e educação são vistas como faces de urna mesma moeda, articuladas em um processo mais amplo que foi o do desenvolvimento e expansão do capitalismo. Movidos pela necessidade de expandir seus territórios e suas redes comerciais, e concomitantemente por interesses religiosos, Portugueses e Espanhóis, num primeiro momento, e depois outros povos do "Velho Mundo" lançaram-se no além-mar e realizaram os chamados "Grandes Descobrimentos". No "Novo Mundo", deu-se o choque de culturas profundamente diferenciadas. Da parte do colonizador, havia a intencionalidade de modificar hábitos e crenças dos nativos para que pudessem melhor servir aos seus propósitos. Era necessário "civilizá-los". Assim, todo o complexo de interações entre os colonizadores e os habitantes nativos teve urna marca profundamente educativa. A catequese serviu não apenas para converter o índio para a fé cristã, mas também para adaptá-lo aos comportamentos necessários para que pudesse corresponder aos interesses econômicos. A catequese e todo o componente educativo a ela subjacente, no contexto da colonização, funcionaram como elementos ideológicos desagregadores do modo de vida e de produção das populações nativas, reorganizando o saber, o fazer e o poder, colaborando para a inserção do Brasil corno fornecedor de produtos e riquezas que propiciavam a acumulação de capitais pela burguesia européia. Escolarização também houve, mas limitada a uma minoria, reproduzindo e reforçando os privilégios e as estruturas sociais vigentes naquela época.Tese Acesso aberto (Open Access) Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas públicas(Universidade Estadual de Campinas, 1998-02-26) PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa; AROUCA, Lucila Schwantes; http://lattes.cnpq.br/6230989818722568Este trabalho tem a intenção de valorizar o discurso da criança e do adolescente na perspectiva de verificar a compreensão que têm de suas condições concretas de vida tendo como ponto de referência o cotidiano escolar. o seu processo caracteriza-se como um esforço de entendimento de significados de representações sociais de crianças e adolescentes de uma Escola Pública do Município de Campinas, valendo-se da decifração de desenhos e textos articulados ao conteúdo de entrevistas realizadas com participantes da pesquisa. Os significados das representações ficaram delineados tendo como balizamento a relação entre o vivido (Escola Real) e o almejado (Escola Ideal). A contextualização destes significados foi estabelecida tendo em vista a discussão da situação de cidadania desta população que se encontra atirada para o final da cadeia das relações de poder em nossa sociedade. A valorização do discurso da criança e do adolescente na qualidade de sujeitos políticos permitiu a identificação do conteúdo de crítica social de que são portadores desenhos, textos e entrevistas. A conclusão deste trabalho aponta para o fato de que as representações analisadas deram um peso relevante aos espaços de convivência informal da escola estabelecendo uma discussão destes com os símbolos de poder institucional, ficando o peso do significado pedagógico da instituição relativizado. Considero que nesta caracterização da escola está presente um conteúdo de crítica social que aponta para a necessidade de uma nova contratualidadeTese Acesso aberto (Open Access) O papel do conflito sociocognitivo na elaboração de noções de conservação por interações de pares constantes e múltiplos(Universidade Estadual de Campinas, 1999-05-14) SILVA, Francisco Hermes Santos da; MORO, Maria Lúcia Faria; http://lattes.cnpq.br/1688663157956317O objetivo do trabalho foi o de comparar o efeito de duas técnicas de interação social por conflito sociocognitivo provocado na construção de noções de conservação, interessantes à elaboração de conceitos métricos. A hipótese diz que sujeitos submetidos a interações múltiplas-1M (pares diferentes a cada intervenção) apresentam níveis de elaboração das noções superiores aos dos sujeitos submetidos a interações constantes-IC (mesmo par nas intervenções). O experimento tem quatro momentos diferentes (pré-teste, intervenções, pós-teste imediato e pós-teste retardado). Participaram 109 crianças com 5;5 a 7;3 anos na conservação de quantidade contínua e 60, com 6;0 a 7;0 anos, na conservação de comprimentos iguais (alunos de pré-escolas públicas de Campinas (SP». Os dados analisados não confirmam a hipótese testada: tanto os sujeitos que participaram da 1M como os que participaram da IC são capazes de apresentar mudanças cognitivas quando submetidos ao conflito sociocognitivo, permitindo a interpretação de que este foi o responsável pelas mudanças observadas na construção das noções. Há diferenças de resultados em favor de um ou outro tipo de interação, conforme as noções, mas que são interpretadas como resultantes da metodologia aplicada em cada noção. Sugere-se a aplicação didática das técnicas segundo a necessidade de o professor atender a determinadas características individuais dos alunos.Tese Acesso aberto (Open Access) Políticas nacionais de educação infantil: mobral, educação pré-escolar e a Revista Criança(Universidade Estadual de Campinas, 2006-08-04) CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; http://lattes.cnpq.br/4159105582085681Esta tese tem como objeto de estudo a Revista Criança. Analisa os números publicados entre 1982 e 1985 e analisa também os planos, programas, projetos, legislação, pareceres e documentos oficiais referentes ao período que antecedeu à sua publicação. Investiga nos artigos da revista, como é veiculado o pensamento político do MEC durante a ditadura militar. Esta pesquisa pesquisa problematizou o fato de essa publicação ter sido produzida pelo Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização e a partir de entrevistas verificou a prioridade que foi dada à educação pré-escolar, quando o MEC lança em 1981 o Programa Nacional de Educação Pré-Escolar e incumbe o Mobral de atuar na pé-escola, na faixa etária de 4 a 6 anos com crianças de baixa renda. A pesquisa mostra que a revista criança inicia sua publicação em 1982, sendo o primeiro períodico deste país, de abrangência nacional para área da educação pré-escolar e que foi editado num momento histórico de embates, de contradições e de muita violência com furto de direitos ao mesmo tempo em que ao eleger este novo ator apresenta uma concepção ambígua de criança, de infância, trazendo artigos que discriminam as camadas populares e as professoras da área. Veicula uma concepção político-pedagógica que se assenta na ação voluntária, no esforço da comunidade, no baixo investimento público, na remuneração simbólica dos 'monitores', no aproveitamento de espaços ociosos e na sucata para o desenvolvimento da atividades com as crianças. Este doutorado pretende assim contribuir para a construção de uma pedagogia da educação infantil assim como para a formação docente nessa área.Tese Acesso aberto (Open Access) A pós-graduação no Brasil : história de uma tradição inventada(Universidade Estadual de Campinas, 2017-08-18) ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de; SAVIANI, Dermeval; http://lattes.cnpq.br/2205251281123354Considerando que a pós-graduação é o nível mais elevado de formação do ensino superior brasileiro, que possui características que lhes são próprias e que ainda é pouco discutida no campo da história da educação, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender criticamente a história da pós-graduação no interior da universidade brasileira; apreendendo-a como objeto historiográfico; refutando análises presentes na literatura, que afirmam a anomalia da pesquisa educacional em sua relação com a pós-graduação e estabelecendo os marcos concretos de sua instituição na década de 1960, em pleno período da Ditadura Militar. Tendo o materialismo histórico como referencial teórico, compreendemos que o processo histórico de instituição da pós-graduação se efetivou nas condições de produção e reprodução do modo de produção capitalista na sociedade brasileira num momento em que a reconfiguração conjuntural de nosso papel no interior das relações hegemônicas do mesmo necessitava de uma modernização da sociedade brasileira e, portanto, de sua própria universidade; dessa forma defendemos a tese que a pós-graduação instituiu-se como uma Tradição Inventada, conforme a perspectiva de Hobsbawm, se constituindo como ponto de inflexão na década de 1960 na história da universidade brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e a pesquisa documental; as fontes primárias da pesquisa desta tese se constituíram de textos legais, programas, projetos, relatórios, entrevistas e jornais. Tivemos ainda, como fontes secundárias, a produção bibliográfica pertinente ao tema que foi analisada criticamente pelos processos de problematização, análise e síntese.Tese Acesso aberto (Open Access) As relações intergovernamentais e as políticas educacionais(Universidade Estadual de Campinas, 2000-09-25) LIMA, Rosângela Novaes; GOUVÊA, Gilda Figueiredo Portugal; http://lattes.cnpq.br/9520179377249618A tese tem por objetivo analisar o perfil de intervenção estatal do Brasil, do Pará e de Belém no período entre 1978 a 1998. O enfoque são os três eixos analíticos do padrão de financiamento, gestão e qualidade das políticas nacional, estadual e municipal. Percorre o estudo a apreensão das relações intergovernamentais das três esferas de poder. Para compreender as manifestações, as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado, os dados são construídos a partir de três fontes: documentos oficiais das instituições (federal, estadual e municipal), entrevistas semi-estruturadas individuais produzidas a partir da análise documental e a produção teórica sobre a temática pesquisada.
