Dissertações em Ciências e Meio Ambiente (Mestrado) - PPGCMA/ICEN
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10700
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Navegando Dissertações em Ciências e Meio Ambiente (Mestrado) - PPGCMA/ICEN por Linha de Pesquisa "CONSERVAÇÃO E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MEIO AMBIENTE"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) PRESTES, Maria Ivete Rissino; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701A crise socioambiental enfrentada pela sociedade moderna aponta para a necessidade permanente de se pensar alternativas para o desenvolvimento da vida em sociedade. A gestão participativa tem se apresentado como alternativa na área da administração pública, na qual participação dos servidores na produção do bem comum é uma prerrogativa dos processos de participação deliberativa. A pesquisa busca compreender a concepção de gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicos administrativos e gestores na tomada das decisões no ambiente educacional, além de abordar a aplicabilidade do processo de educação ambiental e a gestão participativa dentro do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. A discussão problematizou a educação ambiental em novas bases teórico-metodológicas, como instrumento de mediação de conflitos no processo participativo, tendo as unidades administrativas e acadêmicas como espaços para tal mediação. Foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas, com base a Instrução Normativa 10/2012. Responderam a pesquisa os servidores técnicos administrativos em educação e os docentes gestores, todos exercendo suas atividades no Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados serviram para traçar um perfil metodológico e a divulgação das estratégias e atividades de educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa adotada no ICEN/UFPA. A análise dos dados indicou que a ideia de usar a educação ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática participativa operacionalizou a priori aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Trote ecológico no campus sede da Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil: memória e percepção de um legado(Universidade Federal do Pará, 2019-06-02) FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701VA Universidade Federal do Pará criada em 1957, inserida na região Amazônica, margeada e cortada por rios, foi instalada em 450 hectares de área de várzea. Sua implantação deu-se à custa de severa perda da cobertura vegetal de grande parte da área a ela designada, resultando em grandes transformações no ecossistema da região. Este estudo investiga os impactos causados pelo projeto Trote Ecológico implantado no campus da UFPA, em Belém, no período de 1990 a 1997. Tal projeto teve como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma consciência preservacionista e de pertencimento nos alunos ingressantes da instituição, bem como em toda a comunidade acadêmica, com o compromisso pedagógico de reflorestar e recuperar os solos das áreas do campus sede da UFPA sofridas com supressão vegetal. O projeto agregava também a ideia de tornar mais humana e menos agressiva o ingresso dos alunos na Universidade, de encontro aos trotes acadêmicos abusivos, comumente aplicados no país. A pesquisa é fundamentada na memória documentada ou percebida dos idealizadores e implementadores do projeto e pelos servidores que vivenciaram o cotidiano das transformações ocorridas a partir da aplicação do trote. Os sujeitos da pesquisa foram entrevistados em duas etapas distintas: na primeira etapa foram entrevistados, por meio de um formulário semiestruturado, os implementadores do Trote Ecológico que fizeram parte da equipe organizativa; na segunda etapa foram entrevistados, por meio de formulário misto, servidores que vivenciaram o Trote Ecológico. A terceira etapa utilizou-se imagens aéreas de satélite da área de estudo para verificação da evolução arbórea na paisagem, após a aplicação do Trote Ecológico. Os resultados do estudo evidenciaram que o Trote Ecológico cumpriu o seu objetivo, demostrado pelo acréscimo de áreas adensadas, principalmente nos bosques e nas margens do Igarapé Tucunduba, que limita o setor Básico do Profissional, mesmo com a ocorrência de perdas pontuais importantes de arborizações advindas da necessidade de expansão da UFPA. Ficou evidenciado também que o Trote Ecológico se tornou um marco orientador para ações subsequentes relacionadas ao meio ambiente, espraiando-se para além dos muros da instituição e do país. Hoje, além da preservação do legado arbóreo do Trote Ecológico, a Instituição continua a atuar com outras ações socioambientais e de conscientização cidadã junto à comunidade acadêmica, porém sem esquecer o plantio e replantio de novas espécies, disponibilizando à comunidade acadêmica vasto manancial de objetos para pesquisa em todas as áreas do conhecimento e oportunizando às futuras gerações uma reflexão contínua, no sentido de escrever uma história mais harmônica com a natureza e a cadeia da vida.
