Dissertações em Ciências e Meio Ambiente (Mestrado) - PPGCMA/ICEN
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10700
Navegar
Navegando Dissertações em Ciências e Meio Ambiente (Mestrado) - PPGCMA/ICEN por Título
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gerenciamento de resíduos gerados de laboratório: um estudo de caso no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA).(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) ALVARES, Tereza Cristina Cardoso; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701O gerenciamento de resíduos em universidades é complexo e exige um esforço sistêmico e integrado de toda a comunidade acadêmica. A UFPA, em particular, o Instituto de Ciências Biológicas, tem um papel importante na formação de futuros profissionais, como também, disseminar uma nova mentalidade entre os servidores, em relação aos resíduos gerados, priorizando enfoques, a partir da abordagem educacional, para que estejam engajados e comprometidos com o gerenciamento ambiental, numa reflexão consciente da necessidade harmônica entre as atividades humanas e o ambiente. O Instituto, além de cumprir com o seu papel, no contexto em que está inserido, que é o de ensino, pesquisa e de serviço, tem que servir de exemplo, a partir de suas práticas de gerenciamento ambiental, minimizando, assim, os impactos decorrentes de suas atividades diárias, contribuindo para a conscientização da sociedade. Nas Universidades Públicas ou Privadas, o volume de resíduos gerados geralmente é muito pequeno, porém, a diversidade de resíduos é grande, o que dificulta o tratamento dos mesmos. Os resíduos gerados no ICB necessitam a priori de procedimentos e métodos confiáveis de manejo para a sua passivação e/ou disposição final, já que requerem um descarte distinto daquele dado ao lixo doméstico, enfatizado que as diferentes áreas laboratoriais, onde haja atividades com produtos químicos, biológicos ou infectocontagiosos, devem ser diagnosticados os fatores de riscos e as ações de seguranças, conforme estabelecidos na legislação vigente, evitando danos à comunidade universitária e ao ambiente. O trabalho se classificou como pesquisa descritiva e empírica, por meio do estudo de caso, utilizando-se da aplicação de um questionário, dirigidos aos servidores dos laboratórios, com o objetivo de analisar como os resíduos são gerenciados. Observou-se a falta de atenção, desconhecimento em relação as normas legais e deficiências de informações técnicas disponíveis para os resíduos. Conclui-se, portanto, que o ICB carece de desenvolver uma educação ambiental eficiente, como ferramenta de ação, para que possa implantar um PGRSS, possibilitando maior segurança aos atos da administração.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão ambiental participativa: um desafio para os gestores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-29) PRESTES, Maria Ivete Rissino; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701A crise socioambiental enfrentada pela sociedade moderna aponta para a necessidade permanente de se pensar alternativas para o desenvolvimento da vida em sociedade. A gestão participativa tem se apresentado como alternativa na área da administração pública, na qual participação dos servidores na produção do bem comum é uma prerrogativa dos processos de participação deliberativa. A pesquisa busca compreender a concepção de gestão participativa no contexto universitário, a fim de investigar a real participação dos servidores técnicos administrativos e gestores na tomada das decisões no ambiente educacional, além de abordar a aplicabilidade do processo de educação ambiental e a gestão participativa dentro do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. A discussão problematizou a educação ambiental em novas bases teórico-metodológicas, como instrumento de mediação de conflitos no processo participativo, tendo as unidades administrativas e acadêmicas como espaços para tal mediação. Foi elaborado um questionário com 28 questões abertas e fechadas, com base a Instrução Normativa 10/2012. Responderam a pesquisa os servidores técnicos administrativos em educação e os docentes gestores, todos exercendo suas atividades no Instituto de Ciência Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados serviram para traçar um perfil metodológico e a divulgação das estratégias e atividades de educação ambiental no processo de gestão ambiental participativa adotada no ICEN/UFPA. A análise dos dados indicou que a ideia de usar a educação ambiental como uma ferramenta de interdisciplinaridade aliada à prática participativa operacionalizou a priori aspectos da abordagem teórica da gestão de recursos humanos no ICEN/UFPA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A interface entre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-02-19) CAMELO, Alda Lúcia da Costa; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701O presente estudo objetiva abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), visando a sustentabilidade socioambiental no ambiente de trabalho. A investigação fundamenta-se em uma sondagem bibliográfica, documental e de campo, classificando-se como exploratória e descritiva, mediante um estudo de caso. O seu lócus é a PROGEP abrangendo 91 servidores técnico-administrativos que atuam na Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá e no Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS), no Instituto de Ciências da Saúde, Umarizal, ambos em Belém. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário com 28 questões fechadas, com base na Instrução Normativa nº 10/2012 e em 4 eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos, Gestão de Resíduos Gerados, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Sensibilização e Capacitação dos Servidores. Os resultados demonstram, de um modo geral, um equilíbrio entre boas e más práticas socioambientais, não atingindo, em cada uma, metade do total das respostas. Os resultados positivos mais significativos encontram-se no eixo temático Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos. Os resultados negativos mais relevantes apresentam-se nos demais eixos temáticos, sendo o mais crítico, Sensibilização e Capacitação de Servidores. Tanto o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2018 como o Plano de Ações de Capacitação (PAC) 2018 da Instituição não estabelecem ações de capacitação e sensibilização pela PROGEP, para promoção e incentivo às práticas de sustentabilidade socioambiental visando a aquisição de competências ambientais no âmbito do trabalho, o que justifica o resultado negativo referente ao eixo temático Sensibilização e Capacitação de Servidores. Essa ausência vai de encontro ao objetivo estratégico da UFPA de promover a responsabilidade socioambiental e ao seu princípio de preservação do meio ambiente e aos princípios da PROGEP como Qualidade de Vida e Responsabilidade Socioambiental. Propõe-se a inserção no PAC de algumas ações e eventos de aprendizagem, da responsabilidade socioambiental nos valores da PROGEP e de competências ambientais na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativosDissertação Acesso aberto (Open Access) Sustentabilidade Organizacional: percepção de práticas sustentáveis nos ambientes de trabalho remoto e presencial entre os servidores Técnico-Administrativos em Educação do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2023-02-10) BEZERRA, Thiago de Matos; OLIVEIRA, Edivaldo Herculano Correa de; http://lattes.cnpq.br/0094007714707651; https://orcid.org/0000-0001-6315-3352As discussões sobre uma melhor utilização dos recursos naturais e o evento global da pandemia de COVID-19 colaboraram para a expansão das mudanças nas formas de trabalhar, de modo que as organizações tiveram que se adaptar. Nesse contexto, ocorreu a expansão do trabalho remoto. Deste modo, um estudo de caso foi realizado, com o intuito de compreender as percepções acerca de práticas de sustentabilidade no ambiente de trabalho, nas modalidades remoto e presencial. Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, com informações obtidas a partir de um questionário com perguntas de respostas abertas e fechadas, que foi realizado entre os servidores de cargos pertencentes à carreira dos Técnico-Administrativos em Educação, que atuam no Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicaram alguma conscientização dos servidores a respeito desse tema, com relativa semelhança entre as respostas obtidas em cada modalidade, e indicaram a necessidade de que a instituição continue a investir na implementação de práticas de sustentabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Trote ecológico no campus sede da Universidade Federal do Pará, Belém-PA, Brasil: memória e percepção de um legado(Universidade Federal do Pará, 2019-06-02) FERREIRA, Maria da Conceição Gonçalves; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller; http://lattes.cnpq.br/3145792580729701VA Universidade Federal do Pará criada em 1957, inserida na região Amazônica, margeada e cortada por rios, foi instalada em 450 hectares de área de várzea. Sua implantação deu-se à custa de severa perda da cobertura vegetal de grande parte da área a ela designada, resultando em grandes transformações no ecossistema da região. Este estudo investiga os impactos causados pelo projeto Trote Ecológico implantado no campus da UFPA, em Belém, no período de 1990 a 1997. Tal projeto teve como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma consciência preservacionista e de pertencimento nos alunos ingressantes da instituição, bem como em toda a comunidade acadêmica, com o compromisso pedagógico de reflorestar e recuperar os solos das áreas do campus sede da UFPA sofridas com supressão vegetal. O projeto agregava também a ideia de tornar mais humana e menos agressiva o ingresso dos alunos na Universidade, de encontro aos trotes acadêmicos abusivos, comumente aplicados no país. A pesquisa é fundamentada na memória documentada ou percebida dos idealizadores e implementadores do projeto e pelos servidores que vivenciaram o cotidiano das transformações ocorridas a partir da aplicação do trote. Os sujeitos da pesquisa foram entrevistados em duas etapas distintas: na primeira etapa foram entrevistados, por meio de um formulário semiestruturado, os implementadores do Trote Ecológico que fizeram parte da equipe organizativa; na segunda etapa foram entrevistados, por meio de formulário misto, servidores que vivenciaram o Trote Ecológico. A terceira etapa utilizou-se imagens aéreas de satélite da área de estudo para verificação da evolução arbórea na paisagem, após a aplicação do Trote Ecológico. Os resultados do estudo evidenciaram que o Trote Ecológico cumpriu o seu objetivo, demostrado pelo acréscimo de áreas adensadas, principalmente nos bosques e nas margens do Igarapé Tucunduba, que limita o setor Básico do Profissional, mesmo com a ocorrência de perdas pontuais importantes de arborizações advindas da necessidade de expansão da UFPA. Ficou evidenciado também que o Trote Ecológico se tornou um marco orientador para ações subsequentes relacionadas ao meio ambiente, espraiando-se para além dos muros da instituição e do país. Hoje, além da preservação do legado arbóreo do Trote Ecológico, a Instituição continua a atuar com outras ações socioambientais e de conscientização cidadã junto à comunidade acadêmica, porém sem esquecer o plantio e replantio de novas espécies, disponibilizando à comunidade acadêmica vasto manancial de objetos para pesquisa em todas as áreas do conhecimento e oportunizando às futuras gerações uma reflexão contínua, no sentido de escrever uma história mais harmônica com a natureza e a cadeia da vida.
