Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2332
O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC por Linha de Pesquisa "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa da ansiedade relatada em surdos e ouvintes(Universidade Federal do Pará, 2012-09-01) COSTA, Edilane Lourenço da; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274O grupo de pessoas surdas no Brasil é considerado expressivo. A Surdez pode gerar disfunções emocionais, dentre elas a ansiedade. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi mensurar a ansiedade relatada entre surdos e ouvintes, com a aplicação da Escala Analógica de Humor (EAH) padrão e a adaptada para LIBRAS. A amostra foi composta por 62 participantes, divididos em grupo ouvinte (n=31) e grupo surdo (n=31), com idades médias de 31(±7,53) e 31(±7,69) anos, respectivamente, de ambos os sexos, pareados por idade, sexo, renda e grau de instrução. A aplicação da EAH foi realizada individualmente e os dados obtidos foram analisados em termos dos fatores: ansiedade, sedação física, sedação mental, outros sentimentos e índice total da escala. O tratamento dos dados foi precedido da aplicação do teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov) e teste de igualdade de variância. Para os dados que atendiam a esses testes, utilizou-se o teste t de Student para comparar os fatores da EAH; entre os grupos; entre feminino e masculino, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diferentes níveis de renda, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diversos anos de estudo, dentro dos grupos e entre os grupos. Quando não foi possível satisfazer aos critérios de normalidade e homogeneidade da variância foi utilizado o teste não-paramétrico Mann-Whitney (U). Foi adotado o nível de significância p ≤ 0,05. Analisou-se também a correlação nas variáveis, renda, grau de instrução e idade com cada um dos fatores que compõem a escala, no grupo ouvinte e no grupo surdo. Os resultados obtidos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos no índice da sedação física, sendo menor no grupo surdo que no grupo ouvinte. Na análise entre os grupos, ouvinte e surdo, distribuídos por sexo, foi expressa diferença estatisticamente significativa no fator outros sentimentos, sendo maior no grupo surdo, tanto no sexo feminino quanto masculino, em relação ao grupo ouvinte do sexo masculino. Ocorreu diferença estatística significativa nas variáveis renda e grau de instrução nos componentes da EAH, ansiedade, sedação física e sedação mental, entre e dentre os grupos. Na análise de correlação, no grupo ouvinte, foi verificada correlação positiva na variável renda e escolaridade versus sedação física e correlação positiva na variável idade versus ansiedade. No grupo surdo foi encontrada correlação positiva na variável idade versus sedação física. Concluímos que, a utilização de escalas para avaliar a ansiedade é importante e valiosa para pesquisas de campo, e a EAH adaptada em LIBRAS mostrou-se sensível para avaliação da ansiedade em surdos, isso facilita a inclusão diagnóstica dessa população específica, que às vezes é subdiagnosticada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da escolha individual na distribuição livre ideal: comparando diferenças e razões(Universidade Federal do Pará, 2016-01-13) SILVA, Thaís Tavares da; TONNEAU, François Jacques; http://lattes.cnpq.br/2917023797307669A Teoria do Forrageamento Ótimo, enquanto compreensão do comportamento de forragear em nível individual, fornece alicerce à Teoria da Distribuição Livre Ideal, que busca explicar as escolhas dos sujeitos sob a condição de competição em grupo. Contudo, apesar de muitos experimentos terem sido realizados com vistas a avaliar a Teoria da Distribuição Livre Ideal (DLI), desvios têm sido observados em relação a suas previsões, tanto em animais de outras espécies quanto em humanos. Assim, Sokolowski et al (1999) propuseram uma explicação para tais desvios em termos de igualar as diferenças (NG – WG) – ( NR – WR) no lugar das razões (WG/NG – WR/NR). Acreditando que o tema merece uma avaliação mais detalhada, propusemos um experimento em que indivíduos realizaram escolhas individuais por meio de um software que apresentava situações fictícias, simulando as escolhas de um grupo de sujeitos. Tal software foi desenvolvido com a finalidade de clarificar o papel das equações (razão e diferença) ou estratégias de escolhas em cada sujeito, utilizando para a análise dos dados o ajustamento por meio de uma função sigmoldal. A variável dependente foi a escolha de cada sujeito individual diante da apresentação das situações artificiais. Os resultados apontaram sujeitos realizando suas escolhas tanto sob controle das duas estratégias previstas, como de mais estratégias. Este estudo trouxe relevantes contribuições para o estudo das escolhas individuais, além de propiciar dados que merecem ser analisados mais detalhadamente por pesquisas posteriores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem por exclusão: análise de um procedimento de ensino em crianças diagnosticadas com autismo(Universidade Federal do Pará, 2017-02-22) OLIVEIRA, Thayline; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Analistas do Comportamento têm desenvolvido diversas metodologias, especialmente a partir do paradigma de equivalência de estímulos, para investigar as habilidades de leitura em crianças com problemas de aprendizagem. No entanto, poucos estudos envolvendo exclusão se propuseram a averiguar o ensino de leitura em indivíduos com desenvolvimento atípico. Quando se trata de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), nenhum estudo foi identificado na literatura. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo investigar se o procedimento de exclusão intercalado com tentativas de CRMTS é efetivo para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas para crianças com TEA; se a nomeação das palavras impressas emerge após o treino; e, por fim, se ocorre a leitura de palavras novas. Os dados indicam que o treino envolvendo as tentativas de exclusão somadas as tentativas de CRMTS foram efetivas para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas com pouca exposição a erros e para gerar a leitura das palavras dissílabas nos testes de nomeação. No entanto, o procedimento não foi suficiente para emergir a leitura recombinativa das palavras novas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras.(Universidade Federal do Pará, 2017-06-26) KEUFFER, Sara Ingrid Cruz; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program) é um instrumento de avaliação baseado em critérios que pode funcionar também como guia curricular e sistema de acompanhamento do desenvolvimento de repertórios para crianças com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os três Níveis de funcionalidade do VBMAPP foram estabelecidos a partir dos marcos típicos de desenvolvimento infantil derivados principalmente de estudos com crianças estadunidenses ou europeias. Considerando as diferenças socioeconômicas e culturais que existem entre os Estados Unidos/Europa e o Brasil, este estudo analisou a adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP para a avaliação de repertórios verbais, sociais e motores de uma amostra de 61 crianças brasileiras com desenvolvimento típico, residentes em Belém do Pará, de ambos os sexos e com idades entre um e cinco anos. Os resultados apontaram que os níveis de funcionalidade propostos no VB-MAPP se mostraram adequados para avaliar repertórios de uma amostra de crianças brasileiras com desenvolvimento típico, ampliando os dados sobre a validade externa do instrumento. Com base nesses resultados sugere-se a pertinência do uso do VB-MAPP no contexto brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de simetria por comparação de treinos de emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go)(Universidade Federal do Pará, 2013-09-16) PICANÇO, Carlos Rafael Fernandes; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024O emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go) tem sido apontado recentemente como um procedimento eficaz para reduzir digressões de controle de estímulos no treino de relações condicionais com não humanos. Outros estudos sugerem a comparação entre curvas de aprendizagem de discriminações condicionais (simétricas e não simétricas) como um delineamento para avaliar propriedades de relações de equivalência. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial do uso desses procedimentos combinados na avaliação da propriedade de simetria com quatro macacos-prego (Sapajus spp.). A apresentação dos estímulos, a ativação de dispositivos e o registro das respostas foram automaticamente controlados por um software. Os animais foram mantidos em condições aprovadas pelo IBAMA. Por meio de um delineamento ‘ABAB’, com cada sujeito como seu próprio controle, foi comparado o treino de tarefas de emparelhamento ao modelo com relações simétricas (A) com o treino de tarefas não simétricas (B). Tanto na condição A quanto na condição B, relações condicionais A-B e B-A foram treinadas simultaneamente de tal forma que, a cada condição, quatro novas tarefas de emparelhamento ao modelo (com novos estímulos arbitrariamente relacionados) eram apresentadas. Quando simétricas, se as relações positivas fossem A1-B1, A2 B2, B1-A1 e B2-A2, as negativas eram A1 B2, A2 B1, B1 A2 e B2 A1. Quando não simétricas, se as relações positivas fossem A1 B1, A2 B2, B1 A2 e B2 A1, as negativas eram A1 B2, A2 B1, B1 A1 e B2 A2. Dois dos quatro sujeitos (Negão e Bongo) completaram a aquisição de um (Bongo) ou dois (Negão) conjuntos de relações (Condições A-simétrica e B-não simétrica) que permite avaliar a viabilidade do procedimento para verificar a propriedade de simetria. Os dados demonstram que a metodologia aqui empregada detectou a existência da propriedade de simetria nas relações condicionais aprendidas por Negão e sua ausência nas relações aprendidas por Bongo. Os dados são inconclusivos para ou outros dois sujeitos. Uma análise detalhada do desempenho de casa sujeito e suas medidas é apresentada.Tese Acesso aberto (Open Access) Avaliação de um sistema on-line de instrução personalizado na aprendizagem conceitual e procedimental de professores da educação especial(Universidade Federal do Pará, 2025-01-30) COSTA, Malena Russelakis Carneiro; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Procedimentos analítico-comportamentais têm sido apontados como efetivos para a capacitação de professores que atuam na educação especial. A maioria, no entanto, é implementada de forma presencial e individual, o que implica pior custo-benefício quando comparado a treinamentos on-line. O presente estudo avaliou a eficácia de um Sistema On-line de Instrução Personalizado (SOIP) para ensinar conhecimentos declarativos sobre diagnóstico do autismo, conceitos básicos de Análise do Comportamento, e implementação de três procedimentos analíticocomportamentais (Avaliação de Preferências Múltipla sem Reposição, Análise Funcional Sintética e Treino de Comunicação Funcional) para trinta e cinco professores da educação especial. Todos os professores completaram os módulos do SOIP, organizados de forma sequencial e individualizada, incluindo vídeo-instrução, material escrito e feedback escrito e computadorizado. A progressão entre os módulos dependia do cumprimento de critérios mínimos de desempenho em pós-testes de aprendizagem. Nove participantes foram submetidos a testes de generalização para verificar a aplicação prática dos conhecimentos procedimentais em ensaios simulados com confederados. Esses testes envolveram a implementação dos três procedimentos analítico-comportamentais aprendidos, avaliando a precisão de respostas corretas. Os resultados indicaram que o SOIP foi efetivo para o ensino de conhecimentos declarativos. No entanto, no teste de generalização, nenhum participante atingiu critério para implementar os procedimentos de forma independente, exigindo treinamento adicional com feedback. Este estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias eficientes e acessíveis de capacitação de professores, destacando a importância de combinar sistemas de ensino on-line com estratégias presenciais para maximizar a aprendizagem e a aplicação prática de repertórios analítico-comportamentais na educação especial.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2017-06-26) MARTINS, Jade Cristine Trindade; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A literatura de Análise do Comportamento pode contribuir com o sistema educacional, apesar da pouca influência exercida na prática pedagógica. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Objetivou-se avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e póstreino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas ‘Sem escapatória’ e ‘Puxe Mais’, através de cartilhas e role-play com feedback, componentes do treinamento de habilidades comportamentais. Após intervenção observou-se poucas ocorrências das técnicas treinadas, porém houve aumento de técnicas relacionadas, indicando efeito parcial sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando o uso de reforçamento em um procedimento de correção no ensino de tato para crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2015-03-30) CARNEIRO, Ana Carolina Cabral; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Um aspecto importante da intervenção para pessoas com autismo baseada na Análise Comportamental Aplicada é que devem ser utilizados procedimentos que reduzam erros durante a aprendizagem de um repertório, considerando os efeitos que podem produzir no processo de aprendizagem. Alguns estudos têm investigado os efeitos do procedimento de correção que exige resposta ativa do aprendiz após a repetição de uma tentativa com erro. Alguns manuais de intervenção recomendam não reforçar respostas corrigidas no procedimento de correção com resposta ativa, para evitar o estabelecimento de uma dependência da dica usada na correção. Este estudo investigou o efeito do reforçamento em um procedimento de correção com resposta ativa durante o ensino de tatos para quatro crianças com autismo. Em um delineamento intraparticipante, foi realizado um treino de ecoico para tato (treino inicial com dica ecoica simultânea e posteriormente com dica atrasada em 3 segundos) com procedimento adaptado de alternância de tratamento - uma condição com reforço após correções e a outra condição sem reforço. Todos os participantes precisaram de menos tentativas de correção na condição de correção com reforço do que na condição de correção sem reforço, e o desempenho dos participantes foi superior na condição de treino com reforço após a correção em nove dos doze conjuntos de estímulos utilizados no estudo. Os resultados obtidos se contrapõem aos manuais. Discute-se a eficácia do reforço após o procedimento de correção, a não aquisição de dependência do reforço neste procedimento, bem como as implicações práticas destes resultados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando procedimentos de treino de profissionais na aplicação do ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised)(Universidade Federal do Pará, 2017-06-23) SILVA, Oriana Comesanha e; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised) é um teste útil para avaliar aquisição de discriminação em indivíduos com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os estudos que avaliaram o ensino da aplicação da versão mais recente do teste apresentaram resultados divergentes: indicando por um lado a eficácia do manual autoinstrucional do teste e por outro a necessidade de componentes adicionais de treino. Além disso, nesses estudos não foi avaliado o efeito do feedback no treino, nem o efeito do treino para ensinar profissionais a aplicarem o ABLA-R. Este estudo avaliou o efeito de três componentes de treino no ensino do ABLA-R para seis profissionais que atuavam com pessoas com distúrbios do desenvolvimento: manual autoinstrucional do ABLA-R, vídeo feedback e role-play. Utilizando um delineamento de sondas múltiplas entre pares de participantes avaliou-se a eficácia isolada de cada componente e a eficiência de diferentes combinações desses três componentes. Nenhum componente ao ser utilizado como primeiro do treino resultou em uma aplicação acurada do ABLA-R. Já as três sequências de treino dos três componentes utilizadas no estudo se mostraram eficazes para estabelecer um desempenho acurado na aplicação do teste com um confederado e com uma criança com distúrbio do desenvolvimento. A combinação do manual autoinstrucional com o vídeo feedback resultou nos melhores desempenhos. Discute-se a importância do feedback para o treino da aplicação do ABLA-R e formas de integrar o uso do manual e do feedback em formas mais eficientes de treino de aplicação do teste.Tese Acesso aberto (Open Access) Comportamento suicida: sociedade, assistência e relações comportamentais(Universidade Federal do Pará, 2015-12-14) BRANDÃO, Whashington Luiz de Oliveira; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723Este trabalho foi construído por meio de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos. O primeiro estudo objetivou relacionar os indicadores de desenvolvimento humano (IDH) nas capitais do norte do Brasil, em particular a cidade de Macapá-AP, com os aspectos condicionantes para o comportamento suicida (CS). Para tanto foram acessadas publicações nacionais e internacionais que descrevessem aspectos epidemiológicos do CS e de avaliação do IDH. Os dados indicam que existe relação entre as dimensões do IDH – renda, longevidade e educação - com as taxas de suicídio. O segundo estudo objetivou descrever o conhecimento que 28 psicólogos que atuam na assistência à saúde mental pública possuem sobre o fenômeno do suicídio na cidade de Macapá-AP, bem como identificar seus procedimentos na atenção às pessoas envolvidas, por meio de aplicação de questionário autoaplicável. Os resultados indicam que, considerando um panorama sobre conhecimento do CS, os profissionais relataram um conhecimento mínimo, porém individualmente incipiente em comparação com o que é descrito na literatura e, em particular, nos manuais e políticas públicas que enfatizam sobre a prevenção e manejo dos casos. No terceiro estudo descreveu-se o relato sobre o ciclo vital (infância, adolescência e contexto atual) além do episódio de tentativa de suicídio vivido por sete pessoas (cinco mulheres e dois homens). Observou-se no relato do ciclo de vida que há tanto eventos que envolvem situações de coesão quanto de conflito familiar; situações de abuso sexual, dificuldade para lidar com as consequências da orientação sexual. Assim, a tentativa de suicídio pode ser analisada como uma estratégia de autocontrole com função de fuga e esquiva. O estudo do comportamento suicida é uma área complexa e densa, o que pode motivar pesquisadores a buscar desenvolver mais esforços para proporcionar uma melhor assistência às pessoas envolvidas.Tese Acesso aberto (Open Access) Construção e validação de um instrumento para avaliação de clima organizacional no contexto público sob uma perspectiva analítico-comportamental(Universidade Federal do Pará, 2022-08-25) BARTH, César Augusto; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X; RAMOS, Camila Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4681656913940932O clima organizacional é concebido como um conjunto de percepções, compartilhadas entre os colaboradores, sobre diferentes aspectos do ambiente organizacional. Tradicionalmente, as avaliações de clima organizacional são realizadas por meio de instrumentos compostos por perguntas que investigam diferentes fatores da organização. Embora esses instrumentos tenham a proposta de investigar a percepção compartilhada dos colaboradores acerca das características do ambiente organizacional, usualmente avaliam tanto características pessoais do colaborador como características da organização, além de opiniões e relatos de comportamentos emitidos pelo colaborador. Apesar de a avaliação de clima apresentar indicadores valiosos, podendo subsidiar decisões sobre investimentos em aspectos-chave da organização, existem problemas relacionados à maneira de captar e tratar os dados em avaliações de clima organizacional. Dessa forma, são necessárias pesquisas para aprimoramento dos métodos e instrumentos utilizados para realização das avaliações. No campo da administração pública, a inadequação dos instrumentos é ainda maior, considerando que os instrumentos são, em geral, desenvolvidos para organizações privadas. Nesse contexto, o presente estudo objetivou elaborar e validar um instrumento de avaliação de clima organizacional voltado para a administração pública. Para isso, foi realizada uma revisão das ferramentas de avaliação de clima organizacional que foram aplicadas ou desenvolvidas na última década, compilando todos os itens que compuseram esses instrumentos. Posteriormente, foi desenvolvido um instrumento para avaliação de clima organizacional para o setor público. Para isso, a construção do instrumento foi implementada por meio da formulação de itens sob uma perspectiva comportamental. Por fim, foram realizadas aplicações piloto do instrumento e os resultados foram submetidos a análises para validação do instrumento. O instrumento resultante da pesquisa foi constituído por cinco fatores, compostos por 39 indicadores. Novas pesquisas poderão aplicar o instrumento em mais organizações públicas, podendo confirmar a estabilidade da estrutura da ferramenta em organizações com diferentes características.Tese Acesso aberto (Open Access) Contribuições da análise do comportamento para reabilitação verbal de crianças usuárias de implante coclear(Universidade Federal do Pará, 2017-06-27) PEREIRA, Fabiane da Silva; VERDU, Ana Claudia Moreira Almeida; http://lattes.cnpq.br/3777028853675653; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Este estudo caracteriza-se por um portfólio de pesquisas, que envolvem Análise do Comportamento, comportamento linguístico e implante coclear. Reuniu um estudo de revisão de literatura, dois estudos experimentais que buscaram verificar, a partir de metodologias diferentes, o efeito do procedimento de Instrução com Múltiplos Exemplares (MEI) e repertórios de naming em crianças com surdez e implante coclear. Revisou-se o conceito de naming e a metodologia utilizada para seu estabelecimento nos últimos 20 anos. O Estudo 2, experimental, investigou em três crianças usuárias de implante coclear o efeito do procedimento MEI sobre a integração dos repertórios de ouvir e falar. O Estudo 3, experimental, avaliou em uma criança, que recebeu implante coclear tardiamente, o efeito do ensino somente do repertório de ouvinte sobre o naming e o efeito do MEI sobre o repertório de naming. A revisão de literatura mostrou que o uso do conceito de naming, como descrito por Horne e Lowe (1996), tem sido crescente na literatura de Análise do Comportamento e que três procedimentos principais têm sido utilizados ao longo dos 20 anos: seleção-tato, MEI e Pairing naming. Os resultados do Estudo 2 indicaram que o procedimento de MEI foi condição fundamental para a integração dos repertórios de ouvinte e falante reduzindo a discrepância de desempenho entre os operantes de falar e ouvir; e os resultados do estudo 3 mostraram que foram necessárias exposições adicionais ao MEI para emergência de naming. Discute-se a possibilidade de novos procedimentos sobre as habilidades de falar e ouvir de crianças com implante coclear.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminações auditivo-visuais e a emergência de tatos em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma replicação sistemática(Universidade Federal do Pará, 2021-09-08) CARVALHO, Rhayssa Fernandes da Silva; SILVA, Flávia Teresa Neves; http://lattes.cnpq.br/9875105389453993; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O estabelecimento de discriminações condicionais auditivo-visuais é um passo fundamental nos protocolos de ensino de repertórios para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, existe uma diversidade de procedimentos que têm sido utilizados para o ensino desse repertório. Recentemente, Fisher et al. (2019) mostraram que a utilização de um conjunto de procedimentos (que incluía treino discriminativo ‘apenas condicional’, uso de resposta ecoica como resposta de observação diferencial, ajuda com pareamento por identidade com atraso progressivo e correção de erros) favoreceu a aprendizagem de discriminações auditivo-visuais em quatro crianças com TEA, e a emergência de tatos dos estímulos visuais para duas delas. O presente estudo realizou uma replicação sistemática de Fisher et al. (2019), eliminando inicialmente a exigência de respostas ecoicas do conjunto de procedimentos de ensino, a fim de avaliar o papel dessas respostas na aquisição de discriminações auditivo-visuais e tatos em crianças com TEA. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos de estímulos. Os resultados mostraram que foi necessária a introdução da exigência de resposta ecoica para que os participantes aprendessem a maioria das discriminações auditivo-visuais, e que dois participantes apresentaram a emergência de tatos de alguns dos estímulos visuais. Discute-se a eficiência do conjunto de procedimentos sobre o ensino de respostas de ouvinte, possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, análise dos componentes e papel do ecoico na emergência de tatos.Tese Acesso aberto (Open Access) Dois estudos em análise do comportamento: emergência de leitura após diferentes tipos de ensino de sílabas e palavras e introdução ao letramento analítico-comportamental(Universidade Federal do Pará, 2015-06-28) MESQUITA, Alex Andrade; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223A leitura pode ser compreendida como uma complexa rede de relações entre estímulos e respostas. O estudo 1 teve como objetivos verificar o efeito de diferentes tipos de ensino de sílabas (antes ou conjuntamente com a palavra) e tamanhos de palavras (dissílabas ou trissílabas) sobre o desenvolvimento de leitura recombinativa e leitura com compreensão, realizar uma tipologia dos erros de nomeação de palavras e verificar se o método de ensino foi considerado reforçador pelos participantes. Participaram do estudo 12 crianças com idade entre seis e sete anos que foram ensinadas a ler por meio do procedimento de MTS e CRMTS. Os resultados mostraram que o tipo de ensino de sílaba teve pouca influência sobre as leituras recombinativa e com compreensão, porém os participantes que aprenderam palavras trissílabas desenvolveram repertório de leitura recombinativa superior aos que aprenderam palavras dissílabas e apresentaram menos erros. Sendo os mais comuns à troca de sílabas e a silabação da palavra. Todas as crianças avaliaram positivamente o método de ensino. Conclui-se que o ensino de palavras maiores pode facilitar a leitura recombinativa generalizada. No estudo 2 realizou-se uma revisão bibliográfica do tipo narrativa com objetivos de: 1) apresentar brevemente os métodos de alfabetização mais utilizados no Brasil; 2) descrever em termos comportamentais alfabetização e letramento; 3) propor um método de alfabetização que concilie a proposta do letramento com os achados da análise do comportamento. Verificou-se que os métodos de alfabetização mais utilizados são: os sintéticos, com destaque para o fônico, os analíticos, a whole language, o socioconstrutivismo e o método Paulo Freire. Citações a métodos behavioristas são poucas e em geral negativas. O letramento envolve processos comportamentais complexos e o mesmo pode ser conciliado com a análise do comportamento desde que os objetivos comportamentais estejam claros e que consequências diferencias de preferência imediatas se sigam a aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito da punição com timeout de uma resposta alternativa na ressurgência de um comportamento previamente extinto(Universidade Federal do Pará, 2024-08-09) VANDERLEY-CARDOSO, Ana Paula; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463; SOARES FILHO, Paulo Sérgio Dillon; http://lattes.cnpq.br/8647259688931170Ressurgência é o fenômeno comportamental de reaparecimento de uma resposta-alvo, previamente extinta, após desvalorização de uma alternativa. Tradicionalmente, a resposta alternativa tem suas condições de manutenção alteradas por procedimentos de extinção, porém, pouco se sabe sobre os efeitos do uso de outros procedimentos de desvalorização como o timeout, forma de punição negativa utilizada em situações aplicadas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da punição da resposta alternativa com timeout na ressurgência do comportamento. Dois experimentos de quatro fases foram realizados. Experimento 1: Na Fase 1, uma resposta-alvo foi reforçada em um VI 10 s. Na Fase 2, a resposta-alvo foi extinta enquanto uma resposta alternativa passou a produzir reforços em um VI 10 s. Na Fase 3, foi sobreposta uma contingência de timeout (50 s) à contingência de reforço em vigor. Na Fase 4, ambas as respostas foram postas em extinção. Experimento 2: as fases 1, 2 e 4 foram similares às do Experimento 1, com a única diferença que as sessões iniciaram com um período de blackout e tiveram tempo de time-in reduzido a partir do final da fase 2. Na fase 3, uma contingência de timeout (30 s) foi sobreposta ao reforçamento alternativo. Os resultados indicaram que o timeout desvalorizou a opção alternativa em ambos os experimentos e induziu ressurgência para todos (Experimento 1) e para a maioria (Experimento 2) dos sujeitos. Possíveis variáveis que podem ter levado a estes resultados são discutidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito de um grupo terapêutico sobre estresse, sobrecarga e habilidades sociais de cuidadores primários de crianças autistas(Universidade Federal do Pará, 2017-09-10) SOUSA, Ana Paula Martins; MENEZES, Aline Beckmann de Castro; http://lattes.cnpq.br/8107199720875369; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463O processo para o diagnóstico e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) geralmente demanda mudanças na rotina de seus familiares e/ou cuidadores, principalmente pelos pais dessas crianças. Muitos desses pais apresentam altos níveis de sobrecarga e de estresse e isolamento social, possivelmente devido ao acumulo de atividades ligadas tanto ao cuidado com os filhos com TEA, quanto ao relacionamento com parceiros amorosos, ao cuidado com outros filhos, às tarefas domésticas e às atividades profissionais, por exemplo. Com base nisto, este estudo tem como objetivo principal analisar e comparar o efeito dois grupos terapêuticos de abordagem analítico-comportamental sobre os níveis de sobrecarga, estresse e habilidades sociais de cuidadores primários de crianças com TEA. Participaram da pesquisa oito cuidadores primários de crianças com TEA, sendo que quatro participaram do Grupo 1 e quatro, do grupo 2. O procedimento dividiu-se em três etapas: 1) Pré-teste, com aplicação de instrumentos psicológicos e de um formulário sociodemográfico; 2) Grupo 1, composto por 18 sessões de aproximadamente duas horas semanais, sendo inicialmente em espaço de acolhimento e escuta, com objetivo de criar um ambiente e uma rotina semelhante ao grupo 2, inserindo-se a intervenção a partir da 12ª sessão, e Grupo 2, composto por oito sessões de aproximadamente duas horas semanais, sendo realizado a intervenção terapêutica desde a primeira sessão, trabalhando com as variáveis a serem analisadas; 3) Pós-teste, com reaplicação dos instrumentos utilizados no pré-teste. Nos resultados, observou-se uma possível influência da intervenção nos níveis de estresse, com diminuição dos níveis e sintomas, contudo em relação aos resultados gerais de sobrecarga e habilidades sociais obteve-se permanência ou pouca alteração nos níveis nas três aplicações realizadas. Com isto, percebeu-se necessidade de aumentar a quantidade de encontros e a influência da adesão no processo terapêutico para obtenção de maiores resultados nas variáveis sobrecarga e habilidades sociais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito do ensino de discriminação condicional de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para deficientes auditivos.(Universidade Federal do Pará, 2015-08-31) SANTOS, Rafael Ernesto Arruda; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223O contingente crescente de pessoas surdas na sociedade humana tornou a leitura um comportamento acadêmico básico fundamental nas políticas de inclusão social. O estudo aqui proposto pretendeu verificar o ensino de discriminações condicionais de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas a partir da construção de sentenças nas asserções afirmativas e negativas em crianças surdas. Os pré-testes verificam o repertório de leituras em LIBRAS e português. O estudo usou três conjuntos de estímulos: A – Sinais em Libras, B – palavras escritas em português e C – figuras. As relações condicionais AB e AC foram ensinadas e as relações BA, CA, BC e CB testadas sem consequências programadas. O procedimento adotado foi o emparelhamento com o modelo (MTS) para ensinar a leitura de palavras. Após treino e testes, o participante foi exposto ao procedimento de emparelhamento de acordo ao modelo por resposta construída (CRMTS) das sentenças afirmativas e negativas. O participante deveria compor as sentenças, na presença de um modelo (sinais em Libras ou sentenças escritas), a partir de palavras escritas em português (ou Libras) para compor as sentenças afirmativas e as sentenças negativas. Em seguida, testes específicos por CRMTS avaliaram a formação de novas sentenças, entre eles um teste recombinativo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito do ensino por resposta construída simultânea e com atraso sobre a produção e leitura de sentenças(Universidade Federal do Pará, 2015-02-27) BANDEIRA, Taynan Marques; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Estudos têm utilizado o procedimento “emparelhamento de acordo com o modelo por resposta construída” (CRMTS) no ensino de palavras. Neste procedimento a resposta é construída através da seleção dos componentes individuais apresentados como estímulos-comparações condicionalmente ao estímulo-modelo. Pode ser realizada na presença do modelo (simultaneous constructed response matching to sample - SCRMTS) ou após sua remoção (delayed constructed response matching to sample - DCRMTS). O presente estudo comparou a efetividade dos treinos por SCRMTS e DCRMTS na produção e leitura de sentenças, bem como a manutenção do repertório após 20 dias. Participaram sete crianças com um repertório mínimo de nomeação de letras, sílabas e algumas palavras. Nos Pré-testes nenhum dos participantes respondeu textualmente ou construiu corretamente as sentenças e apenas um acertou o comportamento textual de 73% das palavras do estudo. Cada participante foi submetido ao ensino das palavras em que tiveram erros utilizando o CRMTS. Com o delineamento intra-sujeito de tratamento alternado todos os participantes foram submetidos aos dois procedimentos, com dois conjuntos diferentes de sentenças. Os resultados dos testes demonstram que todos aprenderam a construir as sentenças e mantiveram o repertório diante dos dois procedimentos, assim como emitiram um comportamento textual e de leitura com compreensão das sentenças de ensino e recombinadas. Os dois procedimentos podem ser utilizados para o ensino e manutenção do repertório sintático, embora o treino DCRMTS tenha sido mais eficaz. Discutem-se variáveis importantes na utilização destes procedimentos e direções para estudos futuros.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos de instrução com justificativas sobre seguimento de regras nutricionais em adultos com sobrepeso(Universidade Federal do Pará, 2014-10-20) BARRADAS, Tania Socorro de Moraes; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram modificações na qualidade de vida da população, sobretudo no que concerne à saúde. As principais doenças que acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas não transmissíveis. A modificação dos hábitos nutricionais acompanhou esta mudança, influenciando sobremaneira na dieta dos brasileiros. A veiculação de propaganda pela mídia brasileira e as atividades laborais modernas estimulam o consumo de alimentos com alto teor de gorduras, açúcares e carboidrato, contribuindo para o aumento do percentual de indivíduos obesos e com sobrepeso no mundo. Segundo oMinistério da Saúde o percentual da população brasileira com sobrepeso aumentou de 42,7% para 48,1% em cinco anos. Considera-se que um Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 25,0 e 29,9 significa sobrepeso. Estudos em Análise do Comportamento Aplicada à Saúde destacam técnicas, sobretudo com enfoque no aumento do índice de adesão ao tratamento. Na área nutricional, estas técnicas auxiliam na identificação de variáveis ambientais sob as quais o comportamento alimentar esteja sob controle. A ênfase na auto-observação e na autodescrição propiciam a análise e a investigação de variáveis de controle pelo próprio indivíduo. Desta forma, o presente estudo teve como principal objetivo avaliar a eficácia da apresentação de justificativas, sob a forma de um manual impresso, sobre o relato de adesão às instruções nutricionais em adultos com sobrepeso, assim como observar a manutenção deste relato, por meio de follow-up. Participaram desta amostra, nove indivíduos inscritos no Projeto Multiprofissional aos Pacientes com Distúrbios Nutricionais, atendidos no Hospital Universitário Bettina Ferro do Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes foram distribuídos em três condições de estudo: Condição 1 (acompanhamento semanal com aplicação de um Manual contendo justificativas para o seguimento de regras nutricionais), Condição 2 (acompanhamento semanal com aplicação de recordatório 24 horas) e Condição 3 (consulta ao prontuário de pacientes com acompanhamento exclusivo pelo serviço de nutrição do HUBFS. Foram associados dados antropométricos, percentuais de gordura corporal e de prega corporal com o Índice de Relato de Adesão (IRA). Os resultados indicaram que não houve diferença nos Índices de Relatos de Adesão obtidos pelos participantes da Condição 1 e da Condição 2. Entretanto, observou-se aumento no IRA após intervenção (em relação aos valores observados em Linha de Base) e redução no acompanhamento, independente da condição à qual o participante foi exposto. Desta forma, os índices de relatos de adesão não dependeram especificamente da forma como as justificativas foram apresentadas, sendo elas na forma escrita ou na forma oral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos de instrução e de automonitorização sobre seguimento de regras para aplicação de insulina em crianças com diabetes Tipo 1(Universidade Federal do Pará, 2014-08-22) MOREIRA, Alana dos Anjos; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723O diabetes mellitus Tipo 1 (DM1) é uma das mais graves doenças crônicas diagnosticadas em crianças e adolescentes. O tratamento requer um complexo conjunto de ações, incluindo a emissão diária de comportamentos de mensurar a glicemia e de aplicar insulina. Entretanto, a literatura nacional ainda é escassa em estudos com esta população, em especial sobre fatores relacionados à adesão ao tratamento. Esta pesquisa foi realizada em duas etapas: na Etapa 1, o objetivo foi caracterizar crianças com DM1 atendidas em um hospital universitário (HU) de referência para o tratamento do diabetes; e, na Etapa 2, foi analisar os efeitos do uso de instrução e de automonitorização, de acordo com a sua ordem de apresentação, sobre o comportamento de seguir regras para o uso de insulina em crianças com DM1, relacionando com o apoio familiar relatado por essas crianças. Na Etapa 1, participaram onze crianças com DM1 com idade entre 9 a 12 anos; na Etapa 2, duas crianças com DM1 e seus respectivos cuidadores. Na Etapa 1, a coleta de dados foi realizada em sala de espera do ambulatório de Endocrinologia do HU e, na Etapa 2, na residência de cada criança. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Jogo de Adesão ao Tratamento (JAT); Roteiro de Entrevista sobre Insulina; Inventário de apoio familiar ao tratamento; Protocolo para análise de prontuário; Recordatório 24 horas; Manual com instruções sobre a aplicação de insulina; Jogo sobre aplicação de insulina; e, Formulário de Automonitorização. Os resultados obtidos na Etapa 1 demonstraram que: (a) por meio do JAT, a maioria das crianças soube ordenar de maneira correta as imagens do jogo, indicando que os participantes tiveram acesso às regras para o uso da insulina no desjejum; (b) as crianças não apresentavam um bom controle glicêmico, de acordo com dados dos prontuários, haja vista que a maioria apresentou resultados do exame de hemoglobina glicada acima de 8%, independentemente do tempo de diagnóstico; (c) a maioria dos participantes (n= 9) declarou que usava a caneta para se aplicar insulina; (d) a maioria (n= 8) relatou autonomia quanto a mensurar a glicemia e aplicar a insulina, comportamentos aprendidos com um familiar; e (e) a maioria relatou receber apoio emocional para lidar com o DM1, enquanto o menor apoio familiar percebido se relacionava à aplicação da insulina e à prática de atividades físicas. Na Etapa 2, quanto à aplicação da insulina, observou-se em todas as fases que os valores de glicemia pré-prandial não foram utilizados por ambos os participantes como dicas para selecionar a unidade de insulina ultrarrápida a ser utilizada antes das refeições. Estes resultados sugerem que tanto o Manual de instruções quanto os Formulários de automonitorização, assim como os Recordatórios 24 horas, não produziram mudanças no comportamento dos participantes quanto a este quesito. Levantou-se a hipótese de elaboração de autorregras quanto ao uso de um valor mediano de insulina por ambos os participantes. Quanto à ordem de apresentação dos instrumentos, os dados sugerem que houve melhor adesão após a introdução do Manual, pois neste contexto os relatos dos dois participantes foram mais consistentes com as regras do tratamento em relação à ocorrência dos comportamentos de mensurar a glicemia e de aplicar a insulina. Ambos relataram ter dificuldade de acesso aos insumos para o tratamento. Observou-se que o apoio familiar não pareceu ser uma variável com relação direta sobre o conhecimento sobre insulina e a sua forma de aplicação pelos participantes. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a literatura sobre adesão ao tratamento de crianças com DM1 quanto ao seguimento de regras sobre a aplicação de insulina, sugerindo a utilização de instruções com justificativas, seguida de formulários de automonitorização como tecnologia comportamental na promoção de comportamentos de adesão ao tratamento nesta população.
