Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2332
O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC por Linha de Pesquisa "ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Adoção de crianças e adolescentes com necessidades especiais: aspectos psicossociais envolvidos(Universidade Federal do Pará, 2013-03-06) SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Este trabalho teve por objetivo compreender e descrever aspectos psicossociais da adoção de crianças e adolescentes com necessidades especiais desde a criação do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), em abril de 2008. Para tanto, foram estipulados objetivos que motivaram a realização dos três estudos constituintes da dissertação. O primeiro descreveu as características sociofamiliares e demográficas dos pretendentes a pais por adoção de crianças com e sem desenvolvimento típico. Além disso, traçou um perfil das crianças e adolescentes considerados aptos para adoção, inscritos no CNA. O segundo estudo objetivou investigar fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento de três crianças adotadas que possuem necessidades especiais, analisando aspectos comuns e únicos de suas trajetórias de vida, desde a condição psicossocial dos pais biológicos até o processo de inserção e convivência na família substituta. O terceiro envolveu três famílias que adotaram crianças com necessidades especiais, que tinham conhecimento prévio desta condição infantil, com o objetivo de descrever as rotinas familiares. A partir dos resultados obtidos pelos três estudos foi possível conhecer as características sociodemográficas e aspectos da estrutura e dinâmica familiar que marcam de forma geral, e nos casos estudados em particular, as demandas geradas por crianças com necessidades especiais e como pretendentes e pais por adoção têm se proposto a respondê-las. Conclui-se que tanto os pretendentes à adoção de crianças com necessidades especiais, quanto os seus pais adotivos aparentaram privilegiar o atendimento das demandas infantis, em especial proporcionar a convivência familiar a essas crianças em situação de vulnerabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Adoção tardia de gêmeos: estudo de caso de uma família adotante(Universidade Federal do Pará, 2013-03-06) OLIVEIRA, Márcia Luzia Silva de; PEDROSO, Janari da Silva; http://lattes.cnpq.br/4096274367867186; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051A pesquisa descreve a transição da conjugalidade para parentalidade adotiva de gêmeos tardios, na faixa etária de três anos e meio. Com base na teoria estrutural sistêmica teve como objetivo analisar a relação de um casal na faixa etária de 50 a 63 anos de idade, assim, identificar os motivos, rotina e mudanças após a adoção. Foram realizadas entrevistas semiestruturada, entrevistas de genograma, inventário de rotina e diário de campo. A partir dos relatos foram extraídos os eixos temáticos: “O casal: características e funcionamento” e “A família adotante: rotina do casal e cuidado com os gêmeos”. Os principais resultados apontaram que, desde o inicio da relação, o casal já vivenciava diversas transições. Constata-se que após a adoção, o papel da parentalidade gera um período de conflitos, crises, dificuldade em orientar, educar, estabelecer regras e limites as crianças que viveram institucionalizadas desde os sete meses de vida. Percebe-se no papel da esposa uma sobrecarga nos cuidados com as crianças, a família conta com o apoio de uma colaboradora nas tarefas domésticas e cuidados infantis. Além disso, o casal enfrenta alguns preconceitos da sociedade em geral, e pessoas mais próximas em relação à decisão de adotarem crianças maiores. Destaca-se que é necessário suporte psicológico as famílias adotantes durante e após o processo de adoção tardia e a importância de um estudo longitudinal.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As atividades de vida diária de crianças em situação de acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-03-04) VASCONCELOS, Thamires Bezerra de; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades de vida diária (AVD) de crianças em situação de acolhimento institucional, discutindo a importância da avaliação sistemática desse tipo de atividade e o papel decisivo que cuidador pode ter na conquista de uma maior autonomia nos cuidados pessoais e na aquisição de habilidades diversas. Composta por dois estudos interligados, em sua primeira parte (estudo I) traz uma caracterização da produção científica acerca da avaliação das atividades de vida diária em diversos contextos, contemplando os métodos de pesquisa e os instrumentos utilizados com essa finalidade. Os resultados observados mostraram um predomínio do uso de instrumentos padronizados de avaliação, sendo Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), o mais frequentemente encontrado na literatura revisada. Em que pese essa evolução nos métodos de avaliação, verificou-se pouca ou nenhuma atenção aos contextos de realização das AVD, dando maior ênfase nas características da pessoa, como a presença de patologias limitantes. O segundo estudo apresenta uma descrição dos níveis de assistência prestados pelos educadores nas AVD que envolvem, especificamente, crianças que convivem em uma instituição de acolhimento e as estratégias de incentivo utilizadas pelos cuidadores que se ocupam de suas rotinas para que cada uma delas possa para realizá-las da forma mais autônoma e eficiente possível. Esta descrição utilizou categorias inspiradas na parte II do teste PEDI, a Assistência do Cuidador. Os resultados mostraram um maior nível de assistência nas atividades de higiene e vestuário comparados aos dados obtidos nas atividades de alimentação. Atribui-se estes achados à rotina institucional e a traços pessoais dos participantes envolvidos. Conclui-se que, no contexto institucional, o maior nível de assistência observado pode ter um significado diferente do que seria esperado em ambiente familiar. Este nível maior de atenção e apoio verificado pode significar, de um lado, mais momentos de interação do educador com a criança, podendo ser este um aspecto positivo em um ambiente que tende a ser marcado pelo tratamento despersonalizado e rígidas rotinas. E, de outro, menos oportunidade de a criança se desenvolver a partir de um maior grau de autonomia nas AVD, o que pode ter implicações negativas para o curso do desenvolvimento. A importância de se avaliar e lançar um olhar ecológico para as atividades de vida diária de crianças em instituições de acolhimento faz com que esta pesquisa se situe na perspectiva de contribuir para um melhor entendimento acerca do desenvolvimento nesse contexto específico, uma vez que, nele, têm muitas vezes suas primeiras experiências de autocuidado. Os resultados e reflexões apontados podem orientar a constituição de programas que visem aperfeiçoar recursos e oportunidades presentes nas rotinas de autocuidado nesse ambiente de acolhimento institucional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação psicopedagógica de crianças em acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-03-06) PINHEIRO, Marcilene Alves; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051; OLIVEIRA, Ana Irene Alves de; http://lattes.cnpq.br/8839751954613395Um dos grandes desafios da sociedade contemporânea está em enfrentar as questões que envolvem o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições e os possíveis reflexos, desse período, no seu desenvolvimento. Estudos atuais buscam olhar a instituição de acolhimento como contexto de desenvolvimento sob a perspectiva Bioecológica de Desenvolvimento Humano, na qual não se privilegia somente o contexto, mas, as interações que a pessoa desenvolvente mantém para com ele. O presente estudo objetiva verificar a aplicabilidade do software Desenvolve® na avaliação psicopedagógica de crianças de cinco a sete anos em condição de acolhimento institucional, discutindo a possibilidade de arranjos ambientais e materiais que venham a favorecer um desenvolvimento saudável. Fizeram parte da pesquisa 16 crianças, na faixa etária de cinco a sete anos, acolhidas em uma instituição de acolhimento da rede pública do município de Belém. Para coleta de dados sociodemográficos utilizou-se a Ficha de Caracterização da Criança, formulário composto por 94 itens distribuídos em cinco categorias: identificação da criança, estrutura familiar, histórico de institucionalização, situação sociojurídica atual e, saúde da criança, das quais foram extraídas as variáveis idade, sexo, escolaridade, motivo do acolhimento, tempo de permanência em acolhimento institucional, e, avaliação pedagógica. A avaliação cognitiva foi realizada pelo software Desenvolve® que através de 127 que afere o desempenho em 19 habilidades cognitivas, que foram analisadas em duas categorias: porcentagem de acertos e erros¸ e, percentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva. Os resultados revelam que o universo de participantes é composto em maior parte por meninos (75%), na faixa etária de cinco anos, sendo a negligência familiar o principal motivo para o acolhimento. Ressalta-se, ainda, que 50% dos participantes passam pela sua primeira experiência de acolhimento institucional, enquanto que os demais enfrentam suas segunda e terceira experiências, sobre a escolaridade tem-se que todas as crianças já iniciaram suas atividades escolares e/ou as desenvolvem na Sala do Serviço Pedagógico da instituição, entretanto, há uma carência para o registro em prontuário da avaliação pedagógica. Na avaliação cognitiva, para a categoria de porcentagem de acertos e erros, tem-se porcentagem de acertos maior do que de erros para todas as crianças na faixa etária de sete anos, já na categoria de porcentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva, destacam-se como habilidades cognitivas de menor rendimento: percepção de letras e números, percepção espaço temporal, nomeia números, noção de tempo, noção de sequência numérica e percepção de sequência. A partir desses resultados, propõe-se um plano de estratégias ambientais e materiais para favorecer o desenvolvimento saudável, composto por 12 estratégias que englobam tanto atividades voltadas para a (re)organização do ambiente físico e dos educadores da instituição, quanto para a estimulação direta das habilidades cognitivas de menor rendimento. Através dos indicadores deste estudo pode-se observar a aplicabilidade do software Desenvolve® para a avaliação de crianças em situação de acolhimento institucional, além da importância desse tipo de mapeamento para a elaboração e implementação de estratégias que venham favorecer e ratificar a instituição de acolhimento como um contexto promotor de desenvolvimento saudável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brasileiros na Alemanha: processos de adaptação, estresse e resiliência(Universidade Federal do Pará, 2017-02-24) TORRES, Clauber Wellington Pinheiro; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678A migração é um processo de transição ecológica que interfere drasticamente no desenvolvimento humano que envolve mudança de ambiente, relações sociais, percepções sobre si mesmo e tempo. Além disso, é um processo influenciado por vários aspectos sociais, econômicos ou políticos que insere o imigrante em um ambiente potencialmente de risco, contudo desafiador, que o mobiliza em busca de recursos para superar as adversidades. Nesse sentido, essa dissertação teve como objetivo principal identificar quais aspectos relativos ao contexto migratório são percebidos como elementos geradores de estresse e promotores de resiliência, relevantes no processo de adaptação de imigrantes brasileiros vivendo na Alemanha. Para tanto foram realizados dois estudos de natureza exploratória, descritiva, um quantitativo e outro qualitativo. O primeiro descreveu a percepção de estresse e resiliência de imigrantes brasileiros que escolheram viver na Alemanha. O trabalho contou com a participação de 111 residentes na Alemanha, a quem foi aplicado o PSS14 para avaliar o estresse e o CD-RISC para resiliência. Os resultados indicaram correlações negativas entre estresse e resiliência. O segundo estudo teve como objetivo descrever a percepção de imigrantes brasileiros na Alemanha sobre seu processo de adaptação. Participaram 113 pessoas por meio de entrevista via internet utilizando-se de plataforma virtual. Os resultados indicaram que os imigrantes encontraram diversos desafios, destacando-se o uso do idioma, cultura, clima e a interação com os alemães. Estes estudos podem contribuir para ampliar o conhecimento acerca dos imigrantes brasileiros, suas relações e como percebem os contextos em que vivem distante de seu país de origem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras simbólicas em situação estruturada de crianças em acolhimento institucional(Universidade Federal do Pará, 2013-10-30) FILOCREÃO, Camila Lima; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O acolhimento institucional é uma medida de proteção que define o afastamento familiar quando os direitos de crianças e adolescentes encontram-se ameaçados ou violados. As instituições de acolhimento podem ser consideradas o contexto de desenvolvimento dos atendidos, marcado pela oferta de atividades, estímulos e relacionamentos interpessoais. É importante investigar o acolhimento na perspectiva da criança e do adolescente a fim de se ampliar a compreensão desse fenômeno. Ao se tratar de crianças, convém a utilização de técnicas de pesquisas que lhe pareçam familiar e sejam prazerosas. Muitos pesquisadores têm se interessado em investigar a brincadeira como forma de compreender o universo infantil. Este estudo qualitativo teve como objetivo categorizar, descrever e analisar o conteúdo das brincadeiras simbólicas de crianças em acolhimento institucional em situação estruturada, tendo como foco a análise de aspectos referentes à trajetória institucional e familiar. A pesquisa aconteceu no Espaço de Acolhimento Provisório Infantil (EAPI) que acolhe crianças de zero a seis anos idade, do sexo feminino e masculino no Pará. Convidou-se todas as crianças com idade cinco a oito anos, que residiam no EAPI. Ao total, dez crianças participaram da investigação. Como instrumentos e materiais, utilizou-se um Formulário de Caracterização, uma maquete representativa de dois ambientes da instituição, miniaturas de objetos do cotidiano, bonecos e câmera de vídeo. Foi realizada uma pesquisa documental com o preenchimento do formulário de caracterização e, em seguida, realizada a coleta com recursos lúdicos. Em uma sala reservada, uma pesquisadora interagia com a criança enquanto a outra filmava. Foram realizadas quatro sessões de 30 minutos com cada participante. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias e subcategorias: 1.Brincando de abrigo (1.1. Reconhecimento da rotina, 1.2. Jogos e Brincadeiras e 1.3.Relacionamentos); e 2.Brincando de família (2.1.Rotina, 2.2. Relacionamentos e 2.3.A família em perigo). Foi possível identificar concepções sobre o cotidiano institucional e observar a expressão da convivência familiar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Características biopsicossociais de autores de agressão sexual de crianças e/ou adolescentes em contexto intrafamiliar e extrafamiliar(Universidade Federal do Pará, 2015-08-28) COSTA, Lucilene Paiva da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender as características biopsicossociais de autores de agressão sexual de crianças e/ou adolescentes nos contextos intrafamiliar e extrafamiliar. Foram realizados dois estudos, um referente à revisão sistemática de literatura, e outro descritivo, documental, com caráter exploratório e abordagem quantitativa. O primeiro analisou as semelhanças e as diferenças das características biopsicossociais de autores de agressão de crianças e/ou adolescentes, no período de 1983 a 2013, a partir de publicações na literatura nacional e internacional. O segundo investigou e analisou, por meio de dados contidos em processos jurídicos, as características biopsicossociais de pessoas adultas acusadas de praticar agressão sexual contra crianças e adolescentes, no município de Belém, no Estado do Pará, no período de 2012 a 2014. O resultado do primeiro estudo indicou que as pesquisas sobre autores de agressão sexual são realizadas em sua maioria com condenados presos (84%) do sexo masculino (93%). Entre as publicações selecionadas, predominaram aquelas que se referiam simultaneamente aos contextos, intrafamiliar e extrafamiliar (77%). Essas publicações demonstraram que, no contexto intrafamiliar, os autores de agressão sexual mantêm relacionamento com a vítima de natureza não hostil e utilizam estratégias sutis e manipuladoras. Diferentemente do observado no contexto extrafamiliar, onde os autores dessa agressão tendem a utilizar estratégias coercitivas e a se expor a riscos mais elevados de apreensão. Os resultados do segundo estudo indicaram que no contexto intrafamiliar os principais autores foram os pais e padrastos das vítimas. No contexto extrafamiliar houve a predominância de autores conhecidos da família das vítimas, em ambos os contextos, as vítimas eram em sua maioria do sexo feminino. Os resultados encontrados no segundo estudo sugeriram que entre as pessoas acusadas nos processos jurídicos de praticar agressão sexual com idade acima dos 30 anos, com cônjuge e filhos, e com vínculo de parentesco com a vítima possuíam maior probabilidade de pertencer ao contexto intrafamiliar do que aquelas que possuem idade abaixo de 30 anos, com cônjuge e filhos, mas sem vínculo de parentesco com a vítima. A razão de chance (2,949) sugere que as pessoas acusadas acima dos 30 anos possuíam aproximadamente 2 vezes mais chance de pertencer ao contexto intrafamiliar quando comparado a uma com idade abaixo dos 30 anos. Neste estudo, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um Formulário de Caracterização Biopsicossocial (FCB) e todas as análises foram realizadas no software estatístico SPSS versão 20.0 for Windows. Os resultados dos estudos realizados sugerem que existem diferenças nítidas no perfil dos autores de agressão sexual de crianças e adolescentes do contexto intrafamiliar e extrafamiliar, sendo no primeiro caso mais manipuladores e no segundo mais coercitivos, porém outras pesquisas precisam ser realizadas para que esta questão seja melhor compreendida. Espera-se que este estudo possa contribuir com a discussão dessa temática, principalmente, no contexto da região Amazônica, que necessita de mais investigações que utilizem como referencial a perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano para compreensão do perfil e trajetória dos autores de qualquer forma de agressão, principalmente a sexual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Comportamentos de crianças com transtorno do espectro autista com pares nos contextos de educação musical e recreio escolar(Universidade Federal do Pará, 2013-03-05) NASCIMENTO, Paulyane Silva do; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634O presente trabalho investigou características pessoais, ambientais e comportamentais que podem permitir ou dificultar/impedir a interação social de crianças com TEA com seus pares, assim como analisou os benefícios do contexto de educação musical como promotor desta interação. Para organizar as formas de emissão destes comportamentos elaborou-se o “Protocolo de observação de comportamentos de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com seus pares”. Participaram deste estudo duas crianças, do sexo masculino, com TEA, que cursavam o Jardim I em escolas privadas distintas, na cidade de Belém/PA. As crianças tinham idades de seis e cinco anos, respectivamente, e estavam regularmente matriculadas em turmas de percussão de uma Escola de Música da cidade de Belém/PA. Foram analisadas 3 sessões no ambiente de escola regular (durante o recreio), com duração de 20 min. cada; e 8 sessões no contexto de educação musical (aulas de percussão), 30 minutos cada. Os resultados mostraram que os comportamentos entre as crianças ASD com seus pares ocorreram em ambos os contextos, porém atingindo maior frequência no contexto livre (escola regular/recreio). Quanto aos benefícios da educação musical, O participante 1 (6 anos), cujo perfil era marcado pela aceitação de contato físico, aproximação e a busca pelo outro, obteve o aumento de comportamentos de iniciativas funcionais e a diminuição de respostas não funcionais. Verificou-se ainda, a ocorrência de iniciativas funcionais por meio de estereotipias, indicando que esta peculiaridade do transtorno pôde auxiliar a criança na aproximação e interação com os pares. Já no participante 2 (5 anos), com perfil marcado pela disponibilidade para contato, expressão emocional adequada ao contexto, e reciprocidade social (embora ocasional), pôde-se observar a grande influência do adulto no manejo comportamental da criança. Esta influência mostrou-se positiva (ao diminuir a emissão de comportamentos não funcionais) e negativa (ao prestar assistência demasiada, desconsiderando as potencialidades da criança e dificultando sua interação com os pares). Conclui-se que dada a baixa frequência de tais comportamentos, não se pode afirmar que as alterações verificadas são relacionadas exclusivamente à configuração deste ambiente, mas tão somente à contiguidade das possibilidades representadas pelo perfil da criança e a abertura que cada contexto permitiu para a expressão e estímulo destas potencialidades, assim como para a oferta de ferramentas que possibilitaram a apreensão ou reforçar de comportamentos propícios à interação social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concepções e práticas de educadores voltadas para crianças em instituições de acolhimento(Universidade Federal do Pará, 2016-02-29) DONATO, Lilian De Jesus Fontel Cunha; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O modelo do Nicho Desenvolvimental, contribui ao propor o estudo da criança e a cultura como única análise, por meio de três componentes mutuamente relacionados, (a) ambiente físico e social, (b) práticas de cuidado e (c) psicologia dos cuidadores. Dentre os campos de estudo da psicologia do desenvolvimento, destacamos aqui o ambiente de acolhimento institucional, por possibilitar investigações sobre aspectos que atuam sobre o desenvolvimento de crianças afastadas do convívio familiar e, principalmente, proporcionar dados que viabilizem intervenções para um desenvolvimento infantil. Para isto, faz-se necessário conhecer este ambiente, as práticas e concepções sobre o cuidado dos profissionais que prestam cuidado as crianças, pois segundo o modelo do Ninho, estes elementos contribuem para moldar o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este estudo objetivou investigar o ambiente de desenvolvimento de abrigos institucionais, para crianças de zero a seis anos, com base nos três subsistemas do Nicho, comparando dois contextos, Região Metropolitana de Belém (RMB) e Interior do Estado (IE), a partir do olhar de educadores dos abrigos institucionais. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com educadores de 11 abrigos institucionais do estado do Pará. Participaram 110 educadores, sendo 107 do sexo feminino e três do masculino, entre 19 a 63 anos. O grupo da Região Metropolitana de Belém foi composto por 77 participantes e do Interior do Estado por 33. Os resultados indicam que, tanto na região metropolitana, quanto no interior, as instituições possuíam espaços amplos e arborizados, contudo, na região metropolitana, haviam instituições que atendiam grandes grupos de crianças, separando-as nos dormitórios por sexo e/ou faixa etária; por sua vez, no interior do estado, observou-se um ambiente institucional similar ao de uma residência e com estrutura para atender diferentes faixas etárias no mesmo dormitório. No que tange as práticas de cuidado, os educadores da Região Metropolitana de Belém valorizaram mais as brincadeiras não dirigidas, enquanto que educadores do interior as brincadeiras dirigidas. Com relação a psicologia dos educadores, os resultados apontam que educadores da Região Metropolitana de Belém melhor percebem a influência do seu trabalho no desenvolvimento da autonomia, curiosidade e na capacidade de se relacionar com os outros. O estudo indicou que apesar de existirem diferenças entre concepções e práticas de cuidado, prevalece uma homogeneidade das mesmas na Região Metropolitana de Belém e Interior do Estado. Cabe destacar que a análise apresentada está aquém de esclarecer a qualidade do cuidado e rotinas institucionais na Região Metropolitana de Belém e Interior do Estado, mas apresenta contribuições para a área visto que o instrumento utilizado foi sensível para o levantamento do perfil, concepções e práticas de cuidado dos educadores em abrigos institucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conhecimento sobre desenvolvimento infantil: um estudo com mães em contexto de cárcere(Universidade Federal do Pará, 2017-04-06) OLIVEIRA, Marília Zara Gentil de; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O conceito de Nicho de Desenvolvimento engloba três subsistemas: o ambiente físico e social, a psicologia dos cuidadores e as práticas de cuidado. O presente estudo objetivou analisar o contexto de cárcere à luz do modelo teórico do Nicho Desenvolvimental. Fizeram parte da amostra 16 mães custodiadas na Unidade Materno Infantil da SUSIPE localizada em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Utilizou-se para coleta dos dados um roteiro de entrevista com finalidade de levantar informações do perfil das mães e seus bebês. As mães responderam ao Inventário de conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI), instrumento composto por 75 questões, dividido em quatro categorias: práticas de cuidado, saúde e segurança, normas e marcos do desenvolvimento e princípios do desenvolvimento. Os resultados indicaram que a maioria das mães possuíam mais de 25 anos, multíparas e de escolaridade baixa. No que concerne ao resultado da aplicação do instrumento KIDI, vê-se que as mães acertaram 62% das questões do inventário e apresentaram desempenho superior a 50% de acerto em todas as categorias avaliadas pelo instrumento, entretanto os melhores resultados foram obtidos em assertivas relacionadas a categoria Saúde e Segurança (71,87%) e princípios do desenvolvimento (64,34%). A multiparidade e o ambiente físico e social se apresentaram como variáveis significativas no nível de conhecimento. A partir dos resultados encontrados, verifica-se o quanto se faz importante conhecer este contexto enquanto um Nicho de Desenvolvimento que guarda mútua relação entre ambiente, práticas e a psicologia dos cuidadores, e que, portanto devem ser entendidos nas suas diversas dimensões. O estudo em contexto de cárcere revelou-se satisfatório, na medida em que trouxe dados importantes para a reflexão de políticas públicas no ambiente prisional, possíveis orientações para as mães acerca do desenvolvimento infantil e contribuições para o aperfeiçoamento da atuação dos profissionais na unidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conta que eu conto: percepções de crianças sobre suas experiências de acolhimento(Universidade Federal do Pará, 2014-03-19) CRUZ, Dalízia Amaral; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O interesse em investigar os serviços de acolhimento a partir da percepção que a criança tem das dinâmicas físicas e sociais da instituição, vem ganhando visibilidade na área da Psicologia do Desenvolvimento. Este interesse fez surgir no âmbito científicoacadêmico a necessidade de se pesquisar a perspectiva da criança em acolhimento a partir da abordagem sistêmica, que considera a pessoa desenvolvente como ser ativo na sua trajetória desenvolvimental. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo investigar as percepções de crianças sobre suas experiências de acolhimento, no contexto de atividades de “contação” de histórias. Para tanto, utilizou-se para a coleta dos dados uma entrevista semiestruturada com seis crianças de uma instituição de acolhimento, na região metropolitana de Belém. A entrevista foi realizada durante seis atividades de “contação” de histórias. Para cada dia de atividade foi elaborado um roteiro de entrevista, de modo que as perguntas fossem feitas coerentes com momentos específicos de cada história. Foram utilizados seis contos infantis: “Quando me sinto zangado”, “Os três porquinhos”, “O patinho feio”, “Onde vivem os monstros”, “Choco encontra uma mamãe” e “Todo mundo fica feliz”. As atividades foram filmadas e transcritas na íntegra, para a análise de conteúdo. Utilizou-se também um formulário de caracterização das crianças para relacionar os dados com os obtidos a partir das atividades com os contos. Os principais resultados demonstram que as crianças desconhecem os reais motivos que determinaram seu acolhimento; as educadoras são apontadas pelas crianças como as principais figuras de referência; atividades externas à instituição foram citadas pelas crianças como algo que as deixava feliz e as atividades com os contos também apareceram como algo que despertava sentimento de felicidade. O relato das crianças ainda sugere que há interação entre irmãos na instituição. Quanto a questões referentes à família, as crianças, de modo geral, eram monossilábicas, quando indagadas de forma mais direta, mas aludiam a situações familiares espontaneamente, a partir do enredo das histórias. O trabalho com os contos infantis revelou-se satisfatório, na medida em que favoreceu e facilitou a expressão das crianças sobre suas experiências na instituição de acolhimento.Dissertação Desconhecido Crianças em acolhimento institucional: brincadeiras, espaços e interações(Universidade Federal do Pará, 2014-04-10) OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O objetivo deste trabalho foi investigar os contextos de brincadeira existentes em uma instituição de acolhimento infantil em Belém-PA como um microssistema através da análise das atividades, interações e papéis. Os participantes foram 10 crianças de cinco a seis anos, de ambos os sexos, com tempo de acolhimento que variou de um a 12 meses. Elegeram-se dois contextos para observar os participantes em situações de brincadeiras: o contexto estruturado (CE), representado pela brinquedoteca e o contexto semiestruturado (CSE), representado pelo barracão, playground e piscina. Foram realizados 117 registros de cinco minutos, totalizando 585 minutos de observação. Os resultados mostraram que com relação às atividades, a categoria brincadeira simbólica foi a mais frequente (43,25%), seguida da contingência física (35,04%) e da brincadeira exploratória (8,38%). A escolha da brincadeira variou em função do contexto, a simbólica obteve o maior número de ocorrências no CE e a contingência física no CSE. Os temas das brincadeiras variaram em função de variáveis: gênero; as meninas brincaram com temáticas relacionadas à vida familiar e doméstica; já os meninos preferiram brincar com temas relacionados a super-heróis e ao mundo do trabalho. A escolha dos parceiros também foi influenciada pelo contexto, apesar de o maior percentual de parcerias ocorrer com coetâneos, o CSE permitiu que as crianças interagissem com um grupo mais diversificado e maior de parceiros, além de aproximar grupos de irmãos. Perceberam-se papéis diferenciados entre os gêneros; meninos assumiam mais papéis de vilões, super-heróis; enquanto as meninas preferiram assumir papéis de mãe, filha, etc. Considera-se que a instituição de acolhimento constitui-se em um microssistema elementar de desenvolvimento, que deve assegurar e estimular o engajamento das crianças em um rol amplo e diversificado de brincadeiras. O estudo elucida a necessidade de flexibilização no uso dos espaços, em especial, do CE, de modo que possa promover a interação entre grupos diversificados, entre estes os de irmãos. Além disso, sugere-se o oferecimento de cursos e workshops para sensibilizar os profissionais acerca da importância das interações lúdicas para o desenvolvimento infantil. Aliado a isso, devem ser criadas possibilidades que aproximem e estimulem a família a interagir nas brincadeiras com as crianças.Dissertação Desconhecido Crianças em acolhimento institucional: percepções relativas à estrutura e dinâmica de suas famílias(Universidade Federal do Pará, 2014-04-11) MONTEIRO, Paula Danielle Souza; MAGALHÃES, Celina Maria Colino; http://lattes.cnpq.br/1695449937472051O presente trabalho procurou investigar as percepções quanto à estrutura e à dinâmica familiar de crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, do qual fizeram parte nove crianças na faixa etária de seis a sete anos, que estavam acolhidas em uma instituição governamental no estado do Pará. Os dados foram coletados utilizando um formulário de caracterização adaptado, para análise sócio-demográfica dos participantes e o Family System Test (FAST) para avaliar as percepções das crianças sobre estrutura e dinâmica familiar. Os principais resultados indicaram que, no tocante à caracterização, a maioria dos participantes recebia visitas, duas participantes apresentaram um período prolongado de atendimento. Além disso, dentre os critérios de seleção adotados para a população atendida, estavam o sexo e a idade. Verificou-se que a visita dos genitores, geralmente, é um fator relevante para a efetiva reinserção, diminuindo o tempo de permanência da criança/adolescente na instituição. Os dados mostraram, também, que, apesar do caráter excepcional e provisório da instituição como medida de proteção, algumas crianças permanecem acolhidas por muito tempo, apresentando um enfraquecimento dos vínculos familiares. E, que o sexo e a idade são fatores responsáveis pelo desmembramento de grupos de irmãos. No que diz respeito à aplicação do FAST, e também na caracterização, mostraram que a noção de família nuclear, atualmente, não consegue dar conta dos diversos arranjos que têm surgido, verificando-se que as famílias representadas pelos participantes foram bastante diversificadas. Em todas as representações houve a forte presença da família extensa, principalmente a figura dos avós, personagens relevantes no processo de acolhimento, pois, depois da mãe, as visitas mais frequentes são as dos avós. Na maioria das representações, principalmente nas de conflito, ao relacionar-se os escores de coesão e hierarquia, foram identificadas estruturas familiares desequilibradas, com excesso de concentração de poder e poucas trocas afetivas entre os membros, revelando uma dinâmica familiar com baixa flexibilidade, indicando fronteiras rígidas que implicam em pouca interação com outros contextos além da família. Além disso, para que haja um trabalho mais efetivo junto às crianças acolhidas e suas famílias é imprescindível ouvi-las, já que as percepções delas a respeito de sua situação podem facilitar o trabalho daqueles que atuam junto a essa população. Os resultados do estudo, também, mostram-se úteis aos profissionais que atuam nessa área, como a equipe técnica da instituição de acolhimento (pedagogos, psicólogos e assistentes sociais), pois pode capacitá-los na área de infância, adolescência e família, em situação de vulnerabilidade, contribuindo para o embasamento teórico-prático desses profissionais para a tomada de decisão nos processos. À medida que os profissionais apresentam embasamento teórico, podem contribuir com um trabalho mais efetivo junto às famílias, inserindo-as na rede de atendimento e fortalecendo-as como cuidadoras.Dissertação Desconhecido O cuidador como mediador no ensino de habilidade de engajamento conjunto para crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2013-12-19) SANTOS, Adrine Carvalho dos; GAROTTI, Marilice Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2218504886013525Crianças com autismo são caracterizadas por significantes déficits para se engajar em comportamentos de atenção coordenada (AC). Os prejuízos de AC interferem no desenvolvimento dos estados de atenção da criança, que envolve o engajamento conjunto com o outro. Diante disto, o uso de intervenções baseadas no ensino dessa habilidade vem se tornando cada vez mais frequente. Resultados de vários estudos indicam que o treinamento de habilidades direcionadas aos pais está associado ao aumento de habilidades comunicativas e sociais de crianças com autismo. O presente estudo teve como objetivo investigar a efetividade do programa de intervenção com cuidadores, baseado no proposto por Kasari et al (2010), verificando a relação entre responsividade do cuidador e engajamento conjunto da atenção, e a manutenção do novo repertório três meses após a finalização do estudo (followup). Participaram do estudo sete cuidadoras e suas crianças com diagnóstico de autismo, com idade entre 47 e 67 meses. O programa de intervenção administrado com as cuidadoras teve duração de dois meses, sendo constituído de quatro encontros grupais e quatro monitoramentos individualizados. Filmagens de momentos de interação da criança com o cuidador foram realizadas em todas as fases do estudo para posterior análise, além disso, outras medidas foram administradas, são elas, Escala de Interação Social, Teste ABFW (linguagem pragmática) e Escala de Adesão ao Treinamento. Os resultados indicaram diferenças significativas na duração dos engajamentos conjuntos (p = 0.016) e não-conjuntos (p = 0,018) medidos antes e após a intervenção;o teste de Wilcoxon para medidas repetidas indicou diferenças significativas (p = 0,016) no comportamento das cuidadoras após a intervenção; não houve mudanças significativas na linguagem pragmática das crianças. Os dados indicaram que o curso promoveu mudanças no padrão de engajamento da criança com o cuidador e, também, promoveu aumento na responsividade das cuidadoras, e que esses ganhos foram mantidos durante a sessão de seguimento. Os achados foram relevantes para fortalecer a importância de se desenvolver programas de intervenção que capacitem os pais para promover melhoras nas habilidades sociocomunicativas de suas crianças com autismo.Dissertação Desconhecido Desempenho neuropsicomotor de crianças em creches no município de Belém: uma análise a partir do teste de triagem do desenvolvimento de Denver II(Universidade Federal do Pará, 2015-03-03) SILVA, Mariane Lopes da; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças de três anos que frequentam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, a partir do seu desempenho (êxitos e falhas) no Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II (TTDD-II). Para tal, foram realizados dois estudos de caráter descritivo-exploratório. O primeiro consitiu em uma revisão sitemática de pesquisas de avaliação do desenvolvimento infantil no Brasil, que procurou identificar quais instrumentos têm sido utilizados para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças e as variáveis consideradas favoráveis ou desfavoráveis às aquisições esperadas nesse período da vida. A coleta foi realizada nas bases indexadas: Biblioteca Virtual de Saúde-BVS (Scielo, Medline, Lilacs), SCOPUS, PUBMED e WEB OF SCIENCE. Ao final, 48 estudos foram selecionados para revisão pelos juízes (IC= 91,66%). Neles, foram identificados 13 instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil. O TTDD II foi o mais utilizado nas pesquisas, e a variável baixa condição socioeconômica a mais frequente entre os fatores e condições considerados desfavoráveis ao desenvolvimento. O segundo estudo investigou o perfil do DNPM de crianças a partir da análise do seu desempenho no TTDD-II, questionando possíveis diferenças em relação ao sexo. Participaram desta pesquisa 318 crianças matriculadas em Unidades de Educação Infantil (UEI) públicas do município de Belém. Para avaliação do desempenho das crianças no TTDD II em relação à variável sexo, foram feitas análises de frequência e o teste t. Verificou-se que as meninas obtiveram melhor desempenho em três das quatro áreas pesquisadas no teste: pessoal-social (p<0,001), motor-fino (p=0,017) e linguagem (p=0,014). Na área Motor Amplo não houve diferenças significativas entre os sexos. Ao se analisar o desempenho das crianças na execução do teste, observou-se que na área Pessoal Social os itens falhos foram os mesmos para meninos e meninas: „Lava as mão‟, „Nomeia 1 amigo‟, „Veste a camisa‟. Na área Motor Fino os meninos falharam mais nos itens, „Imita a linha vertical‟, „Faz torre de 8 cubos‟ e „Indica a linha mais longa‟, já as meninas falharam mais nos itens, „Faz torre de 8 cubos‟, „Copia um círculo‟ e „Copia uma cruz‟. Na área da Linguagem, os itens mais falhos para os meninos foram, „Conhece 2 adjetivos‟, „Nomeia 1 cor‟ e „Uso de 3 objetos‟ e, para as meninas, „Nomeia 1 cor‟, „Conta 1 bloco‟ e ‟Uso de 3 objetos‟. Na área Motor amplo, crianças de ambos os sexos falharam mais nos itens: „Joga bola de cima para baixo‟, „Salto amplo‟ e „Pula em um pé só‟. Além dos mencionados, as meninas mostraram pior desempenho também no item „Equilibra-se em 1 pé só por 2 segundos‟. Ressalta-se a importância do monitoramento do DNPM e a necessidade de se oferecer subsídios teóricos e empíricos mais específicos para a intervenção, visando com isso minimizar os danos que possíveis atrasos nas aquisições esperadas no período podem ter para todas as áreas pesquisadas ou quaisquer delas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento linguístico de crianças de Belém: associação com características pessoais e ambientais(Universidade Federal do Pará, 2014-11-07) COSTA, Elson Ferreira; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o perfil neuropsicomotor de crianças que frequentam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, particularmente na área de linguagem, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II (TTDD-II). Para tal, foram realizados dois estudos, ambos transversais e quantitativos, com caráter descritivo-exploratório. O primeiro investigou o perfil do neurodesenvolvimento de crianças distribuídas pelos Distritos Administrativos de Belém, segundo o TTDD-II, e mapeou os distritos e o percentual de crianças avaliadas como normais em termos neurodesenvolvimentais ou com suspeita de atraso. Já o segundo trabalho verificou as associações entre o escore de desenvolvimento da área da linguagem, segundo o TTDD-II, com as variáveis pessoais e contextuais pesquisadas. Participaram desta pesquisa 319 crianças de três anos que frequentaram as Unidades de Educação Infantil (UEI) públicas do município de Belém, no período de agosto a dezembro de 2012. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado o TTDD-II, já a coleta dos dados pessoais e contextuais foi feita a partir da aplicação de questionário com os pais e instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Os resultados do primeiro estudo indicaram a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de 77,7% das crianças pesquisadas, sendo este valor igual a 59,2% na área linguística. A variável nível de pobreza familiar apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de desenvolvimento global (p=0,011) e da linguagem (p=0,003). Os resultados do segundo estudo apontam 59,2% de suspeita de atraso na área da linguagem. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho foram escolaridade paterna (p=0,003), idade materna (p=0,03) e o nível de pobreza urbana (p=0,003). A alta prevalência de suspeita de atrasos no desenvolvimento das crianças participantes aponta a importância da implantação de programas de estimulação ou vigilância do desenvolvimento infantil, utilizando instrumentos como o TTDD-II, além de alertar para a presença de fatores de risco que podem interferir no neurodesenvolvimento dos anos iniciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças das unidades de educação infantil do município de Belém: características pessoais e fatores ambientais associados(Universidade Federal do Pará, 2013-08-08) GUERREIRO, Talitha Buenaño França; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735O desenvolvimento infantil é considerado uma sequência de mudanças no comportamento e processos subjacentes, sendo influenciado por fatores biológicos e ambientais. A triagem e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), têm se revelado como procedimentos eficientes na identificação precoce de diferentes afecções do desenvolvimento na infância. Este estudo teve como objetivo relacionar o estado do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, na faixa etária de 36 a 48 meses, que frequentavam Unidades de Educação Infantil (UEI), distribuídas nos Distritos Administrativos do município de Belém, a características pessoais e variáveis do seu ambiente ecológico. O estudo é transversal, de caráter exploratório descritivo. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II, tendo sido aplicado questionário para levantamento das características biopsicossociais da criança e outro instrumento para medição do nível de pobreza de suas famílias. O estudo revelou que das 319 crianças avaliadas, 77,74% apresentaram desenvolvimento suspeito de atraso. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa foram escolaridade paterna (0,000**), principal cuidador da criança (0,039*), planejamento da gravidez (0,007*). Quanto ao instrumento de medição do nível de pobreza urbana, a pontuação variou de 28 a 52 pontos, e apresentou relação estatisticamente significativa com o desfecho (0,003*). A alta prevalência de possíveis atrasos no desenvolvimento observados em crianças das UEI do município mostrou a importância de programas de estimulação precoce, incentivando o acompanhamento do desenvolvimento infantil através de triagem, além de alertar para a questão da interferência negativa dos fatores socioeconômicos e culturais no crescimento e desenvolvimento infantil.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminações auditivo-visuais e a emergência de tatos em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma replicação sistemática(Universidade Federal do Pará, 2021-09-08) CARVALHO, Rhayssa Fernandes da Silva; SILVA, Flávia Teresa Neves; http://lattes.cnpq.br/9875105389453993; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O estabelecimento de discriminações condicionais auditivo-visuais é um passo fundamental nos protocolos de ensino de repertórios para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, existe uma diversidade de procedimentos que têm sido utilizados para o ensino desse repertório. Recentemente, Fisher et al. (2019) mostraram que a utilização de um conjunto de procedimentos (que incluía treino discriminativo ‘apenas condicional’, uso de resposta ecoica como resposta de observação diferencial, ajuda com pareamento por identidade com atraso progressivo e correção de erros) favoreceu a aprendizagem de discriminações auditivo-visuais em quatro crianças com TEA, e a emergência de tatos dos estímulos visuais para duas delas. O presente estudo realizou uma replicação sistemática de Fisher et al. (2019), eliminando inicialmente a exigência de respostas ecoicas do conjunto de procedimentos de ensino, a fim de avaliar o papel dessas respostas na aquisição de discriminações auditivo-visuais e tatos em crianças com TEA. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos de estímulos. Os resultados mostraram que foi necessária a introdução da exigência de resposta ecoica para que os participantes aprendessem a maioria das discriminações auditivo-visuais, e que dois participantes apresentaram a emergência de tatos de alguns dos estímulos visuais. Discute-se a eficiência do conjunto de procedimentos sobre o ensino de respostas de ouvinte, possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, análise dos componentes e papel do ecoico na emergência de tatos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estresse e expectativa de futuro na adolescência(Universidade Federal do Pará, 2015-09-02) FLORÊNCIO, Cybelle Bezerra Sousa; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634A adolescência representa um período muito importante no desenvolvimento humano e devido a sua vulnerabilidade, podem ocorrer eventos que desencadeiem o estresse e influenciem nas expectativas de futuro dos jovens. O presente estudo objetivou verificar o estresse, a desesperança e as expectativas de futuro e a relação dessas variáveis entre si, em uma mostra de 295 estudantes, alunos do Ensino Médio de uma rede confessional particular de ensino. Os resultados obtidos indicaram que o estresse interfere nas expectativas de futuro do adolescente e nos níveis de desesperança do adolescente. No entanto, a maioria dos adolescentes apresentou baixos níveis de estresse e desesperança. Conclui-se que apesar da vulnerabilidade comum ao período da adolescência, é possível vivenciar essa fase de forma saudável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estresse e metas de socialização de pais de crianças com e sem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(Universidade Federal do Pará, 2015-08-27) TAVERNARD, Edimeire Pastori de Magalhães; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634Os comportamentos que uma pessoa com TDAH apresenta podem provocar um emaranhado de sentimentos no seio familiar e social, desgastando suas relações o que pode ocasionar em rejeição desse indivíduo ou até mesmo exclusão do grupo social ao qual estão ligados.Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a presença de estresse e as metas de socialização de pais de crianças com e sem TDAH. Para tal, foram realizados dois estudos. No primeiro foi avaliada a presença de estresse em pais de crianças com e sem TDAH e verificado se havia correlação desses níveis com os comprometimentos atencionais e padrões de hiperatividade/impulsividade dos seus filhos. No segundo investigou-se as metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH. Participaram de ambos os estudos78 pais, divididos em dois grupos: Grupo Experimental formado pelos pais de crianças ou adolescentescom o diagnóstico de TDAH e Grupo controle formado pelos pais de crianças sem o diagnóstico. Os dados foram coletados em um Hospital Universitário e em duasescolasregulares da rede pública da cidade de Belém/PA. Os instrumentos utilizados foram:Questionário Sócio-Demográfico,MTA-SNAP IV, Índice de Estresse Parental (PSI).Os resultados do primeiro estudo apontaram que o nível de estresse dos pais de crianças sem TDAH (GC) foi maior do que o dos pais de crianças com TDAH (GE) e os do segundo estudo demonstraram que os pais de ambos os grupos têm suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento, diferenciando-se quanto as estratégias de ação usadas para alcançar as metas.
