Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC
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O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), iniciou suas atividades em 1987 com o curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. O curso de Doutorado passou a ser oferecido a partir do ano 2000.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/NTPC por Linha de Pesquisa "PROCESSOS EVOLUTIVOS E COMPORTAMENTO HUMANO"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Autoeficácia e Percepção de Mães e Avós de Crianças com Caracteríscticas do TDAH(Universidade Federal do Pará, 2018-02-09) DOURADO, Carolina Morais; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634Esta dissertação objetivou investigar a percepção de mães e avós de crianças com características do TDAH a respeito de sua autoeficácia parental e autoficácia geral e ainda, a percepção que apresentam sobre as características de suas crianças. Sua estrutura é constituída por dois estudos construídos de maneira interdependentes. O ambiente de coleta para ambos os estudos foi o Centro de Atenção a Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC-UFPA). No primeiro, o objetivo foi investigar a percepção de autoeficácia de cuidadores de crianças com características do TDAH, considerando o subtipo do transtorno e o quociente de inteligência total das crianças. Participaram 24 cuidadores maiores de 18 anos; autodeclarados como cuidador principal de crianças com idades entre 6 a 12 anos. Utilizou-se o Protocolo de entrevista exploratória; escala de Autoeficácia Parental; EAEG; SNAP IV; Wisc IV. Os dados deste estudo mostraram que os cuidadores apresentaram médias rebaixadas de autoeficácia parental e de autoeficácia relacionadas a aspectos gerais da vida. Os níveis mais baixos estiveram ligados aos casos de TDAH do subtipo combinado. Da aplicação do Wisc IV, observou-se que em ambos os grupos de cuidadores, com baixa e alta autoeficácia parental, as crianças apresentaram Quociente de Inteligência Total abaixo da média esperada para a faixa etária. No segundo estudo, o objetivo foi descrever a percepção de mães e avós acerca das características da criança com traços de TDAH, bem como a relação que estes cuidadores tem com elas e a percepção sobre o papel de ser cuidador. Os participantes foram seis mães/avós de crianças entre 6 e 12 anos. Os instrumentos e técnicas utilizadas foram um protocolo de entrevista exploratória e entrevista em grupo focal. Os dados foram analisados via SPSS- (versão 20.0) e por análise de conteúdo. A análise qualitativa dos dados revelou no discurso dos pais as seguintes categorias: 1) Percepção das primeiras dificuldades; 2) Percepção sobre a criança (percepção positiva e percepção negativa do comportamento); 3) Percepção sobre o parceiro parental (Percepção colaborativa e Percepção não colaborativa); 4) Percepção de terceiros sobre a criança; 5) Serviços de atendimentos; 6) Fatores de risco ( riscos sociais e espiritualidade); 7) Fatores de proteção (Espiritualidade e Disponibilidade para o cuidado). Espera-se que os dados, ora apresentado nos dois estudos contribuam para a investigação da saúde mental de cuidadores de crianças com transtornos mentais e dê base para a criação de políticas publica que intervenham no bem-estar psicológico dos cuidadores e das crianças.Tese Acesso aberto (Open Access) Relações entre qualidade de vida relacionada à saúde e autoconceitos e conceitos de outros significativos de adolescentes por meio da modelagem de equações estruturais(Universidade Federal do Pará, 2015-10-30) RODRIGUES, Silvia Maués Santos; PEDROSO, Janari da Silva; http://lattes.cnpq.br/4096274367867186; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678A partir de dados coletados em população de adolescentes de quatro capitais brasileiras (Belém, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre), testar a validade de modelo teórico que investiga as relações entre as variáveis envolvidas nos constructos dos padrões de identificação familiar obtidas com o Teste de Identificação da Família (FIT) e àquelas de qualidade de vida relacionada à saúde obtidas com o questionário genérico KIDSCREEN-27, por meio da aplicação da modelagem de equações estruturais (SEM). 1.082 adolescentes selecionados, constituiram três grupos: um dos que frequentavam serviços de atenção em saúde mental ambulatorial (GC), um de estudantes do setor público (GP) e um de estudantes do setor privado (GPr). Os três grupos foram investigados com o KIDSCREEN-27, em cinco dimensões de sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e com o FIT (Teste de Identificação da Familia), em seus padrões de identificações familiares. Os instrumentos foram analisados em suas propriedades psicométricas, obtiveram-se escores de QVRS, de autoconceitos e de identificações familiares que permitiram comparar os três grupos com estatísticas descritivas e inferenciais (MANOVA, MANCOVA e Análise Discriminate); e em uma segunda etapa, foram analisadas as repercussões dos padrões de identificação na QVRS por meio da Modelagem de Equações Estruturais. A média de idades dos adolescentes na amostra geral foi de 15.30 (SD = 1.60) anos, sendo 54,1% do sexo feminino; foram encontrados escores mais baixos de QVRS em adolescentes com doença mental em quatro de cinco dimensões, com um tamanho de efeito variando de 0,25 para bem-estar físico a 0,46 para a Autonomia & Pais. Na análise do FIT, foi obtido um efeito estatisticamente significativo com MANOVA seguido por uma série de ANOVAs que indicou diferenças nos padrões de identificação da família. Os adolescentes GPr apresentaram médias mais elevadas do que adolescentes de GP em auto-congruência, identificações real e ideal com o pai e identificação ideal com avós; e também mostrou diferenças com o GC na identificação real e ideal com o pai. Os resultados diferenciaram adolescentes oriundos de contextos diferentes. Na última etapa de análise, foi realizado estudo da estrutura fatorial do KIDSCREEN-27 e do FIT e, a seguir, foi realizado um Modelo Multivariado de Regressão Linear e foi observado que o autoconceito real prevê a qualidade de vida em suas cinco dimensões; a imagem percebida da mãe, do pai e do avô/avó prevê a qualidade de vida principalmente na dimensão da qualidade de vida relacionada a Autonomia & Relação com os Pais. O estudo fornece informações pertinentes e valiosas sobre a mensuração de QVRS e Padrões de Identificações em grupos de adolescentes brasileiros de diferentes origens. A constatação de que adolescentes oriundos de escolas públicas e grupo clínico mostrarem um desejo menor para se parecerem como seus pais pode apontar para uma menor coesão familiar ou sentimentos mais pronunciados de rejeição com figura paterna. Além disso, aspectos destacados pela percepção de autoconceitos e conceitos de outros podem ser preditores de escores maiores de qualidade de vida relacionada à saúde. Ambos os instrumentos constituem, portanto, ferramentas úteis na avaliação da saúde mental e bem-estar de adolescentes.
