Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9262
O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) é um programa de pós-graduação stricto sensu e tem como objetivo proporcionar formação continuada de professores e professoras. Contribui para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na educação básica, visando dar qualificação certificada ao egresso para o exercício da profissão de professor de História.
Área de Conhecimento: Saberes Históricos no Espaço Escolar, Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/Ananindeua por Linha de Pesquisa "SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cangaço, saberes experienciais e ensino de História: uma cultura histórica e suas ressignificações no espaço escolar(Universidade Federal do Pará, 2023-12-15) OLIVEIRA, Richardy Leal; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta pesquisa sob uma metodologia quanto-qualitativa analisará o conteúdo do cangaço desde seus aspectos nos documentos normativa, passando pelos diversos saberes experienciais de docentes e discentes nas dimensões macro e micro do ensino de História utilizando-se da sala de aula como principal campo e instrumental de pesquisa; bem como analisará objetos culturais construídos por esse corpo em movimento de um conjunto de memórias coletivas em torno do tema e conteúdo do cangaço. O professor enquanto agente do processo de ensino e aprendizagem se apresenta também como parte integrante de um contexto social com vias de mão dupla, conduzindo e abrindo caminhos para que o aluno(a) construa reflexões e bases para um desenvolvimento cognitivo, crítico e social. Para tanto, ser professor(a) também é estar em condições de um constante aprendizado e amadurecimento, os saberes experienciais são parte importante desse contexto de aperfeiçoamento profissional e pessoal, são diversas tomadas de decisões, sejam elas macro ou micro, ao longo do cotidiano moldando com o tempo a lógica empreendida por este dentro de sala de aula e na condução do aluno(a) em suas respectivas empreitadas dentro de seu processo de aprendizagem. Todo esse contexto irá incidir diretamente nas escolhas e/ou mobilizações de conteúdos em sala de aula. O conteúdo do cangaço é um daqueles, dentre tantos outros, que altera sensivelmente a dinâmica de mobilização por parte de professores(as) e alunos(as) e, portanto, do contexto reflexivo de ensino e aprendizagem. São dinâmicas para além do evento em si ainda nos idos da primeira metade do século XX, hoje constituído num processo de ressignificação mnemônica construída sob diversos contextos, sedimentando-se através de vários elementos e espaços. Um movimento social transmutado em memória e utilizado pelo ensino de História como saber escolar capaz de instrumentalizar oportunidades para que alunos e alunas reflitam profundamente sobre diversos temas tangenciais. Esta pesquisa ainda cumpre sua função no âmbito de um programa de mestrado profissional, propondo um artefato didático pedagógico que assimila o conteúdo do cangaço em diferentes pontos monumentais fomentados por aprofundamentos e indicações de mobilização do mesmo, compartimentados em seis categorias.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografia social como ferramenta para o ensino: a História do Povo Indígena Mortigura por meio de um mapa digital em Barcarena-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-08-28) FERREIRA, Vinicius Machado; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História parte da análise de mapas do livro didático “Conquista Solução Educacional” como objeto de estudo, destacando sua importância no Instituto Cristo Rei, onde é obrigatório e vinculado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A utilização deste livro enfrenta desafios devido à extensão dos conteúdos e a carga horária limitada. Os mapas presentes no livro são vistos como recursos para tornar as aulas mais reflexivas e dinâmicas. Autores como Kazumi Munakata (2016) e Alain Choppin (2004) oferecem perspectivas sobre o papel do livro didático na cultura escolar, enquanto outros como Harley (2005) e Carlos Tiné da Silva Pereira (2020) enfatizam o poder e a construção da cartografia, respectivamente. A imersão dos alunos nos mapas sociais, em especial o que foi produzido pelos indígenas Mortigura, amplia sua compreensão histórica e espacial, desafiando visões eurocêntricas. A necessidade de ampliar a percepção dos alunos sobre a colonização portuguesa e as experiências dos Mortigura demandou a construção de um mapa digital. Autores como Souto (2017) e Danilo Alves da Silva (2018) discutem a importância do uso de recursos digitais, além da minha mediação como professor pesquisador no processo de ensino e aprendizagem. A cartografia social, feita pelos indígenas Mortigura, foi utilizada como principal material de ensino, buscando valorizar seus conhecimentos e resistência na história do passado e tempo presente. Assim, a abordagem metodológica ativa e interativa, aliada às oficinas de cartografia, permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda do território e da história dos Mortigura, assim como sobre o município de Barcarena, contribuindo para um ensino decolonial da história.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2020-12-03) CORRÊA, João Nazareno Pereira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este trabalho versa sobre os passos efetivados rumo a uma cartografia sociocultural do bairro do Jurunas (Belém-Pará), segundo o ponto de vista cognitivo dos estudantes de duas turmas do Fundamental Maior (8º e 9º Anos), da Escola Vereador Gonçalo Duarte. Esta estratégia de pesquisa/ensino está, sobretudo, focada a movimentar elementos da história local desse espaço urbano e de seu patrimônio cultural com os saberes da História escolar, por intermédio do uso e análise de mapas mentais, de produções textuais e de registros fotográficos formulados pelos sujeitos/discentes. A aplicação desse processo de mapeamento ou sequência didática, emergiu do encontro favorável das minhas experiências de ensino com a teoria científica do Ensino de História, em especial das reflexões emanadas da perspectiva da história local, da noção plural de patrimônio e de importantes vertentes do campo da Cartografia. Posto isto, posso adiantar que este esforço de pesquisa conseguiu vislumbrar os gestos que tais educandos praticam para territorializar os espaços em que vivem e, com isso, ofertou a possibilidade de descortinar novos cenários do patrimônio vivo ou em contínuo movimento desta região sul da Capital Paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Centro Histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2019-01-29) MARTINS, Lourdes Machado; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993A dissertação Centro histórico de Belém: lugar de história e memória na sala de aula, tem como objetivo desenvolver uma proposição didática, para ensinar história a partir de fontes patrimoniais, incorporando o uso do patrimônio histórico local. O experimento desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rui Barbosa, localizada na Rua Joaquim Távora, 408 no bairro da Cidade Velha. Para esta pesquisa foi selecionado dois monumentos do Centro Histórico de Belém: o Forte do castelo e a Praça Frei Caetano Brandão, como espaço para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem em interface com a história local. O resultado foi considerado positivo, pois, observou-se um envolvimento muito grande dos alunos com as tarefas propostas, fato que favoreceu a aprendizagem dos mesmos. Como produto educacional da dissertação o terceiro capítulo apresenta o pari passu da preposição didática que se propõe a ser utilizado no ensino de história em diferentes séries e níveis de ensino. A didática de história utilizada prevê um percurso metodológico no qual o professor será o interlocutor em diálogo com os estudantes, pois é ele que vai apresentar aos alunos as fontes que serão utilizadas, assim como, orientá-los na construção de reflexões acerca do patrimônio histórico, cujo objetivo principal é estimular a construção do conhecimento histórico em diferentes espaços da memória. Os alunos por sua vez, serão agentes desta pesquisa, visto que terão a oportunidade de analisar diretamente as fontes e, em diversos momentos eles serão os interlocutores através das respostas que encontrarão no cruzamento das fontes a cada questão apresentada, cujo objetivo é aproximar os alunos da história local por meio do contato direto com as fontes e com temas locais. O projeto foi refletido teoricamente nos debates e nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, destacando-se a didática rüseniana em interação epistemológica com os debates sobre a educação patrimonial. O estudo do centro histórico na perspectiva da educação patrimonial é o produto educacional como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A cidade entre memórias e fotografias: uma prática de ensino patrimonial nas aulas de História - Icoaraci – Pa(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) PEIXOTO, Williomar de Souza; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Essa dissertação carrega como tema principal o diálogo entre a Educação Patrimonial e a História local no ensino de História no intuito de contribuir para a pesquisa científica acerca da didática da História. Ela busca caminhos que possam levar os discentes a um conhecimento histórico, de fato, significativo. Para isto, direcionou-se em demonstrar a importância do trato por parte do ensino de História com temas de história local e patrimônio, haja vista, a importante ligação que estes guardam com a perspectiva do desenvolvimento das identidades e do sentimento de pertença dos alunos. Por meio de um projeto de intervenção realizado com alunos do 9º ano do Colégio Interativo, no distrito de Icoaraci (Belém-PA), apresentamos uma sequência didática dentro destes campos de pesquisa acima citados. Nesse sentido, foram utilizadas principalmente fontes orais, oriundas da produção de memórias de parte dos moradores do distrito de Icoaraci, e consecutivamente o registro de imagens fotográficas dos espaços e práticas elencados nestes relatos de memória. Tal prática objetivou colocar o aluno como protagonista da pesquisa, propiciando-lhe apreender um passado de seu lugar que para ele antes estava silenciado, o ajudando a obter noções de um tempo repleto de rupturas e permanências no presente. A produção é um meio de ampliação do debate sobre o ensino patrimonial, e da pesquisa em ensino de História a partir dos usos dos diferentes espaços de memória como fonte de análise. O trabalho sugere ainda o debate existente sobre às definições e usos dos patrimônios culturais, suas finalidades e a quais projetos de sociedade eles atendem. O resultado material desse projeto configura-se num produto em formato de sequência didática, sistematizando a proposta de ensino patrimonial aqui realizada, tendo como alvo principal professores da rede básica de ensino, bem como o acervo de imagens produzidas pelos alunos, além do próprio banco de dados que organiza os apontamentos sobre lugares, costumes, práticas locais oriundas da memória dos mais velhos e dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) De Dandara a Firmina: o ensino de História do Brasil a partir de Mulheres Negras no Ensino Médio Integrado(Universidade Federal do Pará, 2020-10-05) COSTA, Rayme Tiago Rodrigues; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633Uma única história tem sido contada sobre a população negra e sobre as mulheres negras no ensino de história do Brasil, uma história de invisibilidade e lugares subalternos, onde a população negra é desumanizada e as mulheres negras reduzidas a condição de mulatas, domésticas e mães pretas. Esta narrativa é resultado de um processo histórico consciente de desumanização formatado pelo ocidente na modernidade/colonialidade para gerar domínio e consolidação de poder. Nesse sentido, esta dissertação busca ser uma resposta a esse contexto, objetivando construir uma narrativa no ensino de história do Brasil a luz da trajetória de cinco mulheres negras, Dandara, Chica da Silva, Mônica, Luiza Mahin e Maria Firmina dos Reis, mobilizando suas perspectivas para entender o contexto colonial (Séc. XVI-XIX) visibilizando personagens e contextos marginalizados e apresentar a metodologia e as ideias na qual se fundamentam essa experiência, tendo o sistema web “Mulheres Negras no Ensino de História” como produto das atividades realizadas. A pesquisa ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA) da cidade de Paragominas, concomitantemente as aulas de história para a turma de Informática do segundo ano do ensino médio, no ano de 2018. Para isso, foi necessário descolonizar as formas de ver, a interseccionalidade, o gênero, e o jogo de escalas da micro-história foram utilizadas como ferramentas procedimentais, além dos conhecimentos discentes para perceber as mulheres negras do presente e do passado. A metodologia utilizada foi da aula-oficina (BARCA, 2004) onde os alunos após serem ambientados sobre os contextos, foram divididos em grupos e tiveram acesso a fontes sobre cada personagem, apresentando em forma de seminário seu contexto e biografia, as quais foram utilizadas para produzir o sistema web. Compreender o passado colonial pelas lentes de mulheres negras materializou e aproximou a história do cotidiano dos educandos, muitos realizaram uma apropriação das personagens como elementos simbólicos para a positivação da negritude, passando a observar as mulheres negras ao seu derredor e as suas problemáticas, além de uma complexificação do ser mulher e da crítica sobre a feminilidade branca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensinando História local: a representação da identidade em Santa Izabel do Pará na égide da educação patrimonial(Universidade Federal do Pará, 2025-05-20) RAMOS, Adriel Eleris; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235; DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo; SANTOS, Rafael Rogério Nascimento dos; http://lattes.cnpq.br/7994103518602397; http://lattes.cnpq.br/3959303521469553; https://orcid.org/0000-0002-7922-6090; https://orcid.org/0000-0002-4870-4029A presente dissertação tomou como norte a formação de uma identidade de estudantes em Santa Izabel do Pará a partir da educação patrimonial. Para isto, foi necessário entender como a História local tem sido ensinada nos anos iniciais do Ensino fundamental das escolas de Santa Izabel do Pará, para então perceber razões de carências apresentadas diante destes temas, nos anos finais desta etapa. Posteriormente elaborei uma proposta didática alternativa que buscou adentrar nas tecnologias de informação e que culminou em um Website intitulado “Ensinando História local no patrimônio” com o intuito de possibilitar um melhor suporte no ensino de História escolar local tanto nos anos iniciais como finais do ensino fundamental, além de servir como fonte de pesquisa para discentes do município. Neste sentido, buscamos, a partir das falas em entrevistas com professores dos anos iniciais, estabelecer comparações entre as respostas destes sujeitos com as falas de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, identificadas em questionários, ponderando diferenças, contradições ou igualdades entre as distintas narrativas. O Lócus da pesquisa é a Escola Municipal de ensino fundamental Antônio Lemos, uma unidade da Secretaria Municipal de Educação de Santa Izabel do Pará – SEMED, localizada do centro de cidade e o projeto se desenvolveu a partir de uma turma de 9° ano. Neste projeto, buscamos na educação patrimonial, o suporte necessário para trazer parte da História da cidade que liga-se diretamente ao tema da aula, presente no currículo municipal e que deu suporte ao trabalho local “A Belle Époque na Amazônia”. Elencamos o monumento Colégio Estadual Antônio Lemos – CEAL, antigo Orphelinato Antônio Lemos, patrimônio tombado pela SECULT/ DPHAC em 1982, como forma de promover a criticidade do aluno ao analisar lugares de memória para a desconstrução de uma visão elitizada e que reforça um discurso promovido pela memória coletiva sobre uma suposta “cidade do já teve”. Este exercício culminou na construção de uma identidade do estudante e a consequente orientação no tempo e no seu espaço, além de promover uma reformulação do pensamento histórico social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e Direitos Humanos: a história de gênero na perspectiva interseccional e a luta da mulher negra por direitos(Universidade Federal do Pará, 2021-12-20) FARIAS, Marilin Genezareth de Oliveira; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377O presente trabalho objetiva discutir como os direitos humanos podem ser trabalhados no ensino de história a partir do problema de gênero pelo viés interseccional. Partimos da hipótese de que há uma cultura histórica que desconhece a importância dos direitos como parâmetro de cidadania, como também, persiste em uma “tradição patriarcal” que legitima a cultura machista. Metodologicamente, utilizaremos a teoria da história para embasar nossa pesquisa, a partir dos conceitos de consciência histórica e cultura histórica, para, assim, identificarmos o conhecimento histórico dos estudantes. O recorte temático versará sobre a questão da interseccionalidade, considerando uma abordagem pontual sobre gênero, classe e raça na perspectiva do ensino de história. Para isso, executamos oficinas temáticas sobre a luta das mulheres negras por direitos, para assim, conjuntamente aos alunos pensarmos o produto. Ao final da pesquisa, o produto pensado, em formato HQ, servirá de suporte didático para as escolas e o ensino de história, por possuir uma linguagem acessível à educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de História e natureza: mapa digital dos impactos ambientais na Amazônia durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)(Universidade Federal do Pará, 2025-09-11) SEABRA, Ivo Augusto Moura; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700; FONTES, Edilza Joana Oliveira; MARTINEZ, Paulo Henrique; http://lattes.cnpq.br/9447513031256372; http://lattes.cnpq.br/3335180359277392; https://orcid.org/0009-0001-9829-3504; https://orcid.org/0000-0001-8662-0371O período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi um momento histórico marcado pelo controle das liberdades sociais e pela construção de um projeto de modernização conservadora com apoio de grupos civis. Na Amazônia, o projeto militar consolidou-se com a instalação de Grandes Projetos (GPs) visando explorar as potencialidades da natureza. Naquela época, a natureza foi compreendida como recurso natural por representantes do Governo Federal e setores ligados aos interesses privados. Este trabalho pretende discutir os impactos ambientais como resultado da instalação dos grandes projetos na Amazônia e percebê-los como um tema relevante para o ensino de história. A pesquisa se propõe a produzir um mapa digital que auxilie estudantes e professores no entendimento dos efeitos ambientais da ação civil-militar na Amazônia durante a vigência da ditadura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de História em sons e imagens: patrimônio histórico-cultural, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu(Universidade Federal do Pará, 2021-12-28) SOUZA, Manoel de Jesus Manito de; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/6758802097773377Esta dissertação intitulada o ensino de História em sons e imagens: patrimônio histórico, memórias e olhares do presente na produção de um documentário sobre a base aérea de Igarapé-Açu, dentro da linha de pesquisa, saberes históricos em diferentes espaços da memória, metodologicamente foi realizada com a participação direta de alunos do 9º ano da escola Cônego Calado do período da manhã os 2020, os quais participaram fazendo as oficinas preparatórias para pesquisa sobre a base aérea, elaborando indagações e fazendo entrevistas juntamente com este professor pesquisador que foi o coordenador-geral deste trabalho desde a preparação e aplicação das oficinas, dos questionários, da filmagem e edição do produto desta dissertação que é um vídeo documentário com o mesmo título da dissertação (disponível online no domínio https://youtu.be/aIUG3VIzVpk) e o trabalho foi feito ainda mediante um conjunto de entrevistas com moradores antigos e hodiernos de Igarapé-Açu para levantarmos informações sobre o nosso objeto de pesquisa, à base aérea, fizemos pesquisas bibliográficas sobre o tema e pesquisas em jornais do período da Segunda Guerra em Belém, e filmamos a base aérea. Os objetivos desta pesquisa com alunos era conhecermos a história da base aérea de Igarapé-Açu, remanescente da Segunda Guerra Mundial e pensar formas de instrumentalizar este bem cultural nas aulas de História, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e participativa que levasse os alunos do 9°ano a pensar criticamente sobre os bens histórico-culturais de sua cidade, bem como perceber que na sua localidade se fez e se faz história, também objetivamos produzir um documentário de 28 minutos sobre a base aérea de Igarapé-Açu, filmando o local e entrevistando idosos que conviveram com aquele espaço enquanto ele era ativo e entrevistando também outros pesquisadores que já produziram conhecimento sobre a base aérea ou as manifestações da Segunda Guerra Mundial em Igarapé-Açu. Como fontes utilizamos entrevistas orais e escritas por meio de dezenas de questionários distribuídos em diferentes geografias da cidade de Igarapé-Açu e para diferentes pessoas, consultas a jornais impressos da época da Segunda Guerra, consulta ao Comando da Aeronáutica em Belém e outras fontes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre os seringais: o Museu Parque Seringal como um espaço de aprendizagem histórica(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) SILVA, Marcos Vinícius Marcelino da Cruz; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633; https://orcid.org/0009-0007-0797-4894As discussões do presente trabalho se ocupam em investigar as possibilidades educativas proporcionadas pelo Museu Parque Seringal, em Ananindeua (PA) como espaço de aprendizagem histórica e recurso didático no Ensino de História. Para essa finalidade desenvolvemos oficinas de produção de conhecimento com os alunos da escola do 9º ano de uma instituição particular de ensino básico, localizado na cidade de Belém (PA), as quais tiveram como produto a elaboração de folhetins informativos sobre o Ciclo da Borracha. Com base no que é apresentado no decorrer desta dissertação, o estudo se mostra metodologicamente como bibliográfico, documental, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se em uma pesquisa participante, de modo aplicada. O objetivo central dessa iniciativa foi construir uma metodologia de aprendizagem considerando o museu como lugar de memória nas suas dimensões patrimonial e histórica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) História local e ensino de História: as memórias da paisagem do bairro Carananduba, na ilha de Mosqueiro, Belém-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-06-12) COSTA, Roberto Souza; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235A presente dissertação tem por objetivo promover um ensino de História, a partir de memórias sobre o bairro de Carananduba, na ilha de Mosqueiro, Belém-Pa., propiciador de aprendizagens significativas aos alunos e alunas do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Prof.º Abelardo Leão Condurú, que possibilite a construção e percepção de diferentes modos de ver, sentir e pensar o bairro, valendo-se de pressupostos teóricos da História Urbana, compreendendo a importância da construção e valorização da história local, ao mesmo tempo, em que esta última é utilizada como ponte necessária à compreensão de contextos mais amplos, realidades maiores nas quais o local está inserido. Para a execução do trabalho, foram propostos diferentes tipos de atividades, dentro e fora do espaço escolar, valendo-se da aplicação de questionários a discentes (público-alvo da pesquisa), utilização de fontes de natureza diversa e realização de entrevistas com moradores locais. Para entrevistar moradores, utilizou-se a metodologia da história oral, o que exigiu momentos de preparação e orientação, bem como de elaboração de roteiro de entrevistas. Com as atividades propostas, buscava-se estimular discentes a assumir uma atitude historiadora em relação à leitura e análise das fontes e o fomento ao reconhecimento da historicidade de si, dos outros e do local onde habitam. Aplicou-se também para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental um questionário “on-line” com vistas a compreender como estes realizavam atividades voltadas ao estudo da história local. Todo o material obtido foi analisado tendo por base técnica de análise conteúdo categorial temática. A partir disso, foi possível perceber o que os discentes possuíam de conhecimentos sobre a história do local onde habitam e, além disso, visualizar os aspectos positivos e as limitações das práticas docentes destinadas ao estudo do local. A dimensão propositiva desta dissertação constitui-se num “site” direcionado a docentes, fundamentalmente, e espera-se que lhes sirva como norte para suas práticas de ensino voltadas ao estudo da história local, aliado a isso, que se constitua num espaço de compartilhamento de conhecimento em constante crescimento e de divulgação de outras experiências de ensino do gênero.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Lugares de memória das culturas negras em Bragança-Pará: experiências com o ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2019-02-27) SILVA, Tomé Montanaro Ferreira da; LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto; http://lattes.cnpq.br/0040917069487308O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os lugares de memória das culturas negras em Bragança, no Estado do Pará, a partir de experiências no ensino de história com alunos do ensino fundamental. Para tal, elencamos lugares de memórias na cidade, que serviram como pontos a serem visitados e investigados por uma turma de alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Bolívar Bordallo da Silva. As questões desenvolvidas tiveram como mote o que os alunos conhecem sobre os negros, entre as histórias contadas em sala de aula, que remontam aos tempos da escravidão e registram a presença negra africana na região, e as marcas culturais dessa presença ainda viva nos dias atuais. Após as leituras prévias que orientaram a elaboração do projeto, que se desenhou como uma pesquisa-ação, a metodologia de trabalho com os alunos se dividiu em dois grandes momentos: aplicação de questionários e visitações aos locais selecionados, seguida de atividade com os mesmos. Quanto à aplicação de questionários, esses foram feitos como sondagem aos alunos a respeito do tema específico da vida do negro na história e de como na contemporaneidade ainda existem traços que são delimitados como partes do cotidiano de Bragança. No segundo ponto, o da metodologia, seis locais para visitação foram escolhidos. Nesse segundo caso, articulou-se o ensino formal em sala de aula e o ensino em outros espaços com objetivo de possibilitar aos alunos um aprendizado histórico em lugares que fazem parte de seus cotidianos, mas que estão silenciados do currículo formal. Parte do que é definido como cultura negra faz parte do contexto da história de Bragança, embora algumas façam parte da vivência dos alunos, estes não associam como parte estruturante de um processo que vem de um período que foi caracterizado no país como escravidão negra africana, e se dinamiza até o presente. Foram pensadas estratégias que fizeram os alunos relacionarem e perceberem que nos espaços em que eles vivem pulsam as histórias e memórias de forma que os lugares também são objetos de estudos cujo olhar do aluno pode ser orientado pelo professor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Museu Parque Seringal: proposta no ensino de História e natureza(Universidade Federal do Pará, 2021-12-29) CONCEIÇÃO, Ana Maria da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho faz um estudo sobre o conjunto patrimonial do Museu Parque Seringal, em Ananindeua/PA, como um espaço que colabora para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a contextualizar a relação entre passado e presente da história do município para a construção de saberes históricos que considerem a natureza como fonte de aprendizado da disciplina História. Apresenta se aqui resultados de um trabalho de campo que envolveu alunos do ensino fundamental da E. E. E. F. “Cândido Horácio Evelin” da rede pública de ensino. O objetivo é lançar novos olhares sobre o parque a fim de repens ar como aquele local contribui para o ensino de História, utilizando as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 9° Ano e também os conhecimentos prévios da comunidade no entorno do parque. Pretendeu se demonstrar que os museus são espaços viv os e lugares de memória que dialogam com o nosso presente e que guardam as suas especificidades e que, portanto, devem ser preservados dentro de uma perspectiva interdisciplinar que implica as relações entre memória, história e natureza contidas no espaço que resguarda árvores de seringa ( Hevea brasiliensis ). O produto educacional associado a essa pesquisa é um folder que auxiliará futuras visitas guiadas ao Museu. O folder possui orientações, uma galeria de fotos, hiperlinks e QR Code que tornam a experiên cia mais interativa e imersiva e poderá ser de uso de professores, alunos e do público em geral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA(Universidade Federal do Pará, 2019-02-05) NANEZ, Otto Jorge da Silva; FERREIRA, Eliana Ramos; http://lattes.cnpq.br/8121954088119834O objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) "No tempo do pega": lugares e memórias da Balaiada no ensino de História em São Bernardo-MA(Universidade Federal do Pará, 2020-12-18) SOUSA, Ronilson de Oliveira; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; http://orcid.org/0000-0002-9072-8956Este trabalho, sobre o ensino de história, tem o objetivo compreender a representação da Balaiada, entre o passado e o presente, envolvendo o município de São Bernardo, na região do Baixo Parnaíba Maranhense, considerando as memórias e a tradição oral compartilhadas entre sujeitos sociais ao longo do tempo, sobre os vestígios da escravidão e dos processos de resistência da Balaiada na cidade e região. Problematizamos os silenciamentos e esquecimentos desse passado, a partir do ensino de História na escola pesquisada e, também, na cidade, nas narrativas e discursos históricos no tempo presente. Para analisar essa estratégia, o trabalho foi estruturado como uma pesquisa-ação, explorando os diferentes lugares da cidade e comunidades rurais de ancestralidade negra. Nesse sentido, elaboramos atividades dentro e fora da escola, explorando a história, memória e tradições orais. Por lidar com sujeitos vivos e fontes imateriais, os estudantes foram instrumentalizados a lidar com fontes orais produzidas por meio de gravação de entrevistas realizadas na cidade e nas comunidades, colhendo depoimentos da tradição oral. Dentro do aporte teórico-metodológico da pesquisa-ação, aula-oficina e História Oral –, os estudantes elaboraram formulários com perguntas sobre a origem da cidade, o passado de escravidão e os vestígios da Balaiada na região. Os dados levantados nos permitiram analisar diversos aspectos da historicidade local, principalmente quanto às questões relacionadas aos processos de resistência negra na Balaiada, nos lugares de memória, nas versões e rastros do passado da cidade. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, elaboramos um documentário apresentando as narrativas orais, as memórias de grupos e representações do passado Balaio em espaços não-formais de aprendizagem, aliadas ao ensino de História e à História Pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nos rastros da “Maria Fumaça”: o ensino de História a partir das fotografias familiares(Universidade Federal do Pará, 2021-12-21) COSTA, Daniele Barreto da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Esta dissertação demonstrou a possibilidade de construção e utilização da história local a partir da leitura de fontes primárias dos alunos, as fotografias, como meio de facilitar a compreensão dos conteúdos de História. O lugar onde desenvolvemos nosso estudo é o Colégio Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Percepção (CEADEP), no qual atuo como docente há 12 anos. Para desenvolvermos nosso propósito, partimos da problematização dos usos, em perspectiva patrimonial, de lugares/objetos/monumentos/espaços de memória da cidade de Castanhal no Pará. Através da realização de estudos das fontes históricas oficiais do município e do uso dos espaços apropriados coletivamente como espaços de memória, nos propomos a refletir sobre tempo histórico (passado e presente) e problematizamos as narrativas que surgiram como histórias da cidade, a partir de então vislumbramos a possibilidade de fazer surgir outras narrativas. Culminamos na proposição de rememoração da cidade utilizando para tal as fontes disponíveis em acervos pessoais dos discentes que, em colaboração com seus familiares, disponibilizaram as mesmas para a execução da dimensão propositiva desta dissertação, o Portal da família, permitindo que os próprios discentes assumissem o protagonismo das histórias contadas. O uso das ferramentas digitais para publicização das fotografias, possibilitou que pudessem perceber as diferentes formas de tratamento e manipulação de registros fotográficos ao longo do tempo, permitindo analisar as formas de conservação deste tipo de fonte, além de possibilitar as leituras de mudanças e permanências ocorridas na cidade, as disputas operadas pelo que deve ou não ser lembrado, os conflitos sociais, políticos e econômicos, bem como permitiu perceber as formas de apropriação e instalação de suas famílias na cidade e o cuidado que se deve ter ao lidar com fontes históricas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonial(Universidade Federal do Pará, 2018-08-07) BRIOSO, Antônia Maria Rodrigues; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633O trabalho de dissertação de mestrado descreve e analisa a didática de ensino e a pedagogia decolonial desenvolvida no Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira que é desenvolvido desde 2012 na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA). O projeto em estudo, elaborado por mim, é uma didática de História ancorada epistemologicamente nas ideias da Decolonialidade. Observou-se que ao longo desses anos, o projeto foi se alicerçando em quatro pilares: interdisciplinaridade, multiculturalidade/ interculturalidade, currículo subalterno e a ludicidade. Como didática da história foi assumindo um rosto de uma pedagogia de práticas insurgentes, pois trouxe para o currículo de história e para os demais conhecimentos escolares partícipes do projeto, a cultura dos segmentos subalternos da sociedade brasileira produzidos em contextos de assimilação, luta marginalização e resistência. O projeto foi refletido teoricamente nos debates nas disciplinas na primeira turma do Mestrado Profissional de Ensino de História, marcando esse a didática rüseniana em interação epistemológica com a concepção Decolonizadora. O Cartografia é o produto educacional que apresentamos como resultado da dissertação de mestrado que procura fazer o diálogo entre a epistemologia e a práxis.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Temporalidades, anacronismo e ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2019-02-29) CRUZ, Edgar Cabral Viegas Borges da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como as noções de temporalidade e os anacronismos podem e devem ser explorados como importantes ferramentas aplicadas na didática da história, facilitando a compreensão das temáticas abordadas na relação de ensino-aprendizado, bem como na elaboração de conceitos, buscando através da observação participante e dos diálogos travados com a comunidade escolar, nas figuras de professores e alunos, elaborar como produto final workshop e um conjunto de práticas voltadas a atribuir aos professores know-how e servir como materiais de suporte para os professores de história da educação básica no sentido de trabalharem como agentes multiplicadores das ideias desenvolvidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A “terra da liberdade” e a memória estudantil: ensino de História e negritude em Benevides - Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-02-19) SOUZA, Elizabeth Braga de; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-0145-5379Este trabalho traz como tema o ensino de história e sua relação com a memória histórica e a identidade de pessoas negras. Trata-se de uma pesquisa voltada para o ensino de História, cujo lócus é uma escola pública estadual do município de Benevides, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os diálogos que ocorrem nas aulas de história revelam a existência de uma memória oficial da cidade que apaga os sujeitos negros da História local. A partir deste problema, levantamos a hipótese de que a memória oficial local compromete a construção de uma identidade positiva entre as populações negras. O recorte temporal se refere à data de criação da Lei 10.639/2003, até 2023. Passados estes vinte anos, queremos saber como a escola trabalha as questões étnico-raciais durante este período. Para fundamentar as discussões trouxemos para o debate os conceitos de memória (RICOEUR, 2007; CAMILO, 2020; MISSIATTO, 2021; NORA, 1993), branquitude (SILVA, 2017; MIRANDA, 2017; BENTO, 2022) e negritude (MUNANGA, 2012), buscando compreender os problemas de identidade que figuram entre pessoas negras, a partir da ideia de poder expresso na branquitude. Apoiados nesta análise, pretendemos estimular nos estudantes uma reflexão crítica sobre o seu lugar no contexto da identidade da população negra de Benevides-(Pa), lançando luz sobre a arquitetura do poder de branquitude e fortalecendo o poder da negritude. A pesquisa trouxe uma metodologia qualitativa, com ênfase na história oral, nos métodos da pesquisa etnográfica e na análise documental. Como resultado, propomos a criação de uma cartilha didática sobre a história da abolição em Benevides e seus reflexos no presente, trazendo outro olhar sobre esse episódio histórico.
