Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Linha de Pesquisa "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação de professores e alfabetização científica na educação de jovens, adultos e idosos(Universidade Federal do Pará, 2022-10-14) SILVEIRA, Ivanessa Solon; SEABRA, Silvaney Fonseca Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3618513939276131; : https://orcid.org/0000-0002-3448-9161Este estudo teve como objetivo investigar de que modo uma proposta de formação continuada em contexto colaborativo contribui para (re)significar o fazer docente na EJAI em relação à alfabetização científica. Para isso, ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa e da pesquisa colaborativa. O lócus da pesquisa foi uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Belém/PA, que teve como colaboradoras três professoras que ensinam ciências na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), nas 1ª e 2ª Totalidades, anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta de formação continuada foi sistematizada em três momentos: por meio de grupos focais, ciclos de estudos reflexivos e sessões reflexivas. Para a construção do corpus da pesquisa, utilizou-se questionário, diário de campo, registro escrito e registro em áudio que foi posteriormente transcrito. A metodologia de análise foi a Análise Textual Discursiva. Após sucessivas leituras e análise dos textos de campo, emergiram as seguintes categorias analíticas: i) Formação docente para alfabetização científica na EJAI: perspectiva da emancipação e da autonomia, ii) O (re)significar da prática do ensino de ciências na EJAI. Compreende-se que, no âmbito da formação contínua em contexto colaborativo, as professoras puderam vivenciar outra experiência formativa e, com isso, refletir sobre aspectos importantes da sua formação e do ensino de ciências, pensado a partir da realidade da EJAI, o que possibilitou vislumbrar um processo de alfabetização científica que tenha como objetivos promover a autonomia e a emancipação dos sujeitos, (re)significando o fazer docente e a produção de saberes sobre a modalidade. Alia-se aos resultados a construção do produto didático educacional, intitulado "Alfabetização Científica na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - A formação continuada de professores em contexto colaborativo”, que será disponibilizado em formato de e-book.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes geométricos mobilizados na formação continuada de professores dos anos iniciais(Universidade Federal do Pará, 2019-04-02) CARVALHO, Patrícia Raquel Santana de; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924; https://orcid.org/0000-0001-5206-4354O presente trabalho tem como objetivo investigar saberes que precisam ser mobilizados em uma formação continuada em geometria para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O interesse por investigar esse ensino se justifica, entre outros fatores, pela importância dos conceitos geométricos na construção de conhecimentos em diversas áreas do saber. A temática abordada foi fundamentada a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica, por possibilitar conhecer em que nível se encontra as produções científicas, tais como artigos, dissertações, livros, além de documentos oficiais, sobre o objeto em questão. Para isso, foi delineado como questão norteadora da pesquisa: Que saberes precisam ser mobilizados em uma formação continuada em geometria por professores dos anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico firmou-se nas investigações de Pavanello, sobre o abandono histórico do ensino da geometria, de Imbernón, sobre as concepções da formação continuada de professores, e com Shulman, sobre os saberes docente. A partir desse estudo foi possível constatar que o ensino de geometria na formação continuada de professores dos anos iniciais, se apresenta defasado. Tendo em vista o insignificante número de pesquisas desenvolvidas nesses aspectos, contribuindo assim, com um elevado grau de professores com saberes geométricos deficitários, arraigados a uma prática fragilidade e cheias de lacunas, desde a incompreensão desses conceitos a aplicabilidades de seus conteúdos no ciclo de alfabetização. Diante de tal percepção, foi construído um conjunto de atividades sobre os sólidos geométricos na perspectiva de contribuir com a resolução da defasagem desse ensino.
