Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Linha de Pesquisa "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem CTS no atendimento educacional especializado: práticas de ensino-aprendizagem em ciências para educandos (as) com deficiência intelectual(Universidade Federal do Pará, 2021-03-04) BARBOSA, Brena Santa Brígida; LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9180849418936246; https://orcid.org/0000-0002-7107-6630Esta é uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa participante. Foi desenvolvida no Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Lourenço Filho (unidade pedagógica da Fundação Pestalozzi do Pará), especificamente na oficina de Ciências, com dez educandos (as) com deficiência intelectual. Apresenta-se como questão de pesquisa: em que aspectos a utilização de sequências de atividades sobre a temática - lixo, segundo a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Tal proposta desenvolveu-se com um projeto socioambiental, que abordou a temática – lixo, por meio de estudos sobre o aterro sanitário do município de Marituba, com o objetivo de analisar o processo de ensino-aprendizagem e inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual no contexto do AEE a partir de relações CTS, bem como investigar as potencialidades e as limitações nas práticas desenvolvidas Os instrumentos investigativos utilizados: Plano de Desenvolvimento Individual e Projeto Político Pedagógico; diário de bordo; caderno de planos do AEE; gravações em áudio e vídeo dos (as) educandos (as) nas atividades; gravações em áudio de relatos dos (as) responsáveis e dos (as) colaboradores (as); relatórios individuais e coletivos. Optou-se por desenvolver a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, por meio da análise de quatro materiais empíricos (atividades individuais, entrevista com uma educanda, cartaz coletivo e carta para as autoridades), obtendo quatro conjuntos de categorias a posteriori. Os resultados obtidos apontaram que as sequências de atividades desenvolvidas contribuíram significativamente com o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de educandos (as) com deficiência intelectual à medida que alguns elementos CTS estavam presentes: dialogicidade, contextualização; interdisciplinaridade; participação ativa; aprendizagem colaborativa; pensamento crítico-reflexivo; autonomia e tomada de decisão, potencializando tanto a aquisição de conhecimentos, a utilização de habilidades e o desenvolvimento de valores dos (as) educandos (as) envolvidos, como a ressignificação da própria prática docente e as mudanças atitudinais entre os sujeitos participantes. Como produto, elaborou-se um e-book, visando colaborar com a prática pedagógica de educadores (as) que atuam no AEE, bem como dar subsídios didáticos aos (as) educadores (as) que atuam no ensino de ciências na sala de aula comum, com educandos (as) que apresentam deficiência intelectual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A abordagem CTSA na matriz referência e em itens do ENEM: um olhar específico para a física(Universidade Federal do Pará, 2019-01-07) CASTRO, George Anderson Macedo; Brito, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/0000-0001-8363-8971Realizado no contexto de um mestrado profissional, este estudo teve como objetivo principal analisar e discutir, sob a perspectiva da abordagem CTS, itens do Enem e habilidades da matriz de referência, relativos à Física, assumindo a interdisciplinaridade e a contextualização como pressupostos da abordagem CTS. A pesquisa apresenta como produto uma série de quatro vídeos produzidos para o Youtube, cujos roteiros foram elaborados com um grupo de professores de Física da Educação Básica, no contexto de uma formação continuada sobre a relação entre a abordagem CTS e o Enem. Para análise e discussão dos itens e das habilidades foram exploradas sete edições do exame, realizadas entre os anos de 2011 e 2017. Foi considerada para este estudo a unidimensionalidade dos itens do Enem, o fato de que cada um deles se propõe avaliar especificamente uma habilidade da matriz de referência, sendo a informação da habilidade avaliada por cada item retirada dos microdados do Enem, divulgados pelo Inep após cada edição do exame, estabelecendo-se assim para o grupo de itens analisados um grupo correspondente de habilidades. Dessa forma, lançando um olhar específico para Física, analisando não somente os itens, mas também as correspondentes habilidades estabelecendo a relação item/habilidade, a pesquisa busca identificar aproximações entre a abordagem CTS e o Enem. A metodologia de análise utilizada foi a Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, por meio dela identificou-se primeiramente no grupo de itens aqueles que apresentavam aproximações com o enfoque CTS, procedendo-se da mesma forma com as habilidades relacionadas aos itens desse grupo. Os itens e as habilidades que a partir da Análise de Conteúdo apresentaram relação com o enfoque CTS foram organizados em três categorias: Desenvolvimento de Percepções (DP), Desenvolvimento de Questionamentos (DQ) e Desenvolvimento de Compromisso Social (DCS), categorias essas adaptadas da tese de doutorado de Roseline Strieder que nos permitiram compreender de que forma ocorreu a aproximação entre os elementos analisados e a abordagem CTS. Dessa forma, ao se analisar 105 itens e as 18 habilidades referentes a esses itens os resultados indicaram que em apenas 11 itens (10,5%) tivemos aproximação com a abordagem CTS, o que ocorreu para um grupo de 10 habilidades (55,5%). Isto permite inferir que, apesar de o enfoque CTS apresentar relação com um grande número de habilidades da Matriz de Referência do Enem, o mesmo não é observado em proporção semelhante para os itens relacionados a conteúdos de Física presentes no exame. Sendo assim, o estudo indica que os itens analisados não privilegiam conjuntamente interdisciplinaridade e contextualização na medida que se poderia esperar, já que essas duas perspectivas, segundo os documentos oficiais, fundamentam o Enem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização cultural Ka’apor: etnomatemática nas práticas de cestarias e grafismo corporal(Universidade Federal do Pará, 2023-11-06) BARROS, Estelita Araújo; LIMA, Aline da Silva; http://lattes.cnpq.br/0664954001664179; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Esta pesquisa relata experiências de trabalho na Educação Escolar indígena, com práticas de ensino voltadas para temáticas, que a partir os saberes e fazeres culturais dos educandos Ka’apor, abordam como estas estão relacionadas ou não a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Busca-se refletir como trabalhar esses contextos nos espaços escolares, de forma, que possa servir de referência para outros profissionais e orientar sobre uma proposta de ensino e aprendizagem, intercultural e interdisciplinar, que contribua no processo de ensino e aprendizagem da matemática a fim de visibilizar a importância dos elementos culturais como: confecção do wasahã (paneiro), grafismo corporal ka’apor, dentre outros, culminando com a elaboração de um produto educacional intitulado “Ka’a ro hehe ukwaha ke” Caderno de Conhecimentos: Alfabetização Etnomatemática na Cultura Ka’apor. Para tanto, destacam-se os conteúdos da matemática: figuras geométricas, contagem e medição de comprimento, com o propósito de valorizar os saberes e fazeres da comunidade em diálogo com os conhecimentos matemáticos, que pelos métodos da pesquisa do tipo etnografia, das pesquisas bibliográficas e das experiências vivenciadas por meio da observação participante com os educandos ka’apor, apontam-nos caminhos metodológicos para elaboração de materiais voltados às práticas de ensino diferenciado, como possibilidades no somar e na valorização das formas de subsistências e sobrevivência do povo Ka’apor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alfabetização matemática: comparação e quantificação no 2º ano do Ensino Fundamental.(Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) SILVA, Lenilda de Araujo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; https://orcid.org/0000-0002-7185-4009Dissertação Acesso aberto (Open Access) Anomalias da água: uma abordagem para educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-08-08) SANTOS, Jaqueliane Souza dos; CRISPINO, Luis Carlos BassaloO presente trabalho se insere em uma linha investigativa que tem o objetivo de explorar comportamentos anômalos da água no Ensino de Física e de Ciências. Anomalia consiste em uma irregularidade ou anormalidade, que pode ser apresentada, por exemplo, no comportamento de um determinado material. A água, em particular, apresenta vários comportamentos ditos anômalos, que a tornam um fluido bastante diferenciado dos demais e com grande potencialidade para o Ensino de Física e de Ciências. As anomalias da água estão associadas a algumas de suas propriedades físicas como, por exemplo, tensão superficial, calor específico e dilatação térmica, que são objetos de pesquisa deste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Demonstrações (LABDEMON) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nossa proposta contempla a produção e publicação de vídeos no canal do YouTube “Laboratório de Demonstrações – UFPA” e a produção de uma sequência didática sobre a temática anomalias da água, com a finalidade de contribuir com a ação docente de professores de Física e de Ciências da Educação Básica. Assim, experimentos associados à temática foram desenvolvidos em sala de aula, utilizando como referencial teórico - metodológico as Sequências de Ensino por Investigação (SEI) e juntamente com os vídeos produzidos, à aplicação efetiva da proposta representou um dos primeiros contatos dos estudantes com atividades de demonstração experimental. O material didático produzido permite que professores, assim como estudantes, possam reproduzir os experimentos e também analisar e discutir os resultados em diferentes contextos da educação, tanto na Educação Básica quanto nos níveis Técnico e Superior.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A argumentação e a experimentação investigativa no ensino de matemática: o problema das formas em um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2017-05-05) ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729O presente estudo objetiva analisar as contribuições das intervenções da professora-monitora para o surgimento e desenvolvimento da argumentação entre discentes participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante uma atividade experimental investigativa sobre os conceitos introdutórios de área e perímetro. O mesmo emergiu das reflexões da pesquisadora durante suas experiências pessoais e profissionais na sala de aula, e que contribuem para a constituição de nossa identidade como educadora de Matemática. À vista disso, aplicamos uma sequência de ensino baseada nas etapas da experimentação investigativa, na qual identificamos, em nossas intervenções como professora-monitora, os propósitos pedagógicos e epistemológicos expressados para favorecer a argumentação entre os estudantes. Em relação às falas dos educandos, procuramos verificar no processo argumentativo tanto os elementos e a estrutura de acordo com o Padrão de Toulmin (2001), bem como as operações epistemológicas apresentadas pelos alunos que expressassem as relações ocorridas durante a construção do conhecimento matemático. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, na qual utilizamos como instrumentos de constituição de dados as videogravações, fotografias, gravações de áudio e notas de campo, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. Para interpretação das informações levantadas, optamos em utilizar a Análise de Conteúdo. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas. Os discentes participantes foram quatro alunos do quinto ano e três do sexto ano, totalizando sete sujeitos. Durante as análises realizadas foi possível identificar, em cada um dos episódios considerados mais proeminentes, que nossas intervenções como professora-monitora tiveram grande relevância, já que a partir dos propósitos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos foi possível organizar e guiar a atividade investigativa de maneira que a mesma auxiliasse no surgimento da argumentação e na construção do conhecimento matemático. Verificamos que surgiram organismos argumentativos de acordo com o padrão de Toulmin, sendo constituídos de dados (D), conclusão (C), garantia (W), apoio (B), qualificador modal (Q) e refutação (R). Em relação às operações epistemológicas apresentadas pelos alunos no desenvolvimento da argumentação, percebemos que surgiram diversas formas de ação e pensamento, sendo exploradas principalmente a dedução, a indução, a causalidade, a definição, a classificação, o apelo a analogias e atributos, consistência com experiência e a plausibilidade. O produto final gerado pela pesquisa consiste em um vídeo orientativo que explicita as etapas da experimentação investigativa e evidencia a postura do educador para o surgimento e desenvolvimento da argumentação entre os estudantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação formativa e comunicação matemática: um estudo sobre a prática na educação de jovens e adultos(Universidade Federal do Pará, 2017-10-28) FERREIRA, Joel Silva; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967Este estudo objetiva caracterizar a comunicação nas aulas de matemática, na perspectiva da Avaliação Formativa com base em Semana e Santos (2012) e Fernandes (2008, 2012). O mesmo emergiu da necessidade de melhorias na prática de ensino e avaliação do professor pesquisador. À vista disso, foi aplicada uma sequência de quatro tarefas do conteúdo matemático de porcentagem, com a intenção de articular ensino, aprendizagem e avaliação em uma turma de Jovens e Adultos. A metodologia de ensino empregada na intervenção foi a exploratória, na qual os estudantes realizavam as tarefas em grupos e posteriormente socializavam os resultados na discussão coletiva em toda a turma. A metodologia da investigação segue uma abordagem de natureza qualitativa de acordo com Bogdan e Biklen (1994), em que foram analisadas as comunicações dos estudantes e do professor pesquisador, tendo como base as três dimensões da comunicação propostas por Semana e Santos (2012): dinâmica, foco e significado. A recolha de dados apoia-se na gravação de áudio de todas as comunicações ocorridas nos grupos, na fase de realização das tarefas, e gravação em vídeo-áudio das intervenções ocorridas na discussão coletiva dos resultados, com posterior transcrição das falas dos envolvidos. Os registros escritos realizados pelos alunos nas tarefas, as percepções dos estudantes da experiência em sala de aula - obtidas por meio de uma entrevista vídeo-gravada - também serviram como informações de apoio ao estudo. Os dados empíricos foram objeto de uma análise do conteúdo orientada pelas dimensões da comunicação: dinâmica, foco e significado e por temáticas que emergiram da articulação entre as questões de investigação e o enquadramento teórico. Os resultados obtidos evidenciam que a comunicação dos alunos foi predominantemente destinada para outro aluno (dinâmica), tanto na fase de realização das tarefas como na fase de discussão coletiva dos resultados; em relação ao foco centraram a atenção para o processo de resolução das tarefas; quanto ao significado tinham a intenção de explicar na maioria das comunicações. Referente a dinâmica das intervenções do professor, na fase de realização das tarefas a maioria das suas comunicações se destinou para os grupos de alunos, já na fase da discussão coletiva a maior parte se direcionou para a turma; quanto ao foco o professor centrou sua atenção no processo de resolução das tarefas; e em relação ao significado evidencia-se um discurso substancialmente do tipo questão, em que solicitava explicação dos alunos. Dessa forma, a comunicação desenvolvida em sala de aula se caracterizou como interação social, em que os estudantes apareceram como recurso de aprendizagem para os demais, contribuindo para a prática da avaliação formativa. Conclui-se também que a investigação sobre a própria prática possibilitou aprendizagens profissionais relevantes ao professor pesquisador, transformando suas concepções sobre ensino, aprendizagem e avaliação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciências para crianças: introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Pará, 2024-02-16) FLECK, Elone; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Esta pesquisa, descreve e analisa, intervenções e estratégias didáticas interdisciplinares, de ensino por investigação, especificamente planejadas a partir da leitura da história infanto-juvenil A Minhoca Garibalda. Posta em prática em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, de uma escola da zona urbana de Parauapebas- PA. A fim de contribuir com pesquisas, considerando os principais pesquisadores da área e a luz dos documentos oficiais, que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios de aprendizagem do uso integrado de literatura infantil e ensino por investigação em turmas do ensino fundamental I?” A análise dos dados qualitativos desta, indicaram que as estratégias utilizadas promovem a interdisciplinaridade, motiva experimentos científicos, permitindo a iniciação científica e aquisição de conhecimentos, com aprendizagem significativa, incentiva a interação entre estudantes, professor e colegas e melhora a motivação e o entusiasmo para aprender. Encartado a esta dissertação, como produto didático intitulado CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: Introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil, atividades interdisciplinares de ensino por investigação, estratégias e orientações, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Clube de ciências de Cametá: histórias (re)escritas para a educação científica e formação docente(Universidade Federal do Pará, 2020-10-28) PINA, Eridete Arnaud de; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274Nesta pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, investigo experiências vivenciadas por participantes do Clube de Ciências de Cametá criado, no início da década de 90. Esta opção epistemológica de pesquisa me deu condições teóricas e metodológicas para investigar as experiências vivenciadas nesse espaço educativo, as quais analiso por meio da Análise Textual Discursiva, que me permite, por meio de similaridades e recorrências, analisar sentidos e significados das experiências vividas e relatadas pelos colaboradores da pesquisa. Busco investigar, para compreender em que termos experiências formativas vivenciadas em um Clube de Ciências podem contribuir para a educação científica, para formação docente e para impulsionar a (re)nucleação de um espaço educativo com essas finalidades. Analiso experiências relatadas e suas contribuições para a educação científica e para a formação docente, com vistas a impulsionar a (re)nucleação de um espaço de iniciação científica infanto-juvenil e de formação docente em Ciências. Os relatos memorialísticos propiciam, também, reconstruir/sistematizar a história do Clube de Ciências de Cametá e discutir analiticamente cinco categorias emergentes: i) Nova/outra visão de ensino; ii) Movimentos de Formação Docente; iii) Formação continuada de Professores da Educação Básica para além dos muros do Clube; iv) Ensino com Pesquisa: rumo à iniciação científica; v) Experiências de ensino que podem ser reconfiguradas/reconstruídas para a Escola Contemporânea. Pela análise realizada, concluo que das experiências do Clube podem ser evidenciados princípios de formação docente e de educação cientifica, voltados para o desenvolvimento do pensamento crítico como facilitador da alfabetização científica, e que essas experiências, podem servir de base para um trabalho de re(nucleação) de um espaço formativo para alunos e professores de ciências. Encartado a esta dissertação, está o Produto Educacional “O Clube de Ciências de Cametá: história e sugestões de docência na escola”, um e-book no qual relato brevemente a história do Clube de Ciências de Cametá, apresento exemplos de atividades de ensino com pesquisa, desenvolvidas pelo Clube e pelas escolas, que podem servir de modelo e incentivo para realização de pesquisa em aula no espaço escolar nos dias de hoje e dou encaminhamentos e sugestões para criação de Clubes de Ciências em Escolas da Educação Básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concepções e práticas pedagógicas acerca da construção do número voltados para a educação de alunos com deficiência visual(Universidade Federal do Pará, 2019-10-30) SILVA, Ana Mara Coelho da; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XEste estudo teve por objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas acerca da construção da noção de número implementadas por docentes do setor de Intervenção Pedagógica de uma instituição polo, que atende alunos com deficiência visual. Para sustentar a investigação dessa problemática, apoiamo-nos aos apontamentos da abordagem epistemológica de Piaget. A pesquisa está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, desenvolvida com sete participantes, dentre os quais, duas professoras diretamente envolvidas no trabalho do setor de Intervenção Pedagógica, e cinco discentes com deficiência visual, que frequentam este ambiente de aprendizagem. A pesquisa constou de uma fase de observação das atividades desenvolvidas no âmbito do ensino da matemática e especificamente relacionada ao objeto desta pesquisa, os números, com uma duração de três meses; realização das entrevistas semiestruradas direcionadas às docentes e às responsáveis legais dos alunos selecionados para este estudo, a fim de entender como estavam efetivadas e mantidas as relações de ensino e aprendizagem matemática no âmbito da Unidade Educacional Especializada (UEES) e no contexto educacional regular. Em seguida, foram selecionadas e elaboradas situações-problema, que Piaget e Szeminska (1975) propõem como primordiais para que o aluno possa construir a noção de número. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas e baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica. Além de um ensino centralizado na memorização e repetição, em que o aluno aprende quando exercita certas habilidades, como a contagem dos números, com pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite o aluno se sentir parte do processo de aprendizagem. Do mesmo modo, percebemos que há uma fragmentação, descontinuidade e descontextualização dos trabalhos realizados entre os diversos setores da UEES e destes com o ensino regular. Por meio das atividades implementadas junto aos alunos, foi possível perceber que há a necessidade de uma ação pedagógica, com planejamento didático-pedagógico, que possibilite o educando desenvolver o raciocínio lógico matemáticos de forma ativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contação de histórias no ensino-aprendizagem de ciências na perspectiva da inclusão(Universidade Federal do Pará, 2019-11-19) DIAS, Helen do Socorro Rodrigues; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868A presente pesquisa trata do ensino-aprendizagem de ciências por meio da estratégia lúdica contação de histórias para a Pessoa com Deficiência (PcD), articulado aos conceitos da linguagem, em termos de se pensar em um contexto dialógico na educação. Tendo como objeto analisar a prática do contar e recontar histórias no ensino-aprendizagem de ciências dialógico, que trabalhem com os conhecimentos científicos para a PcD, em uma perspectiva de inclusão educacional. Para isso, apoia-se nos estudos de Bakhtin (2017, 2018 e 2019) sobre a perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, alteridade, responsividade e tons emotivos-volitivos que são conceitos fundamentais para esta pesquisa; Chassot (2002 e 2018) que trata da alfabetização científica para o contexto do ensino-aprendizagem de ciências; Vygotsky (2012) que pondera questões importantes relacionadas ao desenvolvimento da PcD; Dohme (2011), Rau (2013) e Huizinga (2008) que discorrem sobre o lúdico; em Zumthor (1997; 2018), Abramovich (2008) e Sisto (2007) que discorrem acerca da performance do contar e recontar histórias. A metodologia se baseou na pesquisa-ação (Tripp, 2005), envolvendo uma professora de uma instituição especializada no atendimento educacional especializado e quatro alunos, sendo um Síndrome de Down, dois alunos DI e um aluno autista, todos da faixa etária entre 06 e 09 anos de idade, com etapas de seleção da temática e subtemática do ensino de ciências, construção de narrativa inédita e de recursos pedagógicos, desenvolvimento das atividades com os estudantes. Os resultados evidenciam que a utilização da contação e do recontar de histórias potencializa a interação dialógica entre os sujeitos, favorecendo o processo ensino-aprendizagem de ciências da PcD.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Da tecitura de uma experiência docente à proposta de formação de professores de química(Universidade Federal do Pará, 2023-06-28) Souza, Cintia Aliny Silva de; Fraiha-Martins, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Esta dissertação sobre formação de professores tem como objetivo compreender os termos em que ocorre a aprendizagem da docência por meio do intercâmbio de experiências quando a tríade Formador-Professor-Licenciando é estabelecida em uma ambiência de formação docente em química, com vistas aos aspectos formativos gerais e específicos para o ensino de química na Educação Básica. Por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e Pesquisa Narrativa procuramos responder a seguinte questão de pesquisa: em que termos ocorre a aprendizagem da docência por meio do intercâmbio de experiências entre FormadorProfessor-Licenciando estabelecido em uma ambiência de formação docente em química? Com a ATD, obteve-se a categoria de análise Novos caminhos – eu, tu, ele em nós que indica as aprendizagens que emergem no contexto formativo analisado e que contribui para a elaboração da proposta formativa que constitui o Produto Educacional. Os sujeitos de pesquisa foram escolhidos de forma intencional segundo os critérios: i) aceitar participarem da pesquisa; ii) ter participado do mesmo contexto e ambiência de formação; iii) e estar atuando como docentes de química. São 02 (dois) licenciandos, 02 (dois) professores de química do ensino médio (um deles a própria autora), 02 (dois) formadores de professores que atuam em curso de licenciatura. Quanto aos instrumentos investigativos, elegemos os diários de bordos e os relatórios da CAPES escritos pelos licenciandos, memorial de formação da pesquisadora e entrevista semiestrutura dos sujeitos de pesquisa. Os resultados revelam que a ambiência de formação estabelecida é capaz de oportunizar aos professores de química, em qualquer contexto formativo, aprendizagens da docência de caráter permanente. Ademais, essa ambiência promove o intercâmbio de experiências e saberes docentes, bem como favorece o estreitamento de espaço e tempo entre escola e universidade. É possível inferir que os participantes desenvolveram conhecimentos pedagógicos do conteúdo específico de química e atitudes reflexivas sobre si e o ensino de química, de forma individual e coletiva. Esta pesquisa gerou o Produto Educacional intitulado “Ateliê Docente: proposta de ambiência na formação de professores de química”. Tal produto tem por finalidade propor um modelo de formação de professores de química por meio do intercâmbio de experiência entre FormadorProfessor-Licenciando em uma ambiência que estimula a formação reflexiva, permanente e colaborativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental : uma abordagem crítica e decolonial(Universidade Federal do Pará, 2024-07-02) GONÇALVES, Mardony Barbosa de Paula; FREITAS, Nádia Magalhães da SilvaO presente trabalho tem como tema a Educação Ambiental (EA) em suas vertentes crítica e decolonial. Tal proposição surge a partir da análise da agenda 21 escolar, um dos projetos de EA trabalhados na rede de ensino do município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, na qual foi percebida que segue uma tendência conservadora e pragmática. Considerando a necessidade de uma formação crítica de nossos alunos e tendo como documento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que em uma suas competências defende a sensibilização socioambiental, o consumo responsável, o posicionamento ético, pensamos como produto didático, um caderno temático, de modo a contribuir com a prática docente de professores vinculados à rede pública municipal, tendo como objetivo fomentar a EA na macrotendência crítica, em associação as perspectivas decoloniais, notadamente para o compreensão de problemas ambientais que afligem a atual sociedade. De abordagem qualitativa, este trabalho de pesquisa se apoiou na revisão bibliográfica de natureza narrativa, tendo como plataforma de busca o google acadêmico, de modo a reunir alguns artigos que discutam a temática. Com o resultado dessa pesquisa foi elaborado o produto educacional, um caderno temático, com o seguinte título “Caderno de Educação Ambiental: vertentes crítica e decolonial”, o qual aborda tópicos fundamentais que permeiam a educação ambiental, como o histórico da Educação Ambiental, as políticas de Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a crise ambiental, abordagem crítica às questões ambientais, a (de)colonialidade da natureza e temas contemporâneos em Educação Ambiental. Acreditamos que, ao contribuir com ampliação do repertório cognitivo dos professores, podemos alcançar a sala de aula, no que se refere a preparação de estudantes para problematizar os desafios socioambientais contemporâneos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação das relações étnico-raciais: uma experiência formativa com professores de ciências do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2018-12-06) OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/3811282366596635Esta é uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e na qual foi discutida através dos fenômenos que envolvem a pesquisa narrativa. Essa pesquisa tem como objetivo perceber se o processo formativo proposto para os professores de Ciências do Ensino Fundamental colaborou na ampliação de conhecimentos pertinentes à temática das relações étnico-raciais. Além de pesquisas bibliográficas e visitas acadêmicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão das Neves (EMEFRN), localizado no Município de Oeiras do Pará - PA, a pesquisa foi dividida em três etapas, visando às obtenções de dados empíricos, no primeiro momento realizou uma exposição sobre a Lei nº 10.639/2003 para a equipe pedagógica da escola, após esse momento, realizou-se uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Plano de Ensino Anual de Ciências (PEAC) da Instituição e na terceira etapa, foram realizados quatros encontros formativos com os professores de Ciências da Instituição. Os resultados revelam que não existem direcionamentos sobre a temática das relações étnico-raciais no PPP e no PEAC, ou seja, há uma total ausência no currículo da Instituição sobre o trato sobre a diversidade no âmbito escolar. Além disso, por meio da formação realizada, percebeu-se que os professores de Ciências desconheciam a legislação vigente, mencionando que não lhe foram proporcionadas bases formativas durante suas formações iniciais e continuadas. Contudo, a formação contínua realizada com os docentes, corroborou para ampliar os conhecimentos dos docentes sobre a temática , assim como os possíveis entrelaces nas aulas de Ciências da Natureza, através dos relatos foram perceptíveis, o quanto foi oportuno para os professores, terem acesso a conhecimentos mínimos sobre a Lei nº 10.639/2003. Encartado a esta dissertação, encontra-se um vídeo na qual expõe brevemente os quatros momentos formativos e uma miniaula sobre a diversidade de espécies de animais africanos. A ideia dessa construção partiu-se dos momentos formativos realizados com os docentes da EMEFRN.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação do olhar para as questões socioambientais na formação inicial de professores(Universidade Federal do Pará, 2024-09-13) COSTA, Adriana Silva Carvalho da; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654Com o objetivo de incluir as questões socioambientais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de discutir a educação do olhar, utilizamos a fotografia como instrumento didático e de sensibilização nesta pesquisa. A fotografia atuou como um meio pelo qual, durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar sua visão sobre a urgência dos debates socioambientais no contexto escolar. Para contribuir com a ampliação e efetivação dessas discussões, apresentamos como produto educacional um E-BOOK, que tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica para docentes na abordagem de questões socioambientais a serem aplicadas no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são acadêmicos do do curso de Pedagogia de uma faculdade particular, localizada em Benevides, no estado do Pará. A pesquisa em desenvolvimento possui uma abordagem qualitativa e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões socioambientais na formação de professores e sobre a importância da educação do olhar. Para a construção dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário, resultante do processo formativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação inicial de professores voltada para a educação do olhar sobre as questões socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação em ciências na escola: em busca de caminhos para a sustentabilidade(Universidade Federal do Pará, 2024-07-05) MARQUES, César Augusto Trindade; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274A educação ambiental está relacionada ao processo formativo dos indivíduos, pois provoca reflexões e criticidade frente às questões socioambientais, buscando desenvolver novos significados pessoais e coletivos para a sustentabilidade sócio-ambiental. Esta é uma pesquisa narrativa que tem a finalidade de analisar experiências vividas por estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, ao desenvolver atividades que visam à educação para a sustentabilidade e contribuir para estimular um olhar crítico voltado às questões socioambientais, tendo em vista a construção de valores e práticas de um comportamento socioambiental adequado, por meio de atividades que contribuam para a formação de discurso argumentativo frente a questões socioambientais presentes no contexto em que vivem os estudantes. Mediante a assunção de uma disciplina denominada SUSTENTABILIDADE, em uma escola da rede privada, no município de Canaã dos Carajás, com uma turma de estudantes da 1º Ano do Ensino Médio, decidi investigar sobre o processo de ensino e aprendizagem, que apresento e discuto, narrativamente. As atividades realizadas, que constituíram os textos de campo, foram por mim denominadas de eventos pedagógicos, assim intitulados: júri simulado: as razões para o uso (ou não) de agrotóxicos; oficina: a ciência por trás da reciclagem dos papéis; e varal de notícias: as dimensões da sustentabilidade no município de Canaã dos Carajás. Assumo a pesquisa narrativa, por analisar as experiências vividas pelos estudantes durante a realização do estudo. Para análise de dados, lanço mão da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio dela desenvolvo as etapas de unitarização, categorização e, por fim, elaboração dos metatextos, que me auxiliaram na resolução da pergunta de pesquisa: em que termos a realização de atividades que visem à percepção crítica reflexiva podem promover em estudantes do ensino básico manifestações de sensibilização para a sustentabilidade? Por meio dos dados construídos, a partir dos eventos pedagógicos desenvolvidos, os resultados revelam o entendimento dos estudantes sobre sustentabilidade, como: no júri simulado, o qual houve a maior elaboração do discurso argumentativo, devido aos debates desenvolvidos; na reciclagem dos papéis, apresentando uma dinâmica de construção e ação por parte dos alunos e extensa relação com o ensino de ciências; e no varal de notícias, dispondo de experiências e percepções da sustentabilidade como algo global. Além de corroborar e direcionar a investigação dos discentes sobre a educação ambiental e sustentabilidade. Ressalto que os resultados serão divulgados à população e à comunidade escolar, por meio da elaboração do produto educacional, na forma da mídia digital e-book, intitulado: Propostas de atividades sobre Sustentabilidade no ensino de Ciências, o qual é composto por seis propostas de atividades para o ensino e aprendizagem de temas acerca da educação ambiental e o ensino de Ciências com o propósito de produzir novos significados para a sustentabilidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação financeira na perspectiva do letramento matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do ensino fundamental.(Universidade Federal do Pará, 2024-01-08) PARAENSE, Cleomara Batista; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097O presente estudo tem como finalidade analisar práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental. O estudo assumiu como uma investigação de natureza qualitativa, e adotou como modalidade a pesquisa participante, vista como a mais adequada para este estudo, uma vez que o contexto da pesquisa foi à proposição de um curso de Educação Financeira para professores, a partir de práticas de Letramento Matemático, resultando na construção do material produto educacional sobre essa temática, colaborando com a prática docente. O curso de formação de professores foi desenvolvido em quatro momentos: apresentação, fundamentos básicos do curso, práticas de ensino e aprendizagem, e resultados. As práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira foram expostas por meio de atividades que abordaram conteúdos matemáticos e não matemáticos, o que indica uma abordagem transversal e integrada do ensino da Educação Financeira com as outras áreas do conhecimento. É válido ressaltar que as atividades sugeridas buscaram promover reflexões e discussões, no sentido de orientar e propor práticas pedagógicas explorando situações concretas vivenciadas pelos participantes, que promove o pensar crítico reflexivo no contexto da Educação Financeira. A construção dos resultados se deu a partir dos questionários inicial e final, diário de campo, com a finalidade de registrar e analisar a percepção dos professores sobre seus conhecimentos com relação à temática, as experiências adquiridas no curso de formação, além dos saberes docentes mobilizados com a formação de professores, a partir do conhecimento específico de conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento de currículo, das atividades da pesquisa realizadas durante o curso direcionado aos quatorzes participantes da pesquisa, da rede pública e particular da Educação Básica, no município de Belém – PA. Com isso, defende-se a partir dos resultados do presente estudo, a importância de abordar a temática da Educação Financeira na perspectiva do Letramento Matemático nos curso de formação de professores na Educação Básica e, consequentemente, as atividades que abordam a temática, de modo que possam transformar e gerar reflexões sobre a prática docente para o ensino desse tema na Educação Básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação financeira na sala de aula: desenvolvendo o letramento financeiro.(Universidade Federal do Pará, 2024-07-22) SILVA, Alaíde Leandro da; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924A presente dissertação tem como principal objetivo discutir a importância de desenvolver o letramento financeiro na sala de aula, explicitamente em uma turma de 5º ano, a qual desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos alunos, capacitando-os com habilidades e conhecimentos essenciais para lidar com questões financeiras ao longo da vida através de atividades que envolvam situações financeiras, instigando no estudante a curiosidade em aprender. Tal letramento oferece suporte em arranjos organizadores socioculturais, como despesas e economias cotidianas, que auxiliam a lidar de forma mais consciente e dinâmica, amadurecendo a compreensão de processos econômicos, matemáticos e sociais em que estamos rotineiramente inseridos. Para tanto, se faz necessário incluir a educação financeira na escola, no ensino básico, por meio de estudos, discussões, pesquisas e planos de ação que movimentem esse conhecimento e o disponibilizem aos alunos de forma clara e objetiva, com a finalidade de contribuir com uma sociedade mais equilibrada economicamente e preparada para o consumo consciente, conhecendo a importância de abordagens financeiras na sala de aula. A proposta para esta pesquisa, portanto, está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (2017), D’ Aquino e Tereza Maldonato (2012), Elcy, Mogan Housel (2022), Flávio Lemos (2020), Robert T. Kiyosaki (2017), OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (1961), Nathalia Arcuri (2018), Walter Andal (2016), George S. Clason (2023), Nath Finanças (2021) e Jesse Mecham (2020). Dessa forma, a pesquisa bibliográfica realizada discute meios para obter conhecimentos financeiros possíveis ao lidar com aprendizagens financeiras através de atividades em que sejam desenvolvidos saberes úteis tornando o letramento financeiro possível em uma turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Agripino da Silva como proposta a ser aplicada. A pesquisa resultou em um Produto Educacional chamado “Descobrindo o Mundo Financeiro: atividade para um consumo consciente”, que contém atividades voltadas para o desenvolvimento do letramento financeiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação financeira: olhar sobre a prática do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2019-09-20) SOUZA, Sílvia Helena da Silva e; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; https://orcid.org/0000-0002-9933-2894Esta pesquisa de cunho qualitativo investigou a prática da educação financeira no 3º ano do ensino fundamental menor. Optou-se pelos métodos da pesquisa-ação no sentido de que o processo investigativo da prática pedagógica pudesse auxiliar na sistematização e planejamento das atividades didáticas desenvolvidas no decorrer do processo investigativo. Para isso, utilizou-se da sequência didática como procedimento sistematizador do processo assistemático de educação financeira, que já era desenvolvido pela professora antes da formação continuada. O uso da sequência didática facilitou o confronto e/ou a conciliação dos resultados da sequência com o trabalho que a professora sujeito da pesquisa vinha executando, considerando dois momentos: a) a formação continuada: projeto “Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, que acontecia na escola lócus; b) a colaboração da professora pesquisadora para a elaboração e execução da sequência didática. As atividades pensadas para compor a sequência sobre educação financeira fundamentaram-se nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) como a empatia e a cooperação, o pensamento científico, crítico e criativo, a investigação, focando nos objetivos de aprendizagem dos conteúdos como as quatro operações matemáticas; nas situações do cotidiano; na argumentação para negociar um produto ou para solucionar um problema. No sentido de formar, integralmente as crianças, um cidadão com competência para administrar seu dinheiro e com capacidade para consumir conscientemente, sabendo a hora de dizer não às seduções das propagandas. A experiência vivenciada com a pesquisa mostra que se justifica a abordagem da educação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental sendo a educação financeira um debate válido e frutífero em sala de aula. A experiência da professora investigada mostrou que o professor que ensina matemática já trabalha a educação financeira, mas para a prática da educação financeira se tornar mais significativa para os alunos é necessário que o professor passe por um processo de letramento em educação financeira, aprendendo a estudar sobre o tema, investigando também a própria prática, no sentido de promover a reflexão na ação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um livro paradidático sobre mercúrio para uso em cursos de formação de professores de química(Universidade Federal do Pará, 2023-03-17) FERREIRA, Gabriel Lucas dos Anjos; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Para que os estudantes da educação básica efetivamente se alfabetizem linguística, matemática e cientificamente ainda é necessário superar inúmeros problemas, que vão desde a precariedade de infraestrutura escolar, melhor remuneração salarial e formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Produzir e avaliar materiais didáticos para cursos de formação de professores pode contribuir para a melhoria da preparação desses profissionais. Tais materiais devem estar afinados com resultados de pesquisa recentes sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de ciências, inovações tecnológicas, aspectos sociais do uso de tecnologias, exploração de recursos naturais, mudanças curriculares, entre outros aspectos essenciais para compreender e atuar sobre mundo natural e social contemporâneo e exercer plenamente a cidadania em atuais e futuras sociedades democráticas. Com o intuito de oferecer uma pequena contribuição para o aprimoramento de cursos de formação inicial de professores de Química da educação básica, foi produzido um livro paradidático sobre Mercúrio o qual foi submetido à análise de eventuais efeitos de aprendizagem do seu uso em cursos de formação inicial de professores de Química. O teor e as atividades propostas no paradidático em questão foram postas em práticas durante um minicurso, onde doze discentes de um curso de Química licenciatura voluntariamente participaram, respondendo a um formulário do tipo KWL (Know, Want to Know, and Learning). A análise de conteúdo empreendida nas respostas e comentários do grupo de participantes do minicurso, forneceu alguns indícios que o material paradidático proposto pode contribuir para a formação dos futuros professores Química, ao apresentar alternativas metodológicas para o processo de ensino aprendizagem de determinados conhecimentos químicos, de forma contextualizada e mais de acordo a atual BNCC.
