Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE/Abaetetuba
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação - PPGCITE/Abaetetuba por Linha de Pesquisa "IDENTIDADES: LINGUAGENS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gosto muito de estar aqui: na cultura e na educação pela vivência e experiência no cordão do mapará, Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-11-16) CARDOSO, Michelly Conceição; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996; LOBATO, Vivian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657A presente pesquisa trata do Cordão do Mapará do bairro da Angélica, Abaetetuba-PA, o qual configura-se como um teatro popular que problematiza a cultura e a educação como dimensões de uma mesma prática social, irradiadoras de processos educativos. Assim, o estudo busca compreender como se desenvolvem os processos educativos que permeiam esse folguedo junino, pela participação e envolvimento das crianças e adolescentes. Partimos da seguinte indagação: que processos educativos estão presentes em toda produção do Cordão do Mapará, em especial pela vivência e experiência de crianças e adolescentes? O objetivo central é investigar os processos educativos que nascem/veiculam no Cordão do Mapará pela participação das crianças e adolescentes. Para isso, a pesquisa envolveu uma vasta revisão bibliográfica e documental sobre o cordão presente no município de Abaetetuba bem como o uso de iconografias e fontes orais. Concomitante, houve a realização da pesquisa de campo utilizando-se de observações e entrevistas junto de atores envolvidos com esse folguedo junino, pautando a relação das crianças e adolescentes com tal prática. Os resultados apontam que tais sujeitos frequentadores do Cordão do Mapará constroem processos educativos a partir dos personagens e elementos locais/amazônicos que estão presentes nessa manifestação, e tais aprendizados, vivências e experiências em suas vidas constituem-se possibilidades concretas de cultivar e valorizar saberes, para além disso, essas crianças e adolescentes ao participarem da manifestação cultural estão em pleno desenvolvimento de suas potencialidades, na medida em que atuam e ocupam espaços na cena urbana da cidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Identidades e violência urbana: representações sociais sobre o papel do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no bairro de São Sebastião (Abaetetuba/PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-09-16) PINHEIRO, Isane Caripuna; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601O Projeto Albrás/Alunorte é um empreendimento nipônico, situado no município de Barcarena/PA, a 37 Km de Abaetetuba. No final da década de 1980, assistimos à formação do bairro de São Sebastião, no município de Abaetetuba, resultado da concentração de famílias migrantes. Nos primeiros anos, o bairro não possuía infraestrutura básica, nem a presença do Estado, motivos pelo qual se tornou uma das áreas mais violentas do município, devido principalmente ao envolvimento de adolescentes e jovens em gangues. A insegurança e o medo dos moradores devido aos confrontos desses grupos e à segregação e estigmatização do território, levou à implantação do primeiro Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no município. A pesquisa objetiva compreender como o processo de industrialização realizado pelo Projeto Albrás/Alunorte influenciou socialmente o bairro de São Sebastião, nomeadamente em termos de identidade e cultura. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a qual tem por base a aplicação de entrevistas semiestruturadas a membros de famílias que foram vítimas das “gangues”, membros de famílias que faziam parte das “gangues”, funcionários e ex-funcionários do Estado que participaram do processo de implantação e implementação do CRAS e um dos fundadores do bairro de São Sebastião. Bibliograficamente, a pesquisa foi norteada pelos trabalhos de Bauman (2005), Bourdieu (2002), Costa (2022), Cruz (2011), Harvey (1989), Hall (2006), Koga (2011), Lefebvre (2011) e Machado (2020). Assim, a pesquisa demonstra, o quanto o Complexo Industrial Albras/Alunorte realiza de forma direta influência na composição populacional-socio-territorial-cultural na formação do território do bairro de São Sebastião. No que se refere ao crescimento demográfico, o bairro de São Sebastião se interligou a teia urbanística rapidamente, contudo essa expansão demográfica realizou-se de forma desigual, fazendo implodir uma das mais atenuantes expressões da questão social: a violência urbana. Com a chegada do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tempos depois do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’s), a contribuição desses espaços através dos serviços por eles disponibilizados para a comunidade, faz emergir nos moradores não só um sentimento de pertença, mas também o seu redescobrimento enquanto seres humanos e detentores de seus direitos. Aos poucos, estas instituições começaram a obter resultados positivos e os adolescentes e jovens que antes reuniam-se para “guerrear” entre si, passaram a agrupar-se em ensaios e encontros formativos, transformando um território de violência em um território de paz.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os mecanismos de produção das identidades de gênero na educação infantil: práticas, discursos e eventos(Universidade Federal do Pará, 2018-12-20) DÁCIO, Ígora Irma Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia SeixasO objeto desta dissertação é o conjunto de mecanismos que atuam na produção das identidades de gênero, que foi eleito pela necessidade de compreender quais as práticas, discursos e eventos são utilizados no processo de constituição das identidades de meninos e meninas nos primeiros anos escolares. O aporte teórico dialoga com autoras/es dos Estudos de Gênero, dentre elas: Scott (1995), Louro (1997, 2000, 2001) e Felipe (1995, 2007); autores/as que discutem Identidade e Representação, como: Silva (2000a), Hall (1997, 1999, 2016) e Woodward (2000); e autoras/es que debatem a Infância e a Educação Infantil: Ariès (2014), Oliveira (2010) e Bujes (2001, 2010). Em diálogo com o referencial teórico apresentado, utilizei como método a etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), cuja norma é a observação participante, as conversações, a escritura e a tradução das informações produzidas. Os objetivos foram reescritos a fim de abarcar as novas informações produzidas dando outros rumos à pesquisa; são eles: identificar os significados de gênero na cidade e saber como são disseminados na escola Maria Santos; observar como a ausência do recreio afeta a constituição das identidades infantis, enfatizando suas resistências; explicar o processo de normalização das condutas de meninos e meninas por meio das práticas e discursos, bem como as negociações infantis; identificar os efeitos dos eventos escolares no processo de constituição das identidades de gênero na Educação Infantil, ressaltando as aceitações infantis. Como resultado, aponto que as identidades de gênero se constituem por meio de diferentes práticas escolares no espaço escolar, como os eventos e os discursos escolares. Entretanto, as crianças não são passivas nesse processo, pois elas participam ativamente quer negociando, quer resistindo às imposições que visam constituí-las como meninos e meninas, futuros homens e mulheres ―de verdade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, identidades e a cidade: a trajetória de docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba – PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-19) PINHEIRO, Matheus Furtado; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/3145088339944816; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601A presente pesquisa visa compreender o contexto social, identitário e educacional do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Os objetos de estudo do presente trabalho são as memórias e identidades dos docentes formados por essa instituição de Ensino Superior, os quais retornaram a esse mesmo campus na ocupação de professores universitários, e a relação desses aspectos com a cidade/município de Abaetetuba. Nesse viés, a nossa investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilização de entrevistas semiestruturadas. Nesse sentido, adere à metodologia da História Oral aliada aos métodos indutivo e dedutivo. O corpus de pesquisa é constituído por cinco docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba: dos cursos de Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Espanhola, e dois indivíduos ligados à coordenação dessa Instituição, os quais foram entrevistados entre novembro de 2023 e agosto de 2024. No presente trabalho, utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de Memórias, Memória Coletiva e Individual segundo Pollak (1989), Halbwachs (1990) e Le Goff (1994); identidades à luz de teóricos como Hall (2006, 2014) e Pollak (1992); e Cidades, diante da perspectiva de teóricos como Agier (2011), Harvey (2012) e Lefebvre (2013). Assim sendo, percebemos que essa Instituição de Ensino forma indivíduos academicamente e socialmente e durante esse processo, esses sujeitos aprendem conhecimentos novos, mudam suas mentalidades, descobrem novas habilidades e quebram tabus na sociedade. Contudo, ainda existem muitas dificuldades para o avanço da ciência no município. O campus necessita de mais recursos tecnológicos para as salas de aula, investimentos no transporte de alunos, em bolsas para pesquisas e para o desenvolvimento de novos projetos. Dessa maneira, o ensino acadêmico poderá alcançar resultados ainda melhores no município de Abaetetuba.
