Dissertações em Ciências do Patrimônio Cultural (Mestrado) - PPGPATRI/ITEC
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Navegando Dissertações em Ciências do Patrimônio Cultural (Mestrado) - PPGPATRI/ITEC por Agência de fomento "CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O carimbó e a representação da imagem para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial(Universidade Federal do Pará, 2022-02-22) AZEVEDO, Pierre de Aguiar; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Esta pesquisa tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde antes do processo de patrimonialização até atualmente, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes, grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste patrimônio. Neste processo se intensifica a utilização de recursos imagéticos – fotografia, vídeo e produção audiovisual – que passam a servir como instrumentos de representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta dissertação pretende analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são representadas através do uso da imagem, na preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial do Carimbó. Para isso, foram investigadas as formas de uso das tecnologias imagéticas por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais, quanto à definição do que representa o Carimbó. Foi considerado o caráter polifônico das narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e perante o Estado. Ainda, observadas algumas possibilidades semânticas da imagem, como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. São apresentadas as narrativas e discursos de integrantes do movimento carimbozeiro, reunidos em uma coleta episódica a partir de diálogos informais e entrevistas abertas que levaram em conta a importância que é dada por eles aos recursos tecnológicos da imagem, como registros memoriais significativos para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A natureza complexa do patrimônio paleontológico da praia do Atalaia, munícipio de Salinópolis, Pará, Amazônia Oriental, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2021-09-02) SILVA, Rayana Alexandra Sousa da; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856; https://orcid.org/0000-0002-3314-5148Nesta pesquisa, refletimos sobre o Patrimônio Paleontológico enquanto uma categoria patrimonial especificamente complexa que se insere tanto nas políticas ambientais, quanto nas culturais e minerais. A análise parte de uma revisão sobre as transformações operadas nas concepções de patrimônio cultural e natural vigentes no Brasil, para problematizar as diversas dimensões que interferem nos processos de patrimonialização deste, além de contextualizar e de reforçar a sua importância social em um contexto de grande complexidade. Debruçamo-nos, especificamente, sobre o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, localidade que é um dos principais balneários do estado do Pará, recebendo, anualmente, turistas de diversos locais do Brasil e do mundo. O Patrimônio da região é formado por um expressivo registro fóssil do Cenozoico marinho brasileiro, datando entre 23 a 25 m.a, representando o momento transgressivo de avanço e de recuo do Oceano Atlântico sobre o continente. Os fósseis encontrados são, principalmente, de invertebrados e vertebrados marinhos, como peixes-boi, raia, tubarões, gastrópodes e peixes. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em investigar e analisar o patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia, buscando relacionar e comunicar entre si os sujeitos, contexto ambiental e patrimônio cultural. Para tal, baseadas em Morin, no método que busca a complexidade através da criação de vias de abordagem, realizamos observações em diferentes esferas: uma audiência pública de licenciamento ambiental, uma atividade com professores de ensino fundamental e entrevista com um colecionador particular de fósseis. Os resultados apresentados na forma de dois artigos apontam que a) a utilização desse patrimônio obedece a uma lógica utilitarista de transformação da natureza; b) destacamos uma rede complexa de problemáticas ambientais, econômicas e sociais que devem ser consideradas quando se pretende qualquer projeto de valorização, de educação ou mesmo da análise do patrimônio paleontológico da Praia do Atalaia; c) fazemos alguns apontamentos sobre a urgência de transformação das nossas práticas com o patrimônio paleontológico, para que possamos pensá-lo e agir a partir dele de forma mais abrangente, concebendo-o como um direito fundamental que corrobora para o exercício pleno da cidadania.
