Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Agência de fomento "FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas investigativas e webquest: construindo interfaces para o ensino sobre tratamento da informação para além do paradigma do exercício(Universidade Federal do Pará, 2017-05-11) ARAÚJO, Maria José Lopes de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014A investigação em foco aconteceu no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Marabá (PA). Esta pesquisa qualitativa (DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008) na modalidade narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011), se baseia nas experiências formativas de professores quando envolvidos em momentos que privilegiam a tríade Tratamento da Informação - Práticas investigativas - Tecnologias digitais para lidar com o ensino sobre as noções básicas de estatística. Busco responder à questão de pesquisa: Em que termos práticas investigativas utilizando Webquest contribuem para a formação docente no âmbito do ensino nos anos iniciais sobre Tratamento da Informação? Objetivo, na condição de professora, formadora e pesquisadora, investigar o ensino sobre Tratamento da Informação, utilizando Webquest, a fim de possibilitar reflexões e novas aprendizagens acerca desse componente curricular. Participaram dessa pesquisa 04 professores pedagogos, que foram selecionados previamente segundo os critérios: i) adesão à proposta de formação; ii) disponibilidade de participação dos encontros formativos; iii) ter participado de formação continuada em outros momentos e iv) já ter lecionado no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental. Os momentos formativos se articularam em duas etapas compostas por 3 encontros cada um. Foi elaborada uma Webquest composta por tarefas investigativas, conforme estabelece Ponte (2004) para lidar com o ensino sobre noções básicas de estatística na perspectiva de simetria invertida, em que os professores na condição de estudantes refletem sobre o ensino e as proposições advindas dele. Além da Webquest, foi elaborado um “Guia de Orientação Didática” para o Professor/Formador contendo orientações para o uso da Webquest, sugestões para pesquisas e consultas para maiores informações e ampliação das potencialidades dessa prática pedagógica. Assim, a Webquest e o guia se constituem como produtos oriundos da pesquisa desenvolvida. Rastreando novas compreensões do fenômeno educativo investigado, utilizei a Análise Textual Discursiva conforme preconizam Moraes e Galiazzi (2011). Do material empírico dei forma a dois eixos analíticos: i) Olhares docentes acerca do ensino sobre o tratamento da informação; ii) Práticas docentes em tratamento da informação. A análise revela que os professores atribuem os significados de que a) para ensinar é preciso conhecer o conteúdo matemático, b) o ensino da matemática se configura pela maneira como foi aprendido e pelas experiências de formação e docência, c) expressam ainda que o ensino sobre Tratamento da Informação deve ser assumido como um compromisso social, d) é possível propiciar aos discentes uma formação mais estatisticamente letrada. Além disso, os professores expressam que a experiência formativa possibilitou novas outras reflexões acerca do vivido, destacando a relevância das práticas investigativas na promoção de atitudes de interação e valorização dos sujeitos da aprendizagem no ambiente educativo. Outro aspecto apontado foi a importância do uso de situações cotidianas, pois elas potencializam as investigações e ampliam a visão interdisciplinar da educação estatística. O uso de tecnologias digitais, em momentos formativos, mobiliza e amplia os conhecimentos estatísticos. Há o reconhecimento de que é preciso formar-se continuadamente para ensinar, sobretudo para lidar com o Tratamento da Informação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados de eletromagnetismo: a relação entre eletricidade e magnetismo situados em uma perspectiva histórica compreendida no período de 1820 a 1831(Universidade Federal do Pará, 2017-05-24) VAZ, Rodrigo Pinheiro; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XA discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento do eletromagnetismo, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando esse contexto, esta pesquisa trata de investigar sentidos e significados sobre a relação entre eletricidade e magnetismo, visando desenvolver conceitos relacionados aos fenômenos eletromagnéticos, situados no período entre 1820 a 1831. Assumindo a orientação teórica e metodológica da pesquisa que utiliza autores como Carvalho (2000), Mortimer (2002), Vygotsky (2001), Gil-Perez (1996) e Martins (2004) foi proposta um sequência de ensino investigativo – que aborda o desenvolvimento de noções sobre fenômenos elétricos e magnéticos, em particular da relação entre esses fenômenos fundamentados na história da ciência, situada no período de 1820 a 1831, para estudar sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo –, desenvolvida com uma turma do curso de Física da disciplina Instrumentação para o Ensino da Física I, totalizando 11 estudantes. A realização da sequência ocorreu em 2 (dois) encontros respectivos aos dias da disciplina. Os materiais produzidos nos encontros foram: vídeos, textos e áudios. Esse material foi analisado segundo Mortimer &Scott (2002) e Vygotsky (2001). Os resultados indicam que os sujeitos da pesquisa conseguiram construir sentidos muito próximos dos significados relacionados aos conteúdos apresentados. Também ficou evidente a necessidade de se utilizar episódios da história da ciência em aulas de ciências, tendo em vista o desconhecimento sobre grande parte dos experimentos históricos e sua importância na compreensão do fenômeno abordado. Uma avaliação da sequência e sua potencialidade no ensino são sugeridas nas possibilidades que advém de seu desenvolvimento em sala de aula, conferindo ao professor uma ferramenta didática que se apresenta como ponto de partida para novas experiências docentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso do dinheiro como recurso sustentável: uma reflexão para a educação financeira cidadã(Universidade Federal do Pará, 2017) SILVA, Iran Abib Valente da; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033A educação financeira no Brasil é algo que pode ser considera novo para a maioria. Não é hábito dos brasileiros fazer planejamentos financeiros, falar sobre dinheiro, principalmente quando o assunto envolve criança. A ausência da noção básica de dinheiro pode atrapalhar a vida financeira da criança por toda sua vida. Ela pode se formar ser um excelente profissional, ganhar muito dinheiro, porém, não conseguir administrar sua vida financeira, porque no seu berço não foi transmitido tal informação. Assim sendo, uma de nossas responsabilidades como educadores e pais, é deixar um legado sadio às nossas crianças no que diz respeito ao assunto sobre finanças. Para que isso aconteça, devemos primeiramente aprender e praticar esse conhecimento diariamente em nossa vida, dando-lhes exemplos de viver dignamente bem hoje, para que gerações futuras sejam alcançadas nessa prática. No entanto, essa mudança não é fácil, porque vivemos em um país, cuja cultura não está alicerçada nos fundamentos do consumo necessário, mas na ideologia do consumismo, que é um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Isso trouxe uma inquietude no modo de agir das pessoas, ou seja, o ato do consumo perde sua característica fundamental, que é o de suprir as necessidades básicas e, passa a ser uma questão de poder e conquista. Hoje, todos que são impactados pelas mídias de massa são estimulados a consumir de modo inconsequente principalmente o público infantil, pois são mais vulneráveis. Nesse sentido, o consumismo infantil é uma questão urgente, de extrema importância e interesse geral. Se continuarmos agindo assim com nossas crianças estará ensinando-as a passar adiante horror e vergonha. Talvez, isto tenha sido o motivo de que ainda somos considerados analfabetos financeiros, devido não sabermos lidar com o dinheiro. Precisamos ampliar a contribuição da educação financeira, utilizando-a para despertar a atenção das pessoas para a importância de suas decisões cotidianas, tanto para seu próprio futuro e atual bem-estar, quanto para a sustentabilidade da sociedade e do meio ambiente. Essa questão relaciona-se intimamente com a essência do uso sustentável do dinheiro, nos dias atuais, por isso, faz sentido provocar a reflexão das pessoas sobre os reais motivos, que as levam a compreender essa prática sustentável, relacionadas ao bem-estar pessoal, familiar e de sua comunidade, a qual é fundamental a cada um de nós.
