Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Agência de fomento "CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acidentes com animais aquáticos em pescadores artesanais em um município da costa Amazônica: do levantamento ao tratamento(Universidade Federal do Pará, 2019-06-18) SILVA, Patrícia Fernandes da; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Acidentes com animais aquáticos podem ocorrer sempre que o homem invade o ambiente do animal ou o manuseia sem os devidos cuidados. Diversos trabalhos têm relatado cnidários, arraias, bagres, peixes-sapo e outros, como perigosos ao homem, ainda assim, em comunicações esparsas e pouco conclusivas para a região Norte do Brasil. Devido a importância da pesca no estado do Pará, a frequência de acidentes é provavelmente alta, embora os casos não sejam devidamente registrados. A pesca artesanal desempenha importante papel econômico e social em muitos municípios do Pará e agrega um grande contingente de trabalhadores. Pescadores artesanais, portanto, estão associados a risco de acidentes com animais aquáticos. O presente estudo analisa a frequência e a variabilidade da ocorrência de acidentes envolvendo animais aquáticos em pescadores artesanais em relação a diferentes artes de pesca e explora o conhecimento tradicional desta comunidade sobre os animais causadores, métodos de tratamento e prevenção de tais acidentes. A coleta de dados se deu no município de São Caetano de Odivelas/PA, região onde as comunidades tradicionais têm como principal fonte de renda a pesca artesanal. Foram realizadas 154 entrevistas com pescadores artesanais, coletando informações socioeconômicas e sobre os acidentes sofridos com animais aquáticos durante o ofício da pesca. As ocorrências foram frequentes em 98,7% dos entrevistados e associados a atividades ordinárias do ofício da pesca. Arraias, piabas, bagres, niquins e uricecas foram os animais que mais causaram acidentes (81,6%) independente das artes de pesca: rede, anzol e curral. A procura por atendimento médico, em função desse tipo de ocorrência não é frequente (26,3%) e os procedimentos recomendados pela literatura científica para elas não são adotados. Quanto menor a escolaridade, maior a quantidade de acidentes sofridos pelos pescadores (p < 0,001). Para atingir os pescadores artesanais, foi desenvolvido, como produto didático, um material impresso de sete páginas, que traz de forma simples e clara, informações que buscam auxiliar na prevenção, tratamento e formas corretas de procedimentos pós-acidentes após um acidente com um animal aquático. Tais informações foram inseridas em um calendário anual, como forma de torna-lo mais atrativo ao público que se pretende alcançar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cianobactérias e poluição da água: uma sequência didática para o ensino de ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2018-12-05) ATROCH, Rosa de Fátima Silva; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD) para explorar o tema “Cianobactérias e poluição da água” com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivos propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática do tema por professores de Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, testar a SD com os docentes e avaliar a utilização da SD no processo de aprendizagem sobre o tema. Este estudo foi realizado em três escolas estaduais que oferecem o 6º ano do Ensino Fundamental na área urbana do município de Soure, Ilha do Marajó (PA), são elas: Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Edda de Sousa Gonçalves e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva. As estratégias de ensino usadas para a formulação da SD e alcance dos objetivos de aprendizagem foram pensadas com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut, que está fundamentado nos conceitos de Engenharia Didática. As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram de acordo com a seguinte organização metodológica: 1) A análise prévia: para a definição dos objetivos e requisitos da SD foram realizadas observações in loco e aplicação de questionários aos professores. 2) Concepção: etapa de planejamento e revisão das atividades que constituirão a sequência didática. 3) Experimentação, implementação, validação e análise da SD: esta etapa foi dividida em validação e análise com professores, onde a SD foi apresentada aos professores em forma de oficina e avaliada a partir de uma matriz de requisitos pelos cinco professores de Ciências das três escolas estaduais presentes no município de Soure –Marajó – Pará. E experimentação, implementação e validação com alunos com aplicação de um pré-teste e um pós-teste a 43 alunos distribuídos em duas turmas do 6º ano da escola Stella Maris. Os dados foram analisados pelo método qualitativo, sendo possível concluir que a Sequência Didática elaborada foi validada como recurso aplicável às aulas de Ciências no contexto das três escolas estaduais situadas no município de Soure. Para o presente trabalho, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados mostraram-se satisfatórios. No entanto, não são definitivos, visto que a SD deve ser testada, revista, utilizada e validada futuramente para outros contextos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental como apoio ao manuseio e tratamento dos resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas: estudo de caso em Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-24) SANTOS, Albenita Ribeiro dos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933Uma das maiores preocupações ambientais da sociedade contemporânea, são as consequências que o consumo excessivo de produtos de origem industrial causa sobre a natureza, principalmente o destino dado após o seu uso, essa preocupação é observada tanto na área urbana quanto na rural. As comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA estão entre as que enfrentam sérios problemas na eliminação dos resíduos sólidos, dando-lhes o tratamento que é conveniente, porém inadequado. Nesse sentido, esse trabalho foi realizado em escolas públicas de três comunidades ribeirinhas do município, no período de Janeiro a Dezembro de 2018, cujo objetivo foi o de analisar a prática da Educação Ambiental como motivadora de ações sustentáveis quanto ao uso e manuseio adequado dos resíduos sólidos. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e participaram do trabalho alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Foram aplicados questionários e desenvolvidas práticas pedagógicas como: palestras, atividades extraclasse, oficinas e elaboração de uma cartilha de educação ambiental, os resultados foram positivos e são apresentados através de gráficos e tabelas. Foi verificado que, antes das atividades, mais da metade dos alunos das três escolas, cerca de 70%, desconhecia conceitos como sustentabilidade, educação ambiental, resíduos sólidos, entre outros, e achavam correto o destino que sua comunidade estava dando ao lixo doméstico, assim como consideravam certas algumas práticas antigas da população como a queima do lixo. Após as atividades pedagógicas podemos perceber a mudança de mentalidade nesses alunos. Com o conhecimento adquirido e através da introdução da educação ambiental, 90% dos alunos pensaram e agiram de maneira sustentável, condenando inclusive, qualquer prática que pudesse colocar em risco o meio ambiente e sua qualidade de vida. Dessa forma, passaram a buscar alternativas que pudessem amenizar as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Além disso, passaram a levar as informações seus familiares e a quem se interessasse pelo tema, que até então era de conhecimento de poucos. Com isso, tornam-se multiplicadores de ações sustentáveis, contribuindo para a manutenção de sua qualidade vida. Através da entrevista com representante da secretaria de meio ambiente soube-se da existência de projetos voltados a minimizar o problema do descarte dos resíduos sólidos nas ilhas de Abaetetuba e a cartilha ambiental contribuiu para promover a reflexão e motivar o aluno a novas práticas ecológicas. O resultado esperado é que novas cartilhas sejam produzidas e trabalhadas com alunos de todas as séries tanto da área urbana quanto na rural de outros municípios e assim expandir a prática da educação ambiental para a proteção e preservação do meio ambiente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-11-14) AVELAR, Marcilene Calandrine de; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-01-08) FALCÃO, Wilma Helena da Rocha; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618O Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O extrato de açaí como indicador ácido-base: um manual didático para experimentos com água de chuva no ensino de química(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) MACEDO, Adriana Costa; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989; 6059412003152989Extratos naturais podem ser obtidos a partir de diversas fontes como, por exemplo, do repolho roxo, da beterraba, da uva e do açaí. E servem como indicadores ácido-base por conterem uma substância chamada antocianina e podem ser usadas em aulas de Química. Uma forma de usá-los é na análise de água de chuva, para se verificar a presença de acidez e consequentemente a formação de chuva ácida, fenômeno que pode ser intensificado com a presença de indústrias e/ou presença de grande fluxo de automóveis. Para trabalhar essas questões, um manual didático abordando esses temas, foi construído. Ele é composto por: um breve resumo sobre o ensino ácido e base; indicadores naturais; atividade urbana industrial; o uso do tema chuva ácida em aulas de Química e; o pólo industrial de Barcarena. Possui ainda uma sequência didática com um roteiro de aulas teóricas e práticas. Para as aulas práticas é apresentado um kit experimental com um destaque para a mudança de coloração de corantes naturais, ricos em antocianinas, que podem ser usados como indicadores de pH. Contextualizando-se a região amazônica, usou-se o extrato alcoólico de açaí para montagem deste kit que foi aplicado na determinação de acidez de água de chuva e de materiais de uso doméstico. A acidez determinada nas amostras de água de chuva pode estar relacionada com a intensa atividade industrial na região de Barcarena. O manual foi aplicado em uma turma de 1º ano com quarenta alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Acy de Jesus Barros Pereira, onde estes responderam questões antes e depois da aplicação das aulas teóricas e experimentais e o resultado mostrou que houve uma melhora do entendimento e absorção dos conceitos ali apresentados. Esta metodologia foi apresentada para cinco professores de Química da rede estadual de educação, lotados em escolas de Barcarena. De maneira unânime os docentes avaliaram de maneira satisfatória a metodologia proposta afirmando que irão usar em suas aulas de química. A utilização do manual didático evidenciou a importância de se aplicar métodos experimentais para propiciar ao aluno um ensino-aprendizagem mais efetivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos para o ensino de ciências ambientais na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) RODRIGUES, Zelinda Duarte; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Diante da precariedade do sistema de saneamento básico, referente à qualidade da água para consumo humano, este estudo objetivou contribuir por meio da aplicação de jogos didáticos, com ênfase nas temáticas das Ciências Ambientais, no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 5º ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública do município de São Sebastião da Boa Vista – Pará (SSBV-PA). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulário, com questões objetivas e subjetivas, aplicados para professores. Esta pesquisa de campo teve uma abordagem quanti-qualitativa, com a elaboração de Sequência Didática e do “Baú Ecológico”, contendo quatro jogos, que foram avaliados de forma qualitativa, com aceitação positiva por parte dos juízes. O resultado da pesquisa com os educadores apontou que: as temáticas socioambientais estão presentes nos documentos escolares; necessitam de capacitação nos temas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); utilizam diferentes estratégias metodológicas; reconhecem a importância dos jogos didáticos. Na etapa de aplicação dos jogos na escola, foi possível observar o interesse, o empenho e a atenção dos alunos. Desse modo, este estudo buscou trazer benefícios, tais como: implementação de estratégias educativas e de produtos didáticos; contribuição na prática dos professores; nova ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e de aprendizagem; promoção e formação de valores e atitudes. Por tanto, consideramos que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois se buscou enfatizar temas relacionados com as Ciências Ambientais, com destaque para a Água, utilizando uma Sequência Didática e Jogos Educativos, com abordagem interdisciplinar e lúdica, contribuindo, assim, no processo de ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Quiz ambiental um aplicativo utilizado para o ensino das ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-31) ESTEVAM, Rogério Sousa; SANTOS, Davis Castro dos; http://lattes.cnpq.br/7784257182257171; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989Temáticas como as questões ambientais que tratam de assuntos relacionados à poluição atmosférica e da água, efeito estufa e chuva ácida, serviram de base para a elaboração de uma ferramenta pedagógica, com o objetivo de auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. O Quiz Ambiental é um software de celular que foi desenvolvido e testado com o objetivo de avaliar seu uso como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento de assuntos relacionados às ciências ambientais. O aplicativo apresenta um formato de perguntas e respostas, com questões de múltipla escolha de diferentes níveis de dificuldade, o qual foi aplicado com um grupo de professores e estudantes de cursos de qualificação profissional, em uma Instituição de Ensino Profissionalizante e em uma escola da rede pública estadual, ambas localizadas no Município de Barcarena - PA, entre os anos de 2018 e 2019. Dentre os resultados, observou-se o envolvimento e a participação tanto dos alunos, quanto dos professores, durante a execução das atividades relacionadas ao uso desta ferramenta. Todavia, foram observadas também, algumas dificuldades encontradas durante a aplicação do jogo, como a necessidade de acesso à internet para sua instalação e finalização, além do grau de complexidade de algumas questões, que ficou evidenciado após os testes realizados. As informações coletadas nesse processo demonstraram que a utilização de tecnologias, como aplicativos para smartphones, pode ser uma aliada no processo de construção de conhecimentos relacionados ao ensino das ciências ambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Resíduos sólidos urbanos, mapeamento e educação ambiental: proposta de instrumento para participação comunitária na questão ambiental no bairro da Marambaia, Belém-Pa(Universidade Federal do Pará, 2018-12-17) PEREIRA, Moacir José Moraes; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933; PETRACCO, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6834814201680920Nas culturas urbanas podemos observar estreita relação com o consumo de produtos de origem industrial, que geram resíduos que, quando não são dispostos e tratados de forma adequada, impactam consideravelmente o meio ambiente urbano. A população do bairro da Marambaia, situado em Belém do Pará, com mais de 65.000 habitantes, tem sofrido com problemas ambientais relacionados ao despejo irregular e da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos -RSU. Nesse sentido, esse estudo apresenta uma plataforma de mapeamento de pontos de despejo irregular de RSU no bairro da Marambaia, utilizando técnicas de geoprocessamento, ferramentas computacionais e estímulo à participação de escolas do bairro via mapeamento participativo e colaborativo, além de pesquisa de campo e aplicação de questionários junto às escolas. Alguns resultados alcançados mostram que a percepção ambiental é uma relevante forma de análise e deve ser considerada para processos de gestão e educação ambiental. Para o mapeamento, observou-se que os locais com maior presença de pontos de despejo irregular de RSU são espaços públicos. Foi possível identificar que há importante porcentagem de moradores que optam por contratar pessoas denominadas “carrinheiros” para se desfazerem de parte dos resíduos sólidos produzidos em suas residências, contribuindo para a problemática ambiental. Nos pontos de despejo irregular de RSU identificados, mais de 60% deles apresentam materiais economicamente aproveitável, o que possibilitaria a implantação de programas de coleta seletiva e reciclagem de materiais, através da criação de EcoPontos. As atividades de educação ambiental contribuiram para a formação de multiplicadores de informações sobre a problemática dos resíduos sólidos no bairro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará –Brasil(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MAUÉS, Raimundo da Conceição da Silva; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389O presente trabalho teve por objetivo identificar os sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas em três igarapés, nas ilhas do município de Abaetetuba-Pará-Brasil, com a finalidade de relacioná-los aos modelos de manejo indicados na literatura científica e sugerir à comunidade local tomadas de medidas que potencializem suas práticas para tal manejo. A região possui uma topografia bastante diversa quanto à presença de ilhas, rios, igarapés, furos, baías, praias e costas que constituem a zona ribeirinha ou a região das ilhas de Abaetetuba. Nesta região o manejo da floresta para a extração do açaí é feito por ribeirinhos que historicamente vivem do extrativismo da floresta. Nos últimos anos, com a valorização comercial do açaí e o consequente aumento do número de produtores e extratores de açaí que manejam açaizais na região, as matas de várzeas vêm sofrendo esta pressão antrópica e que requerem especial atenção. Neste contexto, um conjunto de planejamentos e técnicas de colheita do açaí, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos são de extrema importância e necessidade, garantindo um manejo mais sustentável. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas com produtores de açaí da região de estudo reunindo informações que elucidaram o entendimento sobre suas relações com a floresta e suas práticas produtivas. Foram realizadas anotações sobre as características das áreas manejadas, aquisição de registros fotográficos e de localização com auxílio do GPS para a confecção de mapas. As incursões foram realizadas entre novembro de 2017 a dezembro de 2018. As práticas de manejo observadas possuem paralelo com as indicadas na literatura especializada, contudo, outras tantas, exercidas pelos ribeirinhos, merecem atenção e orientação, sob pena de causarem grande prejuízo econômico e ambiental àquela comunidade. Além da falta de orientação técnica, a comunidade é carente de informações sobre apoio financeiro para a produção do açaí fruto. Na busca de promover uma melhora das técnicas, conhecimentos e acesso às informações de financiamento e logística, foi elaborado um Manual Ecológico Para Manejo de Açaizal de Várzea com informações que auxiliarão os agricultores em suas práticas de manejo florestal a que venham beneficiar, não só a comunidade local que depende diretamente da floresta, como também prover conscientização sobre a sustentabilidade desse meio.
