Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos - PPGRH/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos - PPGRH/IG por Assunto "Ensino fundamental"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da percepção de alunos do ensino fundamental sobre o uso e a qualidade da água no município de Belém(Universidade Federal do Pará, 2017) RÊGO, João Ricardo Souza do; LIMA, Aline Maria Meiguins de; http://lattes.cnpq.br/6572852379381594Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção de alunos de um colégio localizado no Município de Belém, capital do Estado do Pará, sobre a qualidade da água consumida diariamente, bem como verificar como esta temática é abordada no âmbito escolar, utilizando para isto a análise critica do projeto político pedagógico do colégio, a análise físico, química e microbiológica da água consumida e a aplicação do questionário aos alunos, sendo estes discentes de disciplinas relacionadas à temática Meio Ambiente. O número de entrevistados foi constituído por 62 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos períodos da manhã e tarde, durante o 1º Semestre de 2016. A divulgação e discussão dos resultados obtidos na pesquisa ocorreram na Mostra Cientifica Cultural da escola, por meio de apresentação em banner e realização de oficinas, jogos, experimentos, vídeos, entre outras atividades, onde foi possível verificar a compreensão dos estudantes a respeito da temática sobre qualidade e importância da água, dos problemas relacionados ao uso da água nos bairros e das alternativas para a conservação dos recursos hídricos. Comparando-se as respostas dos alunos sobre a temática, os resultados da análise físico, química e microbiológica da água consumida por estes alunos, e ainda a análise critica do PPP, é possível verificar que a má qualidade da água apontada na análise físico, química e microbiológica foi percebida pelos alunos. Quando questionados sobre o abastecimento de água, a maioria significativa dos alunos apontou a ocorrência da falta de água (85,45%), bem como a sua má qualidade quando chega às residências (74,55%). Além disso, quando questionados sobre o destino da água do açude da cidade, a maioria afirmou que esta serve, basicamente, para consumo humano (67,27%). Deve-se atentar para o fato de os alunos associarem a qualidade da água com aspectos macroscópicos, como, presença de cheiro (52,73%), principalmente. Por meio destes resultados foi possível determinar o nível de conhecimento que os alunos possuem sobre o tema “qualidade da água consumida”, assim como colher os dados necessários para o direcionamento das metas deste trabalho. Analisando o Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio,foi possível constatar que são estabelecidas estratégias de ensino no campo da Educação Ambiental, conforme determinam as diretrizes educacionais.Os dados coletados, com base na entrevista com os alunos, foram determinantes para associar metas que pudessem condizer com o objetivo precípuo do PPP, bem como trazer melhorias externas ao âmbito escolar no que diz respeito a sustentabilidade ambiental.Neste sentido, pode-se concluir que os alunos possuem a percepção da importância da água de boa qualidade para os múltiplos usos humanos, bem como conseguem identificar quais atitudes são prejudiciais para a manutenção da qualidade da água. Em síntese, o estudo revelou que os discentes do Colégio São Paulo têm conhecimento dos problemas relacionados à qualidade da água do município em que residem (Belém) e compreendem que também se constituem agentes causadores desses problemas.
