Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8046
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA),cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal).
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Navegando Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC por Assunto "Argumentation"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gamificação e escrita: experiência de aprendizagem gamificada para produção textual(Universidade Federal do Pará, 2021-04-15) BARBOSA, Rita de Cassia Damasceno; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972O presente trabalho propõe realizar, à luz da Linguística Aplicada, um estudo teórico-propositivo sobre a manifestação responsiva ativa na produção textual de alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir do trabalho com os gêneros discursivos artigo de opinião e comentário na interface argumentativa, por meio de atividades que empregam a gamificação como proposta pedagógica, por este recurso fazer parte da vida em sociedade e meio pelo qual os alunos se inserem como sujeitos nas diversas práticas sociais das quais participam, sejam elas em ambiente escolar, familiar ou em ambiente digital. Para efetivá-lo, partiu-se da seguinte problemática: Como as atividades elaboradas com base em mecânicas de jogos, gamificação, podem contribuir para a manifestação responsiva ativa discente na produção de gêneros discursivos? Para responder a esse questionamento, foi elaborado um conjunto de atividades para a produção textual de gêneros argumentativos, adaptado do projeto de leitura e escrita de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2008), composto por atividades organizadas com mecânicas de jogos – gamificação, que buscou confirmar/negar duas hipóteses: a) atividades gamificadas, por terem como finalidade o engajamento e a motivação para a solução de problemas, colaboram para a manifestação da responsividade ativa dos alunos do 9º ano na produção textual dos gêneros artigo de opinião e comentário; b) os alunos manifestam responsividade ativa durante as atividades que envolvem a reescrita dos textos. Definimos como objetivo principal verificar a manifestação responsiva ativa discente na produção textual dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário, a partir de uma proposta de atividades elaboradas com mecânicas de jogos, a gamificação e, como objetivos específicos: a) averiguar se as atividades gamificadas, as quais envolvem agência dos discentes na construção dos conhecimentos, colaboram para uma ação responsiva ativa dos alunos na produção textual; b) verificar a manifestação responsiva ativa na produção inicial dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário nas atividades diagnósticas. Para fundamentação teórica, baseamo-nos nos princípios do pensamento do Círculo de Bakhtin sobre a natureza dialógica da linguagem e a responsividade, bem como em teóricos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos relacionados à produção textual em sala de aula nessa perspectiva, como Geraldi (1996), Sercundes (2004), Fiad e Mayrink-Sabinson (2019) e Menegassi (2016); os estudos sobre multiletramentos de Street (2013, 2014), Kleiman (1995), Soares (2006), Rojo e Moura (2012) e Rojo e Barbosa (2015), Alves (2015) e Paula (2016) sobre gamificação como prática pedagógica. A investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com base no interpretativismo, de caráter propositivo e de natureza aplicada, em que os resultados iniciais obtidos a partir da análise diagnóstica demonstraram que os alunos manifestam posição ativamente responsiva em relação ao entendimento da proposta de produção, ao atendimento à finalidade do gênero e ao conteúdo temático na produção textual dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário de leitor. Tais resultados foram tomados como base para a elaboração de atividades de um produto educacional com o objetivo de contribuir para manifestação responsiva ativa discente na produção textual, em formato de caderno de atividade pedagógica, direcionado a docentes de Língua Portuguesa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os operadores argumentativos no processo de leitura e de produção textual: uma proposta de ensino para alunos do 9º ano(Universidade Federal do Pará, 2021-04-12) SOUZA, Adriane Andrade Souza de; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; http://lattes.cnpq.br/2212976917586395A presente pesquisa tem como tema o ensino dos operadores argumentativos em gêneros discursivos do domínio jornalístico no tocante ao processo de leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. O interesse em desenvolvê-la surgiu na própria rotina de sala de aula, como professora de Língua Portuguesa, ao observar a dificuldade dos alunos em construir, com proficiência, adequados textos argumentativos, incluindo o domínio dos operadores linguísticos que sinalizam a relação construída entre argumentos. Como objetivo geral, elegemos elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual do município de Igarapé-Açu, Pará – Brasil, que amplie seu conhecimento acerca da construção da argumentação textual por meio de operadores argumentativos. Para cumprimento dos objetivos pretendidos, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em duas etapas distintas: a primeira referente à construção de informações acerca do conhecimento que os alunos detêm sobre os operadores argumentativos ao procederem à leitura e produção de textos por excelência argumentativos; a segunda concernente à elaboração de uma proposta de ensino pautada no modelo sugerido por Lopes-Rossi (2002). Para embasar a pesquisa, constituem-se como referência os estudos da semântica argumentativa, desenvolvidos por Ducrot (1987, 1989) e construções teóricas da linguística funcional em Halliday e Hasan (1976), Haiman e Thompson (1984), Lehman (1988) e Van Dijk (1981, 1992) e os estudos sistematizados por Koch (1995, 2003, 2009, 2015) no âmbito da linguística textual. A avaliação diagnóstica evidenciou resultados pertinentes à elaboração da proposta de ensino, que, resumidamente, apontam para o fato de que a maioria dos alunos usa operadores argumentativos, mas têm um domínio limitado das possibilidades existentes da língua, bem como revelou a utilização das relações discursivas de conjunção (aditiva) com o operador e com ampla frequência pelos redatores. Evidenciou-se também o desconhecimento da importância dos operadores argumentativos na sinalização das relações semântico-argumentativas no texto, o que justifica a relevância de elaborar-se uma proposta didática com vistas à promoção de mais conhecimento sobre a argumentação construída por recursos linguísticos.
