Artigos Científicos - IEMCI
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Navegando Artigos Científicos - IEMCI por Assunto "Aprendizagem Significativa"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dosEste artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa e Neurociência na Educação, destacando alguns conceitos básicos da Neurociência e tecendo discussões teóricas a respeito da motivação e do tempo oportuno para a aprendizagem do educando, de acordo com os estímulos do seu sistema cognitivo, tendo como referência metodológica de ensino a Resolução de Problemas. Acreditamos com base nos referenciais teóricos estudados, que há necessidade de promover uma interlocução entre Neurociência e Educação, defendendo um diálogo criativo entre ambas e apresentando uma visão positiva dos conhecimentos neurocientíficos na Educação, em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos. O texto destaca informações de que a Neurociência afirma que as atitudes educativas que geram sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, raiva, depressão e desesperança vêm acompanhadas de humilhação e estas atitudes acabam inibindo o processo de aprendizagem. Nossa principal finalidade foi discutir através de reflexões no texto que os estudantes não aprendem se não estiverem motivados e se o momento não for adequado para que esta aprendizagem ocorra. O artigo trata-se de um estudo bibliográfico e esperamos com este trabalho que as compreensões entre Aprendizagem Significativa e a Neurociência na Educação possibilitem reflexões aos professores para que ambas sejam investigadas no intuito de fomentar a aplicabilidade de tais teorias na sala de aula, em nosso caso, através da Resolução de Problemas com a utilização dos estímulos do sistema cognitivo para a aprendizagem.
