Artigos Científicos - FAHIS/IFCH
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Navegando Artigos Científicos - FAHIS/IFCH por Assunto "Amazônia"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Do Folclorismo à História da Cultura na Amazônia: o percurso construído por Vicente Salles(Museu Paraense Emílio Goeldi, 2017-04) RICCI, Magda Maria de Oliveira; MAFRA, Alessandra Regina e SouzaEste artigo tem como objetivo analisar parte da trajetória intelectual do pesquisador e folclorista paraense Vicente Salles (1931-2013), nos estudos sobre o folclore. Examina-se como surgiu e se intensificou o interesse de Salles pelo folclore amazônico (em especial, o paraense), as suas primeiras pesquisas de campo, como o autor interpretou os conceitos de folclore e de cultura popular e a presença do folclore em algumas de suas principais obras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Estradas líquidas, comércio sólido: índios e regatões na amazônia (século XIX)(Universidade Federal do Pará, 2014-12) HENRIQUE, Márcio Couto; MORAIS, Laura Trindade deO artigo analisa as relações entre os índios e os comerciantes ambulantes que, na Amazônia do século XIX, eram conhecidos como regatões. Com base em documentos da época, constata-se que nem sempre os índios foram vítimas ingênuas e passivas diante dos regatões e que é necessário enfatizar a dimensão simbólica das trocas, a fim de recuperar o protagonismo indígena nas relações estabelecidas com os comerciantes e com as mercadorias que eles vendiam.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O viver e o fazer construindo mundos(Universidade Federal do Pará, 2017-12) MIRANDA, Leila MourãoNeste artigo discute-se o passado/presente na perspectiva de explicitar e compreender o saber/conhecimento contido nas metáforas da linguagem sobre a origem e a importância de produtos vegetais, utilizados na alimentação pelos indígenas na Amazônia. A análise de geração e produção mental/intelectual dos mecanismos sociais de seleção, apropriação e institucionalização informam os processos transmissão de conhecimento. Busca-se refletir, entender e compreender as relações existentes entre os componentes do grupo sociocultural e seus ambientes. Ressalta, também, os procedimentos específicos adotados na produção de conhecimento que se conforma e configura na relação do viver num mundo oriundo no processo das vivências.
