Navegando por Assunto "Água"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A água para o consumo humano: ensino por meio de temas com abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente(Universidade Federal do Pará, 2016-05-02) RIBEIRO, Dayane Negrão Carvalho; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687A água é um tema comumente tratado no ensino de Ciências, mas que num cenário de indisponibilidade do recurso carece de discussões para a formação para a cidadania, mediante ao reconhecimento de problemas científicos e tecnológicos que envolvem seu acesso para o uso e preservação da vida humana. Diante deste cenário, neste estudo busquei verificar como a proposta temática “A Água para Consumo Humano” pode influenciar na formação para a cidadania de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual no município de Abaetetuba, gerando nesse contexto duas cartilhas temáticas sobre a proposta, a saber: uma cartilha temática para o aluno e uma cartilha com sugestão de atividades para o professor. A fundamentação teórica desta ultima traz duas seções. A primeira incorpora a abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e seus apontamentos para a melhoria do ensino de Ciências, através do ensino por tema baseado nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), partindo de situações do contexto dos alunos, a fim de envolvê-los ativamente na busca de soluções, através de atividades diversificadas.Na segunda seção escrevo sobre os conhecimentos científicos relacionados à água e o sua influencia no ensino de Ciências. O ambiente de pesquisa foi constituído através de um minicurso, em que participaram onze alunos do sexto ano do ensino fundamental como sujeitos da pesquisa, além da professora-pesquisadora. A pesquisa-ação foi a opção metodológica escolhida nesta pesquisa para acoleta de dados, sendo estes analisados a luz da análise interpretativa de Creswell (2007). Os dados obtidos mostraram que a temática trabalhada dentro da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente permite aos alunos reconhecerem os problemas da sua realidade, possibilitando sua inserção na busca por soluções e, ainda, mostra a importância de trabalhar a realidade cotidiana, dando atenção às dificuldades dos alunos em se expressar de forma oral e escrita. Quanto à professora pesquisadora, este estudo mostrou como a prática reflexiva foi importante para a condução dasatividades do minicurso. Em relação ao produto deste trabalho, as duas cartilhas para uso em situação de ensino-aprendizagem, eu considero que possibilitaram o tratamento do tema, pois despertou o interesse dos alunos em continuar as atividades culminando em palestras para a comunidade escolar. E ainda, houve a elaboração de uma carta pelos alunos com propostas para solução dos problemas identificados e que foi encaminhada à direção da escola visando o conhecimento dos problemas e das possíveis soluções observadas pelos alunos no seu ambiente escolar, no que concerne ao acesso à água para o consumo humano.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Água: direito fundamental(Universidade Federal do Pará, 2013) AMIN, Aleph Hassan Costa; MATTOS NETO, Antonio José de; http://lattes.cnpq.br/4719479439779242A poluição e o uso desordenado dos recursos hídricos, aos poucos, estão tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e fazem crescer sua demanda, diante de uma oferta inelástica. A junção destes fatores leva a inferir que este recurso não pode mais ser entendido como um bem infinito, pois a confrontação de sua disponibilidade com suas demandas tende a acarretar sua escassez. Neste contexto, percebe-se que a água, na condição de recurso natural, faz-se necessária tanto para o desenvolvimento social quanto para o econômico. Por esta razão, este trabalho tem como objetivo abordar o valor social e econômico da água,mostrando como estes valores se manifestam num cenário de escassez. A abordagem é feita com base nos direitos fundamentais, equacionando o acesso à água neste rol de direitos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Água: um estudo sobre as representações sociais de alunos do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2009-08-19) IMBIRIBA, Teresa Elvina Florenzano; NAKAYAMA, Luiza; http://lattes.cnpq.br/3771896759209007Em vista de em minha trajetória acadêmica ter tido um ensino tradicional, no qual era desestimulada a participar das aulas, não emitindo minhas idéias e opiniões, procurei como professora, construir um percurso de diálogo com meus alunos, valorizando os seus conhecimentos sobre o tema em foco e articulando-os aos veiculados na escola. Assim, norteada pela idéia de resgatar/valorizar os conhecimentos que os alunos apreendem no seu meio familiar e cultural, delineei esta dissertação como um estudo sobre as representações sociais de água de alunos de 4ª série do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, no ano de 2007. Utilizei como suporte teórico metodológico a teoria das Representações Sociais formulada por Serge Moscovici articulada com a teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric. A metodologia, caracterizada por uma abordagem qualitativa e quantitativa, teve como técnicas de coleta de dados, o questionário, a evocação livre a partir da palavra indutora água, complementados pela entrevista. A pesquisa teve como sujeitos 110 estudantes da 4ª série, na faixa etária de nove a treze anos, sendo 60 do sexo feminino. A análise dos resultados revelou aspectos importantes sobre os alunos e suas representações e me possibilitou identificar que os conteúdos da representação social de água estão relacionados aos seguintes significados e sentidos: 1) ao consumo de água nos hábitos cotidianos de higiene e na alimentação; 2) a paisagem natural, formada de recursos hídricos; 3) aos fenômenos naturais, como a chuva e tsunami; 4) ao seu valor e a sua importância, como fonte de vida e de saúde; 5) as atitudes e ações concretas de tratamento da água; 6) ao cuidado e conservação do patrimônio hídrico natural; 7) ao seu simbolismo: a água como objeto de contemplação, beleza e de lazer e 8) as suas características. Quanto à estrutura da representação social de água, o núcleo central foi constituído pelas categorias semânticas: banho, beber, vida, limpa, rio e chuva e o sistema periférico, pelas categorias: economizar, poluição, lavar os alimentos, cachoeira, fazer comida, cristalina, diversão, mar, paz, tsunami, útil, poço e gota. A compreensão das representações dos alunos sobre a água foi fundamental para minhas reflexões sobre esse tema e pela possibilidade de elaboração de novas práticas pedagógicas embasadas no desafio de formar alunos-cidadãos que reconheçam a necessidade do uso responsável da água como bem finito que precisa ser conservado e preservado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise econômica de sistema de abastecimento de água público fechado: estudo de caso da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto - Belém (PA)(Universidade Federal do Pará, 2012-05-18) SILVA, Adnilson Igor Martins da; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973O abastecimento de água é de suma importância não só para a sobrevivência humana, como também para o desenvolvimento de atividades econômicas e institucionais, ou seja, para vida orgânica/biótica e para a vida social. Com relação à disponibilidade desse recurso, o Brasil é um país com enormes reservas potencias para atender a esse fim. A Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Campus da UFPA, atualmente produz sua água, com a captação através de aquifero subterrâneo, e, em pequena quantidade, também compra da Concessionária Local. Contudo, em relação à produção na Universidade Federal do Pará não há conhecimento quanto aos custos de manutenção da linha de produção, da mão-de-obra envolvida, etc. A falta desse conhecimento não permite que o Gestor possa agir de forma estratégica, com relação a essa situação. Este trabalho visa levantar os custos diretos e indiretos da produção de 1m³ de água tratada na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, comparando-o com os valores cobrados pela Concessionária Local, a fim de demonstrar ao gestor qual a situação mais vantajosa à Administração com relação ao assunto a ser abordado. Ademais, foram criados cenários futuros, tendo em vista que a atividade universitária é dinâmica e crescente, além do que se incorporaram condições como custo de energia e valor da outorga para captação de água, ainda não integrados nos custo atuais de produção. Os resultados demonstram claramente que a opção de produzir água para consumo é a mais vantajosa em termos econômicos para a Instituição, em qualquer cenário proposto. Ressalta-se que o custo por m³ da água produzida varia de R$ 0,31 a R$ 0,45, enquanto que a compra através da Concessionária Local, em torno de R$ 4,30/m³ para o ano de 2011, só se mostrará viável se esse preço for de no máximo de R$ 0,50/m³. Com essas informações e análises devidamente apresentadas de forma clara e tecnicamente consideradas, este trabalho poderá ser utilizado como instrumento de gestão pública capaz de permitir o melhor ou mais adequado sistema de Abastecimento de Água na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de riscos aplicada como metodologia de controle e segurança da qualidade da água no sistema de abastecimento de Belém - PA(Universidade Federal do Pará, 2016-03-08) ARAÚJO JUNIOR, Antonio Jorge Silva; TEIXEIRA, Luiza Carla Girard Mendes; http://lattes.cnpq.br/9773700229115395O presente trabalho tem como objetivo principal utilizar a abordagem de avaliação de risco FMEA como metodologia de controle e segurança da qualidade da água no sistema de abastecimento de Belém. Durante o período de monitoramento foram determinados os indicadores cloro residual livre, turbidez, cor aparente, pH, fluoreto, ferro total, coliformes totais e E.coli. Foram realizadas coletas e análises em 46 pontos da zona central de abastecimento de Belém, compreendendo estações de tratamento, descida dos reservatórios dos setores e na rede de abastecimento. Cada conjunto de dados recebeu tratamento estatístico descritivo, remoção de outliers e passou pelo teste de Kruskal Wallis para verificar diferenças significativas entre indicadores de diferentes setores de abastecimento. Foi verificado que das 3680 determinações, 706 apresentaram não conformidades com a portaria 2914 (BRASIL, 2011), dentre os quais 582 foram na rede de abastecimento, 92 nas descidas dos reservatórios dos setores e 32 nas estações de tratamento. A metodologia FMEA foi aplicada a todos os indicadores analisados, e os pontos divididos em três grupos: REDE, DRS e ETA’s. Para o grupo REDE foram identificados 18 pontos de risco moderado e 18 pontos de risco alto. Para o grupo DRS e ETA’s todos os pontos foram de risco moderado. Nesta pesquisa não houve ocorrência de risco desprezível e crítico. Os indicadores fluoreto, coliformes totais e E.coli foram os mais influentes, cada um respondendo por aproximadamente 15% na ponderação de riscos. Contudo, o indicador fluoreto contribuiu para elevar a categoria dos riscos, pois apresentou 100% de não conformidades com a portaria 635 (BRASIL, 1975) em todos os pontos analisados. Após a categorização de risco, foram elaborados dois mapas, um de pontos e outro de isolinhas, representando os riscos referentes à qualidade da água para cada um dos pontos estudados. O mapa de isolinhas foi o que melhor representou o risco, pois apresentou maior abrangência de informações.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Avaliação do desempenho ambiental e racionalização do consumo de água no segmento industrial de produção de bebidas(2013-12) CAVALCANTE, Luciana Miranda; MACHADO, Luiza Carla Girard Teixeira; LIMA, Aline Maria Meiguins deA região Amazônica, detentora de grande potencial hídrico, tem atraído indústrias que promovem uso intensivo de água, por isso, existe uma emergência por instrumentos que administrem essa tendência. Neste trabalho foi diagnosticado o nível de racionalização do uso da água pelo setor industrial de produção de bebidas no estado do Pará, assim como as causas do comportamento do setor. As variáveis dependentes (de comportamento) foram classificadas de acordo com quatro dimensões (gestão ambiental, manejo da água, manejo dos efluentes e medidas avançadas de racionalização) que compõe o nível de racionalização da gestão industrial hídrica. As variáveis independentes foram associadas ao: porte, ramo, tipo de embalagem utilizada, disponibilidade hídrica e valor econômico da água. Os dados levantados mostraram que a produção de bebidas tem uma grande pegada hídrica operacional total (acima de) 15.250 m3/dia, com as pequenas empresas apresentando o maior consumo relativo por unidade produzida (maior que 7 L de água/L de bebida). O setor como um todo apresenta baixo nível de racionalização do uso da água, a dimensão mais eficiente é a de gerenciamento da água; entretanto algumas medidas avançadas podem ser visualizadas, especialmente a recirculação da água em torres de resfriamento. A análise das variáveis de estudo demonstra que o nível de racionalização é dependente diretamente do ramo e do porte da empresa. Conclui-se que o consumo tende ao desperdício; em resposta a este quadro, devem ser priorizadas políticas públicas voltadas para internalização dos custos ambientais embutidos no processo.Tese Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um modelo via MEF para análise da dispersão de poluentes em rios, lagos e estuários(Universidade Federal do Pará, 2012-03) LIMA, Rômulo Correa; BLANCO, Claudio José Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/8319326553139808; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662Água doce de boa qualidade é um pré-requisito para o desenvolvimento social e econômico de uma dada região. Paradoxalmente, este mesmo desenvolvimento é, normalmente, responsável pela poluição de suas fontes hídricas, através de despejo de resíduos domésticos ou industriais sem tratamento, ou através de atividades agrícolas. Desta forma, o monitoramento e o gerenciamento destas fontes são de extrema importância para o bem estar da população. Entre as possíveis ferramentas para auxiliar este gerenciamento, encontra-se a simulação computacional de transporte de poluentes nos meios hídricos. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um procedimento para a solução computacional da equação de advecção-difusão-reação em 2D, a qual é a base para todos os modelos de transporte de massa. O processo consiste na união entre os métodos de elementos finitos e de diferenças finitas na discretização das componentes espaciais e temporal, respectivamente. Esta metodologia foi avaliada em testes com dados sintéticos e também reais. No primeiro considerou-se o caso de transporte de massa por advecção pura para certificar a estabilidade nos casos em que as formulações clássicas falham. No segundo simulou-se o transporte de um poluente hipotético em um trecho de rio e obtiveram-se os efeitos próprios do arraste devido à advecção e o espalhamento devido à difusão. O último teste examinou o transporte de fósforo total no lago Água Preta a partir das águas bombeadas do rio Guamá e de fontes pontuais localizadas nas margens deste reservatório. O resultado da simulação mostrou a potencialidade do algoritmo em tratar casos mais próximos da realidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O estudo da água real e virtual no concreto usinado(Universidade Federal do Pará, 2015-11-03) BARRETO, Lidianne Pereira Gomes Lucas; BLANCO, Claudio José Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/8319326553139808; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973A água é uma substância essencial para que se tenha vida e além de ser um direito fundamental do ser humano a água também é utilizada na produção de alimentos, serviços e bens de consumo. A água está presente na construção civil na forma real e virtual. A água real é aquela utilizada na extração de matérias primas, na fabricação dos materiais de construção e durante a vida útil das edificações e a água virtual é aquela incorporada ao produto. A indústria da construção civil é um dos segmentos econômicos que mais cresce no mundo e, consequentemente, tornou-se um grande consumidor de recursos naturais. No Brasil, o número de investimentos financeiros destinados à habitação tem elevado o número de construções no país, e tem feito com que as construtoras busquem tecnologias que permitam reduzir o tempo de execução das obras. Uma dessas tecnologias é o uso do concreto usinado, produto fabricado em centrais dosadoras, do qual tem como principais vantagens, a racionalização da mão de obra e a redução do tempo de execução do concreto. Mediante o crescimento na utilização do concreto usinado e a preocupação com a escassez da água, este trabalho propôs verificar a presença, a importância e o valor econômico da água real e virtual, como insumo no concreto usinado fabricado na Região Metropolitana de Belém-PA, pois, embora esteja presente durante todo o processo de produção do concreto para a água não é atribuído qualquer valor econômico. Ao inserir a água real e virtual na composição de preços unitários os percentuais de acréscimos no valor do metro cubico do concreto usinado corresponderia a menos de 1% para a água real e 36% para a água virtual. Estes acréscimos apesar de existirem, não são adicionados ao preço final de fabricação do concreto. Sendo assim, é preciso considerar a importância deste recurso natural no segmento da construção civil, como forma de assegurar a manutenção e a qualidade de vida desta e das próximas gerações.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A importância da água para a reprodução da comunidade São José do Furo Maracapucu, Abaetetuba – Pará(Universidade Federal do Pará, 2013-04) LIMA, Walter Chile RodriguesEste estudo tem como objetivo destacar a importância da água para a reprodução da Comunidade ribeirinha São José do furo Maracapucu e a relação com a crença, locomoção, atividades produtivas e hábitos. A metodologia utilizada, quanto à sua abordagem, é de natureza qualitativa descritiva; quanto ao estudo, é bibliográfico e de campo. A amostra da pesquisa foi de 10 famílias de um universo de 105. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário com questões abertas e roteiro de diálogo e observações. A partir da análise dos resultados obtidos, identificouse que a água é imprescindível na construção do gênero de vida do ribeirinho amazônico. Constatou-se, também, que a água do estuário vem sofrendo agressões em consequência do mau uso por diversos seguimentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O “interior” e as águas: entre paisagens, mobilidades e tecnologias de uma vida ribeirinha em São Sebastião da Boa Vista no Marajó-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-08-20) LIMA, Joicieli Pereira de; BUENO, Michele Escoura; http://lattes.cnpq.br/3126701924384242Esta pesquisa surge a partir de um confronto interno com a minha própria identidade, e assim questiono em saber se as pessoas que moram em São Sebastião da Boa Vista no Marajó se identificavam ou não como ribeirinhas. Entretanto, ao chegar ao campo percebo que as pessoas durante o seu cotidiano não estão acionando ribeirinho como identidade, a não ser em determinados momentos esporádicos, e o que aparece com constância é a categoria “interior”, esta por sua vez vai ser acionada i) ora como algo negativo e pejorativo, tendo em vista todo o processo histórico e social que a palavra “interior” carrega consigo, ii) ou a partir do confronto com o “outro”, essa categoria vai ser de valorização e de reafirmação. Através da observação participante, da utilização do diário de campo e de conversas informais foi possível observar a prática da vida cotidiana das pessoas e notar que elas estavam se deslocando seja pelo rio, pelo seco, pela lama, mas que dentro desse deslocamento a noção de tempo e espaço para se referir ao que é perto e ao que é longe estava sendo mediada pela relação das pessoas com as diferentes paisagens, principalmente pela presença ou ausência da água, compreendendo como parte da sua realidade e do seu modo de vida, agindo de acordo com essa vinculação ao seu próprio cotidiano. Diante disso, procuro compreender o que significa ser do “interior” para as pessoas, e a partir disso percebo que o Estado reduz o que é ser ribeirinho a um modo de vida ligado apenas ao rio, mas que ao ver através da prática da vida cotidiana das pessoas não apenas o rio importa, mas todas as águas e suas variações é que vão constituir a produção da percepção de pertencimento e seus modos de vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos para o ensino de ciências ambientais na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) RODRIGUES, Zelinda Duarte; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Diante da precariedade do sistema de saneamento básico, referente à qualidade da água para consumo humano, este estudo objetivou contribuir por meio da aplicação de jogos didáticos, com ênfase nas temáticas das Ciências Ambientais, no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 5º ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública do município de São Sebastião da Boa Vista – Pará (SSBV-PA). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulário, com questões objetivas e subjetivas, aplicados para professores. Esta pesquisa de campo teve uma abordagem quanti-qualitativa, com a elaboração de Sequência Didática e do “Baú Ecológico”, contendo quatro jogos, que foram avaliados de forma qualitativa, com aceitação positiva por parte dos juízes. O resultado da pesquisa com os educadores apontou que: as temáticas socioambientais estão presentes nos documentos escolares; necessitam de capacitação nos temas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); utilizam diferentes estratégias metodológicas; reconhecem a importância dos jogos didáticos. Na etapa de aplicação dos jogos na escola, foi possível observar o interesse, o empenho e a atenção dos alunos. Desse modo, este estudo buscou trazer benefícios, tais como: implementação de estratégias educativas e de produtos didáticos; contribuição na prática dos professores; nova ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e de aprendizagem; promoção e formação de valores e atitudes. Por tanto, consideramos que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois se buscou enfatizar temas relacionados com as Ciências Ambientais, com destaque para a Água, utilizando uma Sequência Didática e Jogos Educativos, com abordagem interdisciplinar e lúdica, contribuindo, assim, no processo de ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino-aprendizagem de funções na 1ª série do ensino médio(Universidade Federal do Pará, 2005-03-29) CHAVES, Maria Isaura de Albuquerque; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071Este trabalho apresenta uma forma possível de se conceber e materializar a Modelagem Matemática como método de ensino-aprendizagem em cursos regulares. Tal perspectiva de Modelagem foi organizada após considerações feitas sobre os obstáculos já apontados por aqueles que nos antecederam na área. Para observar como a professora e os alunos se envolvem em atividades de Modelagem e discutir, à luz de todo o conhecimento já produzido por pesquisas anteriores, os efeitos desse envolvimento para a prática docente no referido método, para a formação geral do educando bem como para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, a proposta de Modelagem foi aplicada em uma turma de primeira série do ensino Médio e avaliada quanto à produção de aprendizagens significativas de funções polinomiais do 10 e 20 graus, função exponencial e logaritmos, com enfoques de ferramentas para a compreensão de questões ambientais relacionadas com a água. Os resultados obtidos apontam que o ensino por Modelagem pode levar o aluno a tomar-se co-participe de seu processo de ensino-aprendizagem e, por conseqüência, ter sua aprendizagem signifIcativa facilitada. Por outro lado, para o professor, entre o reconhecimento das vantagens quanto à utilização da Modelagem para o ensino e a sua aplicação, existe um caminho permeado de estudo e de pesquisa, que, para ser trilhado precisa de disposição e audácia para vencer os obstáculos que se afigurem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Movimentos das águas e águas em movimento: um estudo sobre os conflitos pela água no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2022-09-01) BRIA, Nelson Gabriel da Silva; OLIVEIRA NETO, Adolfo da Costa; http://lattes.cnpq.br/3108272104911953; https://orcid.org/0000-0003-0420-6295; HERRERA, José Antônio; http://lattes.cnpq.br/3490178082968263; https://orcid.org/0000-0001-8249-5024A água é um elemento indispensável para a continuidade da vida humana e do equilíbrio ambiental do planeta. Em decorrência disso, a luta por seu acesso e a seus recursos é um embate que vem sendo travado a séculos ao redor do mundo. Em cada espaço/território, assume características específicas, oriundas das inter-relações existentes. No Brasil, a existência de múltiplas conflitualidades pelo acesso, controle e direito a água e seus recursos pode ser vista, em diferentes espaços/territórios, e as consequências destas, ganham novos contornos, sejam a níveis de estratégias de defesa por movimentos sociais, ou por parte do grande capital, como ações danosas a estes grupos. Os debates sobre água e movimentos podem ser entendidos a partir de inúmeras perspectivas teórico-metodológicas, mas aqui partimos da conflitualidade e da materialidade histórica e dialética que ações de diferentes atores deixam sobre diferentes espaços. Uma vez que, essas ações são processos históricos, que se encontram em constante movimento, agindo e se materializando de formas distintas em cada espaço, deixando marcas que podem ser descritas e analisadas de forma crítica. Diante disto, propõe-se entender os diferentes processos aos quais, as disputas pela água estão inseridas, a partir dos debates científicos e das análises das ações sofridas, praticadas, e demais estratégias desenvolvidas por movimentos socioterritoriais das águas na direção da salvaguarda dos direitos de seus membros e da sociedade de forma geral. As hipóteses levantadas neste trabalho, são que os movimentos socioterritoriais, organizarem-se, seja a nível interno de um único movimento, ou se aliado a outros, buscando diferentes maneiras de enfrentar as adversidades oriundas dos conflitos aos quais estão inseridos, tais como: manifestações, ocupações de empresas e órgãos públicos, ações judiciais, contra mineração, agronegócio, pesca industrial, dentre outros. Os debates travados neste trabalho, buscaram entender os diferentes processos aos quais as disputas pela água estão inseridas. Nesse sentido, a pesquisa bibliométrica e sua posterior análise forneceram condições para a observação de como a ciência vem produzindo a respeito dos conflitos hídricos a nível mundial. Não apenas das formas, mas dos diversos processos e concepções que a água assume para cada um dos que a disputam. Nessa direção, foi possível observar dinâmicas resultantes dos processos de apropriação e diferenciação de usos e concepções da água, percebendo a existência de atores hegemônicos, que buscam o controle desta para satisfazerem suas necessidades, e como forma dessas ações, observou-se desde a construção de infraestruturas hidráulicas a ocupação militar. Os processos relacionados às disputas por e pela água são complexos, advindos da soma de fatores resultantes dos espaços e territórios que estão inseridos. A nível nacional, foi perceptível a atuação dos movimentos socioespaciais e socioterritoriais como importantes atores contestadores da ordem vigente, produzindo um conjunto de ações e estratégias de enfrentamento aos atores hidro-hegemônicos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sedimentação recente e condições físico-químicas das águas do Lago Novo – Cabo Norte/AP(Universidade Federal do Pará, 1997-06-06) COSTA, Wagner José Pinheiro; EL-ROBRINI, Maâmar; http://lattes.cnpq.br/5707365981163429; https://orcid.org/0000-0001-7850-1217O estudo do Lago Novo, considerado o maior e de grande potencial econômico para o estado do Amapá, surgiu da necessidade de informações científicas sobre a região, principalmente no sistema lacustrino. Com essa finalidade foi realizado esta pesquisa de cunho sedimentológico e geoquímico. Este lago está situado na porção mais interna da Planície Costeira do Estado do Amapá, na região do Cabo Norte. Encontra-se instalado em sedimentos do Grupo Barreiras e sedimentos recentes, distando 20 Km de rochas cristalinas do Escudo Guianense e possuindo uma área aproximada de 104 Km². As águas desse lago apresentam uma variação sazonal bastante significativa tanto na temperatura (29,9 °C, no período chuvoso e 34,1 °C, no período de estiagem) quanto no pH (5,65 no período chuvoso e 7,95 no período de estiagem). Os baixos valores de condutividade elétrica, inferiores a 40 µs/cm, descartam uma possível influência do estuário do Rio Araguari, enquanto que as análises de sólidos totais dissolvidos (STD) e sedimentos em suspensão indicam pequena quantidade de íons e sedimentos em suspensão nas águas do lago. Os sedimentos de fundo do lago apresentam-se distribuídos em 5 classes granulométricas: areia, areia-siltosa, silte-arenoso, silte e silte-argiloso. O estudo da distribuição faciológica desses sedimentos mostrou que os sedimentos do fácies areno-siltoso e silte-arenoso ocupam cerca de 47% da área do lago; os do fácies siltoso, 44%; os do fácies arenoso, 6% e os do fácies silte-argiloso, 3% da área do lago. As análises quantitativas definiram a ocorrência de 4 grupos de argilo-minerais: caulinita, esmectita, ilita e clorita. As análises semi-quantitativas permitiram estabelecer os valores médios relativos à abundância dos argilo-minerais nos sedimentos do lago: caulinita/clorita com 72,6%; esmectita 14% e ilita 13,4%. De acordo com a razão entre os argilo-minerais encontrados ocorrem 4 zonas com paragênese distintas: I) razão caulinita/esmectita de 1,3/1 e caulinita/ilita de 5/1; II) razão caulinita/esmectita de 10/1 e caulinita/ilita de 5/1; III) razão caulinita/esmectita de 3,3/1 e caulinita/ilita de 6/1; IV) razão caulinita/esmectita de 26,4/1 e caulinita/ilita de 8,2/1. Os resultados desta pesquisa indicam que os elementos que compõem o sistema do Lago Novo são produtos da ação de agentes intempéricos atuando sobre rochas e sedimentos adjacentes, sob influência direta da rede de drenagem, geomorfologia e mudanças climáticas sazonais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os solos-sedimentos da região central do estado do Acre (Feijó- Tarauacá), sua aptidão ao cultivo de abacaxi e a relação com os sedimentos fluviais atuais(Universidade Federal do Pará, 2006-10-18) PEREIRA, Patrícia Freitas; COSTA, Marcondes Lima da; http://lattes.cnpq.br/1639498384851302; https://orcid.org/0000-0002-0134-0432O Estado do Acre está situado no extremo sudoeste da Amazônia brasileira. E o seu território, em mais de 80%, é coberto por rochas da Formação Solimões que é constituída predominantemente por rochas sedimentares silticas argilosas fossilíferas, intercaladas por arenitos finos, e tiveram como fontes os terrenos dos contrafortes andinos. No estado do Acre existem manchas de solos de boa fertilidade, com maior concentrações em sua região central (Feijó-Tarauacá). No entanto é notável que alguns cultivares se desenvolvem em tamanho exagerado como banana (banana comprida), melancia e principalmente o abacaxi “gigante de Tarauacá”, sem adubos ou fertilizantes, e apenas em algumas áreas específicas dessa região central, insinuando uma maior fertilidade, a julgar pelos 15kg que chegam a pesar os abacaxis gigantes. Essa fertilidade é também reconhecida nos sedimentos de praia (barra em pontal) dos rios que drenam o Estado do Acre. O presente trabalho tem assim objetivo o estudo da fertilidade dos solos da região Feijó-Tarauacá, sua origem e relação com os sedimentos de fonte sub-andinas transportados e redepositados pelo sistema fluvial ao tempo da Formação Solimões. Para a concretização deste estudo foram selecionadas 18 pontos de amostragem de solo com coletas de amostras em dois intervalos de profundidade (0-10 e 10-20cm), sendo oito pontos em áreas de roçado de abacaxi “gigante de Tarauacá” na Colônia Treze de Maio, 7 pontos ao longo da BR-364 no trecho Feijó-Tarauacá, 2 em área de mata virgem próximo a Tarauacá e 1 no roçado de abacaxi roxo nas proximidades de Feijó no sítio Coração de Jesus. Foi coletado também um abacaxi gigante desenvolvido no referido roçado. Na rede fluvial foram coletadas amostras de água, sedimento em suspensão e sedimento de fundo em 9 pontos de amostragem ao longo das micro-bacias de Tarauacá e Envira limitando-se à região Tarauacá-Feijó-Envira. As análises de solo consistiram de separação granulométrica (areia, silte e argila); determinação mineralógica por difração de raio-x (DRX); composição química (elementos maiores, traço e terras raras, por ICP-MS) e determinação de nutrientes (P, Mg, Ca, K, Fe, Mn, Cu e Zn) bem como Al disponível, e matéria orgânica. No abacaxi gigante foram determinados Ca, Mg, P, Na, K, Fe, Mn, Cu, Zn e Hg. As águas foram submetidas à análise de parâmetros físico-químicos in situ (pH, temperatura, STS, TDS, turbidez, transparência, cloreto, sulfato, fosfato, amônia, nitrito, nitrato, e determinação de metais dissolvidos em ICP-MS. Nos sedimentos em suspensão também foram determinados em ICP-MS os metais adsorvidos). Os sedimentos de fundo foram submetidos à análise de nutrientes. Os resultados obtidos demonstram que os solos da região Feijó-Tarauacá são rasos com pequeno desenvolvimento pedogenético onde seus horizontes se confundem facilmente com siltitos e argilitos inconsolidados de sua rocha fonte. São predominantemente silto-argilosos, e suas variações permitiram distinguir três agrupamentos: 1- silto-argilosos com teor de areia fina entre 4 e 20%; 2- areno-siltoargilosos; e 3- silto-argilosos com até 4% de areia fina. Todos os solos da Colônia Treze de Maio, onde são cultivados os abacaxis “Gigantes de Tarauacá” correspondem ao agrupamento 1. A mineralogia dominante nos solos-sedimentos estudados está representada por esmectita (33 a 61%) e quartzo (21 e 34%) seguidos de illita, caulinita, pouca albita e microclínio e às vezes calcita. Os solos da Colônia Treze de Maio apresentam os maiores conteúdos médios de esmectita e quartzo. A análise química revelou que estes solos-sedimentos são constituídos principalmente de SiO2 e Al2O3, além de Fe2O3, seguidos de K2O, CaO, e MgO compatíveis com a mineralogia, e o elevado conteúdo de SiO2 relaciona-se, ao conteúdo de quartzo, e quando aliado ao Al2O3 reflete também a abundância de argilominerais, principalmente as esmectitas. Os solos da Colônia Treze de Maio apresentaram teores de MnO, CaO e P2O5 consideravelmente mais elevados. A normalização com a crosta terrestre superior revela que os solos-sedimentos estudados se mostram empobrecidos em MgO, CaO, Na2O, K2O e P2O5; enriquecidos em TiO2; se equivalem em SiO2, Al2O3 e Fe2O3; e se mostram ainda enriquecido em MnO apenas nas amostras de solo da Colônia Treze de Maio. Quando normalizados com os folhelhos austrialianos pós-arqueanos-PAAS os solos-sedimentos se equivalem em CaO e SiO2 e se mantêm enriquecidos em MnO nas amostras de solo da Colônia Treze de Maio, se mostrando empobrecidos nos demais elementos. Quando comparados com os solos região central da Amazônia, os solos-sedimentos da região Feijó-Tarauacá encontram-se enriquecidos em MgO, CaO, Na2O, K2O, Fe2O3 e MnO e equiparáveis nos demais óxidos. O índice de alteração química (IAQ) indica solos-sedimentos pouco alterados, ligeiramente superior aos dos sedimentos de praia do Acre e dos rios Maranõn-Solimões, mas equiparáveis aos IAQ de esmectitas provavelmente devido as altas concentrações desse argilomineral no material de estudo. As análises de fertilidade revelaram concentrações elevadas de K, Ca, Mg, Fe, Mn e Zn, valores médios a altos de P, e valores médios de matéria orgânica, mostrando que esses solos-sedimentos apresentam elevada capacidade de troca catiônica (CTC), saturação por base acima de 75% e baixa saturação por Al. Contudo os solos da Colônia Treze de Maio se destacam dos demais por apresentarem um padrão de fertilidade superior, mesmo após os cultivos sucessivos de milho, arroz e abacaxi gigante. Este alto padrão de fertilidade sugere que apesar de já constatadas manchas férteis de solo na região do Acre, mais precisamente na região Feijó-Tarauacá, de fato existem nessa região, inseridas nas manchas maiores, “micromanchas” de solos com fertilidade ainda maior. Essas “micro-manchas” são do conhecimento empírico de pequenos agricultores que conseguem distingui-las das demais regiões de menor grau de fertilidade, cultivando banana, milho, arroz, feijão e os exuberantes abacaxis “Gigantes de Tarauacá”. A origem da fertilidade da região Feijó-Tarauacá está intrinsecamente relacionada com as características geológicas distintas da região, que por sua vez estão relacionadas, possivelmente com as variações nos processos de deposição ao tempo da Formação Solimões, principalmente com a mineralogia rica em argilominerais 2:1 como as esmectitas, mais abundantes nos solos de plantação de abacaxi gigante, sendo as principais responsáveis pelos altos valores de CTC dos solos, já que esses não são tão ricos em matéria orgânica. O exemplar de “abacaxi gigante” analisado pesou 4 vezes mais que um abacaxi comercial. O pH da polpa foi de 4,1. Seu conteúdo nutricional parcial revelou altos teores de elementos químicos nas três partes do abacaxi analisado (casca, polpa e miolo), sendo que a casca concentrou a maioria dos elementos, apresentando a seguinte ordem K> P> Ca> Mg> Mn> Na> Fe > Zn >Cu. Quando comparados com os abacaxis consumidos na Colômbia e no México, observa-se que apenas os teores de Na e Mg do abacaxi “gigante de Tarauacá” se encontram na média para os outros abacaxis, os demais elementos são consideravelmente maiores, com destaque ao P que é 22 vezes maior que o do abacaxi da Colômbia, e ao Mn que é 18 vezes maior que o do abacaxi do México. Os teores médios de Hg (55 ppb) dos solos estudados se encontram abaixo da média mundial, porém é o dobro da média encontrada para os sedimentos de praia dos rios Envira, Tarauacá e Juruá, já os teores de Hg (6 a 16ppb) no abacaxi gigante se assemelham aos de folhas e grãos de feijão cultivados nessas praias. Os altos teores de Mn disponíveis nos solos e no abacaxi gigante sugerem que este contribua juntamente com K e P, para o crescimento exagerado dos cultivares plantados nos solos das “micro-manchas”. A riqueza de nutrientes dos solos de terra firme da região Feijó-Tarauacá também foi observada nos rios que drenam essa região. Os sedimentos de fundo do rio Envira se mostraram mais rico em nutrientes que os do rio Tarauacá demonstrando que as terras da formação Solimões drenadas pelo rio Envira parecem ser mais ricas em nutrientes. As águas fluviais no período de enchente (inverno) se enriquecem em material inorgânico em suspensão com até 8 vezes mais do que no período de estiagem (verão), o contrário acontece com o total de sólidos dissolvidos (STD), com 3 vezes mais STD no período de estiagem. Os teores de metais disponíveis nos sedimentos em suspensão são em ordem decrescente Fe, Al, Mg, Mn, Na, Ti, Ba, Zn, Sr, Cu, B, Li, Sn, Pb, Rb, etc, (Ca e K não foram analisados). Os menores teores desses elementos se concentraram no rio Jurupari, afluente do Envira, com exceção do Se, Sn, Rb, Sb, Cs. Esses suspensatos são relativamente ricos em macro e micronutrientes explicando a mineralogia das águas fluviais e em conjunto a fertilidade das praias e, por conseguinte mostrando que os sedimentos da Formação Solimões são de fato a principal fonte de fertilidade dos atuais corpos praianos e de planície de inundação do Acre, como também dos sedimentos de terra firme, onde estão sendo cultivados os abacaxis “Gigantes de Tarauacá”, entre outros cultivares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso consciente da água para a sustentabilidade: uma abordagem de aprendizagem interdisciplinar no ambiente escolar.(Universidade Federal do Pará, 2023-06-29) SANTANA, Diego Rodrigues; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308As questões ambientais têm ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a importância da água, o consumo consciente e o desperdício na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, do 6º ao 9º ano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à aprendizagem baseada na metodologia da problematização de Charles de Maguerez, com os aportes da pesquisa-ação-participante e metodologia de aprendizagem por projetos. Foi desenvolvido em três etapas: inicialmente discutir a importância da água como elemento essencial para a qualidade de vida, por meio do projeto na escola “Precisamos falar sobre água”, com palestras e aulas expositivas, interdisciplinarmente. Em seguida, foram realizadas aulas de campo para relacionar a parte teórica à parte prática. Como etapa seguinte, foram aplicados questionários com perguntas de múltipla escolha para avaliar a opinião dos estudantes e professores referentes às questões relacionadas ao uso consciente da água. Os resultados foram sistematizados os quais apontaram uma insuficiência nos conhecimentos relacionados à temática água. O presente estudo culminou em um produto educacional, um Jogo de Tabuleiro, como instrumento lúdico e pedagógico com objetivo de auxiliar a prática docente em relação aos conteúdos dos componentes curriculares que envolvem a temática “água” de acordo com a BNCC. Os resultados deste produto educacional obtida pela avaliação feita pelos estudantes e pelos professores foram positivos e com benefícios que favorecem a prática pedagógica podendo ser consultados no final deste trabalho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso de tecnologias sociais para o fornecimento de água potável na comunidade Nossa Senhora de Fátima(Universidade Federal do Pará, 2021-11-05) SILVA, Neide Andrade da; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Os recursos hídricos impróprios para o consumo humano podem trazer doenças de veiculação hídrica. Por isso é de fundamental relevância, para a saúde e boa qualidade de vida, a utilização de água potável. Este trabalho se pautou em propor a construção e utilização de filtros artesanais, de baixo custo, como tecnologias sociais voltadas para a obtenção de água potável na comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro Jardim Tropical no município de Breves. Para alcançar o objetivo proposto se fez necessário identificar as características da comunidade onde o trabalho foi desenvolvido. Foi preciso ainda mostrar, por meio de palestra educativa interativa, a importância da conservação dos recursos hídricos e quais filtros podem ser construídos (com baixo custo) e utilizados para se ter uma vida mais saudável. Para além disso, se fez indispensável produzir um guia, no formato digital, dos filtros construídos artesanalmente. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com o Pároco do município e com o Dirigente da Comunidade na Categoria dos Gestores (CG), além de serem aplicados questionários, de múltipla escolha, para 18 comunitários na Categoria dos Comunitários (CC). Com este estudo constatou-se que a comunidade Nossa Senhora de Fátima se configura com um perfil de baixa renda e não possui acesso à água potável, um dos direitos mais básicos do ser humano. Assim, ao construir e utilizar filtros artesanais de baixo custo obtiveram, por um valor mínimo e de forma sustentável, água própria para o consumo humano, contribuindo, dessa maneira, para reduzir a proliferação de doenças de veiculação hídrica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uso do algoritmo Sebal na estimativa da evapotranspiração em um pomar de mangas no Nordeste paraense: uma abordagem socioambiental(Universidade Federal do Pará, 2022-06-28) MEDEIROS, Leidiane Ribeiro; SOUSA, Adriano Marlison Leão deAs mudanças no uso e cobertura do solo como a conversão de florestas em pastagens ou expansão urbana alteram as componentes do balanço de radiação, bem como o fluxo de calor e da evapotranspiração. A evapotranspiração é um dos componentes mais importantes do ciclo hidrológico e do equilíbrio climático, principalmente em área urbana. A estimativa dessa variável é fundamental para o manejo dos recursos hídricos de uma região, bem como da produtividade de uma cultura, principalmente aquelas que enfrentam escassez hídrica. Neste sentido este trabalho teve como objetivo estimar a evapotranspiração real diária (ETr) do pomar de manga e suas áreas subjacentes para os anos de 2015, 2017 e 2020 no vilarejo de Cuiarana, no município de Salinópolis do Nordeste Paraense. A metodologia utilizada envolveu o uso do algoritmo Surface Energy Balance Algorithms for Land (SEBAL) para estimativa de ETr, com imagens do satélite Landsat 8 OLI/TIRS, para o período de 02/08/2015, 06/07/2017 e 02/08/2021, assim como dados meteorológicos obtidos de uma torre meteorológica localizada no Sítio Experimental de Cuiarana. Por meio deste algoritmo foram gerados os mapas dos parâmetros estatísticos, calculados para as diferentes coberturas de uso da terra. Os resultados obtidos de ETr foram comparados como os valores obtidos pelo método da FAO-Penman-Monteith e da Razão de Bowen, por meio de seus erros estatísticos. As maiores médias de valores de ETr foram obtidas para a imagem 02/08/2015, com média de 4,805 mm/dia, sendo a área do pomar de manga uma das principais contribuintes para esse resultado, assim como a área do manguezal. Ao ser comparado com outros métodos de referência, os valores estimados pelo SEBAL foram coerentes com a literatura, sendo a sua variação temporal afetada fortemente pelo fenômeno do El Niño. Assim, o algoritmo SEBAL tem potencial para ser assimilado no processo de gestão dos recursos hídricos da região, bem como no manejo da cultura.Tese Acesso aberto (Open Access) O valor econômico e estratégico das águas da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2006-03-22) DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; RIBEIRO, Mário Ramos; http://lattes.cnpq.br/4314158355862373; ABREU, Francisco de Assis Matos de; http://lattes.cnpq.br/9626349043103626A água propriamente dita é um recurso natural imprescindível para a vida, importantíssimo para os metabolismos e processos sócio-econômicos e fundamental para o equilíbrio e manutenção das condições climáticas e do meio ambiente em geral. O bem “água” em seu aspecto ontológico, isto é, como substância em si, bem como entidade sócio-econômica, e as águas da Amazônia, em particular podem ter medido ou calculado, o seu VALOR ECONÔMICO, a ser expresso em unidades monetárias, pautando-se no princípio de que estas águas são um BEM ESTRATÉGICO. Não se restringindo a condição da existência apenas no estado físico líquido da matéria, nem aos princípios de que o valor deste bem se origina ou deriva dos custos econômicos/financeiros para sua obtenção, tratamento, armazenagem e distribuição e nem àquele obtido sob o enfoque da escassez. “O Valor de Não Uso” ou “de Existência” do objeto de estudo é o foco principal desta tese. A Amazônia possui as maiores reservas de água doce, floresta tropical e biodiversidade do planeta. O complexo sistema decorrente desta interação, nos aspectos dinâmico e funcional, bem como estático (estoque) é gerado e a sua manutenção só será possível se não se alterarem de forma expressiva o ciclo hidrológico na região, o qual é de suma importância para o equilíbrio climático da Terra, quando realiza o transporte de calor e umidade, e, mais especificamente, quando se expressa como suporte à existência de atividades produtivas no território brasileiro de grande relevância econômica. Logo é importante que se identifiquem estratégias, se criem mecanismos e se estabeleçam parâmetros para gestão deste imenso recurso natural, apresentando-se também mecanismo e políticas compensatórias, inclusive com a transferência de recursos financeiros que possam promover o desenvolvimento sócio-econômico da região. A pesquisa que sustentou o desenvolvimento dessa tese tem caráter teórico, conceitual e multidisciplinar, envolve conhecimentos de geociências (geologia, meteorologia, hidrologia), economia, engenharias, políticas públicas, ecologia e sociologia, tendo duas vertentes principais: a hidrológica e a econômica.
