Navegando por Assunto "Cartografia"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Análise crítica das metodologias gerais de mapeamento geotécnico visando formulação de diretrizes para a cartografia geotécnica no trópico úmido e aplicação na região metropolitana de Belém escala 1:50.000(Universidade Federal do Pará, 2001-11-09) COSTA, Tony Carlos Dias da; ABREU, Francisco de Assis Matos de; http://lattes.cnpq.br/9626349043103626; GANDOLFI, Nilson; http://lattes.cnpq.br/2605833412394930A presente tese traz, em seu escopo, a partir da analise critica das principais metodologias nacionais e internacionais de cartografia geotécnica (IAEG, Australiana, Francesa, EESC-USP, IPT, IG-UFRJ e IG-SP) a sistematização de um conjunto de diretrizes para a elaboração de mapas e cartas geotécnicas no Trópico Úmido Brasileiro. Apresenta também o mapeamento geotécnico, na escala 1:50.000, da Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará, formada pelos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Metodologicamente, baseou-se nas diretrizes acima citadas, sendo apresentados onze produtos cartográficos: mapa de documentação da Região Metropolitana de Belém (na escala 1:50.000), mapa de documentação da área central de Belém (na escala 1:10.000), mapa de declividade, mapa geológico, mapa de materiais inconsolidados, mapa de faixas de proteção permanente dos corpos d'água, mapa de áreas institucionais e unidades de conservação, mapa de áreas de várzea e terra firme, mapa de uso do solo, carta de áreas preferenciais à exploração de materiais naturais de construção e carta de áreas preferenciais à instalação de aterro sanitário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da exatidão cartográfica de dados SRTM e atualização da carta plani-altimétrica Salinópolis - NE do Pará(Universidade Federal do Pará, 2009-05-22) MARTINS, Elainy do Socorro Farias; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e; http://lattes.cnpq.br/3282736820907252As informações topográficas existentes para o território brasileiro, na escala 1:100.000, cobrem apenas 75,39% da área nacional, restando ainda imensos vazios cartográficos, principalmente na região Amazônica. Essas informações eram oriundas de métodos de restituição aerofotogramétricas, aplicados em fotos aéreas das décadas de 60 a 80. Devido à grande complexidade dos métodos empregados e a outros problemas de ordem técnico-financeira, grande parte das cartas plani-altimétricas está desatualizada, fato que compromete a utilização das mesmas. Atualmente, as informações topográficas são largamente extraídas a partir de modelos digitais de elevação, como por exemplo, as imagens do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Neste trabalho, o modelo de elevação do SRTM foi analisado com base no Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) altimétrico, na atualização altimétrica da carta Plani-altimétrica Salinópolis do ano de 1982. A análise do PEC altimétrico do SRTM referente à região de Salinópolis, revelou que o mesmo pode ser utilizado na escala 1:50.000 classe C e escala 1:100.000 classe A. Já que as imagens SRTM são compatíveis com a escala e classe da carta Salinópolis, utilizou-se a versão original do SRTM (90 metros resolução espacial) para atualização altimétrica da carta Salinópolis e imagens TM Landsat-5, como base planimétrica, seguindo os parâmetros adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com a atualização da carta constatou-se várias diferenças, principalmente em relação à planimetria. A atualização das cartas é de grande importância, principalmente em regiões costeiras, devido à dinâmica e intensidade dos diferentes processos naturais e antrópicos atuantes, além disso, esta metodologia pode servir de base para a atualização de outras cartas e até mesmo a geração de novas cartas em locais de vazios cartográficos, resolvendo assim a questão da falta de informação topográfica em determinadas escalas. Palavras-chave: SRTM, atualização cartográfica, carta plani-altimétrica, Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Barcarena cidade-obra: cartografia de uma cidade entontecida(Universidade Federal do Pará, 2012-03-09) CARDOSO, Sebastião de Jesus; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Este trabalho se constitui em uma leitura artístico-estético-crítica da cidade de Barcarena na busca de uma compreensão do seu espaço urbano. Ela se vale de três momentos: a cidade histórica, a cidade imagem e a cidade estética, buscando em uma leitura com Mumford, Argan, Guimarães, Lynch, Rossi, Deleuze,Guattari, Calvino o modo como ela se instaura na história.Esta leitura aponta como essa urbe se encontra hoje, mas ao mesmo tempo do que projeta no modo específico de vê-la daí a ideia de uma cartografia de seus espaços numa escritura entontecida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartas literárias: cartografia sócio-literária de pessoas e paisagens de Belém a partir da poesia de Bruno de Menezes(Universidade Federal do Pará, 2024-11-29) SANTOS, Joice Freitas dos; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961O presente trabalho propõe uma nova perspectiva sobre o cruzamento entre a Geografia e Literatura: uma cartografia sócio-literária da poesia de Bruno de Menezes, levando em consideração a existência de pessoas e paisagens no espaço de Belém do Pará. A questão que guiou o trabalho foi comprovar que Bruno de Menezes era um poeta-cartógrafo, explicando a relação da ficção com a cartografia; investigando como os espaços influenciaram na estilística da poesia; estabelecendo uma comparação de como estão os espaços citados e como eram na época dos escritos. Neste sentido, contribuiu para a comunidade acadêmica ao dar prosseguimento nos estudos sobre o poeta paraense negro, periférico, autodidata e precursor do Modernismo na capital paraense, além de continuar as pesquisas sobre Cartografia Literária que, como comprovamos, ainda está em fase de adensamento. Como metodologia, utilizamos as principais teorias da cartografia literária, para síntese em tabela a Malha de Saberes criada por Fernandes et al (2021), para apresentação dos mapas as teorias de Moretti (2003), para análise dos espaços e classificação da espacialidade no poema os postulados de Ozíris (2007). O produto desta pesquisa foi uma correlação entre os elementos visuais e textuais, com mapas e tabelas que sintetizam a capacidade do autor em retratar a cidade em poesia. O leitor verá que os espaços mais recorrentes nos poemas foram os bairros do Jurunas, Cidade Velha, Campina, Umarizal, Telégrafo, Pedreira e Sacramenta (Nazaré e Guamá aparecem algumas vezes), com pessoas que existiram na periferia de Belém nos séculos XVIII, XIX e XX, mas não tiveram sua existência marcada nos documentos oficiais. É o princípio do que desejamos ser um retorno para a sociedade com disponibilização dos mapas e outros recursos tecnológicos para o público. Assim, o trabalho buscou mostrar que os espaços de Belém têm memória, contando um pouco da história de ocupação desses lugares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografia da dinâmica urbana de uso e ocupação do solo no município de Breu Branco-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-02-25) SILVA, Wagner Luiz Gonçalves da; ROCHA, Gilberto de Miranda; http://lattes.cnpq.br/2436176783315749Breu Branco é um município do estado do Pará, localizado na microrregião de Tucuruí. O município foi emancipado em 1991, porém sua organização espacial ocorreu bem antes, quando do inicio das obras da hidroelétrica, para atender a demanda por moradia dos deslocados compulsoriamente em função do aumento da cota alagável do rio Tocantins. O município experimentou um crescimento populacional acelerado. A configuração espacial inicial da cidade se deu na porção sul, entre a rodovia PA-263 e o rio Tocantins. Posteriormente, com a saturação urbana, o crescimento buscou o outro lado da rodovia PA-263 o que atualmente é a porção norte da sede do município. Esse processo de expansão gerou ocupações urbanas que atualmente são bairros como: Santa Catarina, Conquista e Liberdade, recentemente, novos núcleos urbanos vêm surgindo. O crescimento urbano de Breu Branco é horizontal e se propaga em dois eixos de expansão. O plano diretor municipal é o documento que deve conter estratégias de zoneamento ambiental e de zonas de interesse social que subsidiem o poder publico quanto à regulação do crescimento urbano e a proteção ambiental. A atração populacional, o preço da terra e a topografia da área urbana, são fatores que aceleraram o crescimento da cidade. Nesse trabalho, utilizamos técnicas cartográficas e de sensoriamento remoto, para a construção de mapas, entre (1996-2006) e (2006-2016), na busca de compreender as transformações urbanas de Breu Branco.Tese Acesso aberto (Open Access) Uma cartografia das sexualidades: entre linhas e mapas dos afetos na escola(Universidade Federal do Pará, 2016-11-16) SANTOS, Helane Súzia Silva dos; BRITO, Maria dos Remédios de Brito; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285A sexualidade é um tema clássico, sobre a temática existem vários estudos com diferentes perspectivas teóricas. Nesse ensaio-tese, que se encontra entre linhas não universalizantes ela se faz presente. Argumenta-se, que a sexualidade é pensada como máquina desejante, traçada pelas linhas flexíveis, moleculares e de fuga, as quais fissuram os segmentos consolidados pela máquina escolar, configurando vazamentos, processos de resistências, assim como uma estética e uma política da existência, que nos entre-espaços da escola potencializam outros modos de sentir e de tornar-se. Entende-se que o desejo não é falta, mas produção, criação, invenção; sendo atravessado pelos campos sociais e pelos processos de individuações. Para o estudo problematiza-se, como os corpos experimentam as sexualidades no entreespaço escolar? O objetivo principal do estudo é experimentar uma cartografia das sexualidades no entre espaço da escola e nos seus arredores que potencializem outros modos de existências para além das formas identitárias. O estudo foi inspirado na Filosofia da Diferença de Deleuze e Guattari, tomando-os como intercessores criativos de leituras e do pensamento. A filosofia desses autores é posta como disparadora de ideias. De modo pragmático, parte-se de encontros com pessoas, imagens, narrativas e com o cotidiano escolar em seus diferentes movimentos (salas de aulas, áreas de recreação, arredores dos muros escolares) em instituições da Educação Básica em Belém do Pará, atravessados pelo tema sexualidade. A partir destes encontros/forças, compõe-se uma cartografia das sexualidades, sendo aqui entendida como um procedimento, ou mesmo, como um plano de composição, que se faz pelas aberturas, pelas zonas de intensidades. Não se buscou um roteiro a priori, que oferecesse um percurso retilíneo para o ensaio; a cartografia entra em um campo de virtualidades, pois os modos de existir configuram movimentos que se compõem por agenciamentos. Seus modos estão nos encontros, que impõem a qualidade da potência nos movimentos, que são de latitudes (afetos/encontros) e de longitudes (movimentos de velocidades, lentidões e repouso). Mapas abertos das sexualidades configuram as imagens-grafias e narrografias, que fissuram o espaço escolar colocando as sexualidades como produções desejantes. O texto convida os leitores a entrar pelas aberturas e fazer suas (de)composições, criando outras vitalidades possíveis em relação às sexualidades no entre-espaço escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma Cartografia do lixo em Belém (PA): distribuição espacial de depósitos irregulares de lixo e o dever do estado para o desenvolvimento sustentável(Universidade Federal do Pará, 2023-08-17) GONÇALVES, Diego Andrews Hayden; CORBIN, Hisakhana Pahoona; http://lattes.cnpq.br/3256845970027095Esta pesquisa buscou analisar a distribuição espacial dos depósitos irregulares de resíduos sólidos (lixões) e o papel do Estado na gestão de resíduos, buscando promover a sustentabilidade socioambiental de Belém. Por esse motivo, um estudo de caso de métodos mistos foi realizado, pois dados qualitativos e quantitativos foram coletados de várias fontes. A pesquisa confirmou que a dispersão espacial do lixo em Belém não segue um padrão específico de dispersão. Nesse sentido, inúmeros lixões de pequeno porte estão espalhados por diversos bairros, principalmente os chamados periféricos, em avenidas de grande fluxo, em ciclovias, em calçadas, em frente a estabelecimentos comerciais, em infraestrutura deteriorada, em frente a residências desabitadas, nas entradas de pequenas ruas residenciais e às margens de canais urbanos. No que se refere à gestão de resíduos, o município tem buscado formas de combater o despejo irregular de lixo na cidade, mas não tem conseguido resolver esse problema, que se caracteriza por uma série de consequências socioambientais, legais e outras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartografias do patrimônio cultural do bairro do Jurunas (Belém-Pa): espaço, tempo e identidade no ensino de História(Universidade Federal do Pará, 2020-12-03) CORRÊA, João Nazareno Pereira; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451Este trabalho versa sobre os passos efetivados rumo a uma cartografia sociocultural do bairro do Jurunas (Belém-Pará), segundo o ponto de vista cognitivo dos estudantes de duas turmas do Fundamental Maior (8º e 9º Anos), da Escola Vereador Gonçalo Duarte. Esta estratégia de pesquisa/ensino está, sobretudo, focada a movimentar elementos da história local desse espaço urbano e de seu patrimônio cultural com os saberes da História escolar, por intermédio do uso e análise de mapas mentais, de produções textuais e de registros fotográficos formulados pelos sujeitos/discentes. A aplicação desse processo de mapeamento ou sequência didática, emergiu do encontro favorável das minhas experiências de ensino com a teoria científica do Ensino de História, em especial das reflexões emanadas da perspectiva da história local, da noção plural de patrimônio e de importantes vertentes do campo da Cartografia. Posto isto, posso adiantar que este esforço de pesquisa conseguiu vislumbrar os gestos que tais educandos praticam para territorializar os espaços em que vivem e, com isso, ofertou a possibilidade de descortinar novos cenários do patrimônio vivo ou em contínuo movimento desta região sul da Capital Paraense.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A cidade e as águas: os impactos da expansão urbana na bacia do rio Tabocal, Melgaço, Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-10-10) MONTE, Marilene Costa Viegas do; MANESCHY, Rosana Quaresma; http://lattes.cnpq.br/5914095913079907; https://orcid.org/0000-0003-4432-7331; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429A expansão urbana nas proximidades de cursos d'água tem gerado impactos socioambientais relacionados às formas de ocupação e uso dos recursos naturais. O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos socioambientais entre a população afetada no município de Melgaço, estado do Pará, visando subsidiar o Plano Diretor Municipal Participativo com informações técnicas para uma gestão mais eficiente do poder público local. Melgaço está situado na foz conjunta das bacias do Rio Amazonas e do Rio Tocantins. A dissertação está organizada nos seguintes capítulos: O Capítulo 2 apresenta o referencial teórico adotado na pesquisa, abordando conceitos essenciais para o entendimento da temática estudada, como "Cidades e rios na Amazônia: uma história de negação", antropoceno, ecologia política, justiça ambiental e territorial, direito à cidade, cidade sustentável, políticas ambientais, gestão ambiental e desenvolvimento local. O Capítulo 3 traz a caracterização geoambiental da área em estudo, detalhando as características da Bacia Hidrográfica do Rio Tabocal, como altimetria, drenagem, geologia, declividade, geomorfologia, pedologia e uso da terra, além de abordar a localização geográfica, formação histórica e cartografia participativa. O Capítulo 4 explora as relações da cidade sobre e sob as águas, abordando o paradoxo da cidade e as águas, expansão urbana, impactos socioambientais, relatos de moradores e olhares do poder público sobre a gestão ambiental da cidade. No Capítulo 5, são apresentadas alternativas e propostas para a gestão local, visando conferir maior sustentabilidade às ações desenvolvidas no espaço urbano, abordando temas como a relação entre a cidade e as águas, cidades sustentáveis, diagnóstico e prognóstico para mitigação dos impactos negativos. A pesquisa, conduzida no período de 2022 a 2023, proporcionou resultados significativos, incluindo relatos dos entrevistados, fotografias, imagens aéreas, oficinas de Cartografia Participativa e a produção de mapas por meio do geoprocessamento. Como produto, destaca-se uma Nota Técnica que servirá como subsídio para a elaboração do Plano de Gerenciamento Costeiro de Melgaço, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 06 e 11. Conclui-se que este estudo possibilita reflexões e representa um caminho para novos horizontes, oferecendo subsídios positivos para a mitigação dos impactos. Compreende-se como um repensar embasado em sabedoria ambiental e justiça social, construído a partir das necessidades endógenas, em parceria com o poder público local, visando um desenvolvimento direcionado à sustentabilidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Dinâmica espacial de uso e ocupação do solo urbano no município de Breu Branco-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06) SILVA, Wagner Luiz Gonçalves da; ROCHA, Gilberto de MirandaBreu Branco é um município do estado do Pará, localizado na microrregião do lago de Tucuruí. Ao longo dos anos o município experimentou um crescimento populacional acelerado, consequência da migração de pessoas oriundas de outras regiões em busca de trabalho e moradia próximos às obras de barragem. O crescimento espacial tem forte relação com a Hidroelétrica. Além do fator populacional, outros três fatores foram importantes para o crescimento espacial de Breu Branco: o preço da terra, a topografia da área de expansão e a falta de políticas de proteção ambiental no município. Nesse trabalho utilizamos ferramentas cartográficas e sensoriamento remoto para a construção de mapas em três períodos 1996, 2006 e 2016. Os resultados obtidos mostram novas dinâmicas espaciais, como a duplicação da área urbana, saturação do núcleo projetado da cidade em direção ao norte, conversão de áreas de floresta e preservação (APP) em ocupações, concentração imobiliária e especulação sobre novas áreas, do ponto de vista populacional um aumento de 58% da população em vinte anos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Dos siglos de cartografía en la frontera del alto Rio Negro-Vaupés entre Colombia y Brasil 1774-1976(Universidade Federal do Pará, 2020-04) BECERRA, Gabriel CabreraEste artigo explora a evolução da cartografia no Alto Rio Negro –Uaupés na fronteira da Colômbia e Brasil entre 1774 e 1976. Com uma população predominantemente indígena das famílias Tukano oriental, Arawak y Makú. O texto oferece uma relação das fontes cartográficas, os primeiros mapas acerca da Amazônia e descreve os mapas da região do estudo e suas mudanças com um exemplo concreto.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Embutidos gastronômicos de estrelita e uisquisito: memorial e poética cênica de uma palhaçaria agridoce(Universidade Federal do Pará, 2016-06-23) MELO, Priscila Romana Moraes de; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Com desejo de comer, Embutidos Gastronômicos de Estrelita e Uisquisito: Memorial e Poética Cênica de uma Palhaçaria Agridoce é um trabalho de pesquisa e processo de criação que junta na panela o real e o inventado neste meu cozinhar, utilizando o alimento e o ambiente da cozinha como fontes de inspiração para se chegar à escrita e à cena de uma Palhaçaria Agridoce. Esta se dá pela minha trajetória de doze anos na arte da palhaçaria, em que venho saboreando diversos gostos como o de ser palhaça e ser palhaço, nas figuras de Estrelita e Uisquisito, no grupo de teatro Palhaços Trovadores de Belém do Pará, há 17 anos em atividade. Este preparo apresenta a cozinha de um processo de pesquisa e criação cênico-poético do espetáculo Querem Caferem?, construído a partir das misturas de sabores das minhas memórias de infância, das minhas experiências de adulta e do meu fazer artístico. A criação da escrita poética traz um memorial de receitas recheado de práticas do meu cotidiano, práticas artísticas e das minhas relações afetivas. No memorial, traçamos uma cartografia temperada que põe em ebulição o meu corpo cartografado, levando-o para a cozinha-sala de ensaio, os processos metodológicos cozidos nos encontros, treinamentos e ensaios, experimentados no Projeto Palhaçadas de 5ª no decorrer da pesquisa, oferecendo-os ao paladar do leitor-comensal - o público -, bem como outras borbulhantes atravessamentos. Um projeto embebedado no ato poético da poesia pensante, junto de pensadores poéticos aqui chamados de meus “Mestres Cucas e Gastrônomos do riso”, pensadores, filósofos, poetas e artistas como Virginia Kastrup, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Isabel Allende, Dona Benta, Mário Bolognese, Alice Viveiros de Castro, Andréia Pantano e Marton Maués, que trazem variadas iguarias para compor as misturas de sabores de uma gastronomia do riso: a minha escritura e criação artístico-acadêmica.Tese Acesso aberto (Open Access) Estudo da vulnerabilidade hídrica das populações que moram na região do Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí no estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2017-06-09) YOSHINO, Gabriel Hiromite; RAVENA, Nírvia; http://lattes.cnpq.br/0486445417640290A Amazônia possui uma grande quantidade de recursos hídricos, e na política energética brasileira existe o interesse no aproveitamento hidráulico desta região, para fins de geração de energia elétrica, porém essas obras causam vários efeitos sociais e ambientais. No Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental de hidrelétricas não são levados em consideração o acesso e o uso dos recursos hídricos das populações atingidas. Desse modo, esta tese teve como objetivo estudar a vulnerabilidade hídrica das populações que moram na região do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará (PA). A pergunta que norteou a hipótese da pesquisa foi: A vulnerabilidade hídrica é um efeito social da construção de hidrelétricas? A análise foi realizada com o apoio da Cartografia Social e da Avaliação de Impacto Social, associado com o uso da Institutional Analysis and Development Framework criado por Elinor Ostrom, o método Qualitative Comparative Analisis e a lógica fuzzy, operacionalizada pelo software fsQCA 2.0. Foram considerados como variáveis independentes (X) as condições socioeconômicas, institucionais e ambientais, em que a precariedade encontrada nessas condições refletiria na vulnerabilidade hídrica que os moradores do lago da hidrelétrica de Tucuruí estariam expostos. Os resultados confirmaram as hipóteses desta tese onde a construção da hidrelétrica de Tucuruí provocou a vulnerabilidade hídrica para os moradores do lago, em grau de “parcialmente vulnerável” (0,1), e que as variáveis socioeconômicas, institucionais e ambientais são condições necessárias para explicar o fenômeno, porém somente são suficientes quando analisadas conjuntamente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ideadores de Bictaxi: cartografias de experiências estéticas em modos de viver e fazer bicitaxis na Veneza Marajoara (Afuá-PA)(Universidade Federal do Pará, 2014-07-21) SIMÕES, Vanessa Cristina Ferreira; PACHECO, Agenor Sarraf; http://lattes.cnpq.br/5839293025434267Afuá é um município localizado no Marajó das Florestas, no Estado do Pará, onde as principais vias da cidade são pontes de madeira erguidas sobre o rio, que as invade em tempos de invernada marajoara. Este fenômeno natural, ainda que provoque alagamento do território, tem sua manifestação comemorada como festa entre os moradores, remetendo a um modo de vida capaz de interconectar cultura e natureza. Diante destas especificidades, Afuá precisou recriar seu principal meio de transporte urbano, daí emergiu o bicitaxi. Construído da necessidade dos moradores, impedidos de utilizar veículos motorizados dada a estrutura da cidade, em um espaço onde as bicicletas imperam. O bicitaxi nasceu da união de duas bicicletas, fundidas por uma estrutura de metal. Neste enredo, nesta dissertação apresento cartografias de experiências de criação e uso vividas com o bicitaxi que dão existência a outras estéticas e regimes de visualidade. Em sua elaboração, caminhei no sentido de compreender de que maneira o bicitaxi está inserido no cotidiano de Afuá e entender seus diálogos com os modos de vida construídos ali; analisar as novas sensibilidades e regimes de visualidades que se constituem pelo exercício de criação e uso do bicitaxi, imbricados em ecossistemas estéticos; discutir que estética é essa e de que forma ela se articula às dimensões culturais e simbólicas da vida em Afuá; e, ainda, compreender como esses criadores entendem seus processos de criação e negociam com códigos de ordem local e global no fazer do bicitaxi. Para tanto, delineei um desenho teórico-metodológico que articulou as perspectivas da História Oral, orientando a condução de entrevistas junto aos afuaenses acerca de suas memórias de processos de criação e uso do veículo, e da Cartografia, na qualidade de orientação de pesquisa descentrada para mapear cenários moventes nos quais a cultura se constrói. Também dialoguei com estudiosos dos Estudos Culturais, do Pensamento Pós-colonial e com autores contemporâneos da Arte e do Design. No diálogo com eles, desenvolvi os resultados desta pesquisa, que evidenciou ecossistemas estéticos e modos de vida traçados na cidade, por meio dos quais o bicitaxi se constitui e adquire significado próprio, sendo atravessado por afetos, memórias e disputas de poder; além de demonstrar de que modo dele emergem saberes, cunhados pela experimentação e atualizados a cada novo veículo produzido; e apontar os processos de criação na cidade enquanto exercícios de experimentação de ideadores, por suas peculiaridades e autorreconhecimento, caracterizando-os como processos contínuos e fragmentários, colaborativos, informais e sustentados por saberes cunhados no cotidiano. Além disso, reconheci as experiências estéticas elaboradas na cidade como de resistência, por subverterem padrões estéticos convencionais; compósitas, por serem resultado de encontros e disputas culturais; e também, do fragmento, já que são fruto de processos de criação em constante movimento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Invocando sons: cartografia de uma prática musical de koto na comunidade Nikkei de Belém(Universidade Federal do Pará, 2016-06-24) CANTO, Ednésio Teixeira Pimentel; SATOMI, Alice Lumi; http://lattes.cnpq.br/2073986486219986; COHEN, Líliam Cristina Barros; http://lattes.cnpq.br/0286644614789784A pesquisa parte da pergunta: Como ocorre (ou o que é) a prática musical da Associação de Koto de Belém? Para respondê-la parto da abordagem Etnomusicológica e do método da Cartografia para abordar esta prática musical, realizando uma cartografia que visa compreender este objeto de pesquisa. Pareyson (2005) emerge na pesquisa como método de estruturação e formação da dissertação, onde há vivências, relatos e dados de pesquisa, e do próprio instrumento musical (o koto) para desenvolver as Invocações que constituem o corpo principal do texto. Parto da imersão enquanto membro do grupo e de autores da etnomusicologia que estudaram o instrumento musical koto. Entre estes conceitos que compartilho nessa pesquisa há: Transterritorialização musical (PELINSKI apud SATOMI, 2004), Mudança musical (NETTL, 2005; BLACKING, 1995) e energia musical (NETTL, 2005), três dos principais conceitos utilizados para dialogar com essa realidade, esse objeto de pesquisa dentro da abordagem etnomusicológica. A pesquisa mostrou diversas particularidades da prática musical em questão. No decorrer que as invocações vão sendo apresentadas, questões vão sendo levantadas de modo que possam desencadear reflexões sobre a pesquisa e a prática musical.Dissertação Acesso aberto (Open Access) MÁQUINA-ROTA: um jogo cartográfico e suas linhas inventivas(Universidade Federal do Pará, 2017-06-14) GARCIA, Breno Filo Creão de Sousa; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Este trabalho constitui o traçado de criação do jogo de cartas intitulado "Máquina-Rota", com suas linhas compositivas e teóricas. Nesta escritura experimental, diferentes modalidades de jogos e dinâmicas processuais de coletivos artísticos são vivenciadas em suas potencialidades cartográficas; máquinas expressivas são inventadas por artistas destes coletivos, deflagrando maneiras de experimentar as ideias em arte de forma potente; inquietações impulsionam o artista-pesquisador a elaborar um jogo, operando a ideia de menoridade nos arcanos maiores do tarô. Nesta trajetória de pesquisa, é acionada uma clave de pensadores poéticos na literatura, teatro, artes visuais e jogos; pensadores filosóficos atuantes no campo da diferença; e experiências ficcionais com histórias de vida, constituindo um processo de individuação transversal entre pesquisa e vida. Uma máquina molecular, que emite possibilidades de construção e desconstrução de si, para intensificar a existência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem da matemática?(Universidade Federal do Pará, 2004-05-07) ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071O Ensino da Matemática vem sofrendo transformações, ao longo dos últimos anos, com o intuito de tornar-se mais prazeroso e menos desgastante para o aluno, contribuindo dessa forma para a melhoria do seu aprendizado. A busca do aperfeiçoamento do ensino da Matemática, através de metodologias, alternativas é a tônica no momento. A modelagem matemática representa uma dessas metodologias. Utilizando seus preceitos e orientações, o presente trabalho objetiva associar a cartografia como modelo matemático, as ferramentas contemporâneas que alicerçam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A cartografia, entendida como um conjunto de tecnologias de interpretação e de representação gráfica da superfície terrestre, cujos fundamentos são essencialmente matemáticos, tem-se constituído uma grande ferramenta de representação de dados e informações da superfície por diversos profissionais. Neste trabalho, advoga-se a favor da sua aplicação através da modelagem matemática para o processo de fortalecimento do ensino-aprendizagem da Matemática.Tese Acesso aberto (Open Access) Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais(Universidade Federal do Pará, 2024-01-31) LIMA, Janice Shirley Souza; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como profissional de museu, em diversos espaços museológicos de Belém/PA ao longo de trinta anos, especialmente no Museu de Arte de Belém (MABE), onde, além de exercer o cargo de técnica em assuntos culturais, na função de pesquisadora, atuei em sua gestão no período de 2017 a 2021. Teórica e metodologicamente, os processos cartográficos tratados por Deleuze; Guattari (1995; 1997; 2012) e Rolnik (2016), além de outros autores, são referenciados, valendo-me das noções mobilizadoras de rizoma, dispositivo de memórias, território e ritornelo, que compõem o seu vocabulário. Aciono três questões que orientam os percursos da pesquisa: Na desocultação e no tensionamento das políticas de estruturação e organização dos museus públicos, especialmente do MABE, qual o lugar da educação no museu? Que experiências podem fundamentar uma prática educacional em museus, capaz de enfrentar a hierarquização dos campos de conhecimento dos profissionais nesses espaços? Como decolonizar esse espaço museológico em processos de educação museal? A imagem-memória do pássaro mítico sankofa e a imagem-força da embarcação de Klinger Carvalho, obra de arte escultórica intitulada “Entre duas margens”, que compõe o acervo do MABE, são as linhas imaginárias de agenciamento que deslocam, conduzem e ancoram os processos de navegação cartográfica da tese, misturas de minhas leituras e experiências museológicas na composição de um mapa dessas práticas, em seus desenvolvimentos e devires. Esse mapa constitui-se em sete camadas cartográficas de nove capítulos, que, em virtude de sua elaboração rizomática, podem ser lidos de forma não sequencial, a partir de qualquer uma de suas partes, de traz para a frente ou do início para o final, à escolha da leitora, do leitor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias de um autor em construção: reinvenção de processos criativos como fonte de aprendizado(Universidade Federal do Pará, 2012-06-25) SILVA NETO, Alberto da Cunha e; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho apresenta uma cartografia de quatro processos criativos atorais vivenciados pelo pesquisador que foi elaborada com o objetivo de compreender qual o aprendizado adquirido sobre a arte de ator e como foi construído a partir dessa prática. Com base na noção de memória como reinvenção do vivido e no conceito amazônico de dibubuísmo dilatados também como metodologia, e a partir de referencial teórico sobre as ações psicofísicas como base para o trabalho do ator, foi feita uma análise crítica de técnicas, procedimentos e métodos de criação aplicados ou elaborados nesses processos, o que resultou na reinvenção destes a partir de um olhar atual. O resultado desta pesquisa amplia a visão do pesquisador sobre o ator, ao compreender a mente dilatada do atuante como fonte de uma partitura fluida de ações psicofísicas, gerando um conhecimento que poderá ser aplicado em futuras atuações, direções de outros atores e práticas pedagógicas como professor de interpretação e teoria do teatro, além de contribuir para os estudos sobre a arte do ator.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Palhaçaria feminina na Amazônia brasileira: uma cartografia de subversões poéticas e cômicas(Universidade Federal do Pará, 2014-06-05) FLORES, Andréa Bentes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540; LIMA, Wladilene de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4769018199137074Minha escrita advém da minha atuação enquanto mulher cômica, atravessando inquietações referentes ao gênero da palhaçada e à experiência de artista amazônida. Está arraigada à necessidade pessoal de expansão, em ritornelo, a partir da solidão, tão presente em minha trajetória clownesca. Enquanto desejos de pesquisa, intencionei cartografar mulheres palhaças atuantes na Amazônia, além de compreender sentidos possíveis para o cômico feminino, a partir das historias de vida dessas mulheres, e analisar as relações que encontro com o território Amazônia em que estão situadas, presentes em seus fazeres. Trata-se de uma cartografia lúdica, em jogo com conceitos, geografias e sujeitos, que transvê encontros nômades com mulheres palhaças que atuam neste território. A escrita, corporificada no diálogo constante entre teoria e relatos transcritos de quarenta e uma palhaças participantes da pesquisa, pode ser visitada livremente em cinco partes. Na primeira, o leitor encontra meu caminho de vida que resulta no encontro com o tema da pesquisa e a forma escolhida para pesquisá-lo, discutindo os pressupostos cartográficos que encontrei como possibilidade epistemológica. A seguir, encontrará os chamados Bem-Te-Vis, que baseiam-se na estruturados platôs deleuzianos. Os Bem-Te-Vis enfocam as potências imbricadas que norteiam a pesquisa, o feminino, o cômico e o amazônida. Abordo as duas primeiras concomitantemente, enquanto atravesso construções históricas e sociais de papeis impostos ao feminino, subvertidos na figura palhaça, ser transgressivo por natureza. A terceira potencia discute à parte, com enfoque nas amazonias presentes nos fazeres das palhaças encontradas, que auxiliam-me a transversalizar a região, para além de meus posicionamentos políticos contra os desacessos em relação ao restante do país e da imagem exuberante midiaticamente difundida. Reconheço a diferença amazônida na palhaçaria das mulheres por meio da repetição, em transdiferença, que borra meu mapa de delimitações regionais, em devir-minoritário com o território. Entre a abordagem das potencias, escrevo uma historia inventada para a palhaça, que segue uma necessidade pessoal enquanto estratégia politica pelo fim do silencio. Ao final, o leitor encontra o primeiro capitulo da dissertação, onde teço considerações sobre a palhaçaria feminina amazônida, desfazendo, em cena, minha mala de viagem, permeada do que vivi nos encontros, enquanto abordoas paisagens de gênero e do território, encontradas nos caminhos da pesquisa.
