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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de aproximações das concepções presentes em questões associadas ao ensino de química aplicadas no novo ENEM com as concepções do enfoque CTS
    (Universidade Federal do Pará, 2019-06) SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; BRITO, Licurgo Peixoto de
    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compreende a avaliação de habilidades e competências essenciais para a formação cidadã, um dos pressupostos da perspectiva educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta investigação qualitativa, com aspectos quantitativos, teve o objetivo de analisar concepções CTS nas questões associadas ao ensino de Química deste exame, no período compreendido entre 2009 a 2015 (novo Enem). Assim, neste estudo, foi preciso analisar o conteúdo e a estrutura das questões que possuem relação com o ensino de Química, examinando se e como ocorreu a aproximação destas questões com os princípios da perspectiva educacional CTS, e que condições determinam a mediação desta relação de proximidade. Como instrumento de análise das questões, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Entre as 156 questões analisadas, que são pertinentes ao ensino de Química, 46,1% não apresentaram aproximação com os princípios do enfoque CTS; 32,1% mostraram aparente relação com estes pressupostos e 21,8% estão associadas aos princípios do enfoque CTS. Os resultados mostraram que as questões do novo Enem apresentam aproximação, em diferentes níveis, dos princípios teóricos do enfoque CTS.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    CTS no contexto do novo ENEM e do ensino de química
    (Universidade Federal do Pará, 2016-10-07) SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970; https://orcid.org/ 0000-0001-8363-8971
    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituído em 1998, tornou-se o principal processo de avaliação da Educação Básica no Brasil, projetando-se como um importante elemento de disseminação de novos valores educacionais. A concepção do exame incorpora uma proposta de avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, um dos objetivos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no ensino de Ciências, envolvendo conhecimentos de disciplinas do Nível Médio, em que a Química está inserida. Neste contexto, esta pesquisa qualitativa, que adota também padrões quantitativos, teve como principal objetivo analisar, com base nos pressupostos da perspectiva curricular CTS, as relações entre as competências e habilidades (C&H) de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem (CNT) com as questões associadas ao ensino de Química deste exame, no período compreendido entre 2009 a 2015 (novo Enem), e os fatores que influenciam estas relações. A leitura exploratória de documentos e textos científicos sobre o Enem e sobre CTS, assim como minha vivência docente, permitiu-me inferir, a priori, que existe algum nível de aproximação do enfoque CTS nos documentos e questões do Enem. Essa percepção me instigou a pesquisar como e em que medida isso ocorre. Assim, investiguei como ocorrem as aproximações entre os pressupostos teóricos do enfoque CTS com as competências e habilidades de CNT e com as questões associadas ao ensino de Química aplicada no novo Enem. Para isso, foi necessário verificar se as competências e as habilidades possuem associações com os pressupostos teóricos da perspectiva CTS, além de analisar o conteúdo e a estrutura das questões associadas ao ensino de Química, examinando se e como ocorreu a aproximação destas questões com os princípios da perspectiva educacional CTS, e que condições determinam a mediação desta relação de proximidade. Para a obtenção das informações, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: observação, verificação de documentos oficiais da educação brasileira e análise de questões aplicadas no novo Enem. Como instrumento de análise das questões, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Excertos de entrevistas com professores da UFPA elaboradores de questões do Enem foram aproveitados como apoio nas discussões dos resultados obtidos. Os 9 resultados mostraram que, enquanto as C&H de Ciências da Natureza e suas Tecnologias possuem forte associação com os pressupostos da perspectiva educacional CTS, as questões do novo Enem apresentam aproximação em diferentes níveis dos princípios teóricos do enfoque CTS. Os resultados também apontaram que entre as 156 questões analisadas, que são pertinentes ao ensino de Química, 46,1% não apresentaram aproximação com os princípios do enfoque CTS; 32,1% mostraram aparente relação com estes pressupostos e 21,8% estão associadas aos princípios do enfoque CTS. O modelo de educação no Brasil, a formação tradicional dos professores elaboradores e a pouca compreensão desta concepção curricular são fatores que convergem para esta frágil concordância. Apesar disso, esta pesquisa busca contribuir para um ensino de Química mais significativo para o aluno e fornecer uma análise detalhada sobre os itens de Química do Enem, objetivando subsidiar a construção de questões com conhecimentos que se aproximem da perspectiva educacional CTS, que se constitui em uma forte tendência atual no ensino de Química e Ciências Naturais.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de química através de um centro de ciências Amazônico: uma possibilidade de inserção à cultura científica
    (Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-08) TOLOSA, Francisco Everdosa; REIS, André Silva dos; SILVA, Maria Dulcimar de Brito
    A pesquisa buscou relatar e debater através de enfoque qualitativo, de caráter exploratório, atividades desenvolvidas durante um “Dia Temático de Química” no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escolada Rede Pública de Ensino de Belém (PA). Na ocasião, os estudantes participaram de práticas experimentais, com vistas, a verbalizar ideias e a responder um questionário direcionado as atividades realizadas, bem como, fazer considerações sobre a proposta do “Dia Temático”. A análise dos resultados revela que a atividadefoi relevante para os alunos, pois se sentiram confortáveis na exposição de ideias a respeito de alguns conceitos químicos, o que colabora na construção de novas concepções em relação a essaCiência. Do mais, verificou-se que o CCPP, um espaço não formal de ensino, pode contribuir no processo de alfabetização científica.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Gamificação e aprendizagem: uma proposta para professores de ciência/química dos anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Pará, 2024-11-05) VIRGOLINO, Mayara de Brito; BRABO, Jesus Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    As velocidades com que a informação e os diferentes tipos de conhecimento circulam na sociedade, por meio do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, têm transformado os hábitos e os comportamentos das pessoas em seus cotidianos. Ao refletirmos sobre os impactos destas mudanças no cenário educacional, surgem as necessidades de inovar e de elaborar novas práticas, que consigam envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, considerando a gamificação como uma estratégia metodológica, com o propósito de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, durante a aprendizagem, essa pesquisa teve, como objetivo, desenvolver um produto educacional na forma de um guia didático, com atividades gamificadas para o ensino de Modelos Atômicos no contexto de Ensino Fundamental. A partir disso, buscou-se responder à seguinte questão norteadora: quais impactos o uso da gamificação pode trazer para o processo de aprendizagem de Modelos Atômicos nos anos finais do Ensino Fundamental? No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com princípios da observação participante, desenvolvida em três momentos: I) Mapeamento bibliográfico; II) Planejamento do produto educacional; e III) Aplicação e avaliação do produto educacional. A aplicação do produto ocorreu no segundo bimestre de 2023, em uma escola privada do município de Ananindeua, no estado do Pará, local de atuação da professora pesquisadora, e participaram da pesquisa 48 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar da análise de uma atividade educativa, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, observação participante, juntamente de registros de falas, questionários e produções escritas. Os resultados apontam que o uso da gamificação se mostrou eficaz na aprendizagem do conteúdo proposto, bem como na participação das atividades gamificadas, evidenciando aspectos, como engajamento, colaboração e motivação dos estudantes, mediante a presença de elementos de jogos, como níveis e desafios, contribuindo com o aumento da interação com a professora, para cumprir com as tarefas empreendidas em aula. Por fim, o produto educacional, de título Gamificação e aprendizagem: um guia didático para ensinar Modelos Atômicos no Ensino Fundamental II, que integra a dissertação, está disponível nas páginas web do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará e do Portal EduCapes.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Introdução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoara
    (Universidade Federal do Pará, 2018-12-14) SOUZA, Vital Júnior de Oliveira; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    Trata-se de uma pesquisa sobre a possibilidade de utilização de estratégias de ensino com abordagem eminentemente construtivista para ensinar conceitos básicos de química em turmas do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino – SOME na região ribeirinha do Marajó e, após a analisar os resultados de algumas intervenções didáticas propostas a partir dessas ideias, apresentar um produto didático com tais sugestões didáticas. Inicialmente discute-se a influencia da abordagem construtivista no ensino e aprendizagem nas ultimas décadas, assim como o percurso histórico do ensino de Química no Brasil desde a época do Brasil colônia. Em seguida apresenta-se uma caracterização de estratégias didáticas construtivistas, tais como o Prediga, Observe e Explique, desde sua origem, nas pesquisas sobre concepções alternativas realizadas na década de 1980, até algumas pesquisas didáticas relacionadas a essas e outras estratégias realizadas no Brasil. Duas intervenções didáticas foram realizadas para avaliar a pertinência das estratégias de ensino propostas. Na primeira foram detectados alguns problemas técnicos que procurou-se sanar na segunda intervenção didática realizada. Os resultados obtidos na segunda intervenção foram bastante satisfatórios, pois além dos alunos desenvolverem as atividades de forma mais entusiasmada, conseguiram ir além, ao relacionar os conceitos estudados com o contexto local ribeirinho no qual estão inseridos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
    (Universidade Federal do Pará, 2019-03-17) ALMEIDA, Débora Quaresma; Fraiha-Martins, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014
    O presente trabalho intitulado “QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico” objetiva compreender de que forma uma proposta de ensino pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico foi construído, principalmente com base em Ribeiro (2005), e outros autores que também são referências no campo metodológico da ABP, tais como: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows (1996), Bruner (1987), Malheiro e Diniz (2008), entre outros. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa de Gerhardt e Silveira (2009) do tipo pesquisa oral, fundamentada por Connelly e Cladinin (1995). Os sujeitos da pesquisa foram 03 professores de química de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. Para a construção dos dados, foi entregue aos professores a proposta de ensino de química, isto é, o produto educacional construído com base na ABP e os docentes puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções filosóficas da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o Produto Educacional, construído a partir desta dissertação, pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio, desenvolvendo, assim, a educação escolar pública no município de Abaetetuba-PA.
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