Navegando por Assunto "Consumidores"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Consumo, sustentabilidade e origem: segmentação e estratégias para mercados locais de produtos da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2024-02-08) FERREIRA, Mariana Faro; AZEVEDO-RAMOS, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1968630321407619A Amazônia tem sido vista como um território de inúmeras possibilidades no contexto da bioeconomia, devido à dimensão e diversidade de seus recursos bioculturais. Entretanto, ainda são pouco discutidos do ponto de vista do consumo, os elementos que podem influenciar o desenvolvimento de mercados locais para produtos derivados das especificidades da região. Com base no arcabouço teórico do marketing e dos estudos de comportamento do consumidor, este estudo teve como objetivo: a) analisar os elementos associados ao conceito de consumo sustentável e os comportamentos de consumo a ele relacionados; b) identificar comportamentos de consumo da população de Belém, Pará, Brasil; e, a partir deles, c) propor estratégias de marketing baseadas na segmentação do mercado, que contribuam para o desenvolvimento de mercados locais para produtos amazônicos. Mediante uma revisão da literatura recente do marketing, baseada na Análise de conteúdo (AC), foram identificados elementos centrais do conceito de consumo sustentável. Destacam-se: o aspecto multidimensional do conceito, correspondendo a aspectos sociais e ambientais, além do econômico; sua forte associação à proposição do Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, sua abrangência, que facilita sua assimilação por diferentes setores enquanto discurso, mas dificulta sua operação no direcionamento de práticas de produção e consumo. Para orientar as práticas, consideramos que definições operativas devem contemplar: a) ênfase nas múltiplas dimensões (social, ambiental e econômica), b) abrangência de produto e processos, c) inclusão dos impactos de produção e consumo e e) indicação dos níveis de ação considerados (se individual, coletivo ou público/governamental). A partir do survey com uma amostra probabilística da população de Belém (PA), identificou-se que os consumidores da capital paraense apontam como seus principais critérios para escolha de shampoos, as funcionalidades, a fragrância, o preço e os ingredientes. No que diz respeito à origem de modo geral e, em específico, à produção local na Amazônia, este não foi um atributo considerado entre os mais importantes por nenhum dos perfis demográficos da população estudada. De acordo com os resultados discutidos, foram propostas estratégias para negócios baseados na Amazônia, envolvendo os quatros níveis do composto de marketing (produto, praça, promoção e preço). As estratégias contemplam elementos para diferenciação pela origem, valendo-se das especificidades da região para o desenvolvimento de produtos e considerando as particularidades de três segmentos de consumidores paraenses. Sinteticamente, sugere-se foco em: a) o desenvolvimento de produtos orientados à demanda local; b) a diferenciação pela origem; c) o incremento da disponibilidade; e d) o posicionamento por qualidade. Em um cenário de crescente interesse sobre a bioeconomia, o desenvolvimento de estratégias de marketing direcionadas ao consumo sustentável de produtos com origem na Amazônia ainda enfrentarão conceituações amplas e desconhecimento sobre o comportamento de consumidores locais, dificuldades que podem ser superadas com foco em atributos do produto, maior informação sobre o consumo e valorização econômica e cultural de sua sociobiodiversidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil de consumidores e potenciais consumidores da carne de búfalo na cidade de Belém-PA-Brasil(Universidade Federal do Pará, 2014-02-24) MARQUES, Cristiane Soares Simon; MORAES, Carina Martins de; http://lattes.cnpq.br/3908457799297670; OAIGEN, Ricardo Pedroso; http://lattes.cnpq.br/8056365542183068O presente trabalho buscou explorar e caracterizar os principais elementos de percepção dos consumidores ou potencias consumidores da carne bubalina quanto ao seu comportamento, perfil, questões culturais e sociais, além de testar o seu conhecimento quanto aos atributos deste produto. Fatores limitantes, oportunidades e os desafios do mercado na cidade de Belém capital do estado do Pará também foram abordados neste trabalho. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey ou de avaliação classificada como confirmatória, exploratória e descritiva quanto ao seu propósito, através da aplicação de um questionário semiestruturado complementado por uma análise sensorial pareada afetiva de carne bovina e carne bubalina respectivamente. Ficou evidenciado que existe um mercado promissor para a carne de búfalo na cidade de Belém, desde de que sejam tomadas ações para melhorar a distribuição da carne bubalina de forma regular nos pontos de venda e ações conjuntas para divulgar as características benéficas deste produto com o apoio de instituições públicas e privadas envolvidas na cadeia de produção. Quanto ao resultado da segmentação de mercado foram identificados quatro clusters distintos, sendo estes: grupo I dos “Jovens e interessados”, grupo II “Misto e indiferentes”, grupo III dos “Graduados e bem sucedidos” e o grupo IV das “Mulheres saudáveis”. Todos os grupos apresentaram respostas positivas com relação à carne bubalina, no entanto os Clusters I e III destacaram-se em vários indicadores da pesquisa principalmente com relação a sua preferência e pré-disposição para compra e inclusão da carne de búfalo nas suas refeições. O grupo II embora tenha apresentado vários dados positivos frente a suas avaliações da carne bubalina é o grupo que menos tem interesse em incluir a carne de búfalo em seu cardápio. O grupo IV destacou-se por ser representado por mulheres em sua maioria as quais souberam destacar as qualidades da carne bubalina em relação as suas características nutricionais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Segmentation of the buffalo meat consumer market in Belém, Pará, Brazil(Universidade Federal do Pará, 2016-06) MARQUES, Cristiane Soares Simon; OAIGEN, Ricardo Pedroso; MORAES, Carina Martins de; SANTOS, Marcos Antônio Souza dos; LOURENÇO JÚNIOR, José de Brito; BEZERRA, Isis Abel
