Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ditadura"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Correndo o risco: Belém do Pará na charge de Biratan Porto no ocaso da ditadura (1978-1985)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-08-26) OLIVEIRA, Walter Pinto de; FIGUEIREDO, Aldrin Moura de; http://lattes.cnpq.br/4671233730699231
    Em quais condições a ditadura civil-militar entregou Belém do Pará ao período de redemocratização? Como a sociedade civil reagiu à violência e à exclusão das políticas ditatoriais? Estas duas indagações perpassam este estudo que tem por objetivo depreender a situação da então principal capital da Amazônia nos sete últimos anos do governo militar, período chamado de abertura, mas que, apesar de sugerir abrandamento político, carregou consigo sinais do autoritarismo que caracterizou os 21 anos de duração do regime. A partir das charges do cartunista Biratan Porto este estudo se propõe responder àquelas questões, conforme as ferramentas metodológicas da História Social da Arte. Passados quarenta anos dos acontecimentos, o humor crítico do artista oferece uma leitura alternativa ao noticiário da imprensa, então comprometida com a ditadura. Na tecitura analítica que faz daquele período, a charge de Biratan projeta uma perspectiva singular sobre resistência popular e sugere a substituição de um clientelismo autoritário por um outro, democrático, mas ainda assim, clientelismo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A ditadura que se perpetua: direitos humanos e a militarização da questão social
    (Universidade Federal do Pará, 2017) CRUZ, Ana Vládia Holanda; MATSUMOTO, Adriana Eiko; MINCHONI, Tatiana; ANDRADE, Soraya Souza de
    O presente artigo contempla um estudo teórico sobre os processos de permanência e de alastramento no corpo social, no tocante às políticas de segurança, dos elementos que se forjaram na história longa de nosso território brasileiro, desde a época da invasão colonial, dando ênfase ao acirramento de suas contradições na ditadura empresarial-militar e à contradição posta entre a militarização da questão social e a luta pela garantia dos direitos humanos na atualidade. A partir das reflexões da criminologia crítica ou radical e da análise do papel das ciências numa perspectiva materialista-histórico e dialética, buscou-se evidenciar os processos de construção da figura do inimigo interno hoje qualificado como “delinquente”, bem como os desdobramentos da constituição de processos de criminalização em determinados modos de sociabilidade e de subjetividades. Nesse sentido, compreende-se que à Psicologia, como ciência e profissão, cabe a tarefa de posicionar-se frente às expressões da desigualdade social buscando desvelar as determinações históricas e a relação com a totalidade da qual emergem tais contextos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Palavra e silêncio: o testemunho ficcional em a costa dos murmúrios
    (Universidade Federal do Pará, 2015-12) ZUCOLO, Nicia Petreceli; LEÃO, Allison
    O romance A costa dos murmúrios, da portuguesa Lídia Jorge, contempla a tríade literatura-históriamemória, perspectivada pela ótica da narração feminina articula suas memórias individuais às memórias históricas ao longo de mais de quarenta anos de ditadura portuguesa. O romance nos leva a refletir sobre os sentidos da palavra e do silêncio, por meio do murmúrio, mesmo que nem sempre articulado ou sinfônico, muitas vezes, incômodo, ganhando sentido pelo distanciamento e combinação que valorize cada som, individualmente, fazendo sentido após serem repassados, um a um, reconhecidos por seu timbre e valor, igualitariamente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    As raízes discursivas da intervenção militar na Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2019-12) SOARES, Filipe Menezes
    O presente artigo pretende estabelecer uma comparação entre os intentos da ditadura militar na Amazônia e os discursos das primeiras fases da colonização na região. Entende-se que parte fundamental do método arqueológico é a construção do arquivo de imagens com que se relaciona determinado saber. Dessa forma, a racionalidade militar que tem a questão amazônica como cerne será investigada à luz dos discursos que se apresentaram ao longo dos primeiros contatos de europeus com a região. O destaque será dado aos registros dos primeiros conquistadores, bem como aqueles que para a Amazônia se dirigiram no século XVIII, os chamados viajantes naturalistas. De posse de alguns desses relatos históricos, serão feitas algumas comparações com o que postula a ditadura militar ao longo das décadas de 1960 e 1980. O intuito é compor as raízes de derivação do discurso estabelecido pelos militares para amparar suas políticas; apontar suas referências e acusar o diálogo que estabelecem com outras historicidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Resistência e regime militar de 1964: olhares críticos
    (Universidade Federal do Pará, 2009-06) SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira
    O presente trabalho pretende, a partir de questões culturais e históricas, realizar um mapeamanento das manifestações do heroísmo em narrativas de resistência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sexualidades dissidentes em prosa: as representações das homossexualidades masculinas e das travestis na década de 1970 nos jornais de Belém/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2022-09-28) CASTRO, Alana Albuquerque de; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730
    Em 1964, acontecia o golpe civil-militar, que duraria até meados de 1985. Que marcaria um turbilhão de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas. Durante esse mesmo período, mais precisamente na década de 1970, a homossexualidade ganhava grande destaque não só no Brasil, como no mundo, o movimento gay power e a Revolução Sexual traziam à tona uma geração cansada de se esconder e de negar os seus desejos. Nesse contexto, Belém também era palco de grandes transformações, com os meios de comunicação da “Grande Impresa” que apoiavam o regime militar e toda a sua “moralidade”. Contudo, havia em contrapartida uma juventude soltando suas amarras e buscando maneiras de ter sua voz ouvida, seja por tentativas de se organizar politicamente, seja pelos espaços de sociabilidade. A homossexualidade e as travestis não eram invisíveis e esses sujeitos não estavam dispostos a permanecer nas margens da sociedade. Dito isto, este trabalho busca entender como os Homens Gays e as Travestis estavam inseridos nessa sociedade repleta de transformações e como eram representados nos discursos jornalísticos sobre as sexualidades dissidentes feitos pela grande imprensa (A Província do Pará, Folha Do Norte/Folha Vespertina e O Liberal) na década de 1970. Para tanto, além dos jornais, realizei entrevistas com interlocutores que viveram a época e todas essas mudanças citadas, ampliando minha compreensão sobre a dinâmica do período, a sociabilidade, os espaços, o movimento político social, as práticas cotidianas, comportamentos e representações relacionados aos homens gays e às Travestis.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2026 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA