Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ensino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 86
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A história da matemática como metodologia de ensino da matemática: perspectivas epistemológicas e evolução de conceitos
    (Universidade Federal do Pará, 2005-02-28) GOMES, Emerson Batista; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071
    Somos frequentemente tachados de uma população sem memória, não por não termos passado, isso seria absurdo sendo que nossa pátria é responsável por várias construções culturais e conquistas científico-tecnológicas. O problema reside no caráter de negligência que a maioria da população está habituada quando da conservação dos bons valores e saberes. Sendo assim, muitas atividades e procedimentos são tratados com descaso por esta parte da população. Não estamos tratando aqui apenas da população com pouco ou nenhum acesso à educação, mas das classes intelectualizadas que confiam na ciência como algo acabado e sem fundamentação histórica, uma vez que primam pelos resultados obtidos e não pelos meios de construção destes conhecimentos. É neste contexto que julgamos se justificar nossa asserção epistemológica. Possuímos o entendimento de que nada relacionado ao processo de ensino deve ser tratado sem uma formação conceitual paltada na sua história. Isto por acreditarmos que somente após um ato de reflexão sobre as ações praticadas no cotidiano acadêmico, podemos perceber as devidas relações incorporadas ao campo da consciência pessoal, social e cultural. Tendo incorporado tal ideal, sentimos a necessidade de respaldo no certame da Educação Matemática, mais especificamente em se tratando da defesa da História da Matemática como metodologia de ensino. Para tanto investigamos por meio de um questionário as posições quanto à educação, à história e à matemática de diversos professores da rede pública e particular de ensino. Os pensamentos destes professores foram de grande importância para moldar as formas com que abordaríamos nossa defesa da história como metodologia de ensino da matemática. Julgamos importante, ainda, explicitar nossa maneira de conceber a reflexão por meio da construção do conhecimento, sendo este tratado tanto em cunho filosófico como psicológico. A construção da dissertação não estaria completa se não discutíssemos as formas de percepção da história no decorrer dos tempos e a nossa concepção da história como metodologia de ensino. Por isso fizemo-lo, com a esperança de estarmos contribuindo para a melhoria da postura dos professores de matemática em sala de aula e da consciência de que devemos ter memória da construção de nossos saberes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A propriedade distributiva da multiplicação: uma visão diagnóstica do processo
    (Universidade Federal do Pará, 2004) DIAS, Josete Leal; SILVA, Francisco Hermes Santos da; http://lattes.cnpq.br/3912906225739008
    O objetivo deste estudo foi investigar a aplicação da propriedade distributiva da multiplicação nos contextos, numérico, algébrico e na resolução de problemas por alunos da Educação Básica de uma escola pública de Belém averiguando em que medida a aplicação da propriedade distributiva relaciona-se a dificuldades na aprendizagem matemática. Destacamos nesta investigação a avaliação diagnóstica e o erro como estratégia didática, como contribuições hermenêuticas no que tange às formas de verificar o processo de apropriação do conhecimento matemático. O estudo envolveu sujeitos de quinta e sétima séries do Ensino Fundamental e alunos do primeiro ano do Ensino Médio, num universo de quarenta e cinco sujeitos. A coleta foi realizada em dois momentos através de um teste apresentando três blocos de questões num total de treze situaçõesproblemas. Os procedimentos dos sujeitos quanto à aplicação da propriedade distributiva foram descritos em uma perspectiva de análise qualitativa. Os protocolos apresentados estiveram em função de buscar padrões de comportamento do entendimento dos sujeitos sobre a propriedade distributiva, bem como elucidar situações as quais denominamos de obstáculos didáticos. Como resultado, foi evidenciado que os alunos apresentaram dificuldade em trabalhar com a aplicação da propriedade distributiva quando esta se encontra no contexto de resolução de problemas, bem como, conteúdos como soma algébrica, estudos das variáveis, termos não semelhantes não são de domínio da maioria dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica
    (Universidade Federal do Pará, 2012-04-30) OLIVEIRA, José Sávio Bicho de; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967
    Esta dissertação, intitulada “Alfabetização matemática no contexto ribeirinho: um olhar sobre as classes multisseriadas da realidade amazônica”, teve como objetivo investigar abordagens teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem de matemática, no âmbito da alfabetização matemática, possíveis de serem estabelecidas em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da realidade amazônica. Nesta pesquisa, a visão de alfabetização matemática foi construída levando em consideração não só as primeiras habilidades de leitura e escrita inicial da linguagem matemática escolar pela criança (DANYLUK, 1997), mas como um caminho para a aprendizagem do homem e mulher no mundo das relações matemáticas, a partir de concepções teóricas de D‟Ambrosio (2002), Domite e Mesquita (2003), Sebastiani Ferreira (1997), I. Mendes (2009) e Freire (2002). A pesquisa foi realizada no município de São Domingos do Capim, Estado do Pará, Brasil, entre outubro de 2010 e agosto de 2011. Na investigação sobre a alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas, foram realizadas interações com representantes da Secretaria Municipal de Educação, visitas às escolas ribeirinhas multisseriadas, entrevistas com professores deste município. Como instrumentos de construção de dados foram utilizados diário de campo, entrevistas e observações. A análise da pesquisa de campo foi organizada nos seguintes itens: a) As classes multisseriadas e a alfabetização matemática no contexto ribeirinho; b) Recursos didáticos e alfabetização matemática; e, c) Cultura e educação matemática na Amazônia: entre saberes científicos e saberes da tradição. É possível afirmar que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda restringe-se as experiências matemáticas referentes estritamente ao currículo escolar sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos das experiências dos estudantes em seu contexto diário como localização espacial no deslocamento pelos rios, nos elementos matemáticos envolvidos na comercialização de frutos e pescado, por exemplo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ambiente computacional interativo para auxílio do processo de ensino aprendizagem de matemática básica
    (Universidade Federal do Pará, 2009-09-21) SILVA, Francisco Robson Alves da; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; OLIVEIRA, Luiz Affonso Henderson Guedes de; OLIVEIRA, Roberto Célio Limão de; http://lattes.cnpq.br/4497607460894318
    A aprendizagem é um processo continuo permeado por construções e reconstruções do conhecimento, com a inserção do computador no processo de ensino aprendizagem, juntamente com a análise das abordagens da Psicologia Educacional e Educação Matemática, foi possível, neste trabalho, a elaboração de um prototipo computacional voltado para o auxilio a aprendizagem da matemática. Este prototipo e um ambiente computacional interativo para auxiliar o aprendizado das quatro operações básicas (adição, subtração,multiplicação e divisão). Assunto este de grande repercussão no ambiente escolar, pois se não aprendido adequadamente, apresenta sérios problemas na evolução do aprendizado matemático do estudante. O trabalho envolve quatro etapas: Aspectos teóricos sobre o processo de ensino aprendizagem, dando-se maior ênfase a abordagem construtivista; Processo de ensino aprendizagem de Matemática, suas dificuldades e perspectivas de mudanças mediante ao aprendizado auxiliado por meios computacionais; concepção e modelagem do prototipo seguido dos Resultados obtidos durante aplicações do mesmo, resultados esses favoráveis a proposta inicial do trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização
    (Universidade Federal do Pará, 2004) SANTANA, André Ribeiro de; CHAVES, Silvia Nogueira; http://lattes.cnpq.br/9353964127402937
    Evidencia quais as concepções de ambientes de estudantes de diferentes momentos de escolarização. Objetiva caracterizar essas concepções entre 181 alunos distribuídos entre 5ª e 8ª séries (Ensino Fundamental), 3º ano/Convênio (Ensino Médio) e discentes de 4º semestre e concluintes de cursos de Pedagogia (Ensino Superior), além de investigar possíveis distinções de complexidade, conforme o grau de escolarização dos sujeitos. A análise das respostas ao questionário aplicado evidencia que concepções de ambiente configuram-se como representações sociais, pois estão na base tanto da elaboração de comportamentos quanto da comunicação entre as pessoas, revelando valores e experiências culturais socialmente estruturadas. Em decorrência do caráter representacional de ambiente identifica, entre os sujeitos, compreensões que não se diferenciam em complexidade. Assim, percebe-se dois entendimentos predominantes, influenciados pela mídia e práxis escolar: o ambiente onde vivo, estou e vou, local em que nossa interage entre si e com os demais componentes; o ambiente como manancial de vida, propiciador de elementos essencialmente naturais, que asseguram a vida. Duas categorizações emergem dessas concepções: o ambiente universal, com fronteiras que podem extrapolar a Biosfera, pleno de paz e harmonia, composto por todas as inter-relações entre fatores biológicos, físicos e químicos; o ambiente do homem, onde estão nossas cidades, casas, escolas, ruas e praças, substrato da existência humana, tendo cultura e tecnologia mediando as inter-relações ambientais. Constata que os sujeitos se sentem privilegiados por integrarem a espécie capaz de preservar, ou não, o ambiente. Este antropocentrismo se faz presente até em intenções de cuidado e manutenção, pois se quer conservar aquilo que assegura nossa existência. Trata-se de um dado relevante para orientar ações que privilegiem um tipo de Educação em Ciências voltada para a busca do equilíbrio de nossas relações ambientais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Análise de metodologia baseada no sistema de ensino individualizado de Keller aplicada em um curso introdutório de eletromagnetismo
    (2011-03) ALVES, Danilo Teixeira; SOUZA, Sandro Aléssio Vidal de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; ELIAS, Walace de Sousa
    Uma das metodologias de ensino individualizado mais usadas e documentadas na década de 70 foi o Sistema Personalizado de Instrução (SPI) de Fred Keller. Diversas pesquisas sobre essa metodologia foram publicadas, as quais proveram extensa evidência empírica de seus resultados positivos. Apesar disso, a aplicação desse sistema de ensino entrou em declínio a partir da década de 80. Dentre as razões para tal declínio, podemos destacar o maior esforço requerido para a elaboração de cursos utilizando essa metodologia e para o provimento de feedback sistemático ao desempenho dos alunos, assim como o surgimento de críticas a ela devido à abordagem comportamentalista de Keller. Mesmo sendo fundamentais para a aprendizagem, o estímulo à postura ativa do estudante, o respeito ao ritmo individual de aprendizagem, as avaliações formativas e o provimento de feedback sistemático ao aluno continuam frequentemente fora das salas de aula. Uma estratégia para suprir tais carências é o ensino individualizado. Neste trabalho, propomos várias modificações ao SPI de Keller visando uma metodologia viável de ser empregada em um curso introdutório de eletromagnetismo para estudantes de física da Universidade Federal do Pará. Dentre estas modificações, destacamos: (i) o emprego de avaliações semanais, e não em todas as aulas; (ii) a correção das avaliações e provisão de feedback feitas pelo professor, e não pelos monitores; e (iii) a manutenção parcial de aulas expositivas. Com base em uma avaliação incluindo parâmetros mensuráveis, obtivemos indícios de que, apesar das modificações introduzidas, a aplicação dessa metodologia permitiu obter vários dos resultados positivos comuns na aplicação do SPI de Keller.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do método de conjecturas e refutações Popperiano e de sua Aplicação ao ensino da Filosofia na educação básica
    (Universidade Federal do Pará, 2023) SIQUEIRA, Ailton dos Santos; DIAS, Elizabeth de Assis; http://lattes.cnpq.br/9610357600630781; https://orcid.org/0000-0003-0951-6313
    O objetivo deste trabalho é examinar se o método de conjecturas e refutações, que Popper propõe para a ciência pode ser aplicado ao ensino da Filosofia na educação básica, mais especificamente nos níveis fundamental e médio. Trata-se de uma problemática relacionada à educação e em particular à forma de se ensinar Filosofia. Entretanto, tal questão não está desvinculada de sua teoria da ciência. Nossa pretensão é mostrar que tal método, com algumas adaptações, pode ser um procedimento eficaz para suscitar a reflexão filosófica, na medida em que possibilita não apenas a problematização, mas também a discussão crítica das soluções propostas pelos filósofos. Em nossa análise, procuramos evidenciar que Popper critica e recusa a indução como método da ciência e propõe como alternativa, o de conjecturas e refutações. Elucidamos a natureza de tal procedimento e suas etapas. Posteriormente, procuramos destacar algumas reflexões do filósofo sobre a pedagogia de modo a respaldar nossas reflexões sobre a temática. Apresentamos, também, algumas propostas de aplicação das ideias de Popper à educação, como as de Bedoya e Duque (2019), que acreditam que o emprego do método de conjecturas e refutações na educação possibilita a formação de alunos que tenham consciência de que a ciência não é infalível e evidenciam como tal procedimento, pode melhorar o aprendizado em geral. Outra proposta, objeto de nossa análise, foi a de Oliveira (2008), que procura mostrar como a epistemologia popperiana pode fomentar uma abordagem falibilista no ensino das ciências. Examinamos, ainda, as sugestões de Segre (2009) para que se utilize o racionalismo crítico popperiano na didática acadêmica, como alternativa ao ensino dogmático e autoritário praticado no ensino universitário. E por fim, mostramos como o método proposto por Popper, pode ser aplicado ao ensino da Filosofia na educação básica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aprender ao olhar para si: diário para fomentar a Aprendizagem Socioemocional entre graduandos(as) de Medicina
    (Universidade Federal do Pará, 2025-03-17) LINHARES, Lı́via Costa Dorice; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402
    Este trabalho aborda o processo de concepção e avaliação do Diário Aprender ao olhar para si, cujo objetivo é fomentar a aprendizagem socioemocional entre graduandos(as) de Medicina. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa, baseada em uma postura metodológica fundamentada na perspectiva da complexidade (Morin, 2010), na noção de processos tentativos (Braga, 2010), e no reconhecimento da relação e dos entrelaçamentos entre nossas vivências, enquanto pesquisadoras e autoras, bem como as tomadas de decisões teórico-metodológicas adotadas (Martín-Barbero, 2004). A construção do produto educacional partiu de um contexto específico, a Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde realizamos entrevistas semiestruturadas com o vice-diretor e com preceptores egressos do curso. Esse movimento permitiu identificar aspectos e desafios comuns na vida dos estudantes, bem como as competências socioemocionais prioritárias para a formação desses futuros médicos(as). Para embasar teoricamente a pesquisa e a elaboração do diário, buscamos referenciais sobre o difuso conceito de competências socioemocionais, articulando dois frameworks: o LifeComp (Sala et al., 2020) e o Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning – CASEL (CASEL, 2013; 2020). Essa articulação resultou na definição de 13 competências socioemocionais que orientaram a criação do Diário Aprender ao olhar para si, composto por um conjunto de atividades reflexivas e autoavaliativas compiladas em dois cadernos impressos no formato A5. A proposta buscou incentivar e valorizar o contato dos estudantes com uma materialidade física e lúdica, favorecendo momentos de (auto)conexão. O diário foi testado e avaliado por sete discentes de diferentes períodos do curso de Medicina (UFPA) e de distintos perfis socioeconômicos, ao longo de aproximadamente 30 dias. Ao término desse período, realizamos entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocasião em que recolhemos os materiais preenchidos e ouvimos os relatos dos estudantes sobre seu uso. Os resultados apontam a pertinência do produto educacional por fomentar movimentos autorreflexivos e autoavaliativos fundamentais aos processos de aprendizagem desses sujeitos. O diário representa uma pausa em um percurso formativo denso, tenso e exigente, que não incentiva momentos de reflexão sobre a própria aprendizagem, distanciando-se do enfoque estritamente técnico e conteudista que marca as práticas formativas em cursos de graduação em Medicina. Além disso, por abordar um tema transversal, o diário pode, com adaptações, ser aplicado em diferentes contextos e níveis de formação, tanto na Medicina quanto em outros segmentos da área da saúde.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil.
    (Universidade Federal do Pará, 2019-08-28) SILVA, Sidnei Silva e; MACEDO, Alcebíades Negrão; http://lattes.cnpq.br/8313864897400179; NEVES, Renato Martins das; http://lattes.cnpq.br/6538317425557058
    A formação essencialmente técnica dos professores engenheiros traz consigo uma dificuldade em mediar de forma didática o processo de construção de conhecimentos, o que pode influenciar negativamente na formação do estudante. Para minimizar esses efeitos, utiliza-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma alternativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades identificadas na percepção do docente para a utilização do método no curso de engenharia civil por meio da construção de uma proposta de implementação em duas disciplinas numa universidade pública na cidade de Marabá. A pesquisa é caracterizada como pesquisa ação e foi desenvolvida em onze ciclos propostos nas disciplinas. Esses problemas foram construídos com base nos conteúdos propostos para essas disciplinas e visita técnica realizada em instituição de ensino que utiliza a ABP como base curricular. Além disso, utilizou-se observações de estudos semelhantes desenvolvidos sobre a utilização do método ABP. Os resultados demonstram a viabilidade da utilização do método, especialmente pela boa aceitação tanto do professor quanto dos alunos envolvidos na pesquisa, e bom rendimento dos alunos ao fim de cada disciplina, no entanto, observou-se algumas dificuldades, entre elas destacam-se elementos culturais, o currículo, a falta de algumas competências docentes como fatores que podem dificultar a utilização da ABP seja por parte do aluno ou do próprio docente. A partir desses resultados pode-se concluir que, o estudos demonstra a viabilidade da utilização do método, no entanto, importantes elementos presentes no processo educacional precisariam ser aperfeiçoados para que o ABP pudesse ser plenamente utilizada dentro da instituição, dessa forma, pesquisas que trabalhem elementos como a formação de professores, ou questões relacionadas a currículo poderiam contribuir no desenvolvimento do tema abordado nesse estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de eletromagnetismo via programação e computação simbólica
    (2002-06) ALVES, Danilo Teixeira; AMARAL, Jair Vaz do; MEDEIROS NETO, João Felipe de; CHEB-TERRAB, Edgardo Salomon
    Relatamos a experiência de utilizar programação em Maple como ferramenta de aprendizagem do estudante num curso básico de teoria eletromagnética. Acreditamos que este relato possa ser útil a quem desejar utilizar o computador como instrumento pedagógico no ensino de Física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Apropriação de conhecimentos científicos: uma abordagem aos alimentos transgênicos
    (Universidade Federal do Pará, 2012-04-30) PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468
    A abordagem aos alimentos transgênicos (AT) tem adquirido grande importância na sociedade contemporânea, apresentando-se como um tema muito debatido e controverso. Esses debates ocorrem fundamentalmente nos campos ambiental, da saúde, da economia e da ética, entre outros. A presente pesquisa traz no seu âmbito os conhecimentos científicos dos alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sobre AT. Sentimos a necessidade de compreender “Quais conhecimentos científicos os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) mobilizam em relação aos alimentos transgênicos?” E, considerando tais conhecimentos “Como se posicionam quando solicitados à tomada de decisão?” Trata-se de estudo qualitativo, realizado no período que compreendeu maio a agosto de 2011, nas dependências do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, mediante o desenvolvimento do Curso de Extensão: “Controvérsias Sociocientíficas no Ensino de Ciências”, com o tema AT. Para o levantamento dos conhecimentos dos discentes, elaboramos um questionário no qual contemplamos também uma questão que solicitava a tomada de decisão em relação ao tema em questão. Os dados relativos aos conhecimentos dos alunos foram organizados e analisados mediante a construção de “Matriz de Cognição Comparada”. Em nossa avaliação, a maioria dos sujeitos da presente pesquisa apresenta conhecimentos pertinentes a respeito do que seja transgênico. A compreensão dos discentes sobre a produção de um AT, em geral, é apresentada de forma coerente ao que encontramos na literatura da área. Observamos quanto aos aspectos positivos da produção desses alimentos, que os argumentos utilizados pelos educandos são muito parecidos com aqueles veiculados pelos proponentes dos AT na literatura específica da área. Quando indagados sobre os aspectos negativos da produção dos AT, observamos preocupações dos sujeitos quanto aos danos ao ambiente e quanto à insuficiência de resultados de estudos conclusivos, no que diz respeito aos benefícios e/ou malefícios desses alimentos. Alguns alunos expressaram preocupações no que diz respeito ao consumo de AT, notadamente dos riscos à saúde. Eles mencionam também nessa questão, a carência de estudos conclusivos em relação à questão dos possíveis maléficos do consumo dos AT. Várias foram as justificativas apontadas pelos alunos para apoio ao consumo dos AT, tais como: o combate à fome, preços mais acessíveis, maior qualidade, durabilidade, maior teor de vitaminas, melhoria na qualidade nutricional desses alimentos e benefícios econômicos. Sobre a tomada de decisão, as respostas foram divididas em favoráveis e contrárias. Para os favoráveis, as respostas foram desde aqueles que acreditam que os transgênicos podem beneficiar a população mundial no combate a fome, até os que pensam nas melhorias nutricionais desses alimentos. Em relação aos alunos que se manifestaram contrários, destacamos os que consideraram a existência de outras formas de melhorar a produção natural de alimentos, e acreditam ser muito mais benéfico para a população o incentivo desta sem o uso de agrotóxicos e pesticidas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em ciências: propostas e aprendizagens
    (Universidade Federal do Pará, 2007-03-07) SOUZA, Simony Suely Paes de; NAKAYAMA, Luiza
    Partindo da premissa que O ensinar requer saber aprender e saber construir (juntamente com os nossos alunos) as aprendizagens que buscamos, desenvolvi uma proposta de atividades investigativas, para o ensino-aprendizagem em Ciências. Ressalto que ministrar aulas diferenciadas, nem sempre seria ou é fácil, pois há um conteúdo a ser cumprido e terminado, além de um tempo muito curto para realizá-las. Assim, minha dissertação é uma investigação do tipo qualitativa, que se configura como uma pesquisa-ação, sobre as atividades programadas em momentos, com alunos das 7 séries do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de ensino do município de Belém (denominadas aqui, Escola A e Escola B), tendo como conteúdo programático o corpo humano. Na escola A, enfatizando o sistema digestório, tivemos os seguintes momentos: o grande lanche; um vídeo sobre o processo de digestão alimentar e mini-gincana (prova). Já na escola B, com o conteúdo sobre o Sistema Locomotor, os momentos: construção hipotética do corpo humano, a partir do contorno de um modelo; a caminhada até uma Academia de Ginástica com a realização de atividades; aulas na quadra da escola, em conjunto com o professor de Ed. Física; e por fim, a confecção de um CD-ROM com todos os assuntos trabalhados, durante o ano letivo. Em ambas as escolas, houve o momento da releitura dos livros didáticos. Concluímos que aprendizagens, a partir de atividades investigativas, e que levam em conta as vivências, os questionamentos e as contribuições dos alunos, são efetivas, independente do assunto que será abordado e da Instituição de Ensino (pública ou particular). Porém, consideramos que essa metodologia de trabalho funcionará se o professor: 1 estiver disposto a continuar seus estudos e 2 compartilhar com seus alunos os sabores e os saberes, assim como os ensinamentos e as aprendizagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Autoria em atividades de ensino de Língua Portuguesa produzidas por graduandos de Letras
    (Universidade Federal do Pará, 2013-06-27) SILVA, Herodoto Ezequiel Fonseca da; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039
    Este trabalho está inserido na confluência entre a Linguística e o Ensino-Aprendizagem de Língua e tem como objetivo investigar a maneira como se configura a autoria em atividades de ensino de Língua Portuguesa produzidas por graduandos de Letras (UFPA).Para tanto, precisamos percorrer as discussões já empreendidas sobre a formação do professor de língua portuguesa, principalmente acerca das perspectivas da reflexividade(-crítica) (CONTRERAS, 2002;PIMENTA, 2005;MAGALHÃES, 2004;HORIKAWA, 2004), da discursividade (TÁPIAS-OLIVEIRA, 2005;EUFRÁSIO, 2007;FAIRCHILD, 2009; 2010 etc.), e na de materiais de ensino de língua(MARCUSCHI, 2002;SALZANO, 2004;LEFFA, 2003;CERQUEIRA, 2010), das´noções teóricas – no campo do discurso –de autoria (FOUCAULT, 2006a; 2006b; BARTHES, 1984; POSSENTI, 2002; entre outros), subjetividade (PÊCHEUX, 2010; BAKHTIN, 1997; AUTHIER-REVUZ, 1990; 2004; entre outros), escrita (NASIO, 1993; GERALDI, 1997;RIOLFI, 2003; 2008). Inserida ao Projeto de Pesquisa “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira”, que dentre seus objetivos tem o de refletir acerca da formação inicial de professores (Licenciatura em Letras e Pedagogia) e sua relação com as demandas emergentes do cotidiano escolar brasileiro, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa, já que de caráter descritiva/interpretativista,com a coleta do corpus em dois contextos: (i) na disciplina Recursos Tecnológicos no Ensino do Português (1º semestre de 2011), como professor e (ii) na disciplina Estágio no Ensino Fundamental(1º semestre de 2012), como observadoras aulas ministradas pelo professor da disciplina. Nesses dois momentos, houve registro e documentação dos materiais para ensino de língua elaborados pelos graduandos.A análise se deu da seguinte forma: compreensão global de todos os exercícios a fim de se descrever tipologicamente as atividades e mapear as vozes discursivas que as entrecortam; em seguida, detivemo-nos em seteatividades para analisar a maneira como se deu o gerenciamento das vozes, a constituição da subjetividade e por fim os indícios de autoria presentes nos exercícios. Os resultados mostram certa dificuldade dos graduandos em gerenciar as vozes (i) das orientações teórico-metodológicas da área, (ii) do material lingüístico-discursivo objeto de ensino e (iii) do suposto aluno alvo da atividade para que consigam de forma original serem autores de seus exercícios, e não serem meros consumidores de teorias e de materiais didáticos prontos para serem aplicados em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da compreensão leitora em espanhol língua estrangeira: análise de provas de vestibular
    (Universidade Federal do Pará, 2007-05-31) SÁEZ BENEYTEZ, María Freya; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146
    Analisa quantitativa e qualitativamente a avaliação da compreensão leitora do Espanhol Língua Estrangeira em provas de vestibular da região norte do Brasil, para assim evidenciar os tipos de operações e, dessa maneira, os tipos de modelos de leitura privilegiados nos testes analisados; estabelecer uma relação entre as provas coletadas e as concepções didáticas subjacentes; identificar problemas nos itens das provas com base em uma série de parâmetros de qualidade; analisar a validade dos testes selecionados; e detectar possíveis diferenças entre as provas elaboradas por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Essa análise evidencia, por um lado, a tendência a se priorizarem, nessas provas, modelos ascendentes de leitura, com valorização das operações cognitivas de baixo nível e de aspectos léxico-gramaticais da língua, como conseqüência de uma concepção didática de leitura baseada em um enfoque estruturalista. Por outro lado, o estudo empreendido mostra a existência de sérias deficiências nos itens das provas de vestibular, afetando assim sua validade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Caderno Digital Bio-Arte: o ensino de Botânica a partir de uma obra de arte
    (Universidade Federal do Pará, 2019-05-10) SANTOS, Leidiane Jacira de Oliveira; NASCIMENTO, Márcio Lima do; http://lattes.cnpq.br/6668311810812135
    O ensino da Botânica, de modo geral, é marcado por uma metodologia tradicional, exaurida de aulas expositivas, com pouca prática e contextualização, o que o torna desinteressante e baseado na memorização de nomenclaturas. Diante disto, o trabalho aqui apresentado dispõem sobre a produção de um material didático para o ensino da Botânica, que visa a integração da arte e da ludicidade como auxiliares no ensino deste tema. Numa perspectiva de educação baseada no ‘Aprendizado Significativo’ e na valorização das experiências de vida dos alunos, o trabalho incentiva a criatividade e a inovação nas práticas docentes, buscando expandir os caminhos criados pelo cérebro, para favorecer o aprendizado do aluno. O Bio-arte é um Aplicativo Web, classificado como “Caderno Didático-Pedagógico”, que tem a função de ajudar nas ações de ensino do professor, e de aprendizagem dos alunos, sobre a ‘Morfologia e Classificação das FLORES’, no Ensino Superior. O ponto de partida do aplicativo é a tela “O Nascimento de Vênus” (1.484) - de Sandro Botticelli. A partir dela, o aluno pode navegar para outros slides e ter acesso, de forma interconectada, aos assuntos de Botânica e de Arte, relacionados ao quadro e a temática de ensino escolhida. Bem como, as propostas de atividades a serem desenvolvidas. Os assuntos são abordados por meio de textos, imagens, áudios, vídeos e animações. Para a realização deste trabalho foram utilizados como técnica de pesquisa os ‘Métodos Mistos’, com abordagens ‘Qualitativas’ e ‘Quantitativas’ – observação como participante e entrevistas. Além de ‘Pesquisa Exploratória’ por meio de ‘Revisão de Literatura’. Para validação do produto foi usado o ‘Painel de Especialistas’. Considerando os pressupostos descritos pela pesquisa, concluiu-se que o produto Bio-arte tem real potencial para atender as necessidades do público alvo, docentes e discentes do Ensino Superior, no que tange a melhoria do ensino aprendizagem de botânica. Estabelecendo para ele, pilares educacionais fundamentados na interdisciplinaridade, criatividade e inovação. Utilizando a ludicidade e a arte na busca do desenvolvimento integral do indivíduo, da sua emancipação educacional e da valorização dos seus conhecimentos prévios, sua identidade e seus interesses. Podendo o aplicativo atuar, muito mais do que como um objeto de aprendizagem, mas também, como um processo metodológico de ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cenas e cenários das questões socioambientais: mediações pela fotografia
    (Universidade Federal do Pará, 2012-09-21) SANTOS, Manuella Teixeira; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468
    Os temas socioambientais têm se consolidado importantes fontes de investigação de estudiosos das mais variadas áreas. Por sua vez, as questões socioambientais se constituem foco de preocupação constante da contemporaneidade, inclusive para o ensino de Ciências. Ademais, o ensino de Ciências tem se pautado na disposição de contribuir para uma percepção mais adequada dos problemas socioambientais, além de favorecer a formação de um cidadão crítico e autônomo, capaz de compreender a complexidade do mundo natural e social, aproximando estes dois campos. Nesse contexto, buscamos apreender as leituras dos alunos de Licenciatura (Biologia e Física) sobre questões socioambientais vigentes na região metropolitana de Belém, a partir da fotografia, e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências na percepção desses alunos. Optamos pela abordagem qualitativa e como estratégia metodológica, utilizamos a pesquisa-ação. A pesquisa ocorreu durante a realização da oficina “A Fotografia no Ensino de Ciências”, estratégia de recolha de dados, no período de seis dias, junto a 10 alunos. A fotografia configura-se como instrumento facilitador da apreensão dos aspectos sociais, econômicos, ambientais, políticos, educacionais, entre outros, que permeiam a leitura do ambiente, ou seja, favorece leituras ampliadas (multidimensionais) do contexto socioambiental evidenciado/vivido. Os dados relativos aos conhecimentos, aos entendimentos e as interpretações, entre outros aspectos, dos alunos, foram organizados e analisados mediante análise textual discursiva. Escolhemos produzir metatextos referentes à apreensão das questões socioambientais, a partir da análise dos textos das fotografias. Ao se lançarem na busca das questões atinentes aos problemas socioambientais, os discentes “(re)direcionaram” a presente pesquisa, ou seja, em nossa avaliação alcançou um nível “para além do esperado”, do trivial; em sua edificação, o corriqueiro estagnou-se. Isto porque, durante as construções analíticas dos alunos, observamos a extrapolação dessas questões, para outros campos do conhecimento (social, econômico, entre outros).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ciência com cartas: refletindo sobre a importância do diálogo entre ciência e sociedade com alunos de graduação
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-23) GUEDES, Suelen Miyuki Alves; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
    A partir das discussões sobre ciência levantadas por Sala (1974), Auler (2007), Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), refletimos que se faz necessário uma maior aproximação e diálogo entre ciência e sociedade. Isso porque, historicamente, o conhecimento científico se constituiu de forma apartada tanto da sociedade quanto de outras formas de conhecimento, o que ocasionou algumas barreiras que perduram até hoje, como é o caso do fato de a ciência ser considerada hermética e distante do cotidiano. Sob a perspectiva de ciência defendida por Morin (1999, 2003) e Santos (1999, 1989, 2008, 2011), de que a construção do conhecimento precisa considerar a interação entre os indivíduos, suas culturas e todas as formas de saberes, nossa pesquisa partiu da seguinte questão-foco: Como promover um diálogo interdisciplinar entre ciência e sociedade com estudantes do Ensino Superior? Traçamos como objetivo geral fomentar discussões, de maneira dialógica, sobre a ciência e os processos que envolvem sua construção, a partir de um conjunto de cartas, respeitando as contribuições das diferentes formas de conhecimento. Nesse contexto, foi criado um conjunto de cartas denominado “Ciência em questão: diálogos com cartas”, destinado a professores de Ensino Superior, de qualquer área do conhecimento, para promover reflexões sobre a ciência com alunos de graduação em disciplinas obrigatórias de Metodologia Científica ou de Pesquisa, e em disciplinas optativas relacionadas à ciência. Para a elaboração do produto, realizamos pesquisa bibliográfica de referencial teórico sobre ciência para definição dos eixos temáticos a serem abordados, e analisamos materiais para escolha do melhor formato. Após essa estruturação, submetemos o conteúdo das cartas para validação por meio de um painel de especialistas, ajustando, eliminando e acrescentando conteúdo a partir das sugestões indicadas. Como etapa final, concebemos a identidade visual das cartas e dos materiais auxiliares, bem como realizamos o estudo para armazenamento das cartas na versão digital e construção de um site para divulgação e compartilhamento de experiências. Como resultados, a partir da validação do conteúdo por especialistas, consideramos que o produto está coerente e pertinente com a proposta e apto para ser aplicado em sala de aula com alunos de graduação. Por sua versatilidade para utilização em aulas presenciais, assíncronas e a distância, além do caráter aberto para que o professor crie seu próprio conteúdo, tem potencial inovador para ser apropriado em diferentes contextos do Ensino Superior.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Código de modernidade e sistemas antigos: a propósito do uso da informática pelos professores de matemática da rede pública estadual em Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2005) PEREIRA, Franz Kreüther; GONÇALVES, Tadeu Oliver; http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
    O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação -TIC no ambiente escolar, além de permitir o acesso a um universo de informações tão caótico quanto inimaginável, promoveu uma profunda transformação na relação de seus principais atores -professores e alunos - com o conhecimento. Desde o final da década de 1980 que, no Brasil, diversos programas surgiram com a finalidade de prover a educação pública de condições de igualdade com a educação privada, procurando através da inserção nas escolas da rede municipal e estadual de um ambiente tecnológico de aprendizagem com base em rede de computadores conectados a Internet, garantir o ansiado salto de qualidade do ensino público. A proposta desse trabalho é investigar se os professores de Matemática que atuam nas escolas da rede estadual em Belém/P A, que possuem Laboratório de Informática, estabelecem interações com esse ambiente na busca pela melhoria de sua práxis pedagógica, favorecendo a transmissão de informações, a construção de conhecimentos e de conceitos matemáticos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    CODIIN: Trilha de Aprendizagem para Estágio Supervisionado em Música
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-30) LOBATO, Rafaelle do Nascimento Brabo; MIRANDA, Fernanda Chocron; http://lattes.cnpq.br/3101500469419928; http://orcid.org/0000-0002-1774-6402; VELOSO, José Miguel Martins; http://lattes.cnpq.br/3550143585946842
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes, nosso local de atuação profissional como docentes. O objetivo geral foi desenvolver uma Trilha de Aprendizagem favorável à elaboração de um Concerto Didático Interpretativo na disciplina de Estágio Supervisionado em Música do Curso de Bacharelado do IECG. A referida Trilha, intitulada CODIIN e disponibilizada online em um website, sistematiza e potencializa a experiência proposta e vivida por nós no âmbito do IECG, e poderá auxiliar outros docentes a propor e/ou reconfigurar processos de Estágio Supervisionado dos futuros bacharéis, dentro e fora do contexto do Instituto. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, nos filiamos à perspectiva da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; FRANCO, 2016; RAMOS & MATTAR, 2021) e suas etapas de espiral de planejamento. Na primeira etapa, realizamos a identificação e caracterização de um problema, que consta na reflexão do cenário de atuação profissional. A segunda etapa consistiu de planejamento de uma ação/intervenção no cenário do IECG, a partir da qual planejamos e realizamos a experiência piloto, em seguida da avaliação final pelos participantes. A terceira etapa foi voltada à concepção e definição das diretrizes teóricas da Trilha de Aprendizagem, resultando no planejamento final proposto. Na quarta e última fase, de avaliação e reflexão sobre os resultados, a avaliação foi realizada envolvendo cinco profissionais pesquisadores que atuam no âmbito da Música e do Ensino, que avaliaram por meio de um questionário, a respeito dos objetivos, conteúdos, organização, funcionalidade e estrutura do site. Além de responderem ao instrumento, os avaliadores registraram por escrito e oralmente recomendações. Dentre os resultados dessa pesquisa destacam-se: (i) criação, experimentação e avaliação de uma proposta de Trilha de Aprendizagem em cenário real de formação de nível superior em Música; (ii) apresentação de uma proposta já validada de percurso formativo para a disciplina de Estágio Supervisionado no IECG; (iii) disponibilização de proposta formativa aberta para estudantes de Bacharelado em Música que fomente experiências prático-reflexivas sobre a atuação profissional futura; (iv) sistematização e disponibilização de experiência prática de desenvolvimento de um Concerto Didático Interpretativo aberto à comunidade. Diante disso, acreditamos que a Trilha de Aprendizagem CODIIN tem potencialidades e apresenta contribuições para a formação do músico, além de auxiliar outros professores a dinamizarem suas práticas formativas a partir do processo educacional proposto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Conhecimento técnico e atitude no ensino de língua portuguesa
    (2009-12) FAIRCHILD, Thomas Massao
    Contra a ideia de que os conhecimentos técnicos do professor de língua materna sirvam prioritariamente ao conteúdo de seu ensino ou ao planejamento de suas aulas, neste artigo, discute-se o preceito de que tal conhecimento seja assumido também como base para a elaboração de uma atitude a ser mantida nas interações face a face da sala de aula. Essa atitude diz respeito à constante necessidade de tomar decisões diante do inesperado e aponta para a construção de um lugar discursivo específico do professor de língua - o de quem escuta a palavra do aluno e a enlaça à sua, de maneira a garantir que a assunção de um lugar de sujeito passe por uma reflexão sobre os meios linguísticos disponíveis para tanto. Toma-se como exemplo para esse debate a interpretação inusitada que alguns alunos fazem da palavra "rataria", presente num texto de Monteiro Lobato. Discutem-se certas atitudes que poderiam ser tomadas em relação a esse erro de leitura e suas implicações: requisitar a modificação da resposta, modificar o material didático, explicitar o trabalho linguístico subjacente ao erro ou utilizar o erro como pretexto para outras atividades. Os encaminhamentos discutidos fundamentam-se na premissa de que erros e outras manifestações imprevistas não apenas revelam procedimentos de construção do conhecimento, mas também oferecem oportunidades importantes para que o professor se faça incluir na palavra do aluno, sendo, portanto, um aspecto fundamental na construção de uma relação em que o ensino se torne possível.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA