Navegando por Assunto "Ensino superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação continuada nos discursos de professores da educação superior: a experiência da UFPA e do CESUPA(Universidade Federal do Pará, 2007-03-29) FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Reis; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes; http://lattes.cnpq.br/7964798599222061Esta é uma investigação ligada ao campo da formação continuada de professores, acerca dos sentidos que os professores bacharéis e tecnólogos que atuam na educação superior dão à formação continuada, a partir das ações formativas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará UFPa) e no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Os dados empíricos produzidos pela análise documental e a entrevista foram analisados a partir das bibliografias nacional e internacional consultadas, que têm uma abordagem crítica sobre o trabalho docente ao fazer um exame minucioso da profissão professor. O estudo remete à compreensão da vivência dos professores nesta formação em andamento nas duas instituições, dos efeitos que os seus modelos de formação continuada provocam no desenvolvimento pessoal e profissional deles, com destaque para os sentidos e interesses anunciados por tais profissionais. A busca pela aprendizagem dá indícios quando os docentes valorizam o acesso às ações formativas, precisamente os conteúdos que possam sustentar a sua prática pedagógica. Do estudo depreendo que a formação continuada é uma arena heterogênea, pouco unificada e que responde a finalidades diversas. Não podemos lhe atribuir uma idéia salvacionista, em que os professores aprenderão como fazer tudo diferente e correto com a formação, mas sim como uma intervenção de atitude crítica sobre as suas práticas pedagógicas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal e profissional docente, em interação mútua.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação de professores no curso de história da Universidade Federal do Pará: uma análise do projeto político pedagógico(Universidade Federal do Pará, 2008-05-21) NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; SILVA, Josenilda Maria Maués da; http://lattes.cnpq.br/9246008698629513O presente estudo apresenta como temática a formação de professores e busca investigar a seguinte problemática: qual o tratamento dado à formação o de professores para atuar na educação o básica a partir do atual projeto político pedagógico do curso de História da UFPA Buscamos compreender como se organiza a proposta curricular desse curso e como abordada a formação para a docência no referido PPP deste curso. A investigação se constituiu num estudo qualitativo com subsídio teórico de autores do campo historiográfico, do currículo e da formação docente. Adotamos uma análise documental e utilizamos documentos oficiais do CNE, como as DCN para os Cursos de Graduação em História, as DCN para os cursos de Formação de Professores da Educação o Básica e outros com abrangência interna na UFPA, para compreender as suas influências sobre o PPP do curso investigado, que carrega as proposições formativas para o profissional de História nesta IES. Analisando o PPP do curso de História verificamos que a perspectiva formativa no curso investigado ancora-se na formação do professor-historiador, aproximando-se do modelo de formação do professor-pesquisador, preconizado pelas DCN, para a Formação de Professores; entretanto, não identificamos os meios epistemológicos e práticos para a execução deste propósito de formação docente na configuração da estrutura curricular, principalmente quanto ao desenvolvimento de pesquisas sobre o fenômeno educacional. Identificamos, também, que o tratamento do conhecimento pedagógico, imprescindível na formação docente para atuar na Educação Básica, aparece de maneira secundária na estrutura curricular analisada. Portanto, inferimos que o conhecimento histórico assume a prioridade no desenvolvimento do curso investigado nos remetendo que a importância da formação se concentra no historiador, em detrimento da formação do professor.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A formação inicial de professores e a educação inclusiva: analisando as propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA(Universidade Federal do Pará, 2007-04-30) MESQUITA, Amélia Maria Araújo; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666Este estudo teve por objetivo analisar as novas propostas de formação de professores desenvolvidas pelos cursos de licenciatura da UFPA/campus do Guamá, elaboradas no contexto da vigência das políticas de educação inclusiva e legislações delas decorrentes, adotadas pelo Estado brasileiro. Para tanto, busquei nos documentos oficiais concatenandoos aos referenciais teóricos sobre inclusão e formação de professores indicadores que se colocassem como lentes para ler os projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura reformulados pós ou concomitante a elaboração das DCN para a Formação de Professores da Educação Básica e perceber se esses cursos atenderam às prescrições e orientações oficiais no que se refere ao trato com a diversidade. A superação da formação conteudista, a re-significação das disciplinas pedagógicas e a inclusão de conteúdos ou disciplinas referentes à educação de pessoas com necessidades educacionais especiais nos currículos dos cursos de formação foram os indicadores encontrados nas políticas educacionais que poderiam se configurar como indícios de que as novas propostas de formação dos cursos de licenciatura da UFPA preparam os futuros professores da educação básica para trabalhar em escolas inclusivas. Na análise dos projetos identifiquei que os sete cursos pesquisados Geografia, História, Letras, Química, Biologia, Matemática e Educação Física atenderam às duas primeiras prescrições. No entanto, no que se refere a inclusão de conteúdos sobre às pessoas com NEE os caminhos seguidos foram diferentes: Geografia e Educação Física incluíram disciplinas; Letras, Biologia e História incluíram conteúdos; Matemática e Química não atenderam a essa prescrição. A partir desses dados busquei por meio da entrevista semi-estruturada analisar os argumentos que os cursos utilizaram para justificar as suas decisões, estas foram desenvolvidas apenas com os cursos de Letras, Química e Educação Física. As entrevistas possibilitaram-me perceber que a inclusão não foi um princípio que orientou o processo de reestruturação curricular e que, apesar de presente enquanto conteúdo ou disciplina na maioria dos currículos, não tem orientado o processo de formação. A presença ausente da inclusão, em grande parte dos cursos de formação da UFPA demonstra que esta aparece em seus PPP apenas como cumprimento às prescrições oficiais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A temática gênero nas produções provenientes dos grupos de pesquisa da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2007-06-11) MAUÉS, Marilene Silva; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Neste estudo objetivou-se realizar um mapeamento que revelasse as produções científicas das/os pesquisadoras/es vinculadas/os a grupos de pesquisa situados na Universidade Federal do Pará, visando analisar como a temática gênero ganhava evidência em pesquisas realizadas no cenário acadêmico-científico daquela instituição, no período de 1995-2006. Nesse sentido, foram levantados os seguintes questionamentos: 1) O que se tem discutido, no campo acadêmico, em tomo das questões de gênero? 2) Como está evidenciada a produção científica generificada na base de dados dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq durante o período 1995 a 2006? 3) Como se apresenta a produção generificada das/os pesquisadoras/es, nos grupos de pesquisa, a partir dos indicadores estatísticos no Campus da UFPA de Belém? Os dados foram analisados quanti/qualitativamente por meio do cruzamento dos indicadores de produtividade científica - disponíveis no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br) - com os referenciais teóricos balizadores da temática gênero - Louro (2001) e Rosemberg (2001) -, aspecto que permitiu fazer uma radiografia da produção generificada no cenário nacional para posterior incursão na produção dos grupos de pesquisa da UFP A. Constatou-se que grande parte das pesquisas em tomo do gênero tem abordado principalmente questões alusivas à mulher e que aquelas pesquisas refutam as explicações de cunho biologicista na composição de femininos e masculinos, bem como asseveram que culturalmente há relações de poder entre os sexos; além disso, o estudo revelou que no panorama nacional o gênero encontrou guarida principalmente nos grupos de pesquisa na área das Ciências Humanas; no tocante à participação feminina na Ciência, observou-se um parâmetro androcêntrico na estrutura do fazer científico, aspecto esse que ressoa no quantitativo das produções acadêmicas de autoria feminina, posto que elas ainda precisam conciliar a carreira profissional com as exigências do mundo privado; mas, apesar do domínio masculino nas produções científicas, os estudos sobre gênero ganham envergadura nas pesquisas desenvolvidas por mulheres, tanto em nível nacional como local. No que tange especificamente aos indicadores da UFP A, o gênero ganhou lugar de destaque na produção paraense e essas/es intelectuais têm se esmerado naquele campo exibindo uma produção freqüente em um período de 11 anos, embora tenham que assumir um acréscimo incomensurável de trabalho em conseqüência de a maioria fazer parte dos quadros docentes em programas de pós- graduação vigentes na UFP A. Com isso, reafirma-se que os grupos de pesquisa da Instituição em destaque, ainda que com menor expressão quantitativa em relação ao cenário nacional, são de grande relevância para a fertilização dos estudos de gênero na região Norte e para a projeção dessa Universidade como lugar institucional em que se produzem pesquisas que garantem a ela destaque nacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem de ensino e aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior: “Tecendo Perspectivas na Aprendizagem Invertida”(Universidade Federal do Pará, 2021-12-17) PAIXÃO, Ivanir da Silva; VELOSO, José Miguel Martins; http://lattes.cnpq.br/3550143585946842A crescente demanda de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ingressam no ensino superior tem mudado o cenário educacional e fomentado importantes discussões acerca da necessidade de uma educação inclusiva e de materiais pedagógicos/metodológicos adequados ao ensino e aprendizagem desse público. À luz das reflexões acerca dessas necessidades, considerando a escassez de material pedagógico e na tentativa de contribuir para inclusão desses alunos no ensino superior, a pesquisa partiu da seguinte questão: Como auxiliar o professor universitário no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA? Tendo como objetivo geral o desenvolvimento de um material didático com estratégias e orientações metodológicas baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, foi desenvolvido o produto educacional denominado TEAr, um livreto A5 para professor universitário, com abordagem de ensino e aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. O TEAr teve como base os princípios norteadores de metodologias ativas que propõem uma adequação da aprendizagem invertida, tendo em vista o atendimento das principais necessidades educacionais desses estudantes e o desenvolvimento de suas potencialidades. Para elaboração desse produto, foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre metodologias ativas aplicadas ao ensino de alunos com TEA; bem como sobre políticas públicas de inclusão desses estudantes universitários; além do levantamento das características acadêmicas dos discentes com TEA, priorizando trabalhos com relatos dos próprios estudantes; localizando os estudos no âmbito do ensino superior. Posterior a esta pesquisa, foi realizado o cruzamento dessas informações para a criação da proposta. O conteúdo/proposta foi submetido à avaliação do painel de especialistas, composto por 3 categorias: professor, aluno com TEA e monitoria da UFPA, para ajustes mediante as contribuições e sugestões. A partir destes múltiplos olhares, a versão final do produto educacional TEAr foi definida e considerada apta à utilização pelos professores universitários em disciplinas de graduação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Ação e raciocínio pedagógico de professoras de enfermagem: expressões em diferentes contextos educacionais(Universidade Federal do Pará, 2018-08-27) MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; BACKES, Vânia Marli Schubert; MOYA, José Luis MedinaObjetivo: relacionar fontes de conhecimento base para o ensino, categorias de conhecimento base para o ensino e fases da ação e raciocínio pedagógico de professoras de ensino superior em enfermagem em universidades pública e privada da região Sul do Brasil. Método: estudo coletivo de casos instrumentais com abordagem qualitativa. São casos a ação e raciocínio pedagógico de duas professoras de enfermagem. A coleta de dados incorporou documentos, entrevistas e observação analisados pelo método das comparações constantes. A análise originou duas metacategorias, denominadas caso pública e caso privada, e seus eixos transversais: relações entre fontes e conhecimento base para o ensino, relações entre categorias de conhecimento base para o ensino, e relações entre conhecimento-base e Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico. Resultados: há relações distintas entre fontes, conhecimento-base e fases do Modelo na ação e raciocínio pedagógico dos casos. Conclusão: destacam-se a hierarquização e encadeamento nas relações entre os construtos de Shulman e sugere-se o estímulo à reflexão e a ampliação das fontes de conhecimento-base como meio de formação docente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade física e inclusão no ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-03-28) LIMEIRA, Carolline Septimio; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666Esta pesquisa teve como objeto de estudo a acessibilidade física na Universidade Federal do Pará- (UFPA) no período de 2009 a 2013. Nesse mote, valemo-nos do estudo de caso por meio do qual compreendemos o contexto da referida universidade como representativo na questão do acesso de Pessoas com deficiência ao ensino superior. Tivemos o objetivo de analisar as condições de acessibilidade física no campus da UFPA em Belém, segundo a avaliação de estudantes com deficiência. Para tanto, buscamos identificar o que caracterizaria um espaço com acessibilidade física, sob a ótica dos estudantes com deficiência da universidade, compreender as implicações das atuais condições de acessibilidade física da universidade na vida acadêmica dos estudantes com deficiência dessa instituição e verificar que obras de acessibilidade física deveriam ser realizadas para garantir o ingresso e permanência de estudantes com deficiência na UFPA, segundo a opinião desses acadêmicos. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. A coleta de dados contou com entrevista semiestruturada de 5 estudantes com deficiência. Também realizamos entrevista não- diretiva com o arquiteto do Departamento de Estrutura Física- (DIESF) da prefeitura da UFPA, investigação dos documentos que apontam as construções/reformas realizadas na universidade e registros fotográficos dessas obras. Para análise de dados referendamo-nos na Análise de Conteúdo de Franco. Por meio das falas dos estudantes pudemos inferir que a acessibilidade física não é um conceito universal, mas construído na relação sujeito-ambiente, concebida, sobretudo, como acesso para todos. Verificamos que o acesso ao campus é essencial para a socialização do conhecimento entre os estudantes e que, diante das barreiras encontradas na estrutura física da UFPA, os discentes sugerem a expansão das atuais obras de acessibilidade física, bem como o fomento a pesquisas que abordem a acessibilidade física no ensino superior.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O acesso à educação superior pelas populações do campo, na universidade pública: um estudo do PRONERA, PROCAMPO e PARFOR, na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2013-06-20) BRITO, Márcia Mariana Bittencourt; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016O presente estudo foca a temática do acesso das populações do campo à universidade pública, com base na análise do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, do PROCAMPO – Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo e do PARFOR – Plano Nacional Formação de Professores da Educação Básica, tomando como referência a Universidade Federal do Pará. A pesquisa analisa o cenário da Educação Superior e as modificações no sistema de acesso à universidade, apresenta um panorama sobre as iniciativas de acesso das populações do campo, analisando cursos, recursos financeiros, dados estatísticos e apresentando uma cartografia dos programas no Brasil e no Estado do Pará. Para alcançar o objetivo geral, que foi de analisar as formas de acesso pela população do campo à Educação Superior, no período pós Lei 9.394/96, optou-se por uma metodologia de abordagem dialética, buscamos analisar fatores sociais, políticos, econômicos e as relações estabelecidas, no contexto do acesso das populações do campo à educação superior. Convém esclarecer que não tomamos o método dialético por excelência, pois consideramos que existem muitos elementos dele que não poderão ser aplicados por nós no tempo que a pesquisa propõe, uma vez que somente essa perspectiva nos permitiria a análise da realidade em questão, buscando o apoio na exploração de bibliografias e na técnica de análises de documentos, para posterior sistematização, organização e análise dos dados estatísticos e das informações coletadas ao longo da pesquisa. Os resultados da investigação apontam para um novo eixo de análise dentro da temática Educação Superior – a Educação Superior do Campo, uma vez que o acesso das populações do campo, com metodologias diferenciadas e pautadas no referencial da Educação do Campo passou a ser uma realidade em nosso País. A pesquisa aponta ainda a ampliação do acesso às universidades públicas, com base nos princípios conquistados pela luta dos movimentos sociais e do movimento por uma educação do campo, assim como identificou outras particularidades que não condizem, a princípio, com o que seria uma política educacional voltada para o campo, como é o caso do PARFOR, que, embora não seja criado propriamente a atender estudantes do campo, tem, no Pará, contemplado uma significativa parcela de estudantes/ educadores atuantes em escolas do campo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Alguns aspectos problemáticos relacionados ao ensino-aprendizagem da álgebra linear(Universidade Federal do Pará, 2008-02-28) COIMBRA, Jarbas Lima; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033Este trabalho aborda alguns aspectos que considero como possíveis dificuldades ao ensino-aprendizagem da disciplina Álgebra Linear. Trata-se de uma disciplina de grande importância para muitos cursos de graduação da universidade e considero que qualquer estudo que objetive melhorar este ensino é importante. Contém diversas considerações sobre dificuldades que os alunos podem enfrentar no estudo da disciplina, como aquelas relacionadas ao conhecimento que já trazem do curso médio que tanto podem ser usados como auxilio como também podem causar dificuldades de entendimento dos conceitos mais gerais da disciplina, dificuldades com o uso da geometria, dificuldades com termos conhecidos de outras disciplinas, dificuldades lógicas e outras dificuldades.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise do curso de engenharia industrial da UFPA Abaetetuba empregando o método SERVQUAL na percepção discente(Universidade Federal do Pará, 2018-12) MARTINS, Harley dos santos; LOBATO, Beatriz Cardoso; SANTOS, Ismael Gomes dos; MELO, Andreza Negrão; RODRIGUES, Stefane DiasO objetivo deste trabalho é desenvolver uma pesquisa quantitativa, fazendo levantamento das expectativas e percepções dos alunos de engenharia industrial em relação ao curso. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de aplicação de questionários online, utilizando a ferramenta googleforms, e questionários impressos. As informações coletadas foram tabuladas calculando-se assim os gaps para analisar pontos negativos e positivos, onde se destaca que as maiores lacunas encontradas foram os itens que tratam da cantina (-1,264), divulgação de informações de eventos e serviços de interesse aos discentes (-1,321) e laboratórios específicos do curso (-1,377). Por fim, utilizando a ferramenta da qualidade 5W1H, se propôs um plano de ação para aperfeiçoar processos e evitar erros e insatisfações.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicativo Point Docente: suporte educacional aos docentes que atuam com estudantes surdos no ensino superior(Universidade Federal do Pará, 2022-06-15) MORAES, Alcione Batista da Silva; GONÇALVES, Arlete Marinho; http://lattes.cnpq.br/7435727268429237; https://orcid.org/0000-0001-8194-3622A pesquisa objetivou desenvolver um aplicativo educacional, com temáticas básicas, a partir da contribuição dos saberes experienciais docentes na educação de surdos no ensino superior. O produto é um aplicativo educacional denominado de Point Docente e poderá dar suporte à autoformação de docentes que não possuem experiência com esse público. A teoria baseia-se nos contributos dos saberes experienciais (TARDIF, 2000; PIMENTA; GHEDIN, 2006; PERRENOUD, 2000) e da educação para surdos (LACERDA; SANTOS, 2013; PERLIN, 2006). O estudo foi realizado por meio de pesquisa aplicada. A técnica utilizada foi uma entrevista com roteiro semiestruturado, voltado a docentes com mais de três anos de experiências que ministram a disciplina de Libras no Ensino Superior, que têm envolvimento com a cultura surda. Além disso, aplicou-se questionários de testagem e validação a docentes com tempo de experiência no Ensino Superior, com envolvimento ou não com a educação de surdos e profissionais com formação na área da ciência da computação. Para o percurso de criação, utilizou-se a abordagem do Design Thinking (DT) com etapas de empatia/definição/ideação/prototipagem/testagem e validação. A plataforma de prototipação utilizada foi a Fábrica de aplicativos. A testagem do protótipo apontou ajustes necessários quanto à organização dos conteúdos do menu sugestões de materiais. Já a validação demonstrou que o aplicativo apresenta média excelente e que pode ser recomendado para dar suporte ao trabalho de outros profissionais. Por fim, o Aplicativo Point Docente pode ser considerado uma ferramenta de potência informativa e de suporte a docentes que possuem pouca ou nenhuma experiência com estudantes surdos, fortalecendo assim, suas práticas educacionais e seu fazer docente com olhar mais inclusivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) App Nortear: protótipo de aplicativo educacional como apoio ao docente que atua com discente com Transtorno do Espectro do Autismo no Ensino Superior(Universidade Federal do Pará, 2024-02-15) FERREIRA, Juliene de Sousa; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686; SEIXAS, Netília Silva dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/2301685130625189O direito à inclusão acadêmica do estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) está previsto nas políticas e legislações brasileiras. Com sua efetivação, o número de estudantes com TEA matriculados no ensino superior vem aumentando, o que alterou o cenário educacional. Esse discente enfrenta vários obstáculos de adaptação devido às suas necessidades específicas e os docentes têm dificuldades em lidar com esses estudantes em sala de aula. Nesses termos, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um protótipo de aplicativo (app) móvel educacional para apoiar a prática docente em sala de aula junto a estudantes com TEA no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de levantamento de campo, quantitativa e qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada, com docentes que já tiveram experiência junto a estudantes com TEA no ensino superior; e questionário online com a equipe multiprofissional dos Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre os autores centrais desta pesquisa estão: Tardif (2014), o qual entende que os saberes são adquiridos de experiências pessoais; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), que estudam à docência no ensino superior pressupondo a reflexão e avaliação das práticas; Kenski (2012) e Moran (2015), que defendem que o fazer educação pode ser mediado por tecnologia; e Pressman (2016), o qual afirma que um app fornece apoio aos usuários nas resoluções de problemas. O estudo se apoiou ainda em documentos oficiais e em legislações a respeito do TEA. Para o desenvolvimento do protótipo do app, utilizamos como referencial metodológico o modelo de processo evolucionário com prototipação com as principais etapas: levantamento dos requisitos; planejamento ágil; modelagem do projeto; desenvolvimento do protótipo; validação de oito juízes especialistas em educação especial e feedback das funções. O aplicativo nomeado como APP NORTEAR foi desenvolvido utilizando as plataformas Figma, Kodular versão: 1.5B.3 - Fenix, Canva, Draw.io e Trello. Foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade, com os seguintes conteúdos: Conhecer o TEA, Sugestões de práticas pedagógicas, Orientações relevantes e Núcleos de Acessibilidade. Com base nas avaliações dos juízes especialistas, foi possível validar o conteúdo, funcionalidade e usabilidade do app. Na avaliação dos juízes, importantes sugestões foram feitas e permitirão o desenvolvimento de novas versões. Os resultados das avaliações permitem afirmar que o protótipo de aplicativo desenvolvido tem potencial para apoiar a prática do docente sem formação em inclusão acadêmica para trabalhar com o estudante com TEA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As dimensões ensino e pesquisa enquanto premissas institucionais da formação acadêmica no arquipélago Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2007-04-18) OLIVEIRA, Damião Bezerra; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Tratamos da relação entre ensino e pesquisa como característica essencial da moderna concepção instituída de universidade e das suas repercussões na definição de docência universitária, estabelecendo a educação enquanto particularidade comparativa a ser compreendida nessa totalidade. Com o tema assim definido, examinam-se as tensões desse ideal acadêmico na sua institucionalização no Brasil, em seguida na UFPA e Centro de Educação. O problema de pesquisa se expressa em três questionamentos básicos: como se instituiu a pesquisa no espaço acadêmico universitário brasileiro e quais as suas repercussões na caracterização da atividade docente nessa instituição? De que modos as dimensões ensino e pesquisa se encontram enunciadas nos documentos oficiais da UFPA? Como essa relação se evidencia na particularidade do Centro de Educação? Essa problemática constitui-se a partir de uma abordagem filosófico-epistemológica em que os conceitos de racionalidade prática, produtiva e teórica e de instituição científica e social foram os fios condutores. Num esforço de compreensão histórico-conceitual do tema, a investigação debruçou-se sobre fontes bibliográficas e documentais de caráter qualitativo, mas também de informações estatísticas a respeito da UFPA e do Centro de Educação. Ao conjunto de fontes selecionadas se aplicou basicamente procedimentos de análise textual explicação, comentário e dissertação. Foi possível compreender que a idéia de universidade de pesquisa intensificou-se enquanto deverser desde às primeiras décadas do Século XX, trazendo como característica fundamental na definição do que seja o conhecimento, o que se tem chamado de conhecimento desinteressado ou puro, em contraposição aos conhecimentos aplicados ou profissionais. Cria-se, assim, uma dicotomia entre racionalidade prática e produtiva, por um lado, e razão teórica, por outro. O campo educacional se inscreveria naquele domínio e nele e por ele encontraria as suas mais fortes justificativas na universidade. A docência universitária constitui-se em consonância com esse campo de sentido, no qual se pensa o exercício do ensino a partir da diferenciação entre domínio teórico do conteúdo e preparação didático-pedagógica, a qual pode se desdobrar na distinção do pesquisador em relação ao professor. Contudo, o ideário instituído de universidade defende a indissociabilidade do ensinar e do pesquisar. A alteridade instituinte dessa imagem instituída vem procurando afirmar-se na tentativa de superar as dicotomias antes mencionadas, tendo por base o conceito de práxis, o que se pôde constatar em discursos mais recentes sobre o tema. Essa rede de conceitos instituídos que constituem o ideário da universidade brasileira fez-se presente nos documentos oficiais que definem os objetivos e a estrutura da UFPA e do CED, ainda que se tenha verificado a emergência de novas justificativas institucionais relativamente ao ensino, à pesquisa e à docência universitária que valorizam novas perspectivas epistemológicas e didático-pedagógicas. No que se refere às condições de efetivação do ideal instituído / instituinte da universidade de pesquisa na UFPA e no CED, pôde-se constatar com base em dados oficiais, que só em anos bem recentes elas vem sendo construídas através de iniciativas concernentes à qualificação docente, ao desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação e aos novos projetos acadêmicos de cursos, bem como à iniciação científica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A assistência estudantil na UFPA e as repercussões para os discentes do curso de pedagogia: da permanência à conclusão(Universidade Federal do Pará, 2017) SILVEIRA, Antonia Vanessa Freitas; MAUÉS, Olgaíses Cabral; http://lattes.cnpq.br/0118802077232494O objetivo geral da pesquisa é analisar a relação entre a Assistência Estudantil, desenvolvida pela UFPA, e a permanência até a finalização da graduação dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia na UFPA, campus de Belém, e apresenta como objetivos específicos: analisar o contexto da Educação Superior no Brasil; analisar o contexto da Assistência Estudantil em nível nacional; identificar e analisar as ações de Assistência Estudantil da UFPA; e identificar e analisar quais as contribuições da Assistência Estudantil para os alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UFPA, campus de Belém. O problema central que norteou a investigação foi: existe uma relação entre as políticas da Assistência Estudantil na UFPA, campus de Belém, e a permanência até a conclusão do Curso, para os alunos de Pedagogia da UFPA? A metodologia utilizada na pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizando-se tanto a pesquisa documental e bibliográfica, quanto a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário semiaberto. O trabalho encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, denominado, “Educação Superior, Formação de Professores e o governo Lula da Silva”, buscamos analisar a conjuntura da expansão da Educação Superior no Brasil, assim como da Formação de Professores. Para tal construção, utilizamos os estudos de Sguissardi (2006); Lima (2005); Gatti, Barreto e André (2011); Maués e Camargo (2014). No segundo capítulo, “Assistência Estudantil: ação fundamental para a democratização do Ensino Superior”, nos aproximamos das discussões acerca da Assistência Estudantil. O perfil dos estudantes, assim como as ações da Assistência Estudantil nas IFES brasileiras, também são destaques desse capítulo, a partir do relatório “VI Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras” (ANDIFES, 2016). Outro ponto abordado nesse capítulo trata dos marcos regulatórios sobre a Assistência Estudantil no Brasil e a produção acadêmica acerca do tema. Para a elaboração desse capítulo, estudos como Sposati (2011); Sposati et al (2014) e Schons (2008) foram utilizados. No terceiro capítulo, analisamos a Assistência Estudantil no âmbito da UFPA e as contribuições dessas políticas para os discentes do curso de Pedagogia, campus de Belém. Documentos oficiais da instituição, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015) e o Relatório de Gestão do exercício (2015), foram base. As conclusões, as quais se chegaram, indicam um forte alinhamento entre a expansão da Educação Superior no Brasil com os ideais, geridos pelos Organismos Internacionais. Desta forma, as IFES também apresentam um momento de expansão em seu acesso. Com relação à Assistência Estudantil na UFPA, observou-se que os documentos oficiais apresentam a Assistência ao estudante como prioridade, porém, quando se analisa a abrangência das ações, nota-se que ainda há um longo caminho para que a Assistência Estudantil seja realidade para a maioria dos Estudantes da UFPA. A insuficiência de ações de Assistência Estudantil, também, é ressaltada na análise com relação aos estudantes concluintes do Curso de Pedagogia, visto que a pesquisa de campo também aponta para a necessidade de ampliação das ações de Assistência ao Estudante.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Autoavaliação institucional: a realidade da CPA na prática do SINAES(Universidade Federal do Pará, 2014-01-10) FERREIRA, Alexandra; PONT VIDAL, Josep; http://lattes.cnpq.br/4415362518177732Esta pesquisa surgiu pela necessidade de conhecimento acerca do trabalho realizado no processo de avaliação interna de instituições federais de ensino superior. Este tipo de trabalho vem sendo realizado desde a década de 1990, por meio de várias políticas públicas traduzidas em programas que pudessem avaliar a qualidade da educação superior devido ao aumento no quantitativo de instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Desta forma, hoje, não mais se discute a implementação de um processo avaliativo, mas a forma que deve ser trabalhado nas instituições de ensino superior. A política mais atual nesta temática se traduz no sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, o qual tornou obrigatória, dentre outras, a autoavaliação institucional, a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), também de caráter obrigatória, constante no Art. 11º da lei do SINAES. Este estudo faz parte do questionamento acerca do trabalho da CPA, de modo que a sua constituição, sua localização na estrutura organizacional e a metodologia utilizada pela CPA poderiam influenciar no resultado final, que é o relatório de autoavaliação institucional, utilizado pelo sistema e-MEC e pelas comissões de avaliação externas. O objetivo foi analisar as CPAs de três instituições federais de ensino superior, escolhidas por sua experiência na temática, quanto: à composição, tanto no quantitativo quanto na categoria de seus membros; à localização da CPA na estrutura organizacional, de modo a verificar seu grau de autonomia; e à metodologia utilizada pelas CPAs na condução do processo avaliativo. Partiu-se do pressuposto que essas variáveis, quando aplicadas em cada instituição, poderiam levar a formas de trabalho e resultados diferenciados. Para tanto, optou-se por um Estudo de Caso, com predominância na pesquisa qualitativa, utilizando: pesquisa bibliográfica, com autores da teoria geral dos sistemas e avaliação; pesquisa documental; e entrevistas junto aos presidentes das CPAs das instituições analisadas. Chegou-se à conclusão que, embora os resultados possam ser diferentes em termos de qualidade dos relatórios, problemas em relação à autonomia, hierarquia e ao reconhecimento da CPA frente aos outros órgãos da administração superior, à relação avaliação e planejamento e à instituição de uma cultura de avaliação são observados nas três instituições estudadas.Tese Acesso aberto (Open Access) Biografemática e formação: fragmentos de escrita de uma vida(Universidade Federal do Pará, 2013-04-12) GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; SILVA, Josenilda Maria Maués da; http://lattes.cnpq.br/9246008698629513A Tese elege por objeto de investigação os auto-biografismos na temática da Formação de Professores. Como material significante, aborda um conjunto de textos de características autobiográficas coligidos a partir dos Anais do Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica – CIPA, correspondentes às edições dos anos de 2006, 2008 e 2010. O estudo se orienta, sobretudo a partir da noção de biografema, pela problematização da Escrita da Vida em textos autobiográficos de docentes da Educação Superior, apresentados nas edições do CIPA na forma de Comunicação Oral. A colocação da Escrita da Vida (em sua forma autobiográfica) como problema, possibilita vislumbrar as permeabilidades cambiantes (caracterizadas por encontros, desencontros, bifurcações, liames, contiguidades, sinuosidades, fragmentações) de uma vida. Uma vida escrita tomada não como uma correspondência direta e verídica com A Vida, mas como possibilidade de criação, de invenção de uma escrita de vida que contagia... Pormenores de uma vida, traços, espaços vazios, fragmentos que encantam, tocam, saem do texto e entram em nossas vidas; produzem uma co-existência: felicidade de escrita: imanente artifício de uma vida. O estudo, como exercício de crítica, não se propõe a analisar textos autobiográficos submetendo-os a uma crítica judicativa ou veridicativa do caráter de seu objeto de escrita ou mesmo de sua forma de escrita, mas se orienta por recolher fragmentos, linhas, frases de prazer que permitam flagrar liames de escrita e vida, uma vida atravessando linhas de escrita, uma vida como fenda de linhas de escrita e a afirmação, como ideia força desta tese-experimento, da impossibilidade de “aprisionamento” de uma vida em uma auto-biografia-destino e a proposição de uma auto-biografia-deriva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Burnout e clima organizacional: intervenções para redução de riscos de incidência nas IFES(Universidade Federal do Pará, 2020-06-24) SILVA, Josemare de Nazaré Sousa da; TEIXEIRA, Eliana Maria de Souza Franco; http://lattes.cnpq.br/5865287894194983; https://orcid.org/0000-0002-7979-2404As relações de trabalho no mundo globalizado têm mudado e as organizações têm exigido cada vez mais das pessoas. Neste contexto, o clima organizacional é um construto importante para direcionar as ações de gestão, pois auxilia na identificação da percepção dos trabalhadores sobre aspectos da organização que impactam em seu comportamento e qualidade de vida, pois condições organizacionais negativas podem desencadear doenças como a síndrome de burnout (SB) definida como uma condição psicossocial em resposta a estressores crônicos laborais. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo analisar as dimensões do clima organizacional que contribuem para a incidência de burnout segundo a percepção dos técnicos-administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA), a fim de propor intervenções para sua redução e prevenção. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa com questionários cujos dados foram analisados através de estatística descritiva, correlação e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as dimensões "relações interpessoais", "reconhecimento" e "carga de trabalho" são os principais fatores de risco para a síndrome e que a "autonomia", "estrutura organizacional" e "percepção de injustiça" exerceram impacto moderado na SB. As intervenções propostas estão em consonância com as diretrizes para a saúde mental de servidores públicos envolvendo o fortalecimento da gestão, principalmente por meio de investimentos em ferramentas gerenciais, planejamento e políticas de saúde do trabalhador. Essas medidas contribuirão para a promoção da qualidade de vida física e mental dos servidores através de estratégias organizacionais que diminuem os riscos de incidência da SB e potencializam os fatores que contribuem para um bom clima organizacional em Instituições Federais de Ensino Superior.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartas para Amazônia: convergências entre saberes locais e Ensino Superior(Universidade Federal do Pará, 2023-07-31) SILVA, Aldenora Pena da; COLFERAI, Sandro Adalberto; http://lattes.cnpq.br/9217166268191537Viajar pelas várias faces da região amazônica é convite do presente trabalho e tem por objetivo contribuir para a promoção e valorização das identidades amazônidas nos processos de ensino e aprendizagem entre discentes do Ensino Superior da Região Norte, buscando traçar a convergência entre saberes locais e Ensino Superior, tendo as Cartas Pedagógicas como suporte metodológico, fazendo com que discentes de lugares e realidades diversas da Amazônia se conectem, reconfigurando seu olhar sobre o seu entorno, compartilhando impressões, identificando-se no olhar do outro a partir das diferenças, mas também das semelhanças. Para tal, partimos em uma jornada, guiados por diferentes teóricos que subsidiaram essa pesquisa. A jornada começa com a proposta teórico-metodológica de Jesús Martín-Barbero (2004), apoiado por Deleuze e Guattari (2000) e Passos, Kastrup e Escóssia (2015), que identificam na Cartografia uma perspectiva de estudo aberta a diversos olhares e que possibilita à pesquisadora ser parte integrante, afetando e sendo afetada pela experiência vivenciada. O pensamento de Freire (1978, 1985, 1994, 2004, 2015a, 2015b) está presente tanto como instrumento metodológico, através das Cartas Pedagógicas, como pelas teorias defendidas em prol de uma educação transformadora, crítica e libertadora. Para fundamentar a discussão sobre Identidade me apoio nas teorias de Stuart Hall (2005), Néstor Canclini (2008) e Rogério Haesbaert (2010). Silva (2012) e Oliveira (2019) contribuíram para o entendimento dos sinuosos caminhos da formação da Região Amazônica, assim como a discussão sobre as Instituições de Ensino Superior de Mello (2007) e Mello, Almeida Filho e Ribeiro (2008). Não há como desenvolver pesquisas baseadas em cartas (pedagógicas), sem falar de Wolton (2006), Freire (1985), Amabile (2012) e Paulo e Dickmann (2020) e os conceitos que permeiam os caminhos da comunicação, da criatividade e da intencionalidade das cartas trocadas. Alicerçado por tais embasamentos teórico-metodológicos, desenvolvemos o Produto Educacional Cartas para Amazônia, composto de pelo a) Kit de Viagem - que traz pistas de como, metodologicamente, a troca de correspondências pode ocorrer e b) Coletânea de Cartas: compartilhando experiências da primeira viagem vivenciada por mim e pelos discentes, aqui denominados de escritores-viajantes, realizando descobertas e conectando mundos e saberes, locais e acadêmicos. A troca de cartas propõe trazer, a cada um dos discentes-correspondentes, a intersecção entre os saberes locais e acadêmico científicos, possibilitando um novo olhar sobre a sua própria realidade, além de compartilhar com o outro o que, em sua concepção, associa-o ao seu lugar no mundo, aprofundando sua relação identitária e, em perspectiva, fomentando práticas engajadas na preservação e valorização da Amazônia.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A consolidação da formação do professor-pesquisador da Pós-Graduação em Educação da UFPA: o(s) produto(s) científico(s) em foco(Universidade Federal do Pará, 2010-03-26) BAHIA, Cinara Ciberia Meireles; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Este estudo cujo tema perpassa o campo da Educação Superior teve a tarefa de dissertar sobre o objeto a consolidação da formação do professor-pesquisador da Pós-Graduação em Educação da UFPA, que traduziu uma inquietação epistemológica em compreender a ação educativa desenvolvida no espaço pós-graduado e que atualmente vem se desenvolvendo pela relação entre pesquisa-trabalho-produtividade que encontra suas raízes ainda na gênese da Pós-Graduação no Brasil na década de 60. O objetivo geral foi analisar o trabalho docente do professor-pesquisador da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA, a partir do processo de consolidação da sua formação pós-graduada, e os específicos que incidiram nos cinco capítulos da Dissertação, a saber: identificar os aspectos legais e epistemológicos que dão voz ao trabalho docente no Ensino Superior tendo como elo o conceito de professor-pesquisador; verificar os dispositivos institucionais que regulam o trabalho docente na Pós-Graduação; analisar o processo de consolidação da formação dos professores-pesquisadores da Pós-Graduação em Educação da UFPA; examinar o nível de produtividade científica dos professores-pesquisadores da Pós-Graduação em Educação da UFPA e; observar como o trabalho docente desses pesquisadores vem sendo avaliado pela Comissão Externa de Avaliação da CAPES. Dedicando-se a seguinte problematização: Como o trabalho do professor-pesquisador se constitui após o processo de consolidação da sua formação pós-graduada? A qual desencadeou as questões-problemas discutidas em cada capítulo: De que modo o trabalho docente desenvolvido no Ensino Superior vem se caracterizando dentro da abordagem epistemológica que envolve o conceito de professor-pesquisador? Em que medida os aspectos institucionais configuram a atividade docente desenvolvida na Pós-Graduação, particularmente no Instituto de Ciências da Educação da UFPA? O que revela a introdução das teses de doutoramento dos professores-pesquisadores? Como a produtividade científica desses professores-pesquisadores vem se constituindo dentro do Currículo Lattes? Como a CAPES avaliou o trabalho docente na Pós-Graduação em Educação da UFPA no lapso temporal de 2003 a 2010? Dada as questões, o estudo foi construído sob uma abordagem teórico-metodológica ancorada no enfoque histórico-educativo, neste momento autores como Carvalho (2003) e Lombardi (2004) compuseram o diálogo necessário para justificar a opção que desencadeou também na escolha das cinco fontes históricas examinadas no estudo, as bibliográficas sobre a epistemologia do professor-pesquisador, as prescrições oficiais, as introduções das teses de Doutorado do atual corpo docente do PPGED da UFPA, os currículos lattes desses sujeitos e por último, as fichas de avaliação da CAPES aplicadas ao PPGED nos anos de 2004 e 2007 referentes à avaliação trienal coordenada pelo Órgão. Tratou-se de um estudo de caso instrumental interessado em compreender a ação educativa no espaço pós-graduado, tendo como lapso temporal os anos de 2003 a 2010. Dentre os resultados alcançados, concluiu-se, principalmente, que a consolidação do professor-pesquisador tem na etapa de conclusão do Doutorado a consolidação da formação pós-graduada, logo do ponto de partida, uma vez que é na experiência construída no trabalho docente, no ambiente pós-graduado em seu contato com os diferentes processos investigativos que cercam esse campo de significados e contradições que o professor consolida de fato sua atividade investigativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A constituição das disciplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa (MELP) em dois cursos de licenciatura em Letras da região metropolitana de Belém(Universidade Federal do Pará, 2014-06-10) BORMANN, Laura Viviani dos Santos; FAIRCHILD, Thomas Massao; http://lattes.cnpq.br/1771292039081039A presente pesquisa desenvolve uma discussão acerca da formação inicial de professores de Licenciatura em Letras - Português. A crise pela qual passa a educação no Brasil hoje afeta a universidade brasileira e tem reflexos diretos sobre a qualidade da educação básica, na medida em que deveria constituir centro de formação, reflexão e produção de conhecimento para a escola. Os problemas que a universidade encara, especificamente no tocante às licenciaturas, têm raízes muito mais complexas do que a formulação de metas quantitativas para a formação inicial de professores ou para a alocação de recursos financeiros. Logo, é importante (e necessário) que se conheça melhor a constituição dos cursos de licenciatura que estão formando os professores contemporâneos. A pesquisa proposta tem como objetivo investigar, em duas instituições de ensino superior da região metropolitana de Belém-PA (uma pública e uma privada), a constituição das “disciplinas” de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, denominadas como MELP. O quadro teórico que norteia este trabalho é o da Análise do Discurso de linha francesa, de maneira particular os conceitos de Função Enunciativa, Formação Discursiva e Disciplina, apresentados por Michel Foucault em suas obras Arqueologia do Saber (1987) e A Ordem do Discurso (1996). Analisamos dados coletados em pesquisa documental (Projeto Pedagógico do Curso, Ementas, Planos de ensino e Material didático) e pesquisa de campo (observação em sala de aula, anotações de alunos e diário de campo), com o intuito de verificar quais elementos de disciplinas, no sentido foucaultiano (FOUCAULT, 1996), se fazem presentes na constituição das atividades curriculares de MELP desses Cursos de Licenciatura em Letras. Os dados de duas disciplinas foram analisados a fim de identificar que objetos, métodos, proposições, definições/conceitos são reconhecidos e de que maneira se relacionam. Os resultados mostram um cenário bem diverso quanto à organização das atividades de prática de ensino e estágio supervisionado nos dois cursos no que tange a) à distribuição da carga horária no currículo; b) à articulação de objetos, métodos, conceitos e proposições de disciplinas variadas e c) ao próprio papel do aluno de Letras. O desafio que se apresenta é constituir as MELP a partir de um processo disciplinar de produção de saberes.
