Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escola do campo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Educación de campo y educación multiana: reflexiones y desafíos en una escuela transamazónica
    (Universidade de Ribeirão Preto, 2021-09) SANTANA, Ronaldo Henrique; FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos Marques
    A partir de los aspectos teóricos y prácticos involucrados en la concepción de la Educación Rural y en la relación que se establece en la práctica pedagógica dentro del aula y en los procesos de enseñanza-aprendizaje en una clase plurianual, el presente trabajo tiene como objetivo discutir los desafíos del trabajo docente en la implementación del plan de estudios escolar en el contexto de una escuela de campo, denominada EMEF N. Srª. dos Remedios, ubicado en una calle que cruza la BR-230, en el municipio de Pacajá, Estado de Pará. El principal punto a abordar son los complejos procesos históricos que culminaron con la propuesta de una Educación Rural que se opone a la idea caricaturizada de una educación rural, atrasada y meramente reproductiva. A partir de una búsqueda bibliográfica y entrevistas semiestructuradas con profesores de escuela, presentaremos las discusiones sobre las dificultades que señalan dichos profesionales en el ejercicio de su trabajo con una clase multicolor y el territorio en el que se inserta la escuela, en el complejidades de la transamazônica
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Girândolas: escola e literatura nas margens ribeirinhas de Abaetetuba
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12) GOMES, Jones da Silva
    Em Girândolas sugere-se a imagem de uma escola como evento histórico seminal para uma comunidade ribeirinha. O romance é narrado pelas memórias de Tobias- fazedor de brinquedos de miriti e Maria- a benzedeira, entre outros personagens D. Constança a professora era considerada um divisor de águas. Nas leituras que os discentes de educação do campo UFPA/ fizeram do livro, foi possível aproximar a literatura do saber local, as experiências dos alunos e seu despertar para o oficio de ensinar. Por isso, reconhecemos que a escola descrita pelo autor oferece uma narrativa para se pensar o campo a partir das dores e esperanças de seus moradores. Assim, ficção e realidade afirmam-se nas veredas da memória que reivindica o direito de estudar, os sonhos comuns e a liberdade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA