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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-Pop: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará.
    (Universidade Federal do Pará, 2022-04-25) PEREIRA, Raíssa Abraçado; PEREIRA, Manuela do Corral
    A presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e construção do social, o consumo do pop sul-coreano e as práticas de sociabilidade no fandom Army, o qual é o fandom do principal grupo de K-pop da atualidade, o BTS (Bangtan Sonyeodan). A partir de uma abordagem comunicacional-antropológica netnográfica e com inspirações etnográficas, aderimos ao campo com observação participante do fandom Army, visando compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre a comunidade de fã e entre fã e grupo BTS. As análises se baseiam, principalmente, nos aportes teóricos sobre consumo, sociabilidade, cultura de fãs e cultura material. Os procedimentos metodológicos incluem a aplicação de questionários online, realização de entrevistas em profundidade via Google Meet e observações de campo nas redes sociais. Considera-se, a partir das análises dos relatos e observações de campo, a importância dos fãs para a indústria do entretenimento do K-pop, pois os identificamos como os principais agentes para a dinâmica da indústria e do consumo, assim como a sociabilidade que nessa esfera é necessária para que os códigos sejam familiares nos mais diversos contextos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entretenimento, consumo e sociabilidade no K-POP: construções e experiências sociais no fandom Army em Belém do Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2022-04-25) PEREIRA, Raíssa Abraçado; VIEIRA, Manuela do Corral; http://lattes.cnpq.br/1758973354834768; https://orcid.org/0000-0003-2034-5359
    A presente pesquisa busca analisar, por meio do entretenimento enquanto experiência e construção do social, o consumo do pop sul-coreano e as práticas de sociabilidade no fandom Army, o qual é o fandom do principal grupo de K-pop da atualidade, o BTS (Bangtan Sonyeodan). A partir de uma abordagem comunicacional-antropológica netnográfica e com inspirações etnográficas, aderimos ao campo com observação participante do fandom Army, visando compreender como as práticas de consumo desses fãs impactam e contribuem para o desenvolvimento das sociabilidades e das práticas de interação entre a comunidade de fã e entre fã e grupo BTS. As análises se baseiam, principalmente, nos aportes teóricos sobre consumo, sociabilidade, cultura de fãs e cultura material. Os procedimentos metodológicos incluem a aplicação de questionários online, realização de entrevistas em profundidade via Google Meet e observações de campo nas redes sociais. Considera-se, a partir das análises dos relatos e observações de campo, a importância dos fãs para a indústria do entretenimento do K-pop, pois os identificamos como os principais agentes para a dinâmica da indústria e do consumo, assim como a sociabilidade que nessa esfera é necessária para que os códigos sejam familiares nos mais diversos contextos.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Quando o ativismo de fã-gamers entra em jogo: participação, resistências e práticas do Fandom de League of Legends no Brasil
    (Universidade Caxias do Sul, 2017-12) MACEDO, Tarcízio Pereira; CUNHA, Elaide Martins da
    Por meio da compreensão do ativismo de fãs como uma forma de resistência cotidiana cultural, econômica e criativa, o objetivo deste trabalho é entender como e em que momento o consumo dos fãs-gamers transforma-se em uma participação política e cívica, a partir de uma triangulação metodológica, com destaque para o uso de inspirações etnográficas. Enquanto suporte empírico, apresenta-se um mapeamento sobre algumas práticas do ativismo de fã-gamers no antigo fórum oficial do jogo online League of Legend (LoL) no Brasil. Assim, propõe-se uma tipologia das práticas de resistência cotidiana na comunidade de LoL, baseada em quatro modos distintos. Os resultados desta abordagem indicam que a diversidade do universo das produções digitais e práticas de parte dos fãs de LoL, ressignificam as compreensões sobre resistência e questionam a dualidade existente entre a cidadania e o consumo da cultura pop, agindo como catalizadores que (re)interpretam e excedem os limites do fandom.
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