Navegando por Assunto "Interdisciplinary"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Currículo integrado para a biodiversidade da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2015-06) BLANDTT, Lucinaldo da SilvaO presente artigo é um exercício que busca incentivar a discussão do conceito cientifico e pedagógico de currículo integrado e sua relação com a identidade sociocultural e biológica da Amazônia, em praxe, a biodiversidade na visão antropológica; é evidente que essa discussão é muito ampla, e que aqui não se esgotará, apenas insistirá em diversas opiniões que, decerto, fortalecerão a importância das práticas pedagógicas do currículo integrado focado no local e suas caracterizações especiais. O Currículo Integrado faz parte de uma concepção de organização da aprendizagem que tem como finalidade oferecer uma educação que contemple todas as formas de conhecimento produzidas pela atividade humana. Trata-se de uma visão progressista de educação à medida que não separa o conhecimento acumulado pela humanidade na forma de conhecimento científico daquele adquirido pelos educandos no cotidiano das suas relações culturais e materiais. A relação dos conhecimentos de biodiversidade e educação precisa está aplicada no currículo integrado, resultando, assim, em práticas de educação ambiental interdisciplinares. Ao ser considerada a Educação Ambiental como um processo social indispensável à formação da mentalidade dos cidadãos de uma sociedade, passa-se à crença de que a escola é o espaço ideal para a socialização do conhecimento que é o resultado de um longo processo: a relação do homem com a natureza e com os outros homens.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química(Universidade Federal de Mato Grosso, 2021-04) CATANHEDE, Severina Coelho da Silva; SILVA, André Flávio Gonçalves; SILVA, Francisco Hermes Santos da; SILVA, Maria de Fátima Vilhena daEste trabalho busca elencar o quantitativo de artigos publicados em alguns periódicos nacionais que tratem a Física e a Química de maneira interdisciplinar. Para delimitar o espaço amostral, limitamo-nos a fazer apontamentos considerando somente os trabalhos com o enfoque no Ensino Básico. A busca foi realizada a partir da palavra interdisciplinar em periódicos da área de Ensino de Ciências com Qualis/CAPES A1, A2, B1 e B2, entre os anos de 2009 e2019. O foco foram os artigos que abordavam a Física e Química de maneira interdisciplinar. A discussão tem como fundamento os documentos oficiais de educação a respeito da interdisciplinaridade,como também as contribuições provenientes da leitura dos textos selecionados. Como resultado, pudemosverificar que a maioria dos trabalhos que tratam da Física e Química de maneira interdisciplinar está concentrada no Ensino Superior, sendo que no segundo quinquênio foi possível verificar um aumento substancial na quantidade de trabalhos publicados nos periódicos analisados. Também foi possível verificar que os periódicos que contribuem com cerca de 80% de toda publicação coletada nesta pesquisa são: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Revista Areté/Revista Amazônica de Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física, sendo esta última, responsável por agrupar metade dos artigos selecionados para esta análise.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Intersecções entre a Ciência da Informação e a Ciência de Dados: contribuições para os sistemas de informação governamentais(Universidade Federal do Pará, 2021-01-29) MATOS, Maurício Torres de; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre Sistemas de Informação Governamentais, levando-se em conta que seu uso crescente, em confluência com tecnologias, busca a atender as demandas atuais por transparência e eficiência dos serviços públicos, e leva a discussões quanto a quais tecnologias podem ser utilizadas com esse propósito e como a Ciência da Informação (CI) pode contribuir nesse contexto. Desse modo, na pesquisa tem-se como objetivo explorar as relações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados para aplicações em Sistemas de Informação Governamentais, viabilizando a transformação de dados em informação, e como objetivos específicos: a) entender os Sistemas de Informação e Sistemas de Informação Governamental, relacionando aos conceitos de Governo Aberto e Dados Abertos; b) identificar o conceito de Ciência de Dados e sua aplicação nos Sistemas de Informação Governamentais no contexto da Ciência da Informação; c) indicar as relações entre Ciência de Dados e Ciência de Informação aplicadas em processos de Sistemas de Informação Governamentais. A pesquisa é de cunho bibliográfico, de análise qualitativa, com estudo exploratório, a fim de analisar as relações multidisciplinares entre a Ciência da Informação e a Ciência de Dados, estudando aspectos do uso dessas intersecções em Sistemas de Informação Governamentais. Como resultados, a pesquisa evidencia que os Sistemas de Informação Governamentais tendem a incorporar o uso de tecnologias, incluindo as relacionadas à Ciência de Dados, de modo a atender demandas por transparência, responsabilização, acesso à informação e melhores serviços governamentais, havendo possibilidades de correlações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados em áreas como Dados Abertos, interoperabilidade, Gestão do Conhecimento, analytics e Inteligência Artificial. Conclui-se que o estudo e aplicação dessas correlações é capaz de gerar benefícios à operação de Sistemas de Informação Governamentais, considerando as competências informacionais da Ciência da Informação como suporte ao uso de tecnologias, contribuindo para maior interação entre governo e sociedade e ao atendimento das necessidades informacionais dos envolvidos, havendo, assim, ampla possibilidade de estudos da temática e oportunidades de aplicações.
