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Navegando por Assunto "Intersubjetividade"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O arrasta povo do Pará: experiência comunicativa e estética nas festas da aparelhagem Super pop
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03-24) COSTA, Hans Cleyton Passos da; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    As aparelhagens nasceram nas periferias de Belém entre os anos de 1940 e 1950, com estruturas simples e de caráter familiar. Eram compostas de um projetor de som, também conhecido como “boca-de-ferro”, que era ligado a um ou dois toca-discos. Dentre as 868 aparelhagens registradas junto ao DPA/PA, selecionamos as festas sonorizadas pela aparelhagem Super Pop. À luz da pesquisa em Comunicação, o presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência comunicativa, abordada enquanto experiência estética, presente nos elementos intersubjetivos que são partilhados ao longo das festas da aparelhagem Super Pop, realizadas em Belém e região metropolitana. O trabalho foi conduzido a partir de uma perspectiva fenomenológica, por meio da qual se procura destacar a experiência do encontro do pesquisador com o objeto como processo compreensivo e hermenêutico. As materialidades intersubjetivas são analisadas a partir da abordagem fenomenológica presente em Maffesoli e das orientações metodológicas de Schutz. Para tal, concentro-me na análise de três eventos sonorizados pela aparelhagem Super Pop Live, à medida que os elementos observados no conjunto das festas podem ser compreendidos como sínteses das formas sociais e da experiência social da festa de aparelhagem.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Banalidade e intersubjetividade na arte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017-07) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo objetiva refletir sobre a banalidade da arte na sua quotidianidade. Procura-se indagar por que dinâmicas sociais o comum, o banal e o quotidiano podem vir a ter valor artístico. A resposta que buscamos construir para a questão, observa essa sensação na sua dinâmica de sociação, ou seja, como vínculo, como estrutura do caráter coletivo, vivencial, da vida social. Compreendendo o fenômeno como um fato social total, podemos dizer que ele é engendrado e engendra, simultaneamente, o vínculo societal num procedimento intersubjetivo que produz o sentido partilhado.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos cruzados entre literatura e linguística: um estudo enunciativo da obra “a lei do amor”
    (Universidade Federal do Pará, 2014-06) PEREIRA, Fellyp Gabriel de Sousa; FERREIRA, Ítalo Paraguassú de Sá e; SILVA, Claudiene Diniz da
    Este artigo se propõe a analisar numa perspectiva enunciativa, a obra da autora mexicana Laura Esquivel (1996), intitulada A lei do amor. Nosso objetivo principal é apontar as marcas de intersubjetividade presentes na obra. Para tanto, tomaremos por base os pressupostos teóricos enunciativos de Émile Benveniste, como também as contribuições Flores (2008). Após a seleção de trechos da obra que apresentam marcas da categoria de pessoa, que indica a presença de sujeitos no texto, fazemos uma análise dessas marcas, provando a existência de duas formas de intersubjetividade: uma entre os personagens e outra entre o autor e o leitor. Dessa forma, a análise proposta nesse artigo é dividida em duas partes: a primeira foca a intersubjetividade entre autor e leitor, mais recorrente na primeira parte do livro e a segunda entre os personagem da obra, que além de manterem diálogos entre si, comunicam-se com o leitor.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Comunicação banal e quotidiano em um mercado de Belém
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2022-12) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo descreve uma pesquisa etnográfica realizada na feira do Guamá, em Belém (PA), durante os anos de 2011 a 2018. Objetivou-se compreender os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais desta feira, assim procurou-se descrever as tipificações que conformam a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social de uma quotidianidade banal e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Dança, identidade, universalidade: as danças circulares no grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil
    (Universidade Caxias do Sul, 2015-07) CASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Lucivaldo Baía
    O artigo parte de uma abordagem etnográfica das danças de roda desenvolvidas pelo grupo cultural Mana-Mani, em Belém do Pará (Brasil) para discutir como as danças circulares, prática cultural em franca expansão, nas sociedades contemporâneas, contribuem para a formação de sentidos comunitários e identitários. Discute-se, particularmente, a produção do vínculo social empático como fator motivador de referenciais éticos e políticos para a formação da tipificação identitária. Nesse sentido, indaga-se como a proposta de fusão entre elementos universais e locais, desenvolvida pelo grupo Mana-Mani, se insere nas práticas culturais contemporâneas de produção de sentidos cosmopolitas híbridos. Procura-se discutir, assim, como danças e musicalidades presentes em populações tradicionais amazônicas são apropriadas pelo grupo e passam a constituir ideais comunitários e de produção de sentidos políticos para o local, em seu diálogo com o universal.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    De que periferia estás falando? Da representação artística à representação social da periferia em escolas periféricas de Belém
    (Universidade Caxias do Sul, 2013-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; FREITAS, Aline Meriane do Carmo de
    O artigo discute a relação entre representações artísticas e representações sociais, observando a recepção de dois videoclipes musicais, ambos tematizando a periferia, por alunos do Ensino Médio de duas escolas de periferia de Belém. Indaga-se de que maneira uma representação artística contribui para conformar uma representação social, sobre o processo dialógico estabelecido e sobre a liminaridade entre representações artísticas e representações midiáticas. Objetiva-se compreender o papel dinâmico do núcleo central das representações, estruturado, conforme demonstra a observação, por meio do processo dialógico inerente à experiência social.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Design vernacular: a comunicação visual informal no cotidiano da Amazônia
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-15) PEREIRA, Natália Cristina Rodrigues; AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas; http://lattes.cnpq.br/9650931755253248
    Esta pesquisa busca refletir sobre o design vernacular como uma experiência comunicacional na Amazônia. Trata-se de uma forma de comunicação materializada em desenhos de letras (lettering) pintados manualmente em placas, fachadas, faixas e outras superfícies espalhadas pela região que, baseados na cultura popular, objetivam suprir as necessidades comunicacionais do comércio informal onde se originam. O foco da investigação partiu da seguinte pergunta: quais as inspirações, particularidades e estratégias que permeiam o universo material e simbólico dessa forma de comunicação visual informal, sem perder de vista o seu potencial mercadológico e suas relações com a comunidade? Para isso, o trabalho apoiou-se em conceitos de Benjamin (1987), Braga (2011), Canevacci (1997), Schutz (2012), Dewey (1980), Durand (1996), Flusser (2013), Kant (2012), Maffesoli (1998) e Paes Loureiro (2008; 2001), dentre outros. A hipótese defendida nesta dissertação é a de que a comunicação visual informal, permeada pelo universo da cultura amazônica, contribui no âmbito simbólico e econômico diretamente para a realidade da comunidade na qual está inserido. A metodologia teve um foco qualitativo a partir de pesquisas de campo, sendo que a coleta de material (registro fotográfico e entrevistas) aconteceu de agosto de 2015 a janeiro de 2018, compreendendo duas visitas em cada uma das três ilhas do município de Belém escolhidas: Cotijuba, Caratateua (Outeiro) e Mosqueiro. Acredita-se que a importância deste trabalho se centra na possibilidade de contribuir com estudos que vão além dos aspectos tecnológicos da comunicação, voltadas assim para o homem em sociedade, assim como, em longo prazo, poder colaborar para uma possível desmistificação de estereótipos sobre a Amazônia.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência comunicativa na prática do crossfit: processos intersubjetivos e estéticos
    (Universidade Federal do Pará, 2018-04-18) LIMA, Rebeca dos Santos; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    Esta pesquisa parte da inserção da pesquisadora em um box de CrossFit, observando e experienciando os momentos pré, durante e pós-treinos, na busca por compreensões que apreendam as experiências comunicativas produzidas entre os praticantes do esporte. Estas interações simbólicas da vida corrente de uma microssociedade urbana contemporânea serão descritas por meio de relato etnográfico. A partir da percepção de dimensões intersubjetivas de pertencimento e de produção de significados afetivos, discutiremos os dados de campo a partir de um referencial teórico que compreende as noções de Estética (Maffesoli), Intersubjetividade (Schutz), Tipificação (Schutz) e Conflito (Simmel), relacionadas aos usos do Corpo (Mauss) e suas Performances (Schechner). Esse referencial teórico nos parece propício para interpretar os fenômenos comunicativos percebidos durante a pesquisa de campo, já que o estudo da intersubjetividade corresponde a uma perspectiva nova de análise de fenômenos comunicacionais. Essa abordagem compreende a comunicação como o fenômeno estruturante das mediações culturais da vida social. Portanto, aqui intencionamos abordar a comunicação enquanto conhecimento que se insere na esfera da ação da experiência humana, atrás daquilo que é relacional e compartilhado.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Experiência e intersubjetividade na prática do crossfit: processos comunicativos e estéticos
    (Universidade Federal Fluminense, 2022-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; LIMA, Rebecca dos Santos
    O artigo discute os processos comunicativos e intersubjetivos presentes em um box de CrossFit - prática esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil - localizado em Belém, Pará. A partir de uma etnografia de dez meses de duração buscou-se compreender as socialidades produzida em torno da prática esportiva, observando, centralmente, sua dinâmica interacional, os processos de tipificação e a partilha de um horizonte estético comum. Busca-se um diálogo entre Comunicação, fenomenologia e etnografia, compreendendo que as relações sociais observadas constituem, estruturalmente, fenômenos comunicativos, presentes na vida social por meio de tipificações de valores e de compreensões da realidade.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Feira, forma, dom. Assimetrias da sociação numa feira de Belém
    (Universidad de Buenos Aires, 2016-08) CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de
    O artigo descreve os processos de socialidade presentes numa feira de Belém, capi tal do estado do Pará, na Amazônia brasileira, buscando refletir sobre práticas de reciprocidade e processos de assimetria ali presentes. O trabalho é resultado de uma investigação etnográfica de oito meses. A perspectiva etnográfica do artigo nos leva a uma exposição interpretativa da interação social e à sua descrição como dinâmica intersubjetiva. Observando as estratégias de troca e sociação entre feirantes, fregueses e os demais indivíduos presentes na feira, procura-se compreender a reciprocidade nos seus aspectos assimétricos e a própria feira enquanto forma social. Procuramos um diálogo com as reflexões de Georg Simmel e de Marcel Mauss percebendo que esses autores priorizam, em suas análises, a dinâmica relacional do fato social. Acompan hando as sociações dos sujeitos sociais presentes no espaço da feira –comerciantes, fregueses e outros agentes, dentre funcionários públicos e transeuntes– procuramos entrever a complexidade do processo intersubjetivo. É em função dessa dinâmica de intersubjetividade que refletimos sobre as formas da reciprocidade e do dom na vida quotidiana da feira.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    As guitarradas paraenses: um olhar sobre música, musicalidade e experiência cultural
    (Universidade Federal da Bahia, 2012) CASTRO, Fábio Fonseca de
    O artigo observa a cena musical construída em torno das “guitarradas”, gênero musical paraense, discutindo a dimensão sociocultural e intersubjetiva do fenômeno e perce bendo como ele produz experiências coletivas sensíveis, estéticas, comunicativas e que, em consequência, impactam sobre a produção de narrativas identitárias.
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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    As guitarradas paraenses: um olhar sobre música, musicalidade e experiência cultural
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2012-06) CASTRO, Fábio Fonseca de
    O artigo discute a mediação cultural presente nas “guitarradas”, gênero musical paraense de expressivo sucesso popular, que tem sido midiatizado de maneira cotidiana e significativa no espaço regional. Observando a cena musical construída em torno das “guitarradas”, o artigo discute a dimensão sociocultural do fenômeno, percebendo como ele produz experiências coletivas sensíveis, estéticas, comunicativas e que, em consequência, impactam sobre a produção de narrativas identitárias, com sua inerente dimensão política. Para compreender esse fenômeno propõe-se uma abordagem centrada em dois elementos: a compreensão da cultura enquanto experiência intersubjetiva e enquanto processo de sociabilidade.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Le Discours politique de Dilma Rousseff et les fantomes de Lula: etude sur l'intersubjectivite dans la politique
    (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2016-08) CASTRO, Fábio Fonseca de
    O artigo analisa os discursos de Dilma Rousseff em seu primeiro ano de comunicação pública, enquanto presidente do Brasil (2011). Busca-se entender como foi produzido um agenciamento entre ela e o antigo presidente, Lula, no processo discursivo de construção e validação de seu poder político. Em outras palavras, indaga-se sobre a forma como a persona política de Dilma foi construída a partir de um agenciamento da aura política de Lula. Compreende-se esse processo em termos de mediação intersubjetiva, tentando entender este conjunto composto de agentividades, que incluem Lula, o PT e a agenda política da esquerda brasileira, percebendo como esses agentes aparecem, com diferentes graus de clareza, segundo o contexto, a necessidade e a possibilidade havida, para destacar a nova persona política de Dilma. Para fazê-lo, observa-se o espaço de interstícios produzido em sua dimensão pré-discursiva e intersubjetiva, percebendo o fenômeno entendido por Derrida como a indecidibilidade, o qual caracterizaria a dimensão pré-simbólica e pré-compreensiva do processo social.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Lentes intersubjetivas: estudo etnográfico do movimento fotográfico de Belém/Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) ARRAES, Raoni Lourenço; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    Este estudo tem por objetivo analisar os processos intersubjetivos que envolvem os fotógrafos do movimento fotógrafico da cidade de Belém do Pará. A proposta é compreender como trajetórias sociais, a partir de histórias de vida, constroem um movimento fotográfico, que se constitui a partir de um circuito, definido por Magnani (2005) como uma relação entre sujeitos e espaços, a partir de processos socioculturais comunicativos, que funcionam como mediadores de uma experiência coletiva. A partir de uma etnografia que comporta uma autoetnografia de perto e de dentro, com observação participante e entrevistas semiestruturadas, utilizando o questionamento ―porque Fotografar?”, posso compreender as relações existentes entre a intersubjetividade e sociabilidades envolvidas no ato fotográfico. O estudo ainda discute uma proposta de uma Etnografia da Comunicação, a partir das relações intersubjetivas.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Linguagem e comunicação em Heidegger
    (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014-06) CASTRO, Fábio Fonseca de
    O artigo discute a dimensão ontológica presente na categoria heideggeriana do “falar”, procurando, a partir dela, construir uma interpretação da comunicação enquanto fenômeno fundamentalmente intersubjetivo. Para fazê-lo, utiliza-se o Heidegger de Ser e Tempo. Inicia-se explicitando a compreensão de Heidegger sobre a linguagem, presente nessa obra, para, em seguida, por meio dela, se alcançar a compreensão do filósofo sobre a comunicação. Procura-se demonstrar que o falar é equivalente a um dar sentido comum a algo: não o encontro, o revelar, do sentido próprio de algo, na sua pretensa dimensão ôntica, mas o sentido presente na intersubjetividade, no mundo compartilhado, nos recursos de compreensão que a pessoa lança mão na sua interação com outros. Assim, procura-se demonstrar que a reflexão filosófica sobre a linguagem e sobre a comunicação precisa se enraizar na ontologia do ser-com-outros para transpor os limites da metafísica do sujeito e da subjetividade e para alcançar uma compreensão profunda do fenômeno da intersubjetividade.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    A Luta pelo significado: a constituição política do Entremeio (s) no mundo-da-vida
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-05) FERREIRA, Rafael Bastos; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787; https://orcid.org/0000-0002-9964-8282
    O conceito fenomenológico do mundo-da-vida (Lebenswelt) é o arcabouço filosófico que movimenta o horizonte crítico da tese e fundamenta todos os problemas circundantes contidos. Em geral, além de pontuar uma crítica teleológica acerca de seu afastamento da vida cotidiana, a partir deste solo-vital, submergimos em direção a uma investigação que desvele originalmente a sua dimensão política. Ao tematizar a experiência pré-política, a partir de uma fenomenologia política, a problemática do mundo estranho (Fremdwelt) e do mundo familiar (Heimwelt) surge sob o horizonte de uma fenomenologia da estranheza. O fenômeno político, após toda a “parentização”, fará emergir um espaço vital – da fala, do entrelaçamento, do espaço-entre, da ação, do atuar –, que irei chamar de Entremeio(s). Esta fundamentação tem precedentes no conceito de política de Hannah Arendt: entre-os-homens e entre-espaços. O meu esforço, além de ampliar este conceito, objetiva investigar a natureza constitutiva do “Entremeio(s) a partir das experiências políticas de quatro grupos organizados politicamente. Desse modo, interroga se: I) como é constituído ou quem o constitui? II) Como ele nasce, se desenvolve e se estabelece? III) Como se estruturam os discursos e quem o detém? IV) De que modo e caminho (meios) os sujeitos (políticos) têm tal acesso e como se estabelece a sua estrutura? V) Quais as motivações subjetivas e intersubjetivas que conduzem os sujeitos a uma atuação, a um “voltar se para”? Três são os “Estádios de Constituição” que elucidaram fenomenologicamente estas questões. Portanto, a tese entende que um novo início da fenomenologia foi anunciado por Husserl em “Die Krisis der europäischen Wissenschaften”. Este início trata de uma renovação que reclama para um esforço em fundamentar uma fenomenologia da mundanidade política, ou melhor, uma fenomenologia do mundo político (Politischen Welt)
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    Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: Etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém
    (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017-06) CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves de
    O artigo descreve uma pesquisa etnográfica com apoio da etnometodologia realizada numa feira da cidade de Belém, Pará em dois momentos temporais: um com nove meses de duração em 2011-12 e outro com seis meses de duração, em 2015. Observando os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais dessa feira, procura-se descrever as tipificações (Schutz, 1967) que conforma a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social (Simmel, 1999; Simmel, 2006) de uma quotidianidade banal (Heidegger, 1976; Heidegger, 1985; Heidegger 1992) e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Não é só futebol: uma análise dos laços de afetos que envolvem os torcedores do Clube do Remo
    (Universidade Federal do Pará, 2017-03-24) FREITAS, Aline Meriane do Carmo de; CASTRO, Fábio Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/5700042332015787
    Nesta dissertação proponho uma etnografia da intersubjetividade, isto é, uma análise dos processos socioculturais comunicativos com o objetivo de compreender a sensibilidade e produção de sentidos “sensíveis” que envolvem os torcedores do time de futebol Clube do Remo, a partir de uma dimensão afetiva e coletiva. O amor, a alegria, a dor, a excitação, a raiva e, em alguns momentos, a decepção são alguns dos sentimentos partilhados, afetivamente, pela torcida e fundamentais para a compreensão dos processos de socialidade que os envolvem. Apoiada em uma etnografia densa (GEERTZ, 1989) verifiquei a relação existente entre intersubjetividades e socialidades enquanto prática social do viver coletivamente a emoção. Esta metodologia permitiu maior liberdade entre a pesquisadora e os interlocutores em virtude de possibilitar a vivência, observação e interação. A própria percepção a um olhar, um gesto, um sorriso ajudou na compreensão pretendida e, assim, tudo se tornou relevante durante a pesquisa. A escolha de fazer uma etnografia utilizando como objeto de estudo a torcida do Clube do Remo, com foco na barra brava Camisa 33, ocorreu por motivos singulares. A barra tem como premissa não ter a burocracia das organizadas, possui forte presença na internet e acompanha o Remo em qualquer modalidade que ele estiver participando, inclusive, no esporte amador. Por meio da etnografia foi possível estabelecer uma relação direta com marcadores sociais da diferença e perceber que a torcida é caracterizada por ser classe média, boa parte dos integrantes, são jovens e universitários. Neste sentido, para analisar as relações que o futebol evoca durante os jogos e, para além deles, utilizei a fenomenologia proposta por Alfred Schutz (1967) e que possibilitou a categorização das tipificações engendradas pelos torcedores visando compreender experiências vivenciadas, por eles, em sua quotidianeidade e, portanto, práticas sociais que refletem a dimensão comunicacional do processo intersubjetivo, com foco na dimensão sensível da interação social. Dessa maneira, verifiquei de que modo o afeto, o gosto, o ethos e a empatia são tipificados e se fazem presentes na vida social quotidiana da torcida remista. Para fazê-lo, dialogo com um referencial teórico-metodológico com foco na perspectiva da intersubjetividade no qual utilizo conceitos de Alfred Schutz, Arlei Damo, Gilberto Velho, Michel Maffesoli e Roberto DaMatta.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Poderia ter sido você: autorrepresentação, dimensão sensível e intersubjetiva da violência no bairro da Terra Firme, em Belém
    (Universidade Federal do Pará, 2020-03-25) CASTRO, Jetur Lima de; BRITO, Rosaly de Seixas; http://lattes.cnpq.br/4471773526594200
    A pesquisa aqui apresentada propõe-se a compreender de que maneira moradores do bairro da Terra Firme apreendem a narrativa do minidocumentário “Poderia ter sido você”, produzido pelo coletivo Tela Firme, após a chacina ocorrida na periferia de Belém em 2014, que vitimou jovens pobres e, em sua maioria, negros. Em uma perspectiva de autorrepresentação e contranarrativa, o vídeo visa a denunciar a insignificância das vidas dos sujeitos moradores do bairro da Terra Firme, vitimados na chacina, em uma ordem social profundamente desigual e excludente. No mundo marcado pela “tirania da visibilidade”, em que o sensível se autonomizou e se converteu em sensação, como propõe Haroche (2008), o minidocumentário tem claro sentido de manifesto contra essa ordem, buscando tocar a sensibilidade dos sujeitos que vivem por dentro essa realidade, de maneira a romper com a naturalização da violência de que são vítimas na sua vida cotidiana. A pesquisa tem como ponto de partida a dimensão intersubjetiva e comunicativa da experiência na produção de sentidos, construídos socialmente pelos indivíduos em diferentes contextos, neste caso, o contexto de violência urbana. De natureza qualitativa, a investigação alia a observação participante, sob uma perspectiva autoetnográfica, entrevistas com moradores do bairro, membros do coletivo que produziu o vídeo e mães de jovens assassinados na chacina. Examina-se em que medidas estes se reconhecem e veem sua realidade projetada na narrativa do minidocumentário e se ela é capaz de deslocar o olhar que têm de si próprios, em contraste com a representação hegemônica que circula massivamente no discurso midiático. Logo, o que se percebeu é que a produção audiovisual do “Poderia ter sido você” se destaca como instrumento de produção e posicionamentos discursivos do Coletivo Tela Firme diante das chacinas ocorridas nas periferias de Belém em 2014, em que os moradores se reconhecem.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém
    (Universidade de São Paulo, 2017-08) XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de
    Este artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na feira do Guamá, localizada em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. Nós procuramos observar, a par tir de uma aproximação etnográfica, a movimentação social e as práticas de interação comunicativa dos sujeitos ali presentes em relação às dinâmicas de ocupação do espaço e à disposição dos produtos ali vendidos. A investigação evidencia a estruturação orga nizacional em sua dinâmica intersubjetiva e, a partir dessa perspectiva, observamos o desenvolvimento da ideia de lugar e a identificação que as pessoas desenvolvem com a localidade dentro de processos estéticos. Para reflexão, neste artigo utilizamos textos do teórico Maffesoli em que trata de localidade e práticas sociais no cotidiano. Também uti lizamos a obra de Schutz quando interpretamos as práticas sociais através de tipificação nas estruturas sociais; assim como usamos a compreensão de forma social de Simmel.
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