Navegando por Assunto "Mathematics education"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Abordagens do conceito de “sequência didática” em teses na área de educação matemática(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-12) COSTA, Dailson Evangelista; GONÇALVES, Tadeu OliverEsta investigação objetiva entender as diferentes abordagens do conceito de Sequência Didática presentes em teses de doutorado, na área de Educação Matemática, defendidas no Brasil no período de 2001 a 2018. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Selecionamos 31 teses de doutorado disponíveis no portal de teses e dissertações da Capes. As teses foram analisadas com base nos seguintes critérios: (a) objetivos, (b) síntese da metodologia, (c) principais resultados e (d) principais referências sobre “Sequência Didática”. Os critérios mencionados nos levaram a organizar e sistematizar 5 (cinco) focos relacionados às teses quanto à abordagem do conceito de Sequência Didática (SD). São eles: i) foco da SD no ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação Básica; ii) foco da SD nos estudantes da Educação Básica e na formação do professor; iii) foco da SD no ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Superior (Licenciatura/Engenharia); iv) foco da SD na Educação Especial; e v) foco da SD no levantamento bibliográfico. Os resultados apontam doze características das abordagens sobre Sequência Didática, entre as quais destacamos: diversidade de teorias que dão fundamentação à utilização da SD; abordagem da SD como metodologia de ensino; falta de aprofundamento teórico e discussão sobre o conceito de SD; utilização de SD para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem; SD contribui para promover situações nas quais os estudantes possam agir sobre as atividades construídas e pensadas pelo professor; SD é utilizada, construída e desenvolvida, na maioria das pesquisas, pelo pesquisador e não é, geralmente, construída pelo professor que a utilizará nas suas práticas de sala de aula, tanto os professores em formação inicial (nas Licenciaturas) quanto em formação continuada (em serviço na Educação Básica).Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Considerações sobre a modelagem matemática em uma perspectiva de educação matemática(Universidade Federal do Pará, 2013-04) BURAK, Dionísio; KLÜBER, Tiago EmanuelNeste artigo apresentamos uma discussão teórica sobre a Modelagem Matemática numa perspectiva de Educação Matemática, concebida como uma Ciência Humana e Social. Nesse contexto, buscamos estabelecer relações e justificar os encaminhamentos da Modelagem, conforme entendida por Burak (2004) e em harmonia com o entendimento de Educação Matemática. O que se busca, em termos metodológicos, é o encaminhamento ordenado das ideias, cruzando elementos do quadro teórico apresentado e a visão de Modelagem discutida, bem como exemplificando o desenvolvimento das etapas da Modelagem Matemática.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desafios da formação docente inicial e as práticas de estudo na educação matemática escolar(Universidade Federal do Pará, 2013-04) BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de; PAIS, Luiz CarlosO objetivo deste texto é descrever uma análise de alguns desafios atuais da formação de professores de Matemática para a Educação Básica e, mais especificamente, as práticas e os saberes característicos das culturas escolares e universitárias. Esta análise foi conduzida a partir do pressuposto que existe uma grande diferença entre as práticas cultivadas nos anos de estudos universitários, no contexto dos cursos de licenciatura, e aquelas que caracterizam as tarefas escolares da educação básica. Trata-se de uma tentativa de debater a expansão qualitativa da formação profissional docente cuja superação exige a articulação entre as culturas universitárias e escolares. De modo geral, esta questão não tem sido levantada nos cursos de licenciatura de Matemática e persiste velada, como se a natureza das práticas escolares quase nada tivesse em comum com os estudos universitários, a não ser a condicionante do domínio de conteúdos específicos. Assim, para desenvolver o objetivo proposto são destacados aspectos específicos da Matemática escolar, procurando não perder de vista o conjunto das disciplinas escolares. Trata-se de realçar aspectos metodológicos específicos do ensino da Matemática escolar em sintonia com a formação vivenciada nas instituições acadêmicas. O estudo dessa questão é conduzido com base na teoria da transposição didática e, mais amplamente, na abordagem antropológica do estudo escolar, proposta pelo educador matemático francês Yves Chevallard e compartilhada pelos seus parceiros pesquisadores. Uma análise de discurso foi realizada em um conjunto de unidades retiradas dos textos originais, as quais foram projetadas na realidade educacional brasileira. A realização deste estudo permitiu identificar a existência de uma distância considerável entre práticas docentes escolares e aquelas pertinentes aos saberes acadêmicos, abrindo uma espécie de vácuo entre os saberes escolares e as práticas vivenciadas nos cursos de formação docente. Uma das consequências desse problema é o predomínio, no cotidiano escolar, de aspectos mais instrucionais do que educativos. Isso pode ser comprovado por meio da identificação de aspectos disciplinares e didáticos, onde as estratégias metodológicas são quase sempre confundidas com a formalização textual do saber matemático.Tese Acesso aberto (Open Access) Educação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas(Universidade Federal do Pará, 2022-04-27) CAJANGO, Eunice Maria Figueira; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEste estudo apresenta resultados obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, com o objetivo de analisar como vivências partilhadas por pessoas que frequentam ou frequentaram a classe hospitalar repercutem a relação entre educação matemática e componentes sociossensoriais, quando esta é assumida a partir da perspectiva de cognição corporificada e, portanto, entrelaçada às trajetórias pessoais de educandas e educadora. São também participantes da pesquisa quatro educandas e uma exeducanda de uma classe hospitalar em Belém/PA. Os dados, produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e atividades com caráter pedagógico, estão agrupados em dois eixos temáticos: (res)significação de vivências em educação matemática e entrelaçamento de trajetórias dialógicas. Os referenciais que subsidiam a construção teórica da pesquisa e permeiam a análise e discussão dos dados estão assentados, principalmente, em estudos sobre o acompanhamento pedagógico em ambientes hospitalares e domiciliares e em produções sobre a educação matemática sob a perspectiva de cognição corporificada. Com base nos resultados obtidos a partir do processo imersivo na classe hospitalar e ao longo da pesquisa realizada junto às participantes, defendo a tese de que quando elementos sociossensoriais são assumidos como indissociáveis do ensino e da aprendizagem, sob o viés da cognição corporificada, as vivências relacionadas à educação matemática em classe hospitalar contribuem para o enredamento do repertório de educandos e propiciam um movimento de autoformação docente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de simetria por meio de problematização sociocultural(Universidade Federal do Pará, 2017-10-11) MARTINS, Jeová Pereira; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; https://orcid.org/0000-0001-7910-1602O ensino de matemática na Educação Básica merece especial atenção de professores e pesquisadores do campo, pois tem como uma de suas funções a formação integral do estudante no que tange aos conhecimentos matemáticos a ela necessários. Este trabalho propõe uma forma de promover essa formação no nível fundamental e objetiva analisar e discutir as estruturas de composição gráfica dos artefatos confeccionados em algumas práticas socioculturais, nas quais fossem identificados padrões geométricos que evidenciassem matrizes de variados casos de Simetria possíveis de serem explorados pedagogicamente nas aulas de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como foco central propor o ensino de Simetria de reflexão, rotação, translação e reflexão deslizante, a partir da estrutura de composição gráfica de artefatos oriundos de algumas culturas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa empírica e bibliográfica e analisados segundo as ideias de Mendes (2014), Farias e Mendes (2014), Lévi-Strauss (2012) e dos PCN de Matemática (1997). Os resultados apontam para uma forte conexão entre a Simetria dos anos finais do Ensino Fundamental e os artefatos estudados, o que poderá favorecer o ensino e a aprendizagem desse assunto de forma mais efetiva e significativa para os estudantes. Por fim, elaboramos propostas de Unidades Básicas de Problematização (UBP) como subsídios didáticos a serem incorporados pelo professor de matemática no ensino de Simetria nos anos finais do Ensino Fundamental.Tese Acesso aberto (Open Access) A escrita de si na docência de matemática: inquietações éticas da figura do professor em formação(Universidade Federal do Pará, 2021-04-22) CASTILLO, Ana Del Valle Duarte; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285A ética, assumida como uma forma de relação com nós mesmos e com o outro, não tem sido o foco de atenção dos Educadores Matemáticos, isto se mostra nas poucas pesquisas sobre esta temática. A grande maioria das pesquisas neste campo de estudo, apresenta o conhecimento matemático como algo do qual o estudante se apropria de forma individual, sendo o saber concebido como uma mercadoria que os professores vendem aos estudantes. Ademais, as reflexões sobre o ensino-aprendizagem da matemática tem sido, em geral, direcionadas à busca de mecanismos que facilitem a aprendizagem desta disciplina. As primeiras reflexões em torno do final do século XIX e início do século XX, em que emerge o nosso campo de estudo, situam-se ao redor do currículo que a escola necessita para responder às necessidades cada vez mais urgentes das sociedades que embarcam no caminho da industrialização. Por meio do qual, correntes educativas se caracterizam pelo interesse no desenvolvimento de processos de aprendizagem de conceitos matemáticos e não é levado em conta a formação de valores éticos. Por um lado, os saberes da escola e as estruturas das instituições educativas são utilitarista e individualista. Por outro, temos verdades reducionistas que apresentam algumas matemáticas escolares através de currículos dirigidos ao desenvolvimento de técnicas, uma aprendizagem impessoal, um ensino baseado em livros e por vezes em suposições falsas. Uma dimensão ética no ensino da matemática torna-se fundamental para efetivar uma melhor relação entre estudante e professor e para explicitar algumas escolhas que faz o professor no momento do ensino da matemática, como, por exemplo, estudar contextos relacionados ao preço do quilowatt na periferia das principais cidades. A tese parte do seguinte argumento: a ética na docência do professor de matemática em formação possibilita uma abertura para o cuidado de si, cuidado das práticas educativas (aluno, professor, espaço educativo). O ensino da matemática se torna sensível ao outro, ao mundo. O objetivo desta pesquisa é apresentar a ética na docência do professor em formação que irá ensinar matemática por meio da prática da “escrita de si”, no que se refere ao “cuidado de si” e ao cuidado do outro. O estudo dialoga teoricamente com Michel Foucault (2005, 2006, 2007, 2010), sem necessariamente permanecer nele, mas fazê-lo indica abertura para o pensamento. Com isso, a tese dialogará, de modo geral, com autores do campo da matemática e da educação. A parte prática, por sua vez, consistiu em realizara exercícios filosóficos de escrita de si na sala de aula, feitos com professores em formação continuada pertencentes ao curso da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, ano de 2018-2019, em particular, exercícios de escrita com preocupação relacionada à docência de matemática. Estes exercícios ocorrerem em forma de narrativas orais e escritas, destacando-se o último deles para esta tese. Como resultados, foi possível expor como, na educação matemática, são praticáveis e possíveis (as) aberturas aos espaços de escuta, de narrativas, de escritas de si, que permitem olhar a si mesmo, suas práticas e condutas, construindo uma prática educativa que percorre uma estética da existência, na medida em que as verdades dogmáticas do campo formativo podem ser colocadas em reflexão e por tanto, em estágios de conhecimentos para que os professores em formação passem, a seguir, para um fazer ético além dos fazeres mecânicos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática nas relações entre ensino da matemática e vivências ribeirinhas no some de Abaetetuba – Pa(Universidade Federal do Pará, 2023-07-01) COSTA, José do Socorro dos Santos da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; https://orcid.org/0000-0002-7185-4009Este estudo busca estabelecer conexões entre os conteúdos curriculares dos alunos das escolas ribeirinhas da região das ilhas de Abaetetuba-PA e as práticas cotidianas desses estudantes do campo. A pesquisa teve como base os princípios da Etnomatemática, seguindo os preceitos de D’Ambrósio (2018), Vergani (2007) e Bishop (1999). Em decorrência da experiência de atuação no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME, por 11 anos, identificou-se uma série de necessidades de aprendizagem dos alunos e, mais ainda, suas dificuldades relacionadas à falta de compreensão das aplicações dos conteúdos estudados nas aulas de matemática. Nesse sentido, levantamos como questão: Como motivar os alunos à aprendizagem, nas turmas de escolas ribeirinhas, a partir da introdução de práticas tradicionais, como temas auxiliares à compreensão de conceitos matemáticos? Como alternativa à superação das situações que apresentamos elaboramos material didático voltado às aulas de matemática, com base em unidades temáticas da BNCC de Matemática do Ensino Fundamental II, buscando promover diálogos entre as vivências dos estudantes das escolas ribeirinhas e os conceitos matemáticos do currículo escolar no Sistema Modular de Ensino – SOME. O desenvolvimento do estudo conduziu à realização de uma pesquisa de finalidade aplicada, quanto à realização das propostas didáticas, as quais estão organizadas em um produto educacional para o ensino dos conceitos matemáticos disciplinares em uma turma do Ensino Fundamental II. Como percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa, conforme apresenta Severino (2007, p. 119). No sentido de discutirmos as práticas pedagógicas de ensino da matemática em escolas ribeirinhas, fazemos um estudo de caso de turmas do SOME das ilhas de Abaetetuba.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Histórias e percepções de um professor de matemática com deficiência física(Universidade Federal do Pará, 2020-04-13) SOUSA JÚNIOR, Milton Carvalho de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582X; FRAIHA-MARTINS, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014A presente pesquisa tem o intuito de apresentar e propor reflexões acerca da inclusão do professor de matemática com deficiência frente a um sistema excludente, bem como os aspectos intrínsecos no processo de inserção no trabalho docente e mudanças no ensinar. A partir do resgate memorialístico de experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, realizo uma tomada de consciência, perfazendo um paralelo entre o antes e o depois das limitações físicas pautando-me nesse novo olhar do docente com deficiência de modo crítico e analítico a luz da filosofia Deleuziana, olhando o passado a fim de projetar um futuro. Dessa forma, por meio da autobiografia, permito-me enxergar o que eu era e o que me tornei baseado num olhar para mim de um sujeito formador, transformador, com deficiência física, e em formação e, doravante, desenvolver a prática docente no ensino de Matemática aparentemente desprovida de possibilidades, mas que, refletida e posta à análise, pode tornar-se um importante instrumento de coleta de informações para o caminhar da Educação. Mais ainda, levantar-se-ão questões pertinentes como a (re)inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e a forma como ela é enxergada em seu meio. Busco também erigir uma análise a respeito das condições de igualdade em que as pessoas com e sem deficiência são submetidas. A partir de uma educação matemática formal e um resgate memorialístico, questiono a possibilidade de um professor com deficiência ser capaz, aos olhos da normalidade, de lecionar. Por meio de uma autorreflexão sobre minhas práticas como docente, procuro reconhecer o professor que me tornei norteando-me nos exemplos que vivenciei em meu percurso de formação, de modo a me redescobrir como docente ao caminho de ser e de vir a ser, apontando mecanismos e possibilidades que me permitam a docência em matemática como professor com deficiência física.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática(Universidade Federal do Pará, 2016-03-23) MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEste estudo aborda meios de utilização do Código Braille, a fim de fazer com que o aluno deficiente visual aproprie-se de estruturas de matemática numa perspectiva de utilização de elementos de matemática, a partir de matemática em Braille em escola pública da cidade de Belém/Pa, tendo como questão motivadora: Quais os desdobramentos dos efeitos de desbrailização em aulas de matemática para uma aluna cega do ensino fundamental?, sendo o objetivo da pesquisa, analisar os efeitos da desbrailização em aulas de matemática escolar para uma aluna cega incluída no ensino regular. Nesse habitat sensorial, o aluno deficiente visual necessita analisar, a todo instante, informações que lhes chegam a fim de tomar decisões que lhe sejam mais convenientes e ajustadas, com mediações do professor, interagindo com o aluno de forma mais efetiva e assim fazer com que as tarefas assumam um outro direcionamento. Metodologicamente, instrumentos como entrevistas, filmagens, depoimentos, acompanhamentos de aula em ambiente não regular de ensino foram necessários com o propósito de que o estudo fosse desenvolvido na perspectiva de pesquisa com abordagem qualitativa. Também entrevistas semiestruturadas fizeram parte da estrutura de coleta de dados. Nesse estudo, vimos que para estimular o processo de ensino e aprendizagem, houve a necessidade de elaborar estratégias mais consistentes no intuito de atrair cada vez mais o aluno, preferencialmente explorando tanto quanto possível, a percepção tátil, e neste caso, criou-se um produto didático adaptado a fim de substancializar o estudo de ângulos, incentivando a escrita e a leitura em Braille. Os resultados obtidos mostraram a carência de preparação de materiais em Braille para alunos deficientes visuais implicando em episódios de desbrailização e a necessidade de investigações no sentido de apontar caminhos que diminuam os obstáculos enfrentados por estudantes na condição de deficiência.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As matemáticas no cotidiano de pessoas idosas da comunidade São José Operário, Belém-Pa: uma análise a partir da educação matemática crítica(Universidade Federal do Pará, 2023-03-16) MOREIRA, Elinalda da Silva; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEsta pesquisa teve como objetivo analisar a educação matemática, na perspectiva Crítica, no cotidiano de pessoas idosas e como objetivos específicos: descrever a matemática em seu cotidiano e identificar a matemática ao longo da vida das pessoas idosas. Os teóricos que fundamentam essa pesquisa são: Skovsmose, D’Ambrosio, Freire e outros que contribuem significativamente para a construção dos referenciais. Para a realizar a produção dos dados foram feitas entrevistas com 6 pessoas idosas, sendo 4 mulheres e 2 homens. O lócus deste estudo é a comunidade São José Operário, situada no bairro do Bengui, em Belém do Pará. A metodologia, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, através de estudo de caso, com entrevista semiestruturada, focalizando na Educação Matemática Crítica, ancorada nos estudos de Skovsmose (2001, 2005, 2007, 2012, 2021). Os resultados revelam que as pessoas idosas interagem com a matemática no cotidiano em suas atividades diárias e religiosas, também trazem “traumas” da metodologia utilizada no passado para se ensinar a matemática, visto que na época, era tido o ensino tradicional, baseado no uso de “palmatórias”. As categorias revelam por ser um ensino rígido, não houve continuação nos estudos, levando-os ao trabalho informal, reflexo de uma educação bancária evidenciada por Freire, onde o aluno era um ser sem oportunidades de questionamentos e reflexão em sala de aula.Tese Acesso aberto (Open Access) Modelagem Matemática escolar: uma organização praxeológica complexa(Universidade Federal do Pará, 2019-02-28) SODRÉ, Gleison de Jesus Marinho; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033; https://orcid.org/0000-0002-9228-2337; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033; https://orcid.org/0000-0002-9228-2337Este trabalho questiona o ciclo de modelagem matemática como técnica da tarefa de modelar matematicamente problemas em contextos concretos a partir da noção de organização praxeológica complexa concebida à luz da Teoria Antropológica do Didático. Propõe novas técnicas de modelagem que preservam o caráter cíclico e a partir de experimentação empírica, propõe o ciclo investigativo de modelagem matemática.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um navegar pelos saberes da tradição das ilhas de Abaetetuba (PA) por meio da etnomatemática(Universidade Federal do Pará, 2015-03-05) FORMIGOSA, Marcos Marques; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967; https://orcid.org/ 0000-0001-9515-101XO presente trabalho apresenta o resultado final de uma pesquisa qualitativa de mestrado desenvolvida no município de Abaetetuba (PA), especificamente na região das ilhas desse município. A motivação para a pesquisa surgiu da imersão do autor em um curso de formação inicial de professores para atuarem em escolas do campo que vem ocorrendo na Universidade Federal do Pará – Campus de Abaetetuba e atende alunos de comunidades camponesas das regiões das ilhas e estradas de cinco municípios da região do Baixo Tocantins, Estado do Pará. A pesquisa teve como objetivo investigar como os saberes da tradição dos ribeirinhos podem contribuir, para um ensino de matemática educativo, sem que esses saberes estejam condicionados a um conceito matemático institucionalizado na escola. A investigação foi desenvolvida em três, das setenta e duas ilhas existentes em Abaetetuba onde obteve-se as informações por meio de conversas formais e informais junto aos ribeirinhos, registradas em vídeo, áudio e fotografias como instrumentos metodológicos, além do registro das observações em diário de campo. Os dados foram analisados à luz do Programa Etnomatemática desenvolvido por D’Ambrosio (2001), após a compreensão do que são saberes da tradição e saberes científico, apoiado em autores como Almeida (2009; 2010; 2012); Cruz (2007); Farias (2006). Bem como das contribuições de Santos (2003) na ruptura de alguns paradigmas da ciência moderna vigente, que possibilitaram ao autor recorrer à Bicudo (2005; 2010) e D’Ambrosio (1996; 1999; 2001) por apresentarem discussões acentuadas sobre o ensino de Matemática no Brasil, além da leitura dos Parâmetros Curriculares Nacional de Matemática que regulamentam o ensino de Matemática no Brasil. Galvani (2002), por sua vez, contribuiu para importantes discussões sobre a formação de professores. Além de encontrar em Morin (2010) o alicerce para a busca um ensino de Matemática educativo. Os resultados da pesquisa apontam que o contexto sociocultural das ilhas de Abaetetuba possui muitos saberes de natureza social, política, religiosa e de produção que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas. Alguns desses saberes caminham lado a lado com os saberes escolar, estabelecendo possíveis diálogos, principalmente os que são perceptíveis ao olhar, ao visual. Mas, existem outros saberes que caminham em paralelo, não apenas pelo fato de não serem facilmente identificados, mas pelo fato da escola os considerar sem importância, apontando, com isso, uma hierarquia de saberes. Dessa forma, existe a necessidade de esclarecer que os saberes, tanto escolar quanto dos ribeirinhos, por mais diversos que sejam, buscam dar respostas para os problemas da vida diária de homens e mulheres.Tese Acesso aberto (Open Access) A noção de tarefa fundamental como dispositivo didático para um percurso de formação de professores: o caso da geometria analítica(Universidade Federal do Pará, 2012-12-13) ANDRADE, Roberto Carlos Dantas; GUERRA, Renato Borges; http://lattes.cnpq.br/3199659904537033; https://orcid.org/0000-0002-9228-2337Esta pesquisa trata do problema praxeológico do professor de matemática e da profissão docente, na perspectiva da formação de professores por meio do enfrentamento do fenômeno da desarticulação entre temas, setores e áreas de estudo da matemática no Ensino Básico. Insere-se no Programa Epistemológico de Pesquisa em Didática das Matemáticas, mais precisamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, cujos subsídios permitem propor a noção de Tarefas Fundamentais a partir do estudo das potencialidades dos tipos de tarefas em articular e justificar outras tarefas, constituindo-se em ponto de partida e de convergência entre estes e outros tipos de tarefas quando das reconstruções de organizações matemáticas e didáticas para o estudo na Educação Básica. Nesse sentido, partimos do seguinte questionamento: de que forma um Percurso de pesquisa e investigação que envolve Tarefas Fundamentais pode constituir-se um dispositivo metodológico de formação de professores? Como resposta a esse questionamento, a partir da vivência em Comunidade de Práticas de Professores de uma escola pública, com o estudo da Geometria Analítica Plana, sob condições e restrições específicas institucionais, as Tarefas Fundamentais apontam como um dispositivo didático capaz de desencadear e fomentar o enfrentamento do problema da desarticulação, constituindo um Percurso de Estudos e Pesquisa como Percurso de Formação Continuada de professores de matemática no efetivo exercício da profissão.Tese Acesso aberto (Open Access) As percepções de atores da educação especial ante a atuação enquanto ledor para pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Pará, 2023-04-06) MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XA pesquisa trata da preparação específica de profissionais da educação na condição de Ledor para assessoria às pessoas com deficiência visual . Tem como objetivo analisar de que forma profissionais atuantes nesta área interagem em função de apropriação de percepções no percurso dessa preparação. A condição de instrumento de acessibilidade, enquanto formação, conduz essa pesquisa. Nesse sentido, se buscou atender ao questionamento: Quais as percepções de profissionais de educação especial em percurso de formação de Ledor para pessoas com deficiência visual? O apoio dos fundamentos de defectologia de Vygotski e de elementos dos pressupostos teórico-filosófico verificados em Investigações filosóficas de Wittgenstein acerca de linguagem e conceituações com reflexões acerca de “ver e o ver como” segundo ponderações de Gottschalk (2006), alicerçou nossa pesquisa aditada com aspectos focais sobre deficiência visual/desbrailização: Moraes (2016), conceituação: Barros (2016), parametrização: Carlomagno e Rocha (2016), formação: Gonçalves (2000), ledor: Machado (2020) e Canuto (2022) dentre outros. Esse aporte possibilitou diálogos sobre o percurso e percepções dos colaboradores de pesquisa, participantes do curso Ledor 2021, realizado a partir de solicitação do Professor Arlindo Gomes de Paula, ex-Diretor da UEES Prof. Astério de Campos. A metodologia qualitativa utilizada no texto de pesquisa abrange preparação para atuar em acessibilidade à leitura tanto de textos comuns quanto com variações gráficas. A construção desse instrumento Ledor se justifica porque no mercado paraense não havia ferramenta pedagógica que atendesse a demanda para trabalhar na condição de Ledor. A tese mostrou exequibilidade frente a preparação de Ledor instrumental para pessoas com deficiência visual, que há questões propostas por instituições promotoras de processos seletivos que se apresentam na contramão do processo inclusivo e que há necessidade de aplicação de política educativa nacional de descrição de imagens na escolaridade de educação básica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Propostas no ensino de aritmética para pessoas com surdocegueira(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) SANTOS, Felipe Moraes dos; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEste estudo versa sobre a utilização da História da Matemática em conjunção com materiais concretos como proposta educacional ao ensino de princípios de aritmética para estudantes com surdocegueira. Objetivamos a elaboração de atividades de ensino de aritmética que fossem atraentes ao aprendizado de pessoas com surdocegueira. Devido a condição da pessoa com surdocegueira, houve a necessidade de elaborar estratégias mais consistentes, no intuito de atrair o estudante ao conteúdo, assim, explorando tanto quanto possível, suas percepções remanescentes. A metodologia adotada é de natureza qualitativa. A construção das atividades sugeridas e aplicadas foram orientadas pelas estratégias educacionais voltadas para pessoas com surdocegueira, as perspectivas de História da Matemática, materiais contundentes e fatores da aprendizagem, expondo a História da Matemática e objetos concretos como organizador prévio. Além disso, a fim de fortacelecer o estudo elaboramos materiais e adaptamos outros já existentes a fim de incentivar ainda mais o aprendizado do estudante. O estudo foi praticado em uma Unidade Educacional Especializada do estado do Pará. O desenovelamento da proposta promoveu a motivação intrínseca possibilitando o envolvimento do estudante na atividade, sendo auxiliado por recursos táteis. A abordagem vinculando história da Matemática, materiais concretos e contagem, demonstrou ser eficiente por propiciar a melhor organização da estrutura conceitual de contagem, o aprendizado exitoso esboçado pelo estudante desvelou que o intento da proposta foi alcançado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes docentes na licenciatura em matemática acerca do ensino de derivada(Universidade Federal do Pará, 2016-03-28) PAULO, Stephany Glaucia de Oliveira; BRANDEMBERG, João Cláudio; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550Este trabalho desenvolve-se a partir da pesquisa qualitativa que tem como objetivo identificar os Saberes Docentes presentes na Licenciatura em Matemática e ensino de Derivada. O estudo envolve cinco professores que lecionam ou já lecionaram a disciplina de Cálculo I para a Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará e/ou Universidade Federal do Pará, que busca responder a seguinte pergunta: quais os saberes docentes presentes na licenciatura em Matemática e ensino de Derivada? Este estudo se divide em duas etapas, a primeira é a aplicação de um questionário contendo dezoito questões sobre a formação do professor e atuação no ensino de Derivada, a segunda é a entrevista na qual constam cinco questões referentes à trajetória profissional do professor desde sua Graduação e seis questões relativas à concepção do professor em relação ao ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática. Posteriormente construímos um novo roteiro de entrevista, que contém sete questões sobre o ensino de Derivada, duas acerca da dificuldade da aprendizagem de Derivada e quatro a propósito da formação profissional, da experiência e do currículo do curso. No estudo histórico sobre o desenvolvimento da Derivada, baseamos nos trabalhos de Haveroth (2013), Pires (2004), Bardi (2008), Carvalho (2007) e Baroni e Otero-Garcia (2014). No estudo bibliográfico sobre o ensino de Derivada na Licenciatura em Matemática, fundamentamos em Dall’Anese (2000), Santos e Matos (2012) e Traldi Júnior (2007) e sobre o saberes docentes em, Tardif (2014) e Pimenta (1996). Com base na análise das entrevistas realizadas, fizemos algumas considerações: percebemos que esses saberes estão intimamente ligados uns ao outros, saberes estes que são o da formação profissional, o da experiência, o disciplinar e o curricular.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes e fazeres de pescadores de caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: uma abordagem etnomatemática(Universidade Federal do Pará, 2017-02-13) MORAES, Ronny Gleyson Maciel de; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/ 0000-0002-4092-7973Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no município de São Caetano de Odivelas/PA e tem como objetivo analisar os saberes e fazeres das atividades cotidianas de pescadores de caranguejo e as possibilidades de uso no ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental. O aporte teórico fundamenta-se em estudos direcionados à Etnomatemática, a qual estuda a relação das ideias matemáticas com os saberes socioculturais do comportamento humano. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2013 e, para esta dissertação, o trabalho investigativo foi empreendido no período de novembro de 2014 a julho de 2016, sendo desenvolvido com a participação de três pescadores de caranguejo, um marreteiro e uma catadora da massa do caranguejo por meio de observações de suas práticas de captura, beneficiamento e comercialização. O conteúdo analítico foi constituído por meio de entrevistas pautadas em diálogos informais, registros fotográficos e audiovisuais, que serviram de fonte de informação para as análises da pesquisa. A proposta em apresentar possibilidades de interação entre saberes matemáticos escolares e saberes tradicionais dos pescadores de caranguejo reflete em grande parte a minha história de vida em São Caetano de Odivelas, uma vez que tive a oportunidade de realizar essa atividade na minha adolescência, o que me fez ter interesse em compreender os seus saberes e fazeres com enfoque no âmbito educacional. Com a realização da pesquisa, constatou-se que é possível utilizar no ambiente escolar os conhecimentos tradicionais dos pescadores de caranguejo relacionando suas atividades laborais ao ensino de matemática fazendo uma conexão entre esses saberes.Tese Acesso aberto (Open Access) Tradução interna e jogos de imagens na matemática(Universidade Federal do Pará, 2018-10-31) MELO, Luciano Augusto da Silva; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da; http://lattes.cnpq.br/3588315106445865; http://orcid.org/0000-0002-3147-9478Esta pesquisa tem como fundamentos primordiais a Linguagem e a Matemática no contexto da Educação Matemática. O escopo das reflexões que permeiam o texto se dá na perspectiva da Tradução de Textos Matemáticos, com o objetivo de caracterizar intrateoricamente as noções conceituais de Tradução Interna e Jogos de Imagens no Ensino da Matemática. Para tanto, encaminho as discussões em duas linhas de pensamento: uma filosófica e outra teórica. A primeira enfatiza a expressão jogo de linguagem cunhada por Ludwig Wittgenstein nas Investigações Filosóficas. A segunda destaca as contribuições epistemológicas de Gilles-Gaston Granger sobre Matemática e Linguagem (forme e conteúdo). Arley Moreno, filósofo brasileiro e discípulo de Granger, elaborou a Epistemologia do Uso, teoria que une filosofia e conhecimentos científicos. Busquei subsídios teóricos no Estruturalismo Semântico de Jakobson, na Hermenêutica de Gadamer e nas ilações sobre as práticas tradutórias de Ricoeur, Benjamin e Steiner. No percurso da Tese, destaco a importância de olhar para a constituição de conceitos matemáticos no ensino, como uma atividade intrínseca à Linguagem. Nesse sentido, levanto a hipótese de que os professores, para além de ler e interpretar códigos e simbologias específicas em sala de aula, fazem a passagem da linguagem matemática para a linguagem natural por meio de uma tradução. Por conseguinte, a metodologia empregada na pesquisa lhe confere o status de uma Discussão Epistemológica, que se caracteriza em analisar como se dá o papel das imagens na Matemática (estudo de gráficos), observando conexões entre as linguagens da álgebra e da geometria. Uma parte das análises teve como aporte tecnológico o uso das ferramentas do software GeoGebra na elaboração de hipóteses e inferências sobre a importância de elucidar conceitos complexos na matemática, em função do tratamento formal e abstrato dispensados no ensino. Inferi, a título de contribuições científicas no campo da Educação, dentre outras observações, que traduzir na Matemática consiste em compreender (dominar) a gramática e a sintaxe dessa linguagem; traduzir na Matemática não é equivalente a interpretar, são jogos de linguagem distintos; os jogos de imagens trazem perspicuidade à compreensão de gráficos e o domínio de regras específicas, explicita o significado de conceitos e simbologias da Matemática; subsiste ainda que oculta na linguagem dos professores, uma espécie de tradução interna no que tange ao ensino de conceitos matemáticos. Assinalo, portanto, que a tradução interna na Matemática pode ser vista como atividade de ensino que amplia o quadro de referência acerca dos jogos de linguagem e pode contribuir com o aprendizado de conceitos matemáticos na Educação.
