Navegando por Assunto "Metodologias de ensino"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino da matemática na educação de jovens e adultos em uma escola pública de Altamira (PA)(Universidade Federal de Itajubá, 2020) FEITOSA, Samara Mendes; FORMIGOSA, Marcos Marques; CORDEIRO, Leonardo Zenha; SANTOS, Davis Castro dosEste artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar como as metodologias na educação matemática refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA. O local escolhido para a investigação foi uma escola pública, localizada na cidade de Altamira (PA). Inicialmente, realizamos uma consulta bibliográfica e, posteriormente, uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a dois professores que lecionam Matemática, em que os dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, que culminou na percepção de que o ensino de Matemática na EJA necessita de reformulações das mais diversas, a começar pelo material didático e pela qualificação dos professores, para que haja metodologias diferenciadas no ensino de tal disciplina, direcionado para esse público.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino de história e as práticas pedagógicas: os desafios dos professores no ensino fundamental(Universidade Federal de Pelotas, 2018-08) OLIVEIRA, Helena Gouveia da Silva; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; COSTA, Renato Pinheiro daO presente trabalho que objetiva examinar as práticas pedagógicas de professores da educação básica para o desenvolvimento do ensino de História, teve sua pesquisa norteada pela problemática: Como está sendo trabalhado o ensino de história no 5º ano do ensino fundamental? Como objetivo, buscamos identificar quais práticas pedagógicas são adotas pelos professores no ensino de história nas turmas do 5º ano do ensino fundamental. A fim de conseguir respostas ao problema constituído pautamos essa investigação na metodologia da pesquisa de campo, envolveu duas escolas da rede de ensino público do Município de Porto de Moz, Estado do Pará, o que nos levou a concluir que os professores estão cada vez mais preocupadosem participarem de formações continuada por entenderem que esta contribui com o aperfeiçoamento das práticas de sala de aula e com o conhecimento do emprego de metodologias inovadoras para o desenvolvimento de sua prática docente. De outra forma, expõe a concepção de necessidade de maior investimento por parte do poder público em relação a criação de políticas públicas voltadas à valorização, aperfeiçoamento e consolidação da formação dos profissionais da educação a fim de que estes possam desenvolve seus trabalhos pautados em concepções teóricas e metodológicas aprimoradas.
