Navegando por Assunto "PARFOR"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O PARFOR e suas contribuições na formação de professores para a Educação Básica(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Raul da SilveiraO Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi criado em janeiro de 2009. Através do Decreto 6.755, foi instituída a Política Nacional de Formação dos Professores do Magistério da Educação Básica, tendo a finalidade de organizar a formação desses profissionais. Com isso o MEC através do PARFOR, atendeu o que a LDB – No 9.394/96 exige que todos os professores da educação básica sejam formados. O objetivo do trabalho é analisar o PARFOR dentro do contexto de políticas educacionais observando suas contribuições. Nesse sentido, pautaram-se estudos referentes à pesquisa bibliográfica em textos, revistas eletrônicas, livros e sites do governo. Feito isso, as informações foram compiladas. O trabalho apresenta alguns dados estatísticos sobre os benefícios do programa, corrigindo assim, mesmo que parcialmente, um déficit histórico e social de exclusão de cidadãos marginalizados por um sistema extremamente capitalista.Tese Acesso aberto (Open Access) As práticas de ensino na formação do trabalhador docente no curso de pedagogia do PARFOR na Universidade Federal do Tocantins-Campus Araguaína(Universidade Federal do Pará, 2018-02-26) ALMEIDA, Cristiane Silva de; SILVA, Gilmar Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7624395840820523O presente trabalho tem por objetivo principal analisar, a partir do olhar de educandas concluintes, do Curso de Pedagogia do PARFOR da UFT, Campus Araguaína, Tocantins, se as práticas de ensino dos professores formadores do curso, têm articulado os saberes experienciais de vida social e de trabalho docente das educandas com a formação acadêmica. Partindo da hipótese de que as práticas de ensino desenvolvidas no Parfor Pedagogia – campus Araguaína vêm realizando-se de forma desvinculada da realidade das educandas, bem como a partir de mecanismos e posturas pedagógicas que dificultam a aprendizagem nos momentos de formação. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso, com utilização da revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica. Para obtenção dos dados utilizamos, como técnica de coleta, a entrevista semi estruturada. Com base nos dados obtidos, organizamos nossas análises a partir de cinco categorias que identificam as práticas de ensino no Curso de Pedagogia do PARFOR em Araguaína, quais sejam: afeto; relação entre os saberes; metodologias de ensino, relação professor/aluno, formação como ato político. A partir das mesmas identificamos que as práticas de ensino realizadas por alguns professores formadores do Curso de Pedagogia do PARFOR no Campus de Araguaína, não têm favorecido ao processo de formação acadêmica das educandas, tendo em vista um conjunto de fatores, tanto de ordem macroestrutural, relacionados a lógica de organização e materialização da política de formação de professores do PARFOR, quanto fatores de ordem microestrutural, relacionados ao desenvolvimento de práticas de ensino que não agregam os conhecimentos, saberes e experiências dessas trabalhadoras aos conhecimentos acadêmicos/científicos, no sentido de contribuir para a construção de uma formação mais ampla e humana, capaz de favorecer a qualidade da educação básica pública brasileira, conforme previsto no documento oficial do plano. As análises também evidenciaram que a qualidade da formação dos trabalhadores docentes do PARFOR não pode ser atribuída unicamente à prática de ensino dos professores formadores, uma vez que outros fatores de ordem macroestrutural interferem diretamente no desenvolvimento da mesma.
