Navegando por Assunto "Public History"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cabanos do Acará: as múltiplas possibilidades de usos de um website para o ensino de História da Cabanagem no município do Acará/Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-06-10) FRAZÃO, Délcio Luis Balieiro; MESQUITA, Thiago Broni de; http://lattes.cnpq.br/9103271903652224; https://orcid.org/0009-0000-4099-8061A dissertação aborda as múltiplas possibilidades de usos de website para o ensino de história tendo na história da Cabanagem o seu foco. O trabalho dialoga com os campos da história pública e da história local para discutir as histórias e as memórias sobre a Cabanagem no município do Acará/Pará. O município do Acará é reconhecido por boa parte de sua população como o berço da Cabanagem. Líderes do movimento cabano no século XIX tiveram origem nas terras do Acará e entre eles se destaca Félix Clemente Malcher, primeiro presidente cabano e proprietário de terras na região. Atualmente o município presta homenagens a história da Cabanagem através de nomes de prédios públicos, ruas, avenidas, além de manter preservados em sua zona rural importantes lugares de memória da Cabanagem tais como a Fazenda Acará-Açu, propriedade que pertenceu a Félix Clemente Malcher e que foi atacada pelas tropas imperiais e quase completamente destruída. Nas escolas e nas diversas comunidades do município alunos(as) e munícipes trazem em seus nomes os sobrenomes de líderes cabanos e em qualquer parte do município sempre é possível encontrar alguém que conhece alguma história ou causo da Cabanagem para contar. Ao longo do desenvolvimento dessa dissertação buscamos reunir em um website intitulado Cabanos do Acará parte dessas informações por meio da divulgação de entrevistas realizadas com professoras da rede pública de ensino, de fotografias e também através de verbetes que poderão ser atualizados por alunos e alunas da rede pública de ensino do Acará. Nessa dissertação o website é apresentado em sua fase de implantação e com ideias que consideramos iniciais e que, portanto, apresentam limitações, mas dão a dimensão do tamanho e das possibilidades que poderemos alcançar à medida que ele for sendo implementado como instrumento para o ensino de história da Cabanagem no município. A dissertação também apresenta um memorial sobre como me tornei professor de história, como vivi a experiência de uma pós-graduação em ensino de história em rede e como a história da Cabanagem também faz parte da trajetória que é minha e também da geração de estudantes da graduação em história da UFPA entre os anos 1990/2010. Entre as implicações práticas dessa dissertação destacamos o registro do website como projeto de ensino junto a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) a qual disponibilizou carga horária para a sua implementação na rede estadual de ensino do Acará no ano de 2024.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Escola Sem Partido e o ensino de história no tempo presente(Universidade Estadual do Paraná, 2019) FONTES, Edilza Joana Oliveira; ALVES, Davison Hugo RochaO objetivo do artigo é apresentar o PL n. 687 de 2015 e defender a tese de que o ensino de História é objeto de intervenção dos governos republicanos e como os professores de História, bem como os historiadores, incomodam quem está no poder. Neste sentido, queremos discutir os embates e os debates envolvendo o ensino de História em nosso tempo, partindo do pressuposto de que o conhecimento histórico escolar é uma leitura do passado produzida pela mediação do professor e com os alunos em sala de aula. Questionada pelo projeto em tramitação no Congresso Nacional, a profissão docente está colocada em jogo em nossa sociedade pós-moderna, cada vez mais midiatizada.
