Navegando por Assunto "Saber"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Articulação entre conhecimentos matemático e didático do professor(Universidade Federal do Pará, 2018-09-03) COSTA, Alcirley Rodrigues; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914Este trabalho trata da relação do conhecimento entre o matemático e didático de professores que se submeteram ao processo seletivo do programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática em nível de mestrado da Universidade Federal do Pará. Com a pretensão de investigar como os professores candidatos ao mestrado acadêmico associam conhecimentos específicos da matemática, agregados a sua prática, a conhecimentos da Área da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa alicerçada nas Teorias Antropológica do Didático (TAD) e Teoria Antropológica da Relação do Saber e do Aprender (TARSA). Os resultados evidenciam que à articulação entre essas duas teorias podem revelar a relações entre os conhecimentos aqui tratados.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O saber, o conhecimento e a transposição didática na atividade do professor de matemática(Universidade Federal do Pará, 2009-06) BRANDEMBERG, João ClaúdioNeste artigo procuramos mostrar a importância dos termos: conhecimento, saber e transposição didática, relacionando-se à 'atividade docente', atividade esta diretamente ligada ao papel do professor em uma instituição de ensino: sua função e sua formação. Procuramos explicar o nosso entendimento destes conceitos visando a esclarecer ao leitor as relações entre eles e sua importância no processo ensino-aprendizagem de Matemática, buscando um profissional capacitado a promover a reconstrução do conhecimento por seus alunos.
