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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Cartas para Amazônia: convergências entre saberes locais e Ensino Superior
    (Universidade Federal do Pará, 2023-07-31) SILVA, Aldenora Pena da; COLFERAI, Sandro Adalberto; http://lattes.cnpq.br/9217166268191537
    Viajar pelas várias faces da região amazônica é convite do presente trabalho e tem por objetivo contribuir para a promoção e valorização das identidades amazônidas nos processos de ensino e aprendizagem entre discentes do Ensino Superior da Região Norte, buscando traçar a convergência entre saberes locais e Ensino Superior, tendo as Cartas Pedagógicas como suporte metodológico, fazendo com que discentes de lugares e realidades diversas da Amazônia se conectem, reconfigurando seu olhar sobre o seu entorno, compartilhando impressões, identificando-se no olhar do outro a partir das diferenças, mas também das semelhanças. Para tal, partimos em uma jornada, guiados por diferentes teóricos que subsidiaram essa pesquisa. A jornada começa com a proposta teórico-metodológica de Jesús Martín-Barbero (2004), apoiado por Deleuze e Guattari (2000) e Passos, Kastrup e Escóssia (2015), que identificam na Cartografia uma perspectiva de estudo aberta a diversos olhares e que possibilita à pesquisadora ser parte integrante, afetando e sendo afetada pela experiência vivenciada. O pensamento de Freire (1978, 1985, 1994, 2004, 2015a, 2015b) está presente tanto como instrumento metodológico, através das Cartas Pedagógicas, como pelas teorias defendidas em prol de uma educação transformadora, crítica e libertadora. Para fundamentar a discussão sobre Identidade me apoio nas teorias de Stuart Hall (2005), Néstor Canclini (2008) e Rogério Haesbaert (2010). Silva (2012) e Oliveira (2019) contribuíram para o entendimento dos sinuosos caminhos da formação da Região Amazônica, assim como a discussão sobre as Instituições de Ensino Superior de Mello (2007) e Mello, Almeida Filho e Ribeiro (2008). Não há como desenvolver pesquisas baseadas em cartas (pedagógicas), sem falar de Wolton (2006), Freire (1985), Amabile (2012) e Paulo e Dickmann (2020) e os conceitos que permeiam os caminhos da comunicação, da criatividade e da intencionalidade das cartas trocadas. Alicerçado por tais embasamentos teórico-metodológicos, desenvolvemos o Produto Educacional Cartas para Amazônia, composto de pelo a) Kit de Viagem - que traz pistas de como, metodologicamente, a troca de correspondências pode ocorrer e b) Coletânea de Cartas: compartilhando experiências da primeira viagem vivenciada por mim e pelos discentes, aqui denominados de escritores-viajantes, realizando descobertas e conectando mundos e saberes, locais e acadêmicos. A troca de cartas propõe trazer, a cada um dos discentes-correspondentes, a intersecção entre os saberes locais e acadêmico científicos, possibilitando um novo olhar sobre a sua própria realidade, além de compartilhar com o outro o que, em sua concepção, associa-o ao seu lugar no mundo, aprofundando sua relação identitária e, em perspectiva, fomentando práticas engajadas na preservação e valorização da Amazônia.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A Contribuição dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) para o ensino, Pesquisa e Extensão em Instituições no Nordeste Paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Maria José Brito; ASSIS, William Santos de; http://lattes.cnpq.br/0188412611746531
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição dos núcleos de estudos em agroecologia no estado do Pará para os processos de ensino-pesquisa-extensão nas instituições de ensino e pesquisa no nordeste paraense. Fundamentamos o trabalho em princípios da agroecologia, do desenvolvimento sustentável, da construção do conhecimento agroecológico e da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Realizamos a pesquisa em quatro núcleos de estudos em agroecologia: NEA IFPA-Castanhal, NEA Ajuri-UFPA Belém, NEA UFRA-Capitão Poço e o NEA Puxirum Agroecológico-Embrapa Amazônia Oriental. Utilizamos uma abordagem qualitativa apoiada pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturada e a utilização do questionário. Como resultado nós interferimos que os núcleos de estudos em agroecologia vêm desenvolvendo ações relevantes em torno do processo de construção do conhecimento agroecológico no nordeste paraense, refletindo também em outros territórios do estado. Os núcleos de estudos em agroecologia apresentam esforços significativos para levar a cabo os processos indissociáveis entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Com características institucionais distintas, os núcleos de estudos em agroecologia se constituem em espaços de debate sobre os princípios da agroecologia e funcionam como ferramentas importantes para a articulação entre o conhecimento científico acadêmico e o saber das comunidades e povos do campo.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Ocorrência e usos do tucumã (astrocaryum vulgare mart.) em comunidades ribeirinhas, quilombolas e de agricultores tradicionais no município de Irituia, Pará
    (Universidade Federal do Pará, 2013-06) LIMA, Lucas Peranovichi; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz; MING, Lin Chau; MACEDO, Magno Roberto Alves
    O objetivo deste trabalho é demonstrar as ocorrências e usos do tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) na zona rural do município de Irituia, no Estado do Pará, uma vez que o aproveitamento da palmeira faz parte da cultura tradicional de comunidades de agricultores familiares, ribeirinhas e quilombolas, utilizada na cura de doenças, na alimentação humana e de animais domésticos, construção de abrigos, obtenção de fibras, produção de utensílios e artesanatos, caça e pesca. Além dos usos relatados pela população, o tucumã possui potencial para a produção de óleo e biodiesel. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará – UFPA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Irituia, estuda a implantação de uma usina para processamento de oleaginosas no município, entre as quais se inclui o tucumã como potencial matéria prima. Esta proposta estimula a produção em sistemas agroflorestais, alternativa ao sistema de agricultura de derruba e queima, conciliando a conservação ambiental com o Desenvolvimento Rural Territorial. Considerando os resultados obtidos em trabalho de campo, podem ser estimadas em média 9,4 touceiras de tucumã por ha, cada touceira possuindo 7,7 estipes e 4,7 cachos com até 146 frutos. Se todas as touceiras de tucumã forem mantidas até que atinjam esta capacidade de produção média, estima-se que a produção de frutos na área rural do município será em torno de 132.060 toneladas, que poderão produzir até 12.665,4 toneladas/ano de óleo da polpa e 4.768,4 toneladas/ano de óleo das amêndoas, confirmando a oferta de matéria prima para movimentar essa cadeia produtiva.
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