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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O caso de Klaus Keller: homossexualidades, narrativas populares e morte pela imprensa paraense (Belém-Pará, 1983-1990)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-04-30) BRITO NETO, Pedro Antonio de; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730
    Em 1983, na cidade de Belém–PA, a morte de um homossexual conhecido pelo nome de Klaus Keller tomaria as páginas de jornal da imprensa paraense, uma morte que seria revisitada por toda a década de 80. Esta narrativa seria exposta nas páginas dos jornais durante o período da “segunda onda” do movimento homossexual brasileiro e no contexto do processo de redemocratização do Estado Brasileiro, após a Ditadura Civil-Militar (1964– 1985). Disto, ficou observado uma imprensa mais crítica e com julgamentos que condenavam a ação da polícia diante do caso, como também o juízo explícito sobre a sexualidade da vítima. No entanto, em contrapartida, havia uma cobrança e para o caso ser solucionado, a considerar que Klaus era um homossexual de sexualidade explícita e conhecido em Belém. A Província do Pará, O Liberal, e o Diário do Pará foram os principais veículos de imprensa do Pará que redigiram sua história. Para entender essa veiculação, recorri aos conceitos de imprensa popular e/ou sensacionalista, seja para compreender as formas como disseminavam as notícias como o modo que as vendiam. Além disso, notou-se que nessa história poderia haver um debate sobre bio política e necropolítica, a considerar controle estatal e dos micros poderes sobre as identidades sexuais e raças presentes nas narrativas. Dito isso, este trabalho dissertativo, partiu do presente viajando ao passado, e nele encontrou semelhantes fins. Ou seja, as mortes dos homossexuais do presente se revelaram semelhantes às mortes ocorridas no passado. Nesse trabalho com as fontes da imprensa, foi constatado que o discurso pouco se modificou, e os homicídios, igualmente.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Currículo, gênero e sexualidade: questões indispensáveis à formação docente
    (Universidade Federal do Pará, 2015-06) FERREIRA, Márcio Porciúcula
    O presente trabalho trata das questões de currículo, gênero e sexualidade como problema. Desde então, objetiva pensar algumas práticas educativas na produção de desigualdades sexuais e de gênero, em suas articulações com a Educação. Recebe atenção o modo como os sujeitos, em relações sociais atravessadas por diferentes discursos, representações e práticas pedagógicas, vão construindo suas identidades, arranjando e desarranjando suas posições e formas de viver e estar no mundo. Também, trata de mostrar alguns mecanismos, instituições e artefatos tão cotidianos, rotineiros e comuns, formadores de Verdade e Moral, dos quais todos fazemos parte. A tarefa mais urgente é desconfiar do que é tomado como “natural” e “normal”. Possibilitar uma prática ambiental afirrmativa, fazendo educação potencializando os vários tipos de vida que encontramos pela Terra, preservando os diferentes desejos, é o que nos interessa.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Delegacia e Defensoria Pública no combate à homofobia em Belém do Pará
    (Universidade de Santa Cruz do Sul, 2011-12) NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva; PIMENTEL, Adelma do Socorro Gonçalves
    Em 2009, no Brasil, foram registrados 195 assassinatos por homofobia. Deste total, 20 ocorreram na Região Norte do país. Este número suscita a discussão acerca da incidência da homofobia em Belém do Pará. Assim, buscamos identificar quais instituições zelam pelas políticas públicas previstas para combater este tipo de violência e qual a compreensão dos gestores das mesmas acerca deste fenômeno. A Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e a Defensoria Pública através do Núcleo de Direitos Humanos foram as duas instituições de Belém pesquisadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que foi utilizada uma metodologia qualitativa de coleta de dados: exame bibliográfico, observações e entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados detectamos que a discussão sobre homofobia cresceu e mostra-se cada vez mais presente na sociedade; o projeto de lei que visa o combate à homofobia é uma importante política pública em construção. Concluímos que a discriminação e o preconceito contra a orientação sexual transitam entre atos violentos explícitos e atos velados, por exemplo, não testemunhar a agressão presenciada. A orientação sexual homoerótica ainda é marginal por escapar ao padrão heteronormativo. Em Belém, além disso, não há espaço para a vivência plena e livre da sexualidade sem preconceitos, o que instiga novas pesquisas dentro desta temática.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O diabo na carne de Belém: o circuito exibidor de filmes pornôs durante a decadência dos cinemas de rua na capital paraense (1985-1997)
    (Universidade Federal do Pará, 2023-04-05) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Os cinemas de rua foram um dos principais lugares de lazer entre os belenenses durante o século XX. Em torno desta prática estavam elementos fundamentais para sua realização como a produção dos filmes, a distribuição, a exibição, a propaganda, o comentário da crítica especializada nos jornais e a procura do público. Todos esses elementos formavam um circuito exibidor de filmes que a cidade de Belém vivenciou naquele século. Embora sempre estivesse passível de mudanças, o circuito se alterou significativamente na década de 1980, quando cinemas de rua passaram por uma fase de decadência e alguns fecharam. Os donos do Cine Ópera, Cine Nazaré, Cine Iracema, Cinema Dois e Cine Cassino optaram por exibir filmes pornográficos, material que já era produzido em ritmo industrial nos EUA desde a década de 1970, mas tardou a entrar no Brasil por conta da censura ditatorial. Logo, os trajetos do público em busca desses filmes determinaram as dimensões de um novo circuito exibidor especializado na exibição de pornôs entre 1985 e 1997. É importante ressaltar que o novo circuito existiu em paralelo ao circuito exibidor convencional e decadente. Nossa questão norteadora buscou compreender quais teriam sido as condicionantes que permitiram e possibilitaram a existência desse circuito pornô. Os resultados da pesquisa em fontes periódicas e orais, apontaram para o desgaste dos órgãos ligados a censura, o fim da ditadura, a crise econômica da década de 1980, a entrada massiva de filmes pornôs soft e hard core no país, a expectativa de lucro dos exibidores, as curiosidades (carnal knowledge) e oportunidades sexuais do público, além de uma tolerância moral da sociedade, como fundamentais para sua consolidação.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho
    (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2019-04) CHAVES, Ernani Pinheiro
    O objetivo deste artigo é mostrar a importância estratégica da leitura de alguns textos de Santo Agostinho por Foucault. Essa importância se inscreve no interior do projeto foucaultiano de realizar uma “genealogia do sujeito do desejo”, de tal modo que pudés semos compreender porque a concepção de desejo passou a representar um papel central no interior da questão da sexualidade, de tal modo que entre sujeito, desejo, sexualidade e verdade tivesse se formado uma ligação necessária e indissolúvel. Nessa perspectiva, entendemos que uma tal genealogia do sujeito do desejo implica em re pensar criticamente a história da psicanálise, em especial, na sua versão Freud-Lacan, a única pela qual, aliás, ele se interessou com mais frequência.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Dogmas e prazeres: o discurso moral religioso em torno da vivência da sexualidade no ocidente medieval
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08) SANTANA, Viviane Caminhas
    Este estudo tem como propósito, fazer uma abordagem sobre as vivências do amor e da sexualidade nos primeiros séculos da Idade Média Ocidental, buscando uma compreensão de como ou em que medida o Cristianismo rompe com a vivência do amor e da sexualidade nos tempos antigos, construindo uma nova mentalidade cristã contrária aos preceitos clássicos. O desenho adotado para o alcance dos objetivos propostos foi o de uma investigação de cunho exploratório, embasada nos estudos de autores como Pedro Paulo Funari, Jacques Lê Goff, Hilário Franco Junior, Lourdes Conde Feitosa, Michel Foucault e outros. A investigação procura analisar o problema a partir também da documentação produzida pelos primeiros concílios por meio de seus cânones, bem como por meio das encíclicas e dos documentos da Igreja Católica. A pesquisa revelou as inegáveis estratégias utilizadas pela Igreja como forma de romper com a sexualidade clássica, agora vista sob o prisma do erotismo, determinado pelos teólogos da Igreja.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A educação afetivo-sexual no programa vale juventude: práticas de governamentalidade da sexualidade juvenil
    (Universidade Federal do Pará, 2017-12) BRÍCIO, Vilma Nonato de; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes
    Este artigo é um recorte da pesquisa que problematizou com o auxílio teórico-metodológico de alguns conceitos de Michel Foucault a constituição do dispositivo da sexualidade como elemento estratégico de governo da juventude na contemporaneidade e sua articulação às táticas de parcerias público-privado diagramados no Programa Vale Juventude (PVJ), que constitui uma das ações da Fundação Vale, vinculada à empresa Vale. A Fundação Vale desenvolveu o Programa Vale Juventude no período de 2007-2012, promovendo a formação dos jovens sobre as questões de sexualidade. De uma perspectiva de uma governamentalidade programática a dimensão afetivo-sexual é inserida pelo Programa Vale Juventude num arranjo econômico para que a educação/formação dos jovens seja economicamente vantajosa e politicamente útil para a empresa Vale, a Fundação Vale, o Instituto Aliança, as Prefeituras e suas secretarias e demais órgãos parceiros no desenvolvimento do Programa, pois a governamentalidade desbloqueou a noção de população e de economia como governo
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    “Eles [os/as discentes] sempre gostam, têm muita expectativa, ficam ansiosos pra ter logo a disciplina”: as possibilidades e os impasses com o ensino da sexualidade na escola
    (Universidade Federal do Pará, 2017-12) AZEVEDO, Suse Mayre Martins Moreira
    Em tempos de discursos de ódio e retaliação insistente ao trabalho com a sexualidade na educação, este artigo analisa as potencialidades e os impasses da abordagem desta temática no espaço escolar. A pesquisa se ancora nos referenciais pós-críticos e foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA que apresentam a disciplina Educação para Sexualidade na matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. Para a produção e análise de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze docentes que lecionam a disciplina. A existência de um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade garante um lugar para as discussões distanciando-se das ações descontínuas e pontuais, além do que, há um envolvimento dos/as discentes com a disciplina, oportunizando espaços de diálogo, inclusive de temas como diversidade de gênero e sexual. Todavia, há o risco de aprisionar os debates sobre sexualidade neste espaço, desresponsabilizando as/aos demais docentes em trabalhar com o tema.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Envelhecimento: corpo, saúde, sexualidade e gênero (Belém-PA, 1920-1930)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-02-20) SANTANA, Breno dos Santos; CAMPOS, Ipojucan Dias; http://lattes.cnpq.br/0380400211532063
    A dissertação discute as representações do envelhecimento humano em Belém do Pará nas primeiras décadas do século XX através da análise de textos presentes nas revistas ilustradas que circulavam na capital paraense, como “A Semana”, “Belém Nova”, “Pará-Médico”. Em conformidade, os debates ensejados buscaram compreender como o processo de envelhecer poderia ser interpretado e experienciado pelos sujeitos históricos belenenses do período em tela. Entende-se que, devido às inúmeras desigualdades sociais, existia um universo de muitas disputas relacionadas aos sentidos dados ao envelhecimento, afinal, ser velho ora significaria admiração e respeito, ora infortúnio e rechaço, tudo dependia da posição social ocupada por quem discorria e por quem era alvo do discurso. Como parte desses arranjos, constantemente eram sancionados estigmas relacionados ao corpo, à saúde e à aptidão sexual; não obstante, esses conjuntos interpretativos falavam das próprias idealizações em torno de uma sociedade brasileira jovem, moderna e desenvolvida, ao mesmo tempo, indicavam processos de exclusão frente ao almejado, principalmente pelo núcleo discursivo intelectual, no centro do qual as arguições concentradas na “ação do tempo nos corpos humanos” foram fortemente produzidas.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Gêneros e sexualidades na formação de docente: analisando saberes a partir de oficinas pedagógicas
    (Universidade Federal do Pará, 2017-12) SOUZA, Marcelo Gustavo Andrade de; ABREU, Rachel Luiza Pulcino de; SANTOS, Raquel Alexandre Pinho dos; BASTOS, Felipe
    O que pensam as estudantes de Pedagogia e Licenciaturas sobre os gêneros e as sexualidades? Quais são suas principais dúvidas sobre esses temas? Quais são as possibilidades de debater a diversidade de gênero e as sexualidades na formação docente? Nesse artigo, analisamos as experiências da aplicação da oficina “Corpo, gênero e sexualidade na escola”, realizada em três turmas, de duas universidades cariocas. Para isso, trazemos reflexões de materiais produzidos pelas alunas. Assim, pretendemos lançar algumas pistas sobre a construção de saberes em gêneros e sexualidades na formação docente.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Literatura e sexualidade e educação: apontamentos intercessores para o ensino de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2019-03-23) COSTA, Dhemersson Warly Santos; BRITO, Maria dos Remédios de; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285
    Os encontros com a literatura, a filosofia da diferença e o ensino de ciências mobilizaram esta escrita, instigada pela problemática da sexualidade, tema recorrente na disciplina de biologia, porém, vinculada as concepções morfo/fisio/lógicas e a reprodução da prole, reproduzindo o discurso científico que sistematiza a vida em uma estrutura, uma unidade que rejeita as variações. A sexualidade, envergada nesse pensamento, percorre o caminho da sistematização, da fragmentação e da generalidade. A vida, porém, não é um absoluto, as sexualidades entram a todo tempo em variações, compondo outros possíveis. Questiona-se nessa escrita: a sexualidade somente pode ser problematizada pelas lentes teóricas da ciência/biologia? Será possível pensar a sexualidade emaranhada em outras perspectivas? É possível experimentar a sexualidade desvinculada da genitália? Que problemas a literatura é capaz de suscitar para pensar outras sexualidades para além do discurso biológico? O que ressoa do encontro entre educação em ciências e literatura no debate sobre a sexualidade? Que interseções são possíveis? Que aprendizados são mobilizados por esses encontros? Sem pretensões formativas ou metodológicas, o que se pretende é experimentar com a literatura de Caio Fernando Abreu (Morangos Mofados, 2015), blocos de sensações que mobilizem outras formas de devir-pensamento na escrita, no corpo, na sexualidade, na vida, entrecruzando com a filosofia da diferença para então fazer provocações ao ensino de ciências.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A roda-viva da corporalidade: vivências e ressignificações dos desejos em "A estória de Lélio e Lina"
    (Universidade Federal do Pará, 2021-08-30) RAMOS, Pablo Rossini Pinho; LEAL, Izabela Guimarães Guerra; http://lattes.cnpq.br/2507019514021007
    Levando em conta que é possível ler “A estória de Lélio e Lina”, texto originalmente integrante do primeiro volume de Corpo de baile (1956), de Guimarães Rosa (1908-1967), como uma narrativa intercalada por planos imagéticos e sugestivos das experiências sexuais das personagens, faz-se mister examinar algumas das diversas nuances correlacionadas à corporalidade, que, na novela em tela, se desdobra no erotismo, na representação da mulher negra (em que observamos um conjunto de elementos socioculturais da opressão masculina sobre o corpo feminino) e no exercício da sexualidade propriamente dita. Sendo assim, concernente ao primeiro tópico supracitado, com base nos argumentos de Bataille (2016; 2017), intenciona-se elucidar como se dá o rompimento sistemático dos interditos e a violação de leis/tabus (transgressão) na relação ambígua e tumultuada de Lélio, vaqueiro protagonista, e da jovenzinha Sinhá-Linda, cuja presença-ausência permeia o passado e presente do sertanejo errante. Pela via do patriarcado (FREYRE, 2006), discute-se como determinados estereótipos associados à mulher negra, como o sexo imoral e a prostituição, são entretecidos num sertão de natureza plurissignificativa por meio da sensual Conceição (uma das ‘tias’). Se o intuito é denunciar e contrapor concepções forjadas pela herança colonial e patriarcal a respeito da negritude, estudos feministas contemporâneos que, de alguma forma, incitam outros debates, em torno dessas vozes silenciadas historicamente, também serão oportunos, a exemplo de bell hooks (2019). Por fim, discutiremos a temática da sexualidade (FREUD, 2016) predisposta e reencenada nos comportamentos, atos e desejos masculinos e femininos tensionados em Lélio e sua principal interlocutora, Rosalina (Lina). Referente ao método seguido nesta dissertação, adotar-se-ão os postulados de Hans Robert Jauß (1994; 2002), na Estética da recepção, sobretudo aqueles que tratam de categorias-base, como recepção, leitura e experiência estética, auxiliando-nos, assim, no engendramento de novas investigações para a hipótese central do trabalho: a de que estamos diante de formas particulares de narração das experiências sensoriais e das atividades sexuais. Além da natureza da primeira seção, já explanada, acrescentam-se mais duas seções textuais, cujas naturezas conjugam, respectivamente, interpretação da narrativa rosiana e estudos de recepção crítica que trataram de temáticas caras à “A estória de Lélio e Lina”, como o erotismo (REBELLO, 2006; VALENTE, 2011) e a tradição frente a modernidade no sertão (ROCHA e SILVA, 2010).
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A sexualidade de mulheres vivendo com AIDS: contribuições da psicanálise
    (Universidade Federal do Pará, 2013) FLEXA, Jucélia Pereira; CECCARELLI, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/6109293223271452; MOREIRA, Ana Cleide Guedes; http://lattes.cnpq.br/9245673017553186
    A feminização do HIV/aids é uma realidade no Brasil, de acordo com os dados epidemiológicos do Ministério da Saúde. Este trabalho fundamenta-se no referencial da psicanálise e apresenta o estudo de caso de Larissa, paciente do ambulatório do Serviço de Assistência Especializada em HIV/aids do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Partiu-se da hipótese que as mulheres que vivem com o vírus HIV/aids, podem apresentar consequências subjetivas, diante de um diagnóstico traumático associado a tabus como morte e sexualidade. Para Larissa ter aids significava rejeição, discriminação e abandono pelo companheiro e pais. Nos atendimentos trouxe sua preocupação em como contar ao companheiro sobre o vírus, temendo sua reação agressiva, além de relatos sobre sua infância e adolescência de conflitos com os pais, das agressões por parte do pai, e queixas em torno de sua mãe, principalmente voltadas a nada ter-lhe dito sobre sexualidade. Em seus relacionamentos amorosos com homens com problemas com a lei, pode-se pensar, segundo anuncia a teoria psicanalítica, em seu desamparo, conduzindo-a ao masoquismo. O ideal de amor de Larissa junto a esses parceiros aponta para aspectos de um amor romântico, em que esperava encontrar no parceiro proteção e confiança. Ressalto que esta pesquisa aponta ainda, um mal estar em falar da sexualidade, corpo e desejo feminino entre mães e filhas, ou seja, ausência de educação sexual que, no caso de Larissa, deixou-a à mercê dos parceiros, sem recursos para se proteger de doenças como a aids e, da gravidez na adolescência. O relato de Larissa está em consonância com os de outras pacientes mulheres vivendo com HIV, investigadas nesta pesquisa, e pode servir de alerta sobre a problemática apresentada nos dados do Boletim Epidemiológico do Brasil 2012, onde é crescente a incidência de casos de infecção pelo HIV em jovens de 13 a 19 anos, sendo as mulheres em maior número. A escuta clinica, para Larissa, ao poder falar de sua sexualidade, permitiu encontrar os significados dos aspectos traumáticos vivenciados em sua infância e adolescência, encontrar-se com seus conflitos internos e seu sentimento de desamparo, pensar sua relação com a mãe e suas filhas e, finalmente, afirmar que estava “aprendendo a ser mulher”, o que significava, para ela, estar “mais preparada” para a vida.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sexualidades dissidentes em prosa: as representações das homossexualidades masculinas e das travestis na década de 1970 nos jornais de Belém/PA
    (Universidade Federal do Pará, 2022-09-28) CASTRO, Alana Albuquerque de; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730
    Em 1964, acontecia o golpe civil-militar, que duraria até meados de 1985. Que marcaria um turbilhão de mudanças sociais, políticas, culturais e econômicas. Durante esse mesmo período, mais precisamente na década de 1970, a homossexualidade ganhava grande destaque não só no Brasil, como no mundo, o movimento gay power e a Revolução Sexual traziam à tona uma geração cansada de se esconder e de negar os seus desejos. Nesse contexto, Belém também era palco de grandes transformações, com os meios de comunicação da “Grande Impresa” que apoiavam o regime militar e toda a sua “moralidade”. Contudo, havia em contrapartida uma juventude soltando suas amarras e buscando maneiras de ter sua voz ouvida, seja por tentativas de se organizar politicamente, seja pelos espaços de sociabilidade. A homossexualidade e as travestis não eram invisíveis e esses sujeitos não estavam dispostos a permanecer nas margens da sociedade. Dito isto, este trabalho busca entender como os Homens Gays e as Travestis estavam inseridos nessa sociedade repleta de transformações e como eram representados nos discursos jornalísticos sobre as sexualidades dissidentes feitos pela grande imprensa (A Província do Pará, Folha Do Norte/Folha Vespertina e O Liberal) na década de 1970. Para tanto, além dos jornais, realizei entrevistas com interlocutores que viveram a época e todas essas mudanças citadas, ampliando minha compreensão sobre a dinâmica do período, a sociabilidade, os espaços, o movimento político social, as práticas cotidianas, comportamentos e representações relacionados aos homens gays e às Travestis.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    As telenovelas brasileiras como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade
    (Universidade Federal do Acre, 2020-12) MELO, Ana Claudia da Cruz
    Compreendidas por nós como tecnologias sociais de hipervisibilidade da identidade de gênero e sexualidade, as telenovelas brasileiras por décadas promovem, no País, campos de germinação de problemáticas morais, mobilizam práticas sociais e respondem por uma produção incalculável de discursos de sexo. Neste trabalho, apresentamos como essa dinâmica se materializou por meio de cartas dos leitores do Jornal do Brasil (JB), entre os anos de 1978 e 2000, onde os telespectadores, movidos pelas primeiras representações das temáticas e/ou personagens LGBT‟s nas telenovelas do País, protagonizam um extenso debate sobre censura, novas formas de controle, liberdade de expressão e democracia pós-ditadura militar. Também demonstramos como este debate sustentou e sustenta os argumentos para emissão das Portarias de Classificação Etária do Governo até os dias de hoje. Para rastrear estas controvérsias provocadas pelas telenovelas, consideramos as recomendações metodológicas de Bruno Latour que propõe dar voz aos “atores” (grupos, porta-vozes, antigrupos) das discussões. Isto é, buscar identificar onde se origina e o que move suas ações e onde residem as controvérsias. A partir das quais, nos detemos nas discursividades, enunciados e performativos de gênero, segundo as compressões de Foucault, Butler, Preciado e Eribon. Trazemos resultados de análises como fundamentos para compreensão de que, enquanto tecnologias sociais, as telenovelas brasileiras têm no sexo um dos seus principais instrumentais e suportes.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Translaçados: sensações com a arte para tecer a sexualidade no ensino de ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2017-11-03) SOUZA, Marcelo Valente de; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/0000-0002-4092-7973
    Sou tecelão da educação; teço fios da arte-educação e da pedagogia, nas produções da escola e das suas atividades, com o currículo em movimento e as novas diretrizes da Educação Básica Brasileira; mas sinto-me preocupado com o nó apertado da normatização e moralização que se intensifica na escola, ao longo dos anos, que continua sendo um campo tradicional e formal. São enlaces, laços, cordas, fios e tecidos contorcidos e repuxados, que sufocam o currículo escolar, provocando enforcamentos e mordaças aos sujeitos envolvidos no processo de educar pela singularidade e pelo antiautoritarismo. Envolvido por leituras vibráteis dos teóricos da filosofia da diferença, teóricos contemporâneos do pensar educativo e interlocutores de outras vias perturbadoras, me propus a investigar diferentes fios da sexualidade nas artes literárias, artes rítmicas, artes visuais e arte fílmica. A inquietação sugere que se percorra um tear, junções de fios de pensamentos, sensações em arte com a sexualidade, o corpo por entre deslizamento da sexualidade, corpo translaçado. Para a movimentação da tese, foi realizada uma aproximação com a ―cartografia como método de pesquisa-intervenção‖, inspirada na filosofia da diferença de Gilles Deleuze e de sua parceria com Félix Guatarri. A cartografia proposta, não é mapear, ordenar e delimitar territórios, e sim, produção constante de linhas e fugas, fluxos, desterritorialidade, desestratificação, multiplicidades e... e... O primeiro movimento cartográfico foi representado por expressões e experimentações singulares do pesquisador- autor. As escrituras-cartas, como cartografias em transversalidade. O segundo movimento cartográfico foram as expressões e experimentações plurais dos estudantes-autor, que foram denominadas de frases-recado, que eram produzidas ao final de cada encontro do Grupo de Estudos Translaçados (grupo de estudos que foi movimentado na Faculdade Estácio Castanhal –PA), como sensações dos debates e reflexões acerca da sexualidade, arte e Ensino de Ciências. Conclui-se que os movimentos foram sinuosos e de produção, envolvendo a arte como resultado de afecções; cartografar foi dar sentido, movimento, fluidez e exercício no pensamento, promovendo reflexões e problematizações; e nos encontros, foi possível pensar sobre como fomos educados na escola, de uma maneira disciplinadora e fascista, com classificações e emoldurações, sem poder exercitar/movimentar a sexualidade, que hoje deve ser pensada de maneira molecular, líquida e transversalizada, principalmente nas aulas de Ciências. Entendo que isso requer novas iniciativas inventivas dos professores no Ensino de Ciências, daí a preocupação em envolver ―professores em formação‖ nos debates e discussões acerca da temática sexualidade, provocando e perturbando a interdisciplinaridade com a Arte.
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