Trabalhos Apresentados em Eventos - IFCH
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A cooperação como estratégia para o fortalecimento dos pequenos e médios empreendimentos(Universidade da Amazônia, 2013-11) ARAÚJO, Jamille Carla Oliveira; PIRES, José Otávio Magno; FARIAS FILHO, Milton CordeiroEste artigo faz uma abordagem sobre uma proposta de análise da estratégia da cooperação entre os pequenos e médios empreendimentos através do cooperativismo. Com base na literatura sobre o tema foi feito um levantamento de trabalhos nacionais publicados em base de textos entre os anos 2000 a 2013, com o objetivo de verificar a cooperação como uma estratégia para o fortalecimento de pequenas e médias empresas. Como resultados relata que a cooperação entre empresas, em uma avaliação de três casos com diferentes atividades econômicas em um ambiente competitivo encontram algumas dificuldades de gestão, que podem ser amenizados pela cooperação entre empresas, por meio do compartilhamento de obrigações e das receitas, permitindo concluir que as empresas ao cooperarem em redes ou não, criando linhas de discussão e se mantém pré-dispostas a obterem um aprendizado contínuo, se colocando á disposição de desenvolver sua atividade sob uma visão da cooperação entre empreendimentos, estando propícias a obterem ganhos expressivos torna-os mais competitivos e eficientes.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Coordenador pedagógico: o articulador entre família/escola(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) COSTA, Eduarda Mendes; BARROSO, Hamilton Corrêa; NUNES, Daiane RodriguesO presente artigo propõe-se a analisar a importância da formação continua- da direcionada para o coordenador pedagógico e dar um maior enfoque na sua figura enquanto responsável por aproximar a família e a escola para que estas possam com- preender-se enquanto responsáveis por promover uma educação de qualidade e que ambas precisam atuar juntas para um bom desenvolvimento dos alunos. Nossa pesquisa baseia-se na análise de entrevistas realizadas com um coordenador pedagógico e um professor do sistema público de ensino, ela dialoga também com importantes auto- res como: Placco, Almeida, Souza, dentre outros que com seus conceitos e ideias dão sustentação aos nossos argumentos sobre as funções do coordenador pedagógico e a importância do exercício dessas funções para uma educação de qualidade.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) E o professor envelheceu! Breves relatos de professores municipais em processo de aposentadoria, Igarapé-Miri(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) TEIXEIRA, Tatiane do Socorro Correa; PROCÓPIO, Maria Gorete da CruzA presente pesquisa analisa as peculiaridades, os desafios e as perspectivas do envelhecimento de professores aposentados ou em processo de aposentadoria, considerando que ser velho é uma invenção cultura e que o envelhecimento precisa ser desvendado a partir de quem está vivenciando este processo no cotidiano. Dessa forma foi realizado levantamento bibliográfico acerca da temática em questão, na qual foi possível o contato com autores como LEITE (2017), STANO (2001), SILVIA (2013), SOUSA (2015), autores que contribuíram para melhor apreensão do tema .Posteriormente foram realizadas pesquisa de campo por meio de entrevistas, na qual foi possível observar que os professores vivem a velhice a partir da sua identidade profissional ressignificada em outros espaços, tornando o envelhecimento um tempo de continuar sendo professor.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Educação profissional emancipadora: limites e perspectivas(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) SOUZA, Reliane Wanzeler de; SILVA, João Batista do CarmoO presente artigo busca discutir a proposta de uma Educação Emancipadora, fundamentada na perspectiva da Formação Humana Integral. A metodologia de cunho bibliográfico baseou-se na análise dos documentos oficiais, tais como o Histórico da Educação Profissional no Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei que regulamenta a reforma do Ensino Médio no Brasil, assim como tendo referên- cia os estudos de Frigotto (2001), Saviani (2007), Araujo (2015) entre outros. Cons- tatamos a importância de que tal proposta de educação seja construída na Educação Profissional Brasileira na perspectiva de formação crítica de trabalhadores. Concluímos que o estudo assenta-se no contexto atual de determinações do capital sobre a classe trabalhadora, no sentido de explicitar, a relevância de superação as conformidades em detrimento de reflexões qualificadas e críticas por parte da classe alunada/trabalhadora, no âmbito da educação institucionalizada.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Identidade e lutas de classes: os embates entre capital e trabalho e suas implicações na construção identitária dos jovens pescadores de Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) OLIVEIRA, Nilton Benedito Braga de; RODRIGUES, Adenil Alves; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO referido estudo apresenta elementos teóricos e metodológicos que analisa a construção identitária da juventude pescadora sob uma ótica de lutas de classes, pautan- do-se no materialismo histórico e dialético (MARX,2008). Desta forma, destaca-se que a identidade dos jovens pescadores é um produto construído por lutas e contradições classistas, um fenômeno que não resulta simplesmente do modo tradicional e cultural dos pescadores, mas, como sendo um processo social. É por isso que esses sujeitos constroem e reconstroem sua identidade, tornando-se, assim, pessoas com múltiplas identidades, forjadas no interior de suas relações societárias.
