Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas - Amaz RECM/UFPA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12322
AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas tem periodicidade semestral. É editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI – da Universidade Federal do Pará, Belém/Pará/Brasil. É uma revista aberta à comunidade científica, destinada à publicação de pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de Educação em Ciências (Biologia, Física e Química), Matemáticas e Educação Ambiental.
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise de narrativas praxeológicas de conexões entre aritmética e álgebra(Universidade Federal do Pará, 2017-09) PEREIRA, José Carlos de Souza; SILVA, Francisco Hermes Santos da; NUNES, José Messildo VianaEste artigo é produto de uma pesquisa narrativa autobiográfica que expõe a análise das praxeologias do primeiro autor, no contexto do seu desenvolvimento profissional, como professor de matemática. O foco da análise recai sobre os diversos conflitos praxeológicos que esse vivenciou durante a elaboração e aplicação, em sala de aula, de uma proposta didática para ensinar operações polinomiais na sétima série (oitavo ano) do Ensino Fundamental. Para analisar suas próprias praxeologias a partir da proposta didática que elaborou, esse assumiu a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard como referencial teórico principal. Os resultados apontam que as relações pessoais do primeiro autor envolveram tipos de objetos ostensivos e não ostensivos, e tipos de tarefas e técnicas presentes ou não na proposta didática que ele elaborou, revelando as praxeologias passadas e presentes, que compunham os diversos momentos de seu desenvolvimento profissional como professor de matemática.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A argumentação e o potencial metacognitivo de uma atividade experimental baseada na POA (Previsão Observação-Argumentação)(Universidade Federal do Pará, 2018-06) MEDEIROS, Edilene Ferreira de; SILVA, Marcia Gorette Lima da; LOCATELLI, Solange WagnerEsta pesquisa apresenta incidentes metacognitivos de alunos do ensino médio ao vivenciar uma atividade experimental sobre fotossíntese e respiração baseada na Previsão Observação-Argumentação. A atividade inclui retomada dos conteúdos, elementos do argumento e guias de scripts. O experimento selecionado objetivou aplicar conhecimentos de biologia em um contexto real e desenvolver habilidades argumentativas. Consistia em colocar uma planta em dois tubos contendo água com fenolftaleína, um permanecendo no escuro e o outro no claro. Foi solicitado aos alunos prever o que aconteceria com cada tubo e comparar com as mudanças na cor relacionadas ao pH. Participaram 8 alunos sendo a atividade realizada em grupos cooperativos promovendo discussão a partir da perspetiva de participação em práticas científicas. Concretamente foram analisados incidentes metacognitivos presentes no discurso dos alunos quando justificavam suas conclusões baseadas nos dados obtidos no experimento. Os resultados indicaram 4 categorias de incidentes metacognitivos: confirmação, monitoramento, mudança positiva e mudança negativa. Nos discursos mostraram maior habilidade para observar dados experimentais e justificar suas conclusões depois de confrontar suas previsões iniciais com conhecimento científico. No entanto, apresentaram dificuldades em argumentar suas explicações (incidente metacognitivo de mudança negativa). Sinalizamos que as atividades envolvendo a argumentação favoreceram a capacidade de autorregulação do processo de aprendizagem.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear(Universidade Federal do Pará, 2017-09) MATOS, Fernando Cardoso de; PEREIRA, José Carlos de Souza; NUNES, José Messildo Viana; GUERRA, Renato BorgesNosso propósito neste artigo foi revelar os aspectos epistemológicos a luz da Teoria Antropológica do Didático estão subjacentes ao tema transformação linear, no livro didático adotado para o ensino de Álgebra Linear no Instituto Federal do Pará, revelando indícios do modelo epistemológico dominante, analisando dois tipos de tarefas. A análise do livro didático é um referencial para a elaboração de conjecturas a respeito do tipo de ensino que está sendo desenvolvido de um determinado saber, em uma determinada instituição. A Teoria nos ajudou a discutir Organização Matemática e Didática do livro, em termos do gênero de tarefas e tipos de tarefas, técnicas e justificações da razão de ser do objeto matemático transformação linear. A razão de ser para se ensinar esse objeto se dá pela aplicação direta da definição, pois os alunos devem se perguntar ao lerem as propostas das tarefas enunciadas pelos autores, para que e porque se estudar tal temática? Algumas tarefas são resolvidas com os conteúdos vistos no ensino médio, como função como tecnologia, não deixando claro ao leitor que é uma transformação de um espaço vetorial em outro. Concluímos que nos tipos de tarefa discutidos foi possível dar indícios do modelo epistemológico dominante, o qual consideramos a utilização direta da definição de transformação linear.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2005-07) MIRANDA, Ailton Lima; RAPOSO, Elinete Oliveira; NUNES, Inez TrindadeEste artigo se propõe à refletir as tendências em ensino de ciências norteadoras das práticas dos professores de Ciências no município de Castanhal, Pará, Brasil, objetivando verificar a(s) tendência(s) de ensino de Ciências preponderantes (na prática dos professores alvos desta pesquisa) e, contribuir para reflexões acerca da situação do ensino de Ciências no Estado do Pará. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Ciências/Biologia, em especial com os membros do CPADC/Castanhal e professores que participaram do projeto inicial desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico NPADC/UFPA, no trabalho de sensibilização e melhoria da qualidade do ensino de Ciências no Estado do Pará - Projeto FREC/SPEC/UFPA. Identificamos como categorias de análise: tendências de ensino de Ciências, a experimentação no ensino de Ciências, a utilização do livro didático e as condições de trabalho do professor.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional(Universidade Federal do Pará, 2019-06) RESQUE, Marciléa Serrão; ALVES, José MoysésApresentamos, no presente artigo, um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de um professor de ciências e biologia. Analisamos as informações a partir da perspectiva histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey. Apoiados na epistemologia qualitativa, apresentamos um estudo de caso, organizado a partir das informações construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto e entrevista individual. Os resultados apontam que diferentes configurações de sentidos subjetivos de docência são produzidas no decorrer o percurso profissional e estas estão profundamente enlaçadas às suas interações sociais, nos diferentes contextos em que o professor transitou, desde a infância. O referencial adotado possibilitou dar visibilidade ao sujeito concreto, em sua trajetória singular, o que costuma ser desconsiderado nas generalizações que resultam de uma abordagem do percurso docente por ciclos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio no Clube de Ciências da UFPA para a produção de sentidos subjetivos sobre interdisciplinaridade(Universidade Federal do Pará, 2018-07) RIBEIRO, Rosineide Almeida; ALVES, José Moysés; RESQUE, Marciléa SerrãoO ensino de ciências interdisciplinar ainda não é frequente em nossas escolas. No Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA), estagiários de diferentes cursos de graduação trabalham em equipes e tem oportunidades de vivenciar a construção de propostas interdisciplinares. Inspirados na Teoria da Subjetividade de Fernando González Rey, investigamos como as práticas pedagógicas interdisciplinares se configuram subjetivamente para professores de ciências, egressos do CCIUFPA e como eles avaliam a contribuição do referido estágio para suas concepções e práticas interdisciplinares atuais. Apresentamos quatro estudos de caso de professores estagiários, cujas informações foram construídas por meio de diferentes instrumentos. Apesar da singularidade das experiências de cada estagiário, eles consideraram que o estágio no Clube de Ciências da UFPA ampliou seus conhecimentos sobre interdisciplinaridade, ensinou-os a enfrentar e superar dificuldades para realização de projetos interdisciplinares, favoreceu o planejamento e a valorização das atividades em equipe, assim como o reconhecimento da importância da motivação dos sócios mirins, da contextualização dos conteúdos e do diálogo em sala de aula. Os professores avaliaram que as experiências no CCIUFPA contribuíram para a construção de sua prática docente atual, sendo que dois deles relataram realizar, mesmo com dificuldades, o ensino interdisciplinar de ciências na escolaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Currículos e saberes: os discursos que fabricam professores de biologia(Universidade Federal do Pará, 2018-12) BASTOS, Sandra Nazaré Dias; CHAVES, Sílvia NogueiraO objetivo desse trabalho é problematizar como processos discursivos engendram modos de ser professor de Biologia. Nesse caminho, nossa atenção voltou-se para as práticas discursivas e não discursivas que veiculadas e institucionalizadas no currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Bragança produzem o sujeito docente de Biologia. Tomamos como corpus empírico o Catálogo de Graduação e Pós Graduação do Centro de Ciências Biológicas da UFPA, documento que reúne planos de curso do currículo que vigorou entre 1997 e 2004. Nossas análises mostram um currículo basicamente voltado para a área da saúde, mesmo que se destinasse à formação de professores. A onipresença de conteúdos do campo da Medicina silenciam componentes da formação que se destinam à preparação para a docência, produzindo um campo de visão que enuncia a docência como efeito colateral da presumida boa formação “científica”. Os efeitos dessas práticas reverberam na formação de um profissional que deseja e valoriza conhecimentos específicos menorizando os demais saberes, especialmente os do campo pedagógico. Essa hierarquização fabrica um profissional professor desejoso de viver o lado “glamouroso” da Biologia, relacionado à realização de pesquisas em áreas específicas como Genética e Ecologia, em alternativa à vida “monótona” da sala de aula.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Cursos e percursos, calços e percalços de formadores de doutores em Educação em Ciências e Educação Matemática(Universidade Federal do Pará, 2012-06) ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro deA investigação-narrativa, como vertente da pesquisa qualitativa, que ora apresentamos, é concernente ao Programa de Doutorado na Área de Educação em Ciências e Matemática, o qual se constituiu no âmbito de uma Associação em Rede de Instituições do Ensino Superior – Universidades e Institutos Federais – como IES situadas na Amazônia Legal, cujas responsabilidades e atribuições são compartilhadas em sua realização. A problemática posta sob enfoque advém da necessidade de cultivo doutoral das ações, reações e atitudes de doutores já em exercício em outras áreas e que resolvem migrar para a Área de Educação em Ciências e de Educação Matemática para assumir - em colaboração - a formação de Doutores em Educação em Ciências ou em Educação Matemática tal como expressa a proposição do Doutorado em REDE. Nessa perspectiva, doutores profissionalmente vinculados a IES da Amazônia Legal assumem parcerias tendo em vista a ampliação do número de professores titulados para atuarem na formação de doutores na REDE recém criada - mesmo já sendo doutores e atuando nas ditas “áreas duras” ou em áreas afins. Buscam, então, credenciar-se no recém criado Programa de Doutorado, com desejo e disponibilidade de migrar, como dissemos, para a Área enfocada e avançar partilhando efetivamente da formação científicopedagógica específica – e de qualidade positiva diferenciada para melhor - de novos doutores em Educação em Ciências e Educação Matemática. Os “doutores migrantes” visam estabelecer-se neste novo/outro Programa assumindo novas relações formativas de modo a propiciar tanto a visibilidade necessária para esta Área na sua Região de inserção, quanto a produção de respostas positivas e desejáveis para o avanço acadêmico, científico e pedagógico do Ensino Superior na formação de doutores. Esses doutores-formadores do presente, credenciados há dois anos no Programa em REDE em desenvolvimento, passam a ser investigados – nos termos da modalidade investigativa-narrativa da pesquisa qualitativa, à luz de fundamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos da docência e da pesquisa - em seus processos de adesão e de resistência ao que é proposto -, especialmente em relação a (i) participação como docentes-pesquisadores titulados formando doutores de qualidade para este século e gerando produção acadêmica nas Áreas enfocadas pela REDE, bem como a (ii) evidências de interesse e comprometimento - como Doutores em exercício na formação de novos doutores - quer com a qualidade do Ensino Superior no qual atuam, quer com a melhoria de qualidade do Ensino Básico, e da Pesquisa Científica na Região em que se situa esta REDE. Os resultados desta investigação desde que não se expressem alvissareiros em relação à qualidade dos novos doutores que se quer diferenciados, certamente, implicam esforços adicionais para atingir o que se põe como desiderato de muitos dos professores doutores e pesquisadores, sobretudo, pelas próprias condições, de migrantes de outras para a Área de Educação em Ciências e de Educação Matemática. As proposições e ações daí advindas impõem conhecer e conscientizar-se das questões epistemológicas e teórico-metodológicas desta sua nova/outra área de atuação profissional. Isto se torna, sobretudo, relevante para que possam superar tradicionais pressupostos de uma formação doutoral positivista, externalista e fragmentária, largamente presente nesses termos no processo de formação docente do século passado (XX), mas, cujo cultivo neste século (XXI) se torna imprescindível descartar para abolir a visão dualista e hierárquica entre saberes e práticas docentes, substituindo-a por outra visão posta numa perspectiva político-epistemológica que enseje explicitar que nenhuma sociedade é capaz de pensar a si mesma sem a “religação” dos saberes e práticas de suas instituições educacionais.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação à distância e formação continuada em ciências: Indicativos para configuração de cursos via internet(Universidade Federal do Pará, 2010-06) LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu; REGIS, Cicero Roberto TeixeiraEste artigo trata de uma pesquisa sobre as condições necessárias para a utilização da Educação a Distância Via Internet em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências. A investigação teve como objetivo traçar indicativos para uma proposta de uso dessa modalidade de ensino em ações de Formação Continuada de Professores de Ciências no Estado do Pará. A metodologia qualitativa, com base na narrativa, foi usada para interpretação de dados registrados nos perfis/memoriais via internet e nas interações assíncronas (emails e fóruns), e síncronas (chats) colhidos durante os cursos de formação continuada que tiveram como suporte o ambiente virtual de aprendizagem eProinfo/MEC. Os resultados da análise nos remetem à falta de habilidade dos professores de ciências ao uso da necessária interação a distância, e ao preconceito e a desconfiança que formadores e cursistas sutilmente manifestam ao participar de um curso a distância. Os indicativos se referem prioritariamente à preparação de pessoas para ambientação e acolhimento aos professores de ciências cursistas, assim como à atualização metodológica em relação à modalidade a distância para os formadores.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas, a transversalidade, a interdisciplinaridade e a contextualização(Universidade Federal do Pará, 2005-06) LEVY, Lênio Fernandes; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira doO presente artigo aborda os influxos exercidos pelo paradigma moderno sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e matemáticas. Trata ainda da emergência de uma tendência paradigmática, pautada pela “complexidade”, que é diametralmente oposta aos princípios da modernidade cartesiana na medida em que trata de ideias 'baseadas na “distinção com união” e, portanto, na “indeterminação/criatividade”, ao invés de se fundar nas crenças a propósito da fragmentação e do determinismo racionalistas/mecanicistas. O novo 'ideário integra as concepções de transversalidade, interdisciplinaridade e contextualização, que serão analisadas ao longo deste texto, sobremaneira no que pertence à sua utilização no ensino e na aprendizagem de ciências e matemáticas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Etnofísica e linguagem(Universidade Federal do Pará, 2015-12) SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu daO saber etnofísico relaciona-se a uma classe especial de trabalhadores: os mestres de ofício, ou seja, profissionais que possuem larga expertise em mobilizar saberes científicos em ocupações fundamentalmente práticas. Nosso interesse recai sobre os construtores de canoas. Uma pergunta a responder é: como o construtor de canoas usa a linguagem para expressar seus saberes em ciências e matemática? Assim, o objetivo é investigar a relação entre linguagem e saber etnofísico no contexto da construção de canoas. Especificamente intencionamos: investigar de que maneira os construtores de canoas expressam seus saberes sobre o conceito de flutuabilidade; relacionar esses saberes ao que se aprende nos livros didáticos e propor orientações pedagógicas que visem o uso da Etnofísica em sala de aula. Fizemos um estudo de caso etnográfico com utilização de entrevista estruturada a um mestre de um município no interior paraense. Os resultados iniciais evidenciam que ele usa em sua prática os mesmos princípios físicos sobre densidade e empuxo que usaria um engenheiro ou professor para pensar sobre flutuabilidade; contudo, os jogos de linguagem evocados no momento da entrevista parecem “mascarar” a cientificidade das técnicas desenvolvidas na prática de seu ofício.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular(Universidade Federal do Pará, 2005-06) SILVA, Francisco Hermes Santos; SOUZA, Evanilde CorrêaNeste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma experiência com o ensino de ciências para membros de comunidades indígenas: a necessidade de atividades abertas(Universidade Federal do Pará, 2005-06) ROBERTO, Lúcia Helena Sasseron; CARVALHO, Anna Maria Pessoa deRelato de experiência em formação de docentes indígenas conduzida pelo Núcleo de Educação Indígena (NEI) da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, realizada entre alunos das etnias Terena, Kaingang, Krenak, Guarani e Tupi-Guarani. Previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino bilíngüe e intercultural oferecido aos povos indígenas é reivindicação antiga. O planejamento do Curso de Formação de Professores Indígenas para o Ciclo I do Ensino Fundamental iniciou em 1999 e se contretizou em 2002 com a realização do I Curso. Foram 2.230 horas para o Ensino Básico das quais 360 foram presenciais. Ao todo 60 indígenas concluíram o curso em Setembro de 2003 e se habilitaram a lecionar em escolas nas aldeias e comunidades. Do programa do Curso constaram discussões sobre temas de interesse das comunidades onde disciplinas das Ciências Naturais pudessem ser devidamente contextualizadas. Dentre elas: o problema do lixo, a biodiversidade, os ciclos da vida, o sistema solar e a eletricidade. Atividades práticas e discussões foram a tônica da prática pedagógica. A equipe enfrentou problemas quando apresentou a concepção não-indígena do universo e foi questionada a partir do sistema de valores indígenas. Os alunos apresentaram suas interpretações acerca de conceitos científicos a eles apresentados por uma ótica não-indígena. Os momentos mais produtivos foram os marcados por investigações de problemas da realidade indígena através da perspectiva dos alunos e seus sistemas de crenças e valores. A construção de conceitos e o desenvolvimento intelectual marcaram as atividades e são representativos da visão de mundo indígena e de sua maneira de construir conhecimento científico a partir de suas culturas de origem.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A formação do professor pesquisador para o ensino da matemática: uma necessidade na reforma universitária(Universidade Federal do Pará, 2005-06) MENDES, Iran AbreuA universidade vem sofrendo mudanças e adaptações constantes com relação ao processo de ensino e pesquisa, ao longo da sua história. Tais mudanças e adaptações talvez sejam ocasionadas pela urgência/emergência de um diálogo sócio-cognitivo estabelecido pela ciência a partir da sua integração com os contextos sociais, culturais e políticos da sociedade planetária. Desse movimento de mutação paradigmática pelo qual a ciência passa, resulta na transformação da educação. É necessário, entretanto, refletirmos sobre essas transformações tomando como referência o caráter investigatório implícito no ensino. Para tanto, elegemos a licenciatura em matemática como foco de nossa discussão, pois não é possível conceber a formação do professor de matemática, no contexto universitário, desvinculada de um espírito investigador que articule os conhecimentos discutidos na formação licenciada, com as condições humanas na qual nos inserimos no planeta. Nesse sentido, acreditamos que o ensino de matemática em contexto universitário deve centrar-se em três grandes aspectos: a sociedade, a cultura e o processo cognitivo gerado pelos e nos dois primeiros, no qual se inclui a matemática produzida. É necessário, entretanto, que os professores das licenciaturas desenvolvam estratégias didáticas que estimulem o espirito investigador dos liscenciandos, subsidiando a formação de um professor pesquisador que faça da sua prática docente um constante ir e vir na busca de soluções para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social(Universidade Federal do Pará, 2005-06) GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; ESPÍRITO SANTO, Ariadne PeresNesta pesquisa narrativa, focalizamos um projeto de Educação Ambiental, tendo em vista a formação de professores reflexivos sobre a própria prática, desde a formação inicial. O trabalho teve duração de dois semestres e culminou com a prática docente dos universitários em escolas de ensino fundamental na periferia de Belém, Pará, Brasil. Por meio de relatos escritos, buscamos identificar quais elementos formativos foram percebidos e valorizados pelos estudantes universitários nessa trajetória e os significados a eles atribuídos. Foram construídas quatro categorias de análise: significado da parceria com o sujeito mais experiente; sentimentos experimentados pelos sujeitos; significados atribuídos à experiência vivida; e avanços e dificuldades. A análise permitiu-nos identificar a vivência/construção de uma nova/outra cultura de formação; enfrentamento de problemas inerentes ao início da carreira docente; produção de saberes profissionais; e atitudes reflexivas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica(Universidade Federal do Pará, 2016-07) SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ROZAL, Edilene FariasO trabalho pedagógico com modelagem matemática pressupõe investigar situações da realidade. Contudo, modelos mentais formados a partir do contato com o mundo vivencial geralmente são incompatíveis com os modelos conceituais. Assim, David Hestenes sustenta a tese de que um dos maiores desafios do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática é coordenar modelos conceituais com modelos mentais, o que o levou à elaboração de uma didática em modelagem matemática: a Instrução de Modelagem. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de ciclo de modelagem temático elaborada nos pressupostos hestenesianos e discutir sobre possibilidades para alfabetização científica. A questão principal foi saber como emergem indicadores para alfabetização científica durante o ciclo proposto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de identificar na literatura disponível as contribuições sobre o assunto e levantar possibilidade e desafios para o ensino brasileiro de ciências e matemática. Resultados preliminares indicam que o ciclo de modelagem proposto pode desenvolver indicadores para alfabetização científica de diferentes naturezas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo(Universidade Federal do Pará, 2018-06) ROCHA, Carlos José Trindade da; MALHEIRO, João Manoel da SilvaEste artigo objetiva apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo centrado em interações discursivas por meio de atividades experimentais investigativas em um Clube de Ciências. A proposta se articula com as ações experimentais investigativas do Clube como comunidade com postura investigativa em sua abordagem didática (sete passos). A metodologia de abordagem qualitativa concebe as novas tendências de metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas na metacognição. A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação de análise e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativa (SEI), através da resolução de problemas. A execução de proposição intenciona o trabalho de maneira interativa e colaborativa, a fim de tentar analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de CiênciasArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso(Universidade Federal do Pará, 2016-07) MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu OliverNeste artigo, descrevo o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deu origem ao curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inicialmente, faço uma síntese da história do proponente do curso, o Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC), destacando ações e princípios norteadores responsáveis por suas ações formadoras. Apresento, na sequência, demandas impostas ao NPADC como resultado de uma cultura de formação continuada de professores em vários níveis: atualização; aperfeiçoamento; especialização; mestrado e doutorado. Em seguida, coloco em foco o processo de implantação do PPC, com destaque aos desafios enfrentados em sua aprovação, bem como, apresento elementos que o caracterizam e o diferenciam dos demais projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, nesse nível de ensino, em funcionamento no país. Para subsidiar as narrativas presentes ao longo do texto, faço uso de documentos – entrevistas, ofícios, atas, portarias – que me ajudam a contar essa trajetória, com os percursos e os percalços presentes na implementação do PPC. E, para caracterizar esse processo, a título de conclusões e considerações finais, destaco embates, idas e vindas referentes às demandas impostas ao novo curso.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Menos com menos dá menos, menos vezes menos dá mais: problemas de tradução?(Universidade Federal do Pará, 2018-07) COSTAS, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu daEste trabalho tem o objetivo de discutir alguns problemas encontrados na tradução de textos escritos em linguagem matemática para a linguagem natural, em situações de ensino e aprendizagem, em particular, destacando a adição e subtração, multiplicação e divisão com números positivos e negativos. Para tanto, justifica-se pela necessidade de alguns estudos em tradução sob a perspectiva de filósofos, matemáticos e educadores matemáticos com a finalidade de termos referenciais teóricos para analisarmos a tradução sob o ponto de vista pedagógico. Para isso, tenta-se construir compreensões sobre o seguinte questionamento: Por que os alunos confundem as operações, adição e subtração com multiplicação e divisão, entre números positivos e negativos? Os encaminhamentos metodológicos tomados partiram de apontamentos teóricos na perspectiva do rigor (GRANGER, 1989), do uso do simbolismo (WHITEHEAD, 1987), da episteme grega (LIZCANO, 1993), e sobretudo, sobre regras e acordos (SEGATTO, 2010). Os resultados das discussões teóricas apontam que a regra usual, menos vez menos dá mais, carrega, sutilmente, uma falta de rigor na tradução e que a regra é aceita devida ser a única que mantém o resultado das operações realizadas, independentemente da maneira de se resolver. Percebemos, também, que existem alguns problemas de tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e vice-versa.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Olhares sobre tendências: o norte de minha práxis(Universidade Federal do Pará, 2005-06) SANTANA, André Ribeiro deNeste texto reflexivo, realizo uma revisitação ao que influenciou/in?ui em minha atuação como professor de Ciências Naturais. Relembro o Ensino Tradicional e sua prevalência em meus primeiros anos de docência, posteriormente questionada por meu contato com o Construtivismo e as reflexões subseqüentes, um processo onde percebi a presença da Escola Nova, do Método da Redescoberta, do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e da Interdisciplinaridade como outros elementos influentes em minha práxis, reconhecida, enfim, como produto de diferentes tendências.
