Trabalhos Apresentados em Eventos - CANAN

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/9641

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  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    A sustentabilidade informacional e sua relação com a biblioteconomia no século XXI
    (Universidade Federal do Ceará, 2014-02) GIRARD, Carla Daniella Teixeira; PIRES, Erik André de Nazaré
    Aborda um estudo referente à sustentabilidade da informação, traçando um paralelo com a Biblioteconomia, na perspectiva de trabalharem harmoniosamente, resultando benefícios sustentáveis e informacionais para os indivíduos. A pesquisa tem como fito refletir sobre como a sustentabilidade informacional trabalhando conjuntamente com a o campo biblioteconômico vem a ser uma parceria de sucesso no atual contexto de uma sociedade informacional que se configura como sustentável. Apresenta na sua elaboração, mostrar como a sustentabilidade da informação traz benefícios consolidados para a Biblioteconomia no Século corrente e expressar como o meio ambiente torna-se um auxiliador competente no processo de inclusão sócio-ambiental. No procedimento metodológico utilizou-se no tocante a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto ao objetivo, a pesquisa exploratória. O delineamento para o seu desenvolvimento partiu da seguinte indagação: Por que aderir um modo de vida ecológicamente e informacionalmente correto traz insumos que propiciem qualidade em temos de angariar conhecimento e de vida aos indivíduos? O tema em estudo é importante para a Biblioteconomia, pois, contempla assunto que na atualidade é visto como primordial para o ser humano poder almejar melhor qualidade de vida, respeitando o meio ambiente e diante da sua missão científica que é contribuir para futuros estudos no qual possam apresentar rigor de consistência elevado, por meios de pesquisas com subsídios quanti e qualitativos tornando-se cientificamente e socialmente justificável. Por fim, entende-se que sustentabilidade de cunho informacional e biblioteconomia devem trabalhar em consonância de agir em prol de uma sociedade melhor estruturada em termos de informações e ecologicamente agradável.
  • Artigo de EventoAcesso aberto (Open Access)
    A história da ciência e seu paralelo com a ciência da informação: apontamentos históricos e perspectivas para a atualidade
    (Universidade Federal do Ceará, 2014-02) PIRES, Erik André de Nazaré
    Traça um paralelismo existente entre Ciência e Ciência da Informação em um contexto interdisciplinar. Na sua configuração, a elaboração da pesquisa se configura no seu cerne: expressar por meio da história registrada como tanto a Ciência quanto a Ciência da Informação, apresentam traços semelhantes no tocante a proporcionar produção científica em escala global, partindo desse pressuposto desenvolveu-se as seguintes características de cunho específicas: indicar atores históricos que contribuíram de forma preponderante para o avanço da ciência, relatar o histórico da Ciência da Informação e expressar o que a Ciência da Informação contribui e está colaborando para a Ciência atualmente em forma de produção científica e apresentado instituições que são essenciais diante desse contexto informacional. Na esfera metodológica, o trabalho é composto quanto ao seu objetivo pela pesquisa bibliográfica e abrangendo a natureza da pesquisa exploratória. Parte-se da seguinte indagação: Como a Ciência e a Ciência da Informação trabalham em conjunto para proporcionar conhecimento em escala científica para os diversos tipos de usuários existentes na atualidade? Sendo assim, o estudo se faz concernente no que compete na contribuição da pesquisa acadêmica, pois, traz proposições que refletem a relação existente entre a: história da ciência e Ciência da Informação, trazendo contribuições significativas nesses dois eixos estudados. Por fim, as considerações mostram que a construção da história da ciência é, portanto, um campo multidisciplinar/interdisciplinar em constante crescimento, haja vista que vários historiadores delineiam esta história em particular, quando registram as descobertas de cada campo do conhecimento humano.