SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Leitura de contos: uma experiência literária no ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

12-12-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

SANTOS, Nilson Fernandes dos. Leitura de contos: uma experiência literária no ensino fundamental. 2016. 235 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10122>. Acesso em:.

DOI

A Dissertação de Mestrado intitulada Leitura de contos: uma experiência literária no Ensino Fundamental tem por objetivo promover o letramento literário em turmas de sétimo ano de uma escola estadual do referido nível de ensino, a qual tem alcançado níveis baixíssimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – e que se localiza na Ilha de Caratateua, distrito periférico da cidade de Belém do Pará, também conhecido como Ilha de Outeiro. Para tal, selecionamos cinco contos de três autores da Literatura, a saber, Felicidade Clandestina e A Bela e a Fera ou a ferida grande demais, de Clarice Lispector; Espelho meu e Sounds, de Maria Lúcia Medeiros; e Negrinha, de Monteiro Lobato. Como estratégia metodológica, adotamos a proposta de Cosson (2014) a qual se compõe pelas fases consecutivas da motivação, da introdução, da leitura e da interpretação. Para tanto, nosso trabalho se constitui de três seções nas quais discorremos sobre a base teórica que nos norteia quanto à leitura (literária), quanto ao letramento literário – dentre cujos autores consultados destacamos Antonio Candido, Regina Zilberman e Tereza Colomer – e quanto ao conto; sobre a caracterização do ambiente de pesquisa e a metodologia adotada, além de apresentarmos as propostas de intervenção aplicadas e a descrição e análise dos resultados, após a aplicação da pesquisa. Também apresentamos nos apêndices nossas propostas de leituras para cada um dos contos citados.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

LINGUAGENS E LETRAMENTOS

Linha de pesquisa

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Letras e Comunicação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI