Letramento visual com crianças em área de assentamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-02-23

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade da Amazônia

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

CARDOSO, Maura Lúcia Martins. Letramento visual com crianças em área de assentamento. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade da Amazônia, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10177>. Acesso em:.

DOI

O presente estudo trata acerca do letramento visual, com crianças do 1º ano do ensino fundamental, na área do assentamento “Jesus de Nazaré”, na ilha de Caratateua conhecida por Outeiro. Surgiu do desejo de entender até que ponto se pode ser mais aplicado, para fazer com que a leitura de imagens aconteça de modo significativo em sala de aula, haja vista que o texto imagético pode ser construído a partir de efeitos de sentido. O letramento visual se constitui na capacidade de ver, compreender e finalmente, interpretar e comunicar o que foi interpretado por meio da visualização (ROCHA, 2008). O letramento visual é também a habilidade de entender e produzir mensagens visuais, capacidade que gera benefícios a professores e alunos advinda da inversão do domínio da escrita para o uso da imagem, produzindo assim, uma revolução nos usos e efeitos do letramento, requerendo do leitor um letramento visual (PROCÓPIO; SOUZA, 2009). Assim as imagens têm por objetivo contribuir no processo de aquisição da leitura e escrita por meio da cognição e percepção visual e desta forma esta pesquisa tem por objetivo geral identificar os níveis de leitura visual das seis crianças, do 1º ano do ensino fundamental I, do assentamento, por meio de textos visuais do livro didático utilizado em classe, a partir de perguntas por indução e respostas por indução e abdução e por objetivos específicos analisar os tipos de enunciados do livro didático das imagens trabalhadas com as crianças; analisar as atividades de letramento visual utilizadas pelas professoras das crianças do assentamento e analisar as cinco imagens escolhidas pela pesquisadora, do livro didático adotado em sala de aula. A problemática está na questão: o uso de textos visuais torna as crianças mais habilidosas em atividades de leitura e escrita? Dessa forma, no plano metodológico no que concerne a abordagem do problema optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa (KUHN, 2006), do ponto de vista dos objetivos o uso da pesquisa exploratória e pesquisa bibliográfica (GIL, 2007), incluindo apontamentos do método etnográfico (PEIRANO, 2008) e nas análises dos textos visuais (DONDIS,2003) e (PEIRCE, 2005) e na consistência teórica do letramento visual (SANTAELLA; NÖTH, 1998) e (SILVINO, 2012) dentre outros. Os resultados da pesquisa sinalizam que por meio de textos visuais, as crianças do assentamento se tornam mais habilidosas em atividades de leitura e escrita e as imagens contribuem para a melhoria do nível de compreensão dessas crianças no processo de escrita e leitura. Conclui-se então, a inegável contribuição do letramento visual nas fronteiras territoriais e textuais da vida escolar contemporânea.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CARDOSO, Maura Lúcia Martins. Letramento visual com crianças em área de assentamento. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade da Amazônia, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10177>. Acesso em:.