Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOELHO, Wilma de Nazaré Baía-
dc.creatorCOELHO, Mauro Cezar-
dc.date.accessioned2018-09-11T18:56:47Z-
dc.date.available2018-09-11T18:56:47Z-
dc.date.issued2015-07-27-
dc.identifier.citationCOELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 62, p. 32-53, dez. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn0020-3874pt_BR
dc.identifier.issn2316-901Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10203-
dc.description.abstractThis article analyzes the engendered and lived youth sociabilities in the school environment. Through them, we question the way in which youth culture is related to the school and also how they deal with prejudice and discrimination. We argue that the school is an important space for sociability in youth culture. It is where significant part of social relations takes place. Nevertheless, this important dimension of the formation process is not an object of pedagogical intervention. The perceived sociabilities incorporate a meaningful discriminatory constituent based on color, race, gender and religious affiliation prejudice. Practiced in classrooms, hallways, courtyards and school courts, they are not object of educational action but in borderline cases, subject to punishment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-09-03T19:51:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PreconceitoDiscriminacaoAlem.pdf: 439121 bytes, checksum: 81eb8d99ce261326db382d64cac0d4f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2018-09-11T18:56:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PreconceitoDiscriminacaoAlem.pdf: 439121 bytes, checksum: 81eb8d99ce261326db382d64cac0d4f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-11T18:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_PreconceitoDiscriminacaoAlem.pdf: 439121 bytes, checksum: 81eb8d99ce261326db382d64cac0d4f0 (MD5) Previous issue date: 2015-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Instituto de Estudos Brasileirospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742015000300032&lng=pt&nrm=iso#aff1pt_BR
dc.subjectCultura Juvenilpt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titlePreconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativePrejudice and discrimination beyond the classroom: sociability and Youth culture in the school environmentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187368960757936pt_BR
dc.citation.issue62pt_BR
dc.citation.spage32pt_BR
dcterms.citation.epage53pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.pt_BR
dc.description.affiliationCOELHO, W. N. B. Dra. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Históriapt_BR
dc.description.affiliationCOELHO, M. C. Dr. Docente da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FAHIS/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PreconceitoDiscriminacaoAlem.pdf428,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons