Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10582
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCARNEIRO, Ana Carolina Cabral-
dc.date.accessioned2019-02-07T15:38:59Z-
dc.date.available2019-02-07T15:38:59Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Ana Carolina Cabral. Avaliando o uso de reforçamento em um procedimento de correção no ensino de tato para crianças com autismo. 2015. 23 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10582. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10582-
dc.description.abstractAn important aspect of intervention for people with autism based on Applied Behavior Analysis is that procedures should be used to reduce errors while learning a repertoire, considering the effects that errors may have on the learning process. Some studies have investigated the effects of correction procedure that requires active student response after the repetition of a trial with error. Some intervention manuals recommend do not reinforce answers corrected in the correction procedure with active response to prevent the establishment dependence of prompt used for correction. This study investigated the effect of reinforcement in an active-response correction procedure during the tact training in four children with autism. In an intra-participant design an echoic to tact training was made (initial training with simultaneous echoic prompt and then with a 3 s. delayed prompt) with adapted alternating treatment - one condition with reinforcement after corrections and the other condition unreinforced. All participants needed less correction trials in condition with reinforcement than in unreinforced correction condition, and participant‘s performance was superior in training condition with reinforcement after correction in nine of the twelve stimulus sets used in the study. We discuss the effectiveness of the reinforcement after the correction procedure, the absence of reinforcement dependence in this procedure, and the applied implications of the results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-02-06T18:18:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoUsoReforçamento.pdf: 727029 bytes, checksum: 7f78ea7bcc82191076d75b0edf6a3d03 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2019-02-07T15:38:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoUsoReforçamento.pdf: 727029 bytes, checksum: 7f78ea7bcc82191076d75b0edf6a3d03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T15:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoUsoReforçamento.pdf: 727029 bytes, checksum: 7f78ea7bcc82191076d75b0edf6a3d03 (MD5) Previous issue date: 2015-03-30en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAvaliação de comportamentopt_BR
dc.subjectReforço (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectProcedimentos de correçãopt_BR
dc.subjectReforçamentopt_BR
dc.titleAvaliando o uso de reforçamento em um procedimento de correção no ensino de tato para crianças com autismopt_BR
dc.title.alternativeEvaluating the use of reinforcement in a correction procedure in tact training for children with autismpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207360630190623pt_BR
dc.description.resumoUm aspecto importante da intervenção para pessoas com autismo baseada na Análise Comportamental Aplicada é que devem ser utilizados procedimentos que reduzam erros durante a aprendizagem de um repertório, considerando os efeitos que podem produzir no processo de aprendizagem. Alguns estudos têm investigado os efeitos do procedimento de correção que exige resposta ativa do aprendiz após a repetição de uma tentativa com erro. Alguns manuais de intervenção recomendam não reforçar respostas corrigidas no procedimento de correção com resposta ativa, para evitar o estabelecimento de uma dependência da dica usada na correção. Este estudo investigou o efeito do reforçamento em um procedimento de correção com resposta ativa durante o ensino de tatos para quatro crianças com autismo. Em um delineamento intraparticipante, foi realizado um treino de ecoico para tato (treino inicial com dica ecoica simultânea e posteriormente com dica atrasada em 3 segundos) com procedimento adaptado de alternância de tratamento - uma condição com reforço após correções e a outra condição sem reforço. Todos os participantes precisaram de menos tentativas de correção na condição de correção com reforço do que na condição de correção sem reforço, e o desempenho dos participantes foi superior na condição de treino com reforço após a correção em nove dos doze conjuntos de estímulos utilizados no estudo. Os resultados obtidos se contrapõem aos manuais. Discute-se a eficácia do reforço após o procedimento de correção, a não aquisição de dependência do reforço neste procedimento, bem como as implicações práticas destes resultados.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_AvaliandoUsoReforcamento.pdf709,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons