Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10657
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorPAZ, Carlos Eduardo Dias Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-02-20T12:49:41Z-
dc.date.available2019-02-20T12:49:41Z-
dc.date.issued2014-09-05-
dc.identifier.citationPAZ, Carlos Eduardo Dias Oliveira da. Desempenho de crianças brasileiras nos subtestes de execução da escala de inteligência wechsler (4 – edição). 2014. 46 f. Orientador: Amauri Gouveia Jr. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10657-
dc.description.abstractThis study will address the performance assessment on the WISC´s execution subtests in public and particular school children in the city of Belém in the state of Pará. The targer age group for this project will be from 06 years and 01 month until 16 years and 11 months. The chosen tool to perform this project will be the Wechsler Intelligence Scale for Children – Fourth Edition Brazilian (WISC IV). The assessment will still have as objectives the development of data which will be compared to the North-American samples for the padronization of the WISC IV. It´s worth to highlight that the application of the scale will be complete. The motor performance of the child can be studied through mensuration of the observable behavior, through psychometric tests or assessment by psychological testes that utilize standard scales. In Brazil the utilization of the WISC Scale is wide. The study of learning factors in a city like Belém will be of major importance for the knowledge of performance problems in education in the city, but mainly for helping in the elucidation of the relation between the neuropsychological motor development and culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-02-19T18:41:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesempenhoCriançasBrasileiras.pdf: 463909 bytes, checksum: 785cc97d723cfe14597e30c0f74086fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-02-20T12:49:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesempenhoCriançasBrasileiras.pdf: 463909 bytes, checksum: 785cc97d723cfe14597e30c0f74086fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-20T12:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesempenhoCriançasBrasileiras.pdf: 463909 bytes, checksum: 785cc97d723cfe14597e30c0f74086fe (MD5) Previous issue date: 2014-09-05en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTestes de inteligênciapt_BR
dc.subjectEscala de Inteligência para Crianças de Wechsler - WISCpt_BR
dc.subjectCrianças - Testes de inteligência - Belém - PApt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectAvaliação de inteligênciapt_BR
dc.subjectAvaliação de criançaspt_BR
dc.subjectTeste de inteligênciapt_BR
dc.titleDesempenho de crianças brasileiras nos subtestes de execução da escala de inteligência wechsler (4 – edição)pt_BR
dc.title.alternativePerformance of children in the city of Belém in the execution subtests of Wechsler Intelligence Scale for Children (Fourth Edition)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1GOUVEIA JR, Amauri-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1417327467050274pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PEDROSO, Janari da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4096274367867186pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6977556749982428pt_BR
dc.description.resumoEste estudo irá abordar a avaliação de desempenho nos subtestes de execução do WISC em crianças de escolas públicas e particulares no município de Belém do Pará. A faixa etária alvo para este projeto será de 06 anos e 01 mês até 16 anos e 11 meses. O instrumento escolhido para realizar este projeto será a Escala de inteligência Wechsler para crianças – Quarta edição nacional (WISC IV). A avaliação terá ainda como objetivos a produção de dados que serão comparados com a amostragem da população Norte-Americana para padronização do WISC IV. Vale ressaltar que a aplicação da escala será completa. O desempenho motor de uma criança pode ser estudado através da mensuração do comportamento observável, através de testes psicométricos ou de avaliações por testes psicológicos que se utilizam de escalas padronizadas. No Brasil a utilização da escala WISC é ampla. O estudo de fatores ligados a aptidão para aprendizagem numa cidade como Belém será de grande importância para o conhecimento de problemas no desempenho na educação do município, mas principalmente por ajudar na elucidação da relação entre o desenvolvimento neuropsicológico motor e cultura.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaETOLOGIA E COMPORTAMENTO ANIMALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoECOETOLOGIApt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DesempenhoCriançasBrasileiras.pdf453,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons