Desenvolvimento linguístico de crianças de Belém: associação com características pessoais e ambientais

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2014-11-07

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Universidade Federal do Pará

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COSTA, Elson Ferreira. Desenvolvimento linguístico de crianças de belém: associação com características pessoais e ambientais. 2014. 86 f. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10724. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o perfil neuropsicomotor de crianças que frequentam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, particularmente na área de linguagem, segundo o Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II (TTDD-II). Para tal, foram realizados dois estudos, ambos transversais e quantitativos, com caráter descritivo-exploratório. O primeiro investigou o perfil do neurodesenvolvimento de crianças distribuídas pelos Distritos Administrativos de Belém, segundo o TTDD-II, e mapeou os distritos e o percentual de crianças avaliadas como normais em termos neurodesenvolvimentais ou com suspeita de atraso. Já o segundo trabalho verificou as associações entre o escore de desenvolvimento da área da linguagem, segundo o TTDD-II, com as variáveis pessoais e contextuais pesquisadas. Participaram desta pesquisa 319 crianças de três anos que frequentaram as Unidades de Educação Infantil (UEI) públicas do município de Belém, no período de agosto a dezembro de 2012. Para avaliação do desenvolvimento foi utilizado o TTDD-II, já a coleta dos dados pessoais e contextuais foi feita a partir da aplicação de questionário com os pais e instrumento para medição do nível de pobreza familiar. Os resultados do primeiro estudo indicaram a prevalência de suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor de 77,7% das crianças pesquisadas, sendo este valor igual a 59,2% na área linguística. A variável nível de pobreza familiar apresentou associação estatisticamente significativa com o nível de desenvolvimento global (p=0,011) e da linguagem (p=0,003). Os resultados do segundo estudo apontam 59,2% de suspeita de atraso na área da linguagem. As variáveis que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho foram escolaridade paterna (p=0,003), idade materna (p=0,03) e o nível de pobreza urbana (p=0,003). A alta prevalência de suspeita de atrasos no desenvolvimento das crianças participantes aponta a importância da implantação de programas de estimulação ou vigilância do desenvolvimento infantil, utilizando instrumentos como o TTDD-II, além de alertar para a presença de fatores de risco que podem interferir no neurodesenvolvimento dos anos iniciais.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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COSTA, Elson Ferreira. Desenvolvimento linguístico de crianças de belém: associação com características pessoais e ambientais. 2014. 86 f. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10724. Acesso em:.