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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | COSTA, Glaucy Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T18:01:03Z | - |
dc.date.available | 2019-03-29T18:01:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-30 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Glaucy Oliveira. Ensino de linguagem receptiva para crianças com autismo: comparando dois procedimentos. 2014. 31 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10816 | - |
dc.description.abstract | Receptive language has been taught to children with autism in professional practice context, basically through two procedures: Simple-Conditional Discrimination (SCD) – the teaching begins with visual simple discrimination and evolves to auditory-visual conditional discrimination (AVCD); and Conditional Discrimination (CD) – the teaching begins directly with AVCD. Recent results suggest that CD procedure seems to be more effective to establish the repertoire. However, in a basic research context, it has been suggested that a less gradual SCD procedure can be more effective to teach receptive language. This study compared training effectiveness of two procedures that had the objective to teach receptive language to three children with autism: 1) the SCD procedure which employed blocks of trials, with the size of the blocks decreasing gradually until sample presentation was randomized, and 2) traditional CD procedure defined by sample randomization of the trials since the beginning of the training. Three different sets of three figure-spoken word relations were used for each one of the two types of procedure. CD training was more effective to establish receptive language but SCD training was more effective to maintain the repertoire. The implications of these results for the applied area and directions for further research are discussed. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-03-14T17:49:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoLinguagemReceptiva.pdf: 1036768 bytes, checksum: 9f29762e3356f6470c6082978f1fd151 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-03-29T18:01:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoLinguagemReceptiva.pdf: 1036768 bytes, checksum: 9f29762e3356f6470c6082978f1fd151 (MD5) | en |
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dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Infantil | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Crianças Autistas | pt_BR |
dc.subject | Crianças – Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem receptiva | pt_BR |
dc.subject | Discriminação condicional | pt_BR |
dc.subject | Discriminação simples - condicional | pt_BR |
dc.title | Ensino de linguagem receptiva para crianças com autismo: comparando dois procedimentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching receptive language to children with autism: Comparing two procedures | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Carlos Barbosa Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1264063598919201 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9635675072440448 | pt_BR |
dc.description.resumo | A linguagem receptiva tem sido ensinada para crianças com autismo, no contexto da prática profissional, basicamente por meio de dois procedimentos: Discriminação Simples-Condicional (DSC) – o ensino começa com discriminações visuais simples e evolui para discriminações condicionais auditivo-visuais (DCAV); e Discriminação Condicional (DC) – o ensino começa diretamente com DCAV. Resultados recentes sugerem que o procedimento DC pode ser mais efetivo. No entanto, no contexto da pesquisa básica, tem sido sugerida a efetividade de um procedimento DSC menos gradual, que utiliza blocos de tentativas, no ensino de linguagem receptiva. Este trabalho comparou a efetividade de um treino DSC, que empregou blocos de tentativas e mais de dois estímulos discriminativos desde o seu início, com a do treino DC, no ensino de linguagem receptiva para três crianças com autismo. Com cada participante foram treinados três conjuntos, com três relações palavra falada-figura cada, para cada um dos dois tipos de treino. O treino DSC consistiu na redução gradual de tentativas por blocos (de seis blocos de três tentativas, na Fase 1 para nove blocos de duas tentativas, na Fase 2), até sua randomização total, na Fase 3. O treino DC foi idêntico a Fase 3 de DSC, porém com outros estímulos. O treino DC se mostrou mais eficaz para o estabelecimento da linguagem receptiva, mas o treino DSC foi mais efetivo para a manutenção do repertório. Discutem-se as implicações desses resultados para a área aplicada e direções para novos estudos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
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