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dc.creatorCOSTA, Glaucy Oliveira-
dc.date.accessioned2019-03-29T18:01:03Z-
dc.date.available2019-03-29T18:01:03Z-
dc.date.issued2014-03-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Glaucy Oliveira. Ensino de linguagem receptiva para crianças com autismo: comparando dois procedimentos. 2014. 31 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10816-
dc.description.abstractReceptive language has been taught to children with autism in professional practice context, basically through two procedures: Simple-Conditional Discrimination (SCD) – the teaching begins with visual simple discrimination and evolves to auditory-visual conditional discrimination (AVCD); and Conditional Discrimination (CD) – the teaching begins directly with AVCD. Recent results suggest that CD procedure seems to be more effective to establish the repertoire. However, in a basic research context, it has been suggested that a less gradual SCD procedure can be more effective to teach receptive language. This study compared training effectiveness of two procedures that had the objective to teach receptive language to three children with autism: 1) the SCD procedure which employed blocks of trials, with the size of the blocks decreasing gradually until sample presentation was randomized, and 2) traditional CD procedure defined by sample randomization of the trials since the beginning of the training. Three different sets of three figure-spoken word relations were used for each one of the two types of procedure. CD training was more effective to establish receptive language but SCD training was more effective to maintain the repertoire. The implications of these results for the applied area and directions for further research are discussed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-03-14T17:49:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoLinguagemReceptiva.pdf: 1036768 bytes, checksum: 9f29762e3356f6470c6082978f1fd151 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-29T18:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoLinguagemReceptiva.pdf: 1036768 bytes, checksum: 9f29762e3356f6470c6082978f1fd151 (MD5) Previous issue date: 2014-03-30en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPsicologia Infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCrianças Autistaspt_BR
dc.subjectCrianças – Linguagempt_BR
dc.subjectLinguagem receptivapt_BR
dc.subjectDiscriminação condicionalpt_BR
dc.subjectDiscriminação simples - condicionalpt_BR
dc.titleEnsino de linguagem receptiva para crianças com autismo: comparando dois procedimentospt_BR
dc.title.alternativeTeaching receptive language to children with autism: Comparing two procedurespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635675072440448pt_BR
dc.description.resumoA linguagem receptiva tem sido ensinada para crianças com autismo, no contexto da prática profissional, basicamente por meio de dois procedimentos: Discriminação Simples-Condicional (DSC) – o ensino começa com discriminações visuais simples e evolui para discriminações condicionais auditivo-visuais (DCAV); e Discriminação Condicional (DC) – o ensino começa diretamente com DCAV. Resultados recentes sugerem que o procedimento DC pode ser mais efetivo. No entanto, no contexto da pesquisa básica, tem sido sugerida a efetividade de um procedimento DSC menos gradual, que utiliza blocos de tentativas, no ensino de linguagem receptiva. Este trabalho comparou a efetividade de um treino DSC, que empregou blocos de tentativas e mais de dois estímulos discriminativos desde o seu início, com a do treino DC, no ensino de linguagem receptiva para três crianças com autismo. Com cada participante foram treinados três conjuntos, com três relações palavra falada-figura cada, para cada um dos dois tipos de treino. O treino DSC consistiu na redução gradual de tentativas por blocos (de seis blocos de três tentativas, na Fase 1 para nove blocos de duas tentativas, na Fase 2), até sua randomização total, na Fase 3. O treino DC foi idêntico a Fase 3 de DSC, porém com outros estímulos. O treino DC se mostrou mais eficaz para o estabelecimento da linguagem receptiva, mas o treino DSC foi mais efetivo para a manutenção do repertório. Discutem-se as implicações desses resultados para a área aplicada e direções para novos estudos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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