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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBELTRÃO, Jane Felipe-
dc.creatorCUNHA, Mainá Jailson Sampaio-
dc.date.accessioned2019-04-03T20:36:41Z-
dc.date.available2019-04-03T20:36:41Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationBELTRÃO, Jane Felipe; CUNHA, Mainá Jailson Sampaio. Resposta à diversidade: políticas afirmativas para povos tradicionais, a experiência da Universidade Federal do Pará. Revista Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 10-38, jul./dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.21822. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10866. Aceso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6524pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10866-
dc.description.abstractResearch analyzes the Admissions Program and the new reality of affirmative action measures at the Federal University of Pará, its context and implications. A special interest regards higher education and cultural diversity. Study reflects upon the goals of such policy; the different arguments among actors involved; the institutional conduct; and the benefits and difficulties faced to implement the program. The principle that guides the study understands the rights of indigenous populations in their access to University and sees the measures as a victory of the indigenous movement. Challenges remain, though, at two levels: first, it is necessary to develop policy to face institutional and social resistance to the implementation of the program; second, it is paramount to support the indigenous students in their needs in their new academic life.en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherNúcleo de Antropologia da Sociedades Indígenas e Tradicionaispt_BR
dc.relation.ispartofEspaço Ameríndiopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/21822pt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectCultural diversityen
dc.subjectIndigenous peoplesen
dc.titleResposta à diversidade: políticas afirmativas para povos tradicionais, a experiência da Universidade Federal do Parápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsNITpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6647582671406048pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4080466574146799pt_BR
dc.citation.volume5-
dc.citation.issue3-
dc.citation.spage10-
dcterms.citation.epage38-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1982-6524.21822pt_BR
dc.description.resumoEstudo sobre o Programa de Reserva de Vagas para povos indígenas na Universidade Federal do Pará enquanto ação de caráter afirmativo. Para entender os contextos e as interpretações acerca da implantação de políticas afirmativas no ensino superior, sobretudo as que contemplam a diversidade cultural. A pesquisa reflete sobre: (1) os objetivos da política; (2) os argumentos dos sujeitos envolvidos; (3) a conduta institucional; e (4) os benefícios e os entraves para efetivo funcionamento do programa. Compreende-se a reserva de vagas e o acesso de povos indígenas ao ensino superior como vitória do movimento indígena, que traz benefícios para os indígenas/estudantes, que adquirem conhecimento de qualidade. O desafio que permanece é desenvolver políticas capazes de enfrentar as resistências institucionais e sociais à implantação do programa, afora atender as demandas dos indígenas que ingressam na Universidade em face dos percalços a serem superados durante a trajetória acadêmica até a conclusão do curso.pt_BR
dc.description.affiliationBELTRÃO, J. F. Universidade Federal do Parápt_BR
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