Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-09

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Citação

MATOS, Fernando Cardoso de et al. Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 27, p. 124 -141, set. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10943. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i27.4285
Nosso propósito neste artigo foi revelar os aspectos epistemológicos a luz da Teoria Antropológica do Didático estão subjacentes ao tema transformação linear, no livro didático adotado para o ensino de Álgebra Linear no Instituto Federal do Pará, revelando indícios do modelo epistemológico dominante, analisando dois tipos de tarefas. A análise do livro didático é um referencial para a elaboração de conjecturas a respeito do tipo de ensino que está sendo desenvolvido de um determinado saber, em uma determinada instituição. A Teoria nos ajudou a discutir Organização Matemática e Didática do livro, em termos do gênero de tarefas e tipos de tarefas, técnicas e justificações da razão de ser do objeto matemático transformação linear. A razão de ser para se ensinar esse objeto se dá pela aplicação direta da definição, pois os alunos devem se perguntar ao lerem as propostas das tarefas enunciadas pelos autores, para que e porque se estudar tal temática? Algumas tarefas são resolvidas com os conteúdos vistos no ensino médio, como função como tecnologia, não deixando claro ao leitor que é uma transformação de um espaço vetorial em outro. Concluímos que nos tipos de tarefa discutidos foi possível dar indícios do modelo epistemológico dominante, o qual consideramos a utilização direta da definição de transformação linear.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MATOS, Fernando Cardoso de et al. Aspectos epistemológicos a luz da teoria antropológica do didático subjacentes ao tema transformação linear. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 27, p. 124 -141, set. 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10943. Acesso em:.