Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2005
Autor(es): GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres
metadata.dc.description.affiliation: GONÇALVES, T. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Título : Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; ESPIRITO SANTO, Ariadne Perez. Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 2, p. 81-86, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968. Acesso em:.
Resumen: Nesta pesquisa narrativa, focalizamos um projeto de Educação Ambiental, tendo em vista a formação de professores reflexivos sobre a própria prática, desde a formação inicial. O trabalho teve duração de dois semestres e culminou com a prática docente dos universitários em escolas de ensino fundamental na periferia de Belém, Pará, Brasil. Por meio de relatos escritos, buscamos identificar quais elementos formativos foram percebidos e valorizados pelos estudantes universitários nessa trajetória e os significados a eles atribuídos. Foram construídas quatro categorias de análise: significado da parceria com o sujeito mais experiente; sentimentos experimentados pelos sujeitos; significados atribuídos à experiência vivida; e avanços e dificuldades. A análise permitiu-nos identificar a vivência/construção de uma nova/outra cultura de formação; enfrentamento de problemas inerentes ao início da carreira docente; produção de saberes profissionais; e atitudes reflexivas.
Resumen : A narrative research focused on Environmental Education project towards reflective teachers trainning. Work lasted for two semesters and came to conclusion when teaching practice were taken to basic schooling institutions in the outskirts of Belém, State of Pará, Brazil. University students in trainning wrote reports indicating which elements were most perceived and valued as well as which meanings were attributed to practices in the classroom. Study observed four categories of analysis: the role of a more experienced professional partner; feelings experienced by those involved in the reseach; meanings attributed to the experience; en developments and difficulties observed throughout. Analysis identified the construction of a new trainning culture; problems in teaching cureer; production of professional knowledge; and reflective attitudes.
Palabras clave : Pesquisa narrativa
Prática docente
Educação ambiental
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN : 2317-5125
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1653/2056
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653
Aparece en las colecciones: Artigos - Amaz RECM/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_FormacaoInicialProfessores.pdf571,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons