Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Jade Cristine Trindade-
dc.date.accessioned2019-05-03T19:52:41Z-
dc.date.available2019-05-03T19:52:41Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationMARTINS, Jade Cristine Trindade. Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental. 2017. 52 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11080-
dc.description.abstractThe literature on Behavior Analysis may contribute to the educational system, despite the little influence exerted in pedagogical practice. The performance of the students is functionally related to that of the teacher, making important the investment in professional training. The Lemov taxonomy cataloged teaching techniques based on the behaviors of teachers with students with excellent academic performance, presenting similarity with the behavioral perspective. The objective of this study was to evaluate the training of Lemov taxonomy techniques with four elementary school teachers. A pre and post-training record was made of the occurrences of the techniques in the classroom, and trained the techniques ‘No opt out’ and ‘Stretch it’, containing booklets and role-play with feedback, components of behavioral skills training. After intervention there were few occurrences of the trained techniques, but there was an increase in related techniques, indicating a partial effect on teachers’ behaviors. The need for in situ training, modeling and simplification of training criteria are discussed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Murilo Araújo (muriloh2636@gmail.com) on 2019-04-02T19:30:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf: 1103240 bytes, checksum: 71b5bceb63b48463e9878d16441f2d92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Celia Santana (celiasantana@ufpa.br) on 2019-05-03T19:52:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf: 1103240 bytes, checksum: 71b5bceb63b48463e9878d16441f2d92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T19:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf: 1103240 bytes, checksum: 71b5bceb63b48463e9878d16441f2d92 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26en
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação - Método de ensinopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectLemov - taxinomiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento aplicada à educaçãopt_BR
dc.titleAvaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeEvaluating and teaching Lemov taxonomy techniques for elementary school teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6867371086429184pt_BR
dc.description.resumoA literatura de Análise do Comportamento pode contribuir com o sistema educacional, apesar da pouca influência exercida na prática pedagógica. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Objetivou-se avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e póstreino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas ‘Sem escapatória’ e ‘Puxe Mais’, através de cartilhas e role-play com feedback, componentes do treinamento de habilidades comportamentais. Após intervenção observou-se poucas ocorrências das técnicas treinadas, porém houve aumento de técnicas relacionadas, indicando efeito parcial sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamentopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons