Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNANEZ, Otto Jorge da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-17T15:23:41Z-
dc.date.available2019-05-17-
dc.date.available2019-05-17T15:23:41Z-
dc.date.issued2019-02-05-
dc.identifier.citationNANEZ, Otto Jorge da Silva. Narrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PA. 2019. Orientadora: Eliana Ramos Ferreira. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11136-
dc.description.abstractThe aim of the study was to understand how elementary school students mobilize elements and operations of historical thought when challenged to narrate the history of black slavery in Brazil. The task faced by the research subjects provoked a series of cognitive movements: selecting events, characters, spaces and concepts in the long temporality, interpreting them and articulating them in an explanatory and coherent account. To achieve the proposed objectives, the investigation dialogued with the theories of the historian Jörn Rüsen and with the reflections of the field of historical education, discussing the specificities of the narrative in the production of historical knowledge and its relationship with the Historical learning and the formation of historical thought/consciousness. In the methodological course of qualitative nature, we attempted to articulate the contributions of Rüsen with referential from empirical researches in order to subside the analysis of the collected material. Twenty-three students from a 9th grade class from a municipal school in Thailand, Pará, participated in the study. The description and analysis of historical markers (substantive content, historical, spatial and temporal agents), characterized as structural substantive historical concepts and the way they articulate in the collected narratives were performed. The analysis and reflection made it possible to highlight the way students apprehend their historical knowledge about the historical concept of black slavery in Brazil, how they mobilize historical markers and basic notions of thought Historical as those of explanation, causality and relations between the temporal dimensions, which can help researchers and teachers in the task of understanding the processes of formation of thought and historical consciousness.en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2019-05-17T15:15:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_NarrativasConhecimentosHistoricos.pdf: 1498404 bytes, checksum: 8c1d194711f7b8f8b7cf688d35ed8b9d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-17T15:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_NarrativasConhecimentosHistoricos.pdf: 1498404 bytes, checksum: 8c1d194711f7b8f8b7cf688d35ed8b9d (MD5) Previous issue date: 2019-02-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNarrativas históricaspt_BR
dc.subjectConceitos substantivospt_BR
dc.subjectEscravidão negrapt_BR
dc.subjectHistorical narrativesen
dc.subjectSubstantive conceptsen
dc.subjectBlack slaveryen
dc.titleNarrativas e conhecimentos históricos substantivos: um estudo com alunos do 9º ano do município de Tailândia/PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Eliana Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8121954088119834pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787015263892670pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi compreender como estudantes do ensino fundamental mobilizam elementos e operações do pensamento histórico quando desafiados a narrar à história da escravidão negra no Brasil. A tarefa enfrentada pelos sujeitos da pesquisa provocou uma série de movimentos cognitivos: selecionar acontecimentos, personagens, espaços e conceitos na longa temporalidade, interpretá-los e articulá-los num relato explicativo e coerente. Para alcançar os objetivos propostos, a investigação dialogou com as teorias do historiador Jörn Rüsen e com as reflexões do campo da Educação Histórica, discutindo as especificidades da narrativa na produção do conhecimento histórico e sua relação com a aprendizagem histórica e a formação do pensamento/consciência histórica. No percurso metodológico de caráter qualitativo buscou-se articular os aportes de Rüsen com referenciais oriundos de pesquisas empíricas de modo que subsidiassem a análise do material recolhido. Participaram do estudo vinte e três estudantes de uma turma de 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guaraci Mendes, município de Tailândia, Pará. Foi realizada a descrição e análise dos marcadores históricos (conteúdos substantivos, agentes históricos, espaciais e temporais), caracterizados como conceitos históricos substantivos estruturantes e a forma como se articulam nas narrativas coletadas. A análise e reflexão possibilitaram evidenciar a forma como os estudantes apreendem os seus conhecimentos históricos sobre o conceito histórico substantivo escravidão negra no Brasil, como mobilizam os marcadores históricos e noções básicas do pensamento histórico como as de explicação, causalidade e relações entre as dimensões temporais, que podem auxiliar pesquisadores e professores na tarefa de compreender os processos de formação do pensamento e da consciência histórica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NarrativasConhecimentosHistoricos.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons